Cobian Backup 8

Todo o outro tipo de software: edição video, edição gráfica, etc

Moderadores: Administradores, Moderadores

Cobian Backup 8

Mensagempor Nuno_Martins » Quinta Dez 27, 2007 17:12

Brevemente vou ter um PC em que uma das principais funções vai ser para backup's deste que utilizo mais.

Já andei a ver o Cobian Backup 8 para fazer esses backup's. Já vi que dá para fazer através de FTP pelo programa, mas a minha questão é se dá para fazer backup's deste PC directamente para o disco do outro PC que vai estar ligado em rede.
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Fev 04, 2007 18:46

Mensagempor amuleri » Quinta Dez 27, 2007 18:52

Estando a unidade de rede mapeada qualquer um deverá dar e mesmo que não dê, não é nada que um batch na agenda de tarefas não resolva.
amuleri
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Mar 18, 2007 11:22

Mensagempor Nuno_Martins » Domingo Dez 30, 2007 15:28

amuleri Escreveu:Estando a unidade de rede mapeada qualquer um deverá dar e mesmo que não dê, não é nada que um batch na agenda de tarefas não resolva.

O que queres dizer com unidade de rede mapeada?
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor pagc » Domingo Dez 30, 2007 17:53

Nuno_Martins Escreveu:
amuleri Escreveu:Estando a unidade de rede mapeada qualquer um deverá dar e mesmo que não dê, não é nada que um batch na agenda de tarefas não resolva.

O que queres dizer com unidade de rede mapeada?

Quando tens 2 ou mais computadores ligados em rede, podes partilhar pastas ou discos. Para teres acesso de forma permanente a essa pasta ou disco partilhado, vais ao Windows Explorer e escolhes Ferramentas e Ligar unidade de rede e procuras na rede a pasta ou drive que queres. Em inglês é Tools e Map Network drive, passando a partir dai, a teres acesso a essa pasta ou disco como se estivessem fisicamente no teu computador. A isso chama-se mapear um disco ou uma pasta.

Cumps
Imagem
Software livre é uma questão de liberdade, não de dinheiro
pagc
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Out 06, 2006 9:53

Mensagempor Nuno_Martins » Segunda Dez 31, 2007 1:43

Eu tinha conhecimento disso, não sabia era que se chamava "mapear". :P

Mas agora estou aqui com um "problema".
Como o PC que vai servir para os backup's só chega na quinta-feira, estive a testar com o portátil.

1º, instalei o Cobian no meu PC, defini a origem dos ficheiros e o destino, que se encontrava numa pasta partilhada no portátil. Funcionou tudo bem.

Mas depois lembrei-me de instalar o Cobian no portátil, ou seja, fazer com que o software fica-se apenas instalado no servidor.
Só que assim já tinha de andar a mapear todos os locais de origem aqui no PC. Tinha de por por exemplo a pasta das fotos, os documentos, software, etc tudo como pastas partilhadas. O problema é que eu não gostava de andar aqui com muitas coisas partilhadas na rede. Será que há alguma maneira de fazer restrições, ou colocar password's nas pastas partilhadas?

Espero ter-me feito entender
:D
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor pagc » Segunda Dez 31, 2007 11:17

Nuno_Martins Escreveu:Eu tinha conhecimento disso, não sabia era que se chamava "mapear". :P

Por acaso achei estranho essa dúvida, mas...

Nuno_Martins Escreveu:Mas agora estou aqui com um "problema".
Como o PC que vai servir para os backup's só chega na quinta-feira, estive a testar com o portátil.

1º, instalei o Cobian no meu PC, defini a origem dos ficheiros e o destino, que se encontrava numa pasta partilhada no portátil. Funcionou tudo bem.

Mas depois lembrei-me de instalar o Cobian no portátil, ou seja, fazer com que o software fica-se apenas instalado no servidor.
Só que assim já tinha de andar a mapear todos os locais de origem aqui no PC. Tinha de por por exemplo a pasta das fotos, os documentos, software, etc tudo como pastas partilhadas. O problema é que eu não gostava de andar aqui com muitas coisas partilhadas na rede. Será que há alguma maneira de fazer restrições, ou colocar password's nas pastas partilhadas?

Espero ter-me feito entender
:D

Tens uma maneira rápida de dar a volta ao problema do excesso de pastas partilhadas. Crias uma pasta com um nome tipo "Public" ou "Backup" ou "Dados" e colocas nessa pastas, todas as outras pastas, às quais pretendes que sejam feito o backup e partilhas apenas essa.

Depois é uma questão de jogares com as permissões de acesso e escrita, caso haja mais pessoas com acesso.

Cumps
Imagem
pagc
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Nuno_Martins » Segunda Dez 31, 2007 12:36

Só que para isso já tinha de andar a tirar as pastas do sitio em que originalmente se encontram, iria ficar tudo uma confusão...
Mas isto se calhar já é mais complexos da minha cabeça, na altura logo se vê :P
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Nuno_Martins » Terça Jan 01, 2008 18:58

Uma pergunta.
Imaginando que que ponho uma partição inteira do disco do servidor partilhada na rede, há possibilidade de apenas lhe aceder através de uma autenticação com password?

pagc,

Depois é uma questão de jogares com as permissões de acesso e escrita, caso haja mais pessoas com acesso.

Isso é feito através de IP's? Ou seja, apenas o IP X tem direito a escrita, o IP Y tem direito só a leitura, etc?
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor pagc » Quarta Jan 02, 2008 13:34

Não vi mais cedo, não estou a receber mails :cry:

Nuno_Martins Escreveu:Uma pergunta.
Imaginando que que ponho uma partição inteira do disco do servidor partilhada na rede, há possibilidade de apenas lhe aceder através de uma autenticação com password?

pagc,

Isso é feito através de IP's? Ou seja, apenas o IP X tem direito a escrita, o IP Y tem direito só a leitura, etc?

Não, quando partilhas a pasta ou drive, especificas o tipo de permissões que queres dar. Tens dois tipos:

Partilha
Imagem

Permissões
Imagem

A diferença entre as duas, simplisticamente é a seguinte:
Partilha: Direitos que um utilizador têm quando acede via rede
Permissões: Direitos que um utilizador têm quando acede no próprio computador

Uma explicação mais elaborada: http://www.windowsecurity.com/articles/ ... sions.html

Cumps

PS: É mais simples quando tiveres as duas máquinas montadas :wink:
Imagem
pagc
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Nuno_Martins » Quarta Jan 02, 2008 13:43

Boas,

Antes de mais, não há problema :wink:

Aqui neste PC tenho o Vista, mas no futuro server, em principio, irá ser o Server 2003.

Como ainda não tenho o Server, tenho andado a experimentar com o portatil, que tem o Win XP. Só que eu cliquei com o botão direito em cima de uma pasta que já tenho a partilhar, mas não me aparece da mesma forma que tu mostras ai :?

E já agora, como vou as permissões de partilha?
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor pagc » Quarta Jan 02, 2008 14:18

Nuno_Martins Escreveu:Como ainda não tenho o Server, tenho andado a experimentar com o portatil, que tem o Win XP. Só que eu cliquei com o botão direito em cima de uma pasta que já tenho a partilhar, mas não me aparece da mesma forma que tu mostras ai :?

Estou a trabalhar rede em domínio com o 2003 SBE como controlador e com o XP Pro nas máquinas, por isso deverá haver diferenças entre as imagens que coloquei e as que deves ter.
Só tenho cá um portátil com o Vista e agora está fora, por isso não sei o que aparece.

Nuno_Martins Escreveu:E já agora, como vou as permissões de partilha?

Penso, mas não tenho a certeza, que essa tabulação só deve aparecer quando estás ligado a um domínio. Há muito tempo que não trabalho com máquinas sem estarem em domínio

Cumps
Imagem
pagc
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Nuno_Martins » Quarta Jan 02, 2008 14:26

pagc Escreveu:
Nuno_Martins Escreveu:Como ainda não tenho o Server, tenho andado a experimentar com o portatil, que tem o Win XP. Só que eu cliquei com o botão direito em cima de uma pasta que já tenho a partilhar, mas não me aparece da mesma forma que tu mostras ai :?

Estou a trabalhar rede em domínio com o 2003 SBE como controlador e com o XP Pro nas máquinas, por isso deverá haver diferenças entre as imagens que coloquei e as que deves ter.
Só tenho cá um portátil com o Vista e agora está fora, por isso não sei o que aparece.

Nuno_Martins Escreveu:E já agora, como vou as permissões de partilha?

Penso, mas não tenho a certeza, que essa tabulação só deve aparecer quando estás ligado a um domínio. Há muito tempo que não trabalho com máquinas sem estarem em domínio

Cumps

As imagens a que me referia não são no Vista, mas sim no XP Home. Mas deixa lá isso, amanhã quando já estiver com o Server 2003 é que me vão surgir as ideias/duvidas.
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Voltar para Outro Software

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante