por jotoa » Terça Jan 22, 2008 20:16
Lá isso é verdade, de vez em quando até me assusto, que lá aparece um miúdo com 5 ou 6 anos a falar. E depois até julgam que são os maiores.
Anyway, as crianças quando são mais novas são muito influenciáveis, principalmente quando os pais também não as educam como deve ser, ou seja, explicar que aquilo é só um jogo, que não tem nada a ver com a realidade, etc. Por exemplo, no meu caso, que jogava na PS jogos tipo GTA, com 6/7 anos, sempre soube que aquilo era apenas um jogo e nunca gostei das brincadeiras das pistolas, aliás, nunca sequer tive brinquedos desse género, com essa intenção, de andar a ''matar'' os outros miúdos.
Os pais aqui também têm uma certa culpa, porque não é dar uma pistola para a mão dos filhos e dizer ''vai matar dois ou três''. Não, têm que lhes explicar que aquilo é uma brincadeira. Ou mesmo nem comprar brinquedos desse tipo. Mas pronto...
E depois também mesmo já em crianças mais velhas, convém controlar isso, pois ainda vejo aí muito miúdo com idade para ter juízo e maluco dos cornos com estas coisas.
Enquanto dantes se viam brincadeiras ''como deve ser'', agora ou é porrada ou pedrada, coisas do género.
Eu agora vejo que foi muito bom para mim nunca ter exagerado nos jogos quando era mais novo. PArecendo que não, isso vai fazer com que mais tarde, as pessoas até possam ser perturbdas.
Resumidamente, joguem. Mas com termos e maneiras, sem exageros, sem entrar muito nos jogos, sem viciar completamente a ponto de não liagr a mais nada. E que os pais tenham sempre o papel de explicar as situações, no caso de crianças mais pequenas.