1a duvida:
Mas pra me ligar com o speedtouch sao precisos alguns scripts ke tem ke ser corridos com permissao root. ate aqui tudo bem. abre-se uma consola e um "su" depois ja tenho admin powers na minha conta. O que acontece é ke isto liga bem a net mas nao tenho (pelo menos nao sei como ter) controlo nenhum sobre a net. com isto kero dizer ke gostava de saber se ha um prog ke diga se esta ligado, se nao esta, a quanto tempo esta, qto ja transferi... em suma, gestao da net.
2a duvida:
Ja agora, tb vou fazer outra pergunta relacionada com o assunto. O tutorial que eu segui para aprender a ligar-me a net dizia no fim pra fazer isto:
"Change the permissions on that script so it can be executed
Make a symbolic link pointing at it from /etc/rc5.d :
chmod 744 /etc/init.d/dial
ln -s ../init.d/dial /etc/rc.d/rc5.d/S96dial
Reboot and you should be online."
ate aki tudo bem. eu percebi o ke ele fez, mas apos o reboot, net nepias. alias, durante o reboot ele nem seker tenta correr o script. Eu tive a analisar mais um bocado. o script funciona bem se for executado ja dentro do KDE. kero a vossa opiniao se axam que é isto ke esta a acontecer, e, se for, como posso resolver:
Eu penso que o Mandrake ta-me a fazer o auto-login do meu user antes de correr o script. como o dito tem ke ser corrido em root ele simplesmente ignora o script e passa a frente.
Será isto?
3a duvida:
Depois tive a ver os varios ficheiros ke tao nas pastas rc1.d, rc2.d, etc. O numero 96 no ficheiro S96dial tem a ver com a ordem com que ele é executado? se sim como é ke eu posso ter controlo nisto pra o colocar numa posicao onde o linux nao o ignore?
Ou estou completamente a leste do que o que se esta a passar aki?
4a duvida:
Ainda uma outra relacionada:
Ha alguma maneira de usar o "su" ou outro comando enderecando logo a password na mesma linha? O help do "su" nao diz nada sobre isso. pelo menos ke eu tivesse visto...
A ideia é mudar pra root sem ke ele me peça a pass (eu quero meter logo na mesma linha do "su", tipo uma opcao). Isto ia me dar jeito pra fazer uns scripts.
Bem, se alguem tiver pra me aturar, kiser e souber para dispender um bocadinho de tempo a responder-me a estas duvidas, agradecia
é ke inda tou um bocado verde nisto. trabalhar em linux, a serio, só estou a pouco mais de 2 horas...