Ando nestas andanças do VoIP há mais ou menos 1 ano e já experimentei vários serviços. Como muita gente, comecei com o Skype, mas cedo mudei para outros serviços devido às
limitações do mesmo.
Eu sou suspeito neste assunto pq sou absolutamente anti-skype devido a utilizarem protocolos fechados. Sou defensor dos protocolos abertos e da inter-operacionalidade entre aparelhos e redes, por isso afasto logo o Skype à partida.
Pessoalmente utilizo 3 operadoras de VoIP de forma mais ou menos regular: A
SIPphone que é mais conhecida pelo seu softphone Gizmo, embora eu não utilize o softphone. A
Netcall que é uma empresa portuguesa e que está com um serviço muitíssimo bom, o que prova que ainda se fazem projectos de qualidade neste país, esperemos que continuem no bom caminho. E a
VoipBuster que embora tenha começado com um serviço muito mauzinho no início, melhoraram bastante nos últimos tempos e até tem sido a que tenho utilizado mais ultimamente, no entanto o principal atractivo, que eram as chamadas grátis para a rede fixa, acabou, como já se vinha a adivinhar, mas continuam a ter bons preços comparativamente.
Em termos de "features" e qualidade do serviço, penso que a SIPphone seja superior às outras duas, no entanto, visto tratar-se de uma empresa Americana, tem bons preços para a América mas os preços para a Europa são mais altos. Eu como ligo muito para os EUA, compensa-me mais usar a SIPphone, mas para quem só quer fazer chamadas cá em PT fica mais caro.
Neste momento ando a aconselhar a Netcall a quem me pergunta. É um projecto nacional que penso que tenha pernas para andar (é um dos poucos) e sou apologista de que devemos apoiar o que de bom se faz no nosso país. Em termos de preços tb não está mau, parece que tentaram mais ou menos equiparar a tabela deles à do Skype, o que me parece bem visto, já que o Skype é neste momento o serviço com maior popularidade (vá-se lá saber porquê). Para além disso tem uma coisa que nenhum dos outros dois tem que é a possibilidade de fazer carregamentos via multibanco, os outros devido a serem estrangeiros apenas dão a possibilidade de usar o cartão de crédito ou o Paypal.
O IOL Talki nunca experimentei portanto não me posso pronunciar acerca da qualidade do mesmo. Tb se trata de um projecto Português, neste caso pertencente à Media Capital, o gigante nacional dos media e que tem aproveitado a sua maior arma (o marketing) para promover o serviço em tudo quanto é revista, rádio e tv. O serviço é um género de um "skype português", com um softphone escrito em java e que utiliza um protocolo incompatível com qualquer ATA, portanto, a menos que mudem as características do serviço, nunca o vou experimentar exactamente pelas mesmas
razões que deixei o Skype. Para além disso, ao que parece, o IOL Talki obriga a gastar o saldo em 30 dias, o que me parece um bocado absurdo, para carregamentos obrigatórios já me chega o telemóvel.