moisex Escreveu:latex só na farmácia
Nunca ouvi falar nixo, p k serve?
posso garantir-vos que não serve para comer nem para curar doenças, nem é nenhum tipo de plástico. Latex (ou melhor,LaTeX - é a forma como o escrevem) é um software que permite formatar textos para publicação. É muito usado nas universidades por estudantes que querem publicar os relatórios de projectos, mestrados e doutoramento. É também bastante pelos professores de Matemática para poderem gerar de uma forma perfeita os símbolos matemáticos que põem nas suas publicações, em livros, relatórios ou simplesmente nas folhas de exercícios ou enunciados dos exames. Se vocês tiverem cadeiras de Matemática como eu na universidade, eu digo com mais de 50% de hipóteses que o material que os vossos professores vos dão como exercícios ou enunciados é feito com LaTex.
Eu que sou estudante finalista, não vou deixar de certeza de abordar o LaTex quando for fazer o meu relatório de final de curso. Vcs nem imaginam se olharem para o vosso relatório e vos perguntarem: "Hã ... isto foi feito em LaTeX não foi?". Hão-de ver o sorriso que vos fazem e provavelmente garantem logo uma parte da nota relacionada com a apresentação escrita do relatório.
O LaTex já é um bocado velhinho (1984, se não me engano) e foi criado numa altura para atender às necessidades dos investigadores das universidades, pois muitas vezes o pessoal das tipografias enganavam-se em por um simbolo matematico no lugar errado. O LaTex, que na verdade, permitia ao pessoal das universidades poderem controlar o resultado final da impressão dos documentos. E na altura que foi criado, não existiam processadores de texto de hoje em dia como o Word que permitem ao utilizador ter logo uma ideia do aspecto final que deseja dar aos seus trabalhos. Claro que não foi por causa disso que deixou que o LaTex deixasse de ser utilizado, o resultado do LaTex, que é uma linguagem parecida com o HTML mais ou menos, normalmente é um ficheiro de extensão .dvi, que pode depois, consoante o desejo do artista, ser utilizado para geral um ficheiro PS (postscript) ou mais vulgarmente, um PDF.