Folding @ Home - O que é? Como TU podes ajudar!! - ABRE PFV!

Todo o outro tipo de software: edição video, edição gráfica, etc

Moderadores: Administradores, Moderadores

Folding @ Home - O que é? Como TU podes ajudar!! - ABRE PFV!

Mensagempor Gak » Sexta Jul 15, 2005 22:56

Com este tópico pretendo apenas tentar sensibilizar mais algumas pessoas para a causa.

Que a partida tal como eu não aderiram mais cedo a este projecto por falta da sua projecção. (O dinheiro não é de todos infelizmente :? )

Assim sendo:

:arrow: Isto trata-te no fundo de um projecto de computação distribuída.

:!: O que é isto de computação distribuída?

Nada mais do que tu tornares o teu pc parte de um cluster (rede) de outros pc e ajudares com os teus Hz/Mhz/Ghz a processar algo útil.

:?: Devem-se perguntar porque não usam eles os super-computadores.

Resposta simples: deste modo conseguem um poder de processação muito superior. Imaginem só os números de milhares de pessoas pelo mundo.

Existem vários programas de computação distribuída, todavia vou falar apenas sobre este. Até porque é o que uso. Antes trabalhava para o Seti@Home mas o seu executável não foi actualizado em muito tempo e deixou de ter algumas funções necessárias para estes processadores mais actuais como a definição do uso do processador. O que acabava por estar a usar 100% do Cpu e para meu gosto gerar demasiado calor.

Este programa trata específicamente sobre proteínas de doenças. Sua evolução, funcionamento, etc's. Esta descrição pode não ser a mais fiel mas sempre é a mais elucidativa.

Deixo-vos aqui uma lista, grande, não garanto que completa, de outros projectos:

http://distributedcomputing.info/projects.html

Existem dentro deste projecto, "equipas". Do género, a computação de x dados dá pontos. Pontos esses acumulados por utilizador, e se configurado para tal, acumulados por equipa.

Em Portugal a que mais projecção têm é precisamente o "Portugal @ Folding"

:arrow: http://www.portugalfolding.com

:!: Respectivamente ao Folding @ Home:

:arrow: Vocês têm duas maneiras de fazerem correr este programa no vosso pc!

Gráficamente (que irá parecer algo como isto):

Imagem

Ou numa consola (que irá parecer assim:):

Imagem

Neste tópico debruçar-me-ei apenas sobre o modo de consola, visto ser o que dá um pouco mais de trabalho, por ser o que uso, e também pelo facto dos tutoriais disponíveis no site português não serem muito detalhados a meu ver.

Para os que se decidirem pelo cliente gráfico encontrarão toda a informação necessária e muito mais em http://portal.portugalfolding.com/artigo.php?artigo=52.

Ainda para os que tenham problemas em algumas aplicações/jogos com o fullscreen, isto é, voltar ao Desktop várias vezes, aconselho o modo de consola. Tratam-se de problemas com os drivers de OpenGl do computador mas por norma para os resolver dá mais trabalho (reinstalações, reinstalar versões antigas de drivers, etc's) ou até nem se resolvem, do que uma simples mudança para a versão de consola do cliente.

:arrow: Deste modo, deixo aqui os links (Windows NT/2K/XP) para os que desejarem sacar os programas:

Cliente Gráfico:

http://www.stanford.edu/group/pandegroup/release/Folding@Home503.EXE

Cliente Consola:

http://www.stanford.edu/group/pandegroup/release/FAH502-Console.exe

Para quem necessitar de outros clientes:

http://folding.stanford.edu/download.html

:!: Agora apenas acerca do modo de consola. Coisas que no tutorial da página portuguêsa não vêm descritas.

Mas para uma instalação básica, muito bem descrita para o caso do HT dos P4 aconselho a leitura de:

http://portal.portugalfolding.com/artigo.php?artigo=51

Como na página diz, o autor não aconselha a que se instale como um serviço. Eu partilho de outra opinião dado que como serviço o Folding produz desde que se liga o computador até quando é desligado.

Não se esqueçam caso desejem fazer parte da equipa portuguêsa de na configuração dos vossos clientes no parâmetro equipa introduzir o valor 35271. É o número da equipa.

Todavia, não aconselho a instalação do serviço pela configuração nativa até porque depois para a sua remoção provavelmente dará um pouco mais trabalho dado que terá que ser tudo completamente manual.

Assim, aconselho o uso de uma pequena ferramenta, muito intuitiva, chamada FireDaemon.

Podem encontrá-la em:

http://www.firedaemon.com/downloads/

O que esta aplicação faz é dar-vos a possibilidade de criar um serviço a vosso gosto. Que podem até configurar para arrancar apenas com a vossa conta por exemplo.

Assim, após a instalação do Folding, sigam os passos do programa para a criação de um novo serviço e configurem-no a vosso gosto.

Deste modo o programa vai correr como um fantasma (mais à frente explicarei como obter informações sobre o que está a fazer). Mas se todavia preferirem ter sempre presente a janelinha da console na taskbar já é convosco. Pessoalmente acho o método apresentado no site do Portugal Folding de esconder a janela muito "trapalhão". Além de adicionar mais um ícone desnecessário à tray.

:!: Depois de isto feito então como saber por onde anda e o que anda o programa a fazer?

:arrow: Bem, existem dois métodos. Com o EMII (Electron Microscope) ou o FAHMon. Pessoalmente uso o FAHMon, e só falarei deste, acho o EMII muito pindérico. Para informações sobre como por a correr o EMII para quem quiser:

http://portal.portugalfolding.com/artigo.php?artigo=53

:!: FAHMon

Podem sacá-lo aqui:

http://fahmon.silent-blade.org/#download

O que este programa vai fazer é, dar-nos informações do estado do Folding dado que este a correr como consola e em modo de serviço está dissimulado (aparece apenas no gestor de tarefas sobre os nomes de FAH_COREXX.EXE e FAHCONSOLE502.EXE ou semelhantes).

Terá um aspecto como este:

Imagem

Assim, criem uma directoria a vosso gosto, e coloquem lá a aplicação visto que não há instalação nenhuma a fazer.

Para a sua configuração o tutorial do site do Portugal @ Folding está succinto e bom, por isso aconselho que o sigam:

http://portal.portugalfolding.com/artigo.php?artigo=66

:!: Ora bem, e como colocar esta aplicaçãozinha a correr ao mesmo tempo que o Folding para não nos termos que preocupar sempre que arrancamos o computador ou há um reboot.

Pessoalmente não acho que seja necessário estar a instalar isto como um serviço. Mas se assim o preferirem, olhem, usem o FireDaemon tal como já exemplifiquei.

De resto, o que me pareceu ser uma escolha simples, eficaz e acertada, é criar um atalho para o programa e movê-lo para a pasta Startup (para quem têm o Windows em Inglês) do menú Iniciar. Ou de um só utilizador, o meu caso, que só quero que o Folding corra quando eu cá estou, ou de todos os utilizadores, para arrancar sempre que o computador arranca.

Se quiserem que a janela do programa não apareça no arranque, até porque nesse espaço de tempo não têm informação nenhuma significativa a dar, simplesmente vão às propriedades da aplicação (com o botão direito do rato) e cliquem no tipo de arranque e escolham "Minimizada". Se tiverem as definições de acordo com o mostrado na página do Portugal @ Folding o programa irá arrancar apenas como um ícone na tray.

E está!

Sejam pacientes! O resultados demoram sempre algum tempo a aparecerem!

Mais informações sobre o projecto em geral:

http://folding.stanford.edu/download.html

Fórum sobre a questão em si e o programa:

http://forum.folding-community.org

PARA OS QUE SE DESCULPEM À PRIMEIRA COM O FACTO DE ISTO TORNAR O COMPUTADOR MAIS LENTO

Isto não é verdade! O Folding, seja qual for o cliente em uso, apenas usa ciclos de processamento quando o computador está em IDLE. E ainda assim nas configurações o utilizador pode definir a "quantidade de processador" que o programa pode utilizar!!!

PARA OS QUE SE DESCULPAM À SEGUNDA QUE OCUPA MUITO ESPAÇO NO PC

Não é verdade! Para as aplicações que eu mencionei, que é a vertente com mais aplicações do Folding que pode haver, usam-se e sobram nesse espaço, 8MB. Só se vocês ainda viverem no tempo dos discos de 10MB é que torna válido este argumento.

PARA OS QUE SE DESCULPAM À TERCEIRA COM O FACTO DE ISTO GASTAR MUITO TRÁFEGO INTERNACIONAL

Não sei definir ao certo quanto isto gasta, até porque depende das WU's que vos forem atribuídas. Mas certamente vocês gastam mais só a visitar um fórum sediado num servidor internacional do que com o Folding. Basta relembrar que até vos pode sair uma WU que demore quase um mês a fazer. Por isso, argumento não válido também.

Para saberem um pouco mais sobre as vossas estatísticas pessoais:

(para serem listados é necessário que produzam algumas (+/- 2 duas deve ser o suficiente) WU's (Work Units = é a quantidade de trabalho de computação que vos é atribuída)

http://folding.extremeoverclocking.com/user_list.php?s=&t=35271

Atenção que esta lista trata apenas da equipa portuguêsa!!!!

Caso estejam/queiram trabalhar individualmente, existe uma lista, mas nem a coloco aqui dado que mundialmente, só o número de pessoas existente numa lista, seria deveras engraçado para encontrar uma só...

Mas na mesma página encontram links para isso. Tal como links para as posições das equipas.

Portugal encontra-se actualmente em 50º. lugar!

Para quem quiser ter uma signature para os fóruns como esta:

http://www.portugalfolding.com/fahsig/Gak.php

Dirijam-se a esta página:

http://www.portugalfolding.com/fahsig

Creio que é tudo.

Algum update, farei edit a este post, afim de manter tudo junto e alguma dúvida não hesitem em me enviar uma pm. Embora eu tenha deixado muitos meios de informação neste post.

Adiram a esta causa nobre!

Ajudem o mundo a avançar.

Quem sabe se, resumidamente, numa destas proteínas a ser computada não estará uma cura para uma doença que um de nós possa a vir sofrer?

[/b]
Editado pela última vez por Gak em Sábado Jul 16, 2005 2:03, num total de 1 vez.
Gak
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sábado Nov 13, 2004 11:27

Mensagempor SkylineGTR » Sábado Jul 16, 2005 0:13

Xiiii! Ca ganda posttttttttt
Não deves conhecer o povo aqui do fórum :lol:
A maior parte nem vai ler até à 1ª imagem! ;)
i7 920 | ASUS P6T Deluxe V2 | 6GB Corsair Dominator PC3-12800 | BFG GTX285 OC2 | 2x WD 640GB + WD 750GB + Seagate 750GB + Samsung F1 1TB | Corsair HX-620 | HP w2207 | Lian Li PC-V1110B
SkylineGTR
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Dez 28, 2004 22:26

Mensagempor tozas1979 » Sábado Jul 16, 2005 0:16

Exacto até já se abriu um topico acerca disso, mas depois como ficou com mtas páginas caiu no esquecimento ;)
Mas o que descreveste acima parece muito interessante!
Imagem
MB - Dfi Dk X48 LT T2r
CPU - Q9450@3.4Ghz
MEM - Corsair 4GB Dominator
PSU - TX750W Corsair
GPU - 2X Saphire HD3870 X2 1Gb
HD - 2X WDRaptor 150Gb / 1X WD320Gb / 1X WD640Gb
tozas1979
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Segunda Dez 27, 2004 22:31

Mensagempor Gak » Sábado Jul 16, 2005 0:29

Pelo menos tento e não me dou à preguiça como os que nem sequer lêem.

Sei que já houve um tópico semelhante mas também sei que não era tão detalhado.
Gak
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor tozas1979 » Sábado Jul 16, 2005 0:33

Gak Escreveu:Pelo menos tento e não me dou à preguiça como os que nem sequer lêem.

Sei que já houve um tópico semelhante mas também sei que não era tão detalhado.

o topico de que falo era mesmo sobre os topicos quando eram muito longos a malta não tinha pachorra para ler! 8)
Imagem
MB - Dfi Dk X48 LT T2r
CPU - Q9450@3.4Ghz
MEM - Corsair 4GB Dominator
PSU - TX750W Corsair
GPU - 2X Saphire HD3870 X2 1Gb
HD - 2X WDRaptor 150Gb / 1X WD320Gb / 1X WD640Gb
tozas1979
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Segunda Dez 27, 2004 22:31

Mensagempor Gak » Sábado Jul 16, 2005 0:38

O único caso a lamentar então é o da "malta" ter o desejo, mesmo que inconsciente, de ser "acéfala".
Gak
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Speed Dragon » Sábado Jul 16, 2005 1:30

Ya, já ouve um tópico igual, mas penso que não era tão detalhado, de qualquer das maneiras vem ocupar espaço no pc ... e isso a mim, faz muitos estragos ...
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor Gak » Sábado Jul 16, 2005 1:58

Vêm ocupar espaço no pc?

Esse argumento só pode ser a brincar...

8MB chegam e sobram para Folding, Fahmon e FireDaemon.

Não têns 8MB no disco?

LOL!

:lol:

Já fiz um update à parte dos argumentos para desculpa para não utilizar o Folding pela tua brilhante saída.

Obrigado pela colaboração.
Gak
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Speed Dragon » Sábado Jul 16, 2005 12:04

Gak Escreveu:Vêm ocupar espaço no pc?

Não têns 8MB no disco?

LOL!

Já fiz um update à parte dos argumentos para desculpa para não utilizar o Folding pela tua brilhante saída.

Tenho 512Mb de Memoria ram que está sempre super lotada, 700Mb +/-, depois tenho um disco de 120Gb e outro de 160Gb, somando o espaço livre devo ter 1Gb. E depois o processador também de vez enquando anda a 100%, e não preciso de mais nada a subcarregar :D
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Mensagempor Gak » Sábado Jul 16, 2005 12:58

Speed Dragon Escreveu:
Gak Escreveu:Vêm ocupar espaço no pc?

Não têns 8MB no disco?

LOL!

Tenho 512Mb de Memoria ram que está sempre super lotada, 700Mb +/-, depois tenho um disco de 120Gb e outro de 160Gb, somando o espaço livre devo ter 1Gb. E depois o processador também de vez enquando anda a 100%, e não preciso de mais nada a subcarregar :D

Quanto à ram, apenas tenho a dizer, muito má gestão.

Eu também já tive 512MB e safava-me na mesma, e tinha NA MESMA o Folding e não era por isso que o computador encravava.

Se em 1Gb não podes dispender 8MB ou menos!, eu não lhe chamo "falta de espaço" mas sim preguiça e até mas por aí já não entro, alguma má fé.
Gak
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Speed Dragon » Sábado Jul 16, 2005 13:38

Gak, chama-lhe o que quiseres a gestão de memoria do windows, mas também estar com 4 programas pessados abertos, achas má gestão ? E sim, preciso dos 4 abertos ao mesmo tempo.

Quanto ao 1Gb, é o que tenho livre, pois ando sempre a tentar arranjar espaço para meter as coisas, e preciso de estar sempre a apagar, esotu mesmo a espera de um disco novo ... :(

E preguiça não tenho, muito pelo contrário.
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Mensagempor Gak » Sábado Jul 16, 2005 13:50

Então, que perdes em colocar o Folding a ajudar uma causa?
Gak
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor ghost_matrix » Terça Ago 16, 2005 23:51

epah se o HCP fizesse uma team, tinha capacidade pa ser das melhores em PT. Vejam isso Moderadores... eheheh
ghost_matrix
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Fev 16, 2004 20:29

Mensagempor metralha761 » Quarta Ago 17, 2005 20:15

ghost_matrix loool nem por sombras chegavamos a team portugal@folding

Podem sempre foldar pela subteam tugas, onde eu, good, dark_harry e mais alguns estamos.

E o meu PC ultimamente tem estado 24h ligado.
Passei por uma loja (Worten) vi la um samsung 171s tao lindinho e bonitinho :) a sorrir pa mim :D e não resisti .....

www.metralha761.net

Malta toca a ir po irc.ptnet.org po canal #HCP
metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 17:18

Mensagempor Dark_Harry_ » Quarta Ago 17, 2005 20:40

opah eu faço parte disto e eu kom a porcaria de sistema ke tenho corro isto mt bem... isto okupa me uns 2 megas na memoria... e okupa o cpu ke eu kiser se iniciar o photoshop ao msm tempo nem a problema pq o prog so konsome o ke ta disponivel.... por isso na ah desculpas

Sub-equipa: tugas :P

We want you... For tugas foldadores :P
AMD 64 3500+@2,5 | DFI Lanparty Ultra D | 2 GB GSKILL ZX DDR400 | WD 320GB SATA2 | Asus 7600 GT
Imagem
Dark_Harry_
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Abr 30, 2004 22:36

Próximo

Voltar para Outro Software

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante