por J.Cravo » Domingo Mar 19, 2006 19:30
bem isto e a opiniao de um amigo meu sobre o assunto achei que tinha algum fundamento e por isso resolvi publicar
Aquilo que eu penso já te tinha transmitido, dadas as recentes melhorias operadas no IE não vejo motivo para preferir o FF sobre o primeiro. Mas como tudo na vida e na informática temos de ter presente que as escolhas têm por base vários motivos, uns racionais outros passionais.
Desmontando a questão, existe a ideia generalizada que tudo o que vem da Microsoft é uma “exploração” e que não presta. Sobre este tema muito haveria a dizer, pois não é de ontem nem de hoje e, certamente, não será amanhã que os detractores da Microsoft se irão calar. É verdade que muitos produtos já lançados pela Microsoft tinham falhas graves, é também verdade que o preço dos produtos MS é, em muitos dos casos, elevado mas temos que analisar a questão com inteligência e honestidade. Os produtos da Microsoft são, regra geral, pioneiros e esse pioneirismo paga-se em termos de preço e em termos de “verdura” do desenvolvimento (por esse motivo é que eles têm um site para actualização do software –Windows Update-). Em relação às consecutivas falhas nos produtos temos de ter presente que a MS tem mais de 70% do mercado de OS, logo qualquer falha é mais visível. Existem mesmo sites cujo único propósito é relatar essas mesmas falhas… ainda não vi os produtos da concorrência sofrerem o mesmo escrutino. Para além disso existem pessoas que são autênticos e verdadeiros profissionais em hackar os produtos da MS, o mesmo não se passa com produtos de fabricantes concorrentes (Linux, Unix, etc). Só podemos comparar a performance de produtos diferentes quando ambos são sujeitos aos mesmos testes, não é isso que se passa aqui! Os produtos da MS são torturados até mais não pelos hackers, programadores e público geral, os outros como são usados por uma miríade não são recebem as mesmas “torturas” e por isso não revelam os seus defeitos.
Para além destas questões temos que ver que muitas das pessoas que falam mal dos produtos da MS não os pagam! Penso que existe aqui uma falta absoluta de moralidade para opinar depois.
Por fim e para terminar a questão da passionalidade temos de ver quem são as pessoas que falam e qual a sua experiência. Quando abro uma página de um qualquer fórum vejo mil e uma opinião e quase nenhuma devidamente fundamentada. Porquê? Porque a esmagadora maioria das pessoas não têm experiência e/ou maturidade para as fazer.
Em resumo, existe muito ruído e muito pouca objectividade, “muita parra e pouca uva”.
A minha experiência não é muita mas já é alguma, vou tentar resumir porque motivo prefiro o IE sobre qualquer outro browser:
- testes efectuados em máquinas com o mesmo hardware demonstram que o IE é, em média, o mais rápido;
- já vem integrado no OS, não é necessário instalar mais programas e ad-on`s;
- é compatível com todos os sites, principalmente com sites de agências financeiras (tenta fazer pagamentos através do BCP e verás que mais nenhum browser funciona com as apertadas exigências da banca);
- aquando de uma nova formatação é mais fácil gravar e repor os favoritos;
Naturalmente que as minhas exigências diferem das tuas. Eu não dou relevância à questão da novidade e da aparência por isso não penso em mudar do IE para outro browser.
Já usei durante muito tempo o FF em articulação com o IE (o IE para sites “seguros” e o FF para o resto) contudo torna-se menos intuitivo.
P4 650 3.4|asus p5wd2-premium|g.skill 2*512mb|leadtek 6600gt sli|va3000bwa