Antes utilizava o Mozilla, agora optei pelo Firefox + Thunderbird (para quem não sabe é o cliente de email stand-alone da Mozilla).
Gosto de navegação simples e intuitva, pelo que apenas utilizo extensões que facilitem a navegação, não ando em busca de features extra. Assim utilizo apenas duas:
- Single Window -> ao clicar em qualquer link externo de um site, em vez de se abrir uma nova janela, abre uma nova tab
-Basics -> adiciona um butão "New Tab" à barra de tabs, à semelhança do que acontecia no Mozilla e não sei porque carga de água não existia aqui.
Para além disso fiz mais algumas alterações, como a introdução de uma barra com quick links para os sites que visito a toda a hora. Tive também que alterar uma coisita nas defibições para fazer um search no Google sempre que se introduz algo que não corresponda a um endereço na adress ba<r, visto que por default, no Firefox, o que acontece é a utilização do "I feel lucky". Esta é uma das coisas que mais gosto nesta família, para além do tab browsing.
Para além da facilidade de utilização, é claro que prezo a segurança e tal, mas como não tenho grandes conhecimentos na matéria, não vou dizer que é infidavelmente melhor que o IE, apesar de ser um defensor do OSS. Mas a verdade é que o Firefox nunca me crashou (ao contrario do Mozilla, embora poucas vezes, e não eram bem crashes eram "entupimentos da memória), e no IE é pão nosso de cada dia.
Infelizmente, ainda há muitos sites mal construidos e que não respeitam as normas, pelo que de veaz em quando ainda tenho que utilizar o IE para conseguir aceder a alguns menus.
O Thundirbird é muito poderoso, e com a utilização de um programa chamado MrPostman consigo criar um servidor virtual e assim utilizar a minha caixa de correio do Hotmail (embora não possa enviar email a partir desta).
Finalizando (sorry o post já vai longo, entusiasmei-me), a grande vantagem da Mozilla Foundation (e também de todo o OSS, embora aqui seja mais visível porque na sua dimensão relativa ser muito mainstream) é que está aberto há comunidade pelo que se uma feature não existe de raiz, e ela for útil, alguém criará uma extensão e disponibilizá-la-á ao povo!