Jogos sobre fogo serrado!

Para que serve todo o hardware senão para uma bela sessão de XXX (inserir jogo preferido)

Moderadores: Administradores, Moderadores

Jogos sobre fogo serrado!

Mensagempor Spikleman » Terça Jan 22, 2008 17:01

Depois do recente banir dos jogos Counter-Strike e Everquest no Brasil, começaram a aparecer uma serie de artigos a atacar videojogos a torto e a direito, tendo sido os mais recentes na FOX News e no Times.
O que é que acham desta paranóia geral que parece ter-se propagado a uma velocidade fenomenal?

Links:
http://www.hw1024.com/artigo.asp?id_artigo=5352
http://www.timesonline.co.uk/tol/commen ... 211999.ece

Cumps
Spikleman
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Jul 31, 2005 20:30

Mensagempor Bad_Cop » Terça Jan 22, 2008 17:42

a paranoia sempre existiu e não é de todo mentira. vejo miudos que mal têm idade para ver pokemon a jogar counter strike e outros jogos bem mais violentos. volta e meia aparece cada voz mais esganiçada a falar que aquilo até dá dó.

os videojogos e os filmes têm sempre alguma influência nas pessoas. a questão é que num individuo maduro, com personalidade bem definida essa influência é controlada e fica tudo bem. em crianças e individuos com disturbios psicológicos isso pode dar para o torto, nada de novo. mas a solução náo é proibir, é mesmo educar os pais.

um miudo que costuma vir cá a casa, que tem 5 anos, queria jogar counter strike porque viu o meu irmao jogar uma vez. a mãe não se importou muito, tive que resolver eu a questão apagando o icone.

ele vinha cá, brincava com legos, k-nex e uns carritos que sobram desde que eu e o meu irmão eramos putos. depois de ter pc, jogar uns jogos e tal, começaram as brincadeiras das pistolas, etc.. legos e knex mal lhes toca. será que é só coincidência?

sempre que algum caso de violência infantil/juvenil for conhecido, os média vão usar a carta "videojogos" porque a verdade é que os jogos viciam e influenciam. olha para os mmorpg, por exemplo. eu já andei "agarrado" ao lineage e sem bem o que é, um gajo passar o dia todo a jogar e ignorar o resto. e sou um tipo crescido, fará um miudo em idade escolar, por exemplo.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor jotoa » Terça Jan 22, 2008 20:16

Lá isso é verdade, de vez em quando até me assusto, que lá aparece um miúdo com 5 ou 6 anos a falar. E depois até julgam que são os maiores.

Anyway, as crianças quando são mais novas são muito influenciáveis, principalmente quando os pais também não as educam como deve ser, ou seja, explicar que aquilo é só um jogo, que não tem nada a ver com a realidade, etc. Por exemplo, no meu caso, que jogava na PS jogos tipo GTA, com 6/7 anos, sempre soube que aquilo era apenas um jogo e nunca gostei das brincadeiras das pistolas, aliás, nunca sequer tive brinquedos desse género, com essa intenção, de andar a ''matar'' os outros miúdos.
Os pais aqui também têm uma certa culpa, porque não é dar uma pistola para a mão dos filhos e dizer ''vai matar dois ou três''. Não, têm que lhes explicar que aquilo é uma brincadeira. Ou mesmo nem comprar brinquedos desse tipo. Mas pronto...

E depois também mesmo já em crianças mais velhas, convém controlar isso, pois ainda vejo aí muito miúdo com idade para ter juízo e maluco dos cornos com estas coisas.
Enquanto dantes se viam brincadeiras ''como deve ser'', agora ou é porrada ou pedrada, coisas do género.

Eu agora vejo que foi muito bom para mim nunca ter exagerado nos jogos quando era mais novo. PArecendo que não, isso vai fazer com que mais tarde, as pessoas até possam ser perturbdas.

Resumidamente, joguem. Mas com termos e maneiras, sem exageros, sem entrar muito nos jogos, sem viciar completamente a ponto de não liagr a mais nada. E que os pais tenham sempre o papel de explicar as situações, no caso de crianças mais pequenas.
Imagem
Capitão Moura: Justo! Honesto! Coerente! Imparcial!
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Registado: Sábado Jun 17, 2006 18:27

Mensagempor Ricardo.JQC » Terça Jan 22, 2008 20:31

Concordo inteiramente com o Jotoa. Acho que a culpa está nos pais, porque basta um miudo pedir um jogo violento para o Natal ou para outra data festiva e o papá ou a mamã oferecem. Claro que, os pais, deviam informar-se antes de porem jogos violentos nas mãos dos míudos. Um miudo de 12/13 anos ou até mais novo é extremamente influenciavel, pelo ambiente social, caseiro. Desculpem-me o off-topic mas basta olharem para Os Morangos com Açucar e como os miudos se tornam ao ver séries como essa. É claro que alguém com personalidade definida irá sempre interpretar as coisas de uma outra maneira. Portanto acho que aqui a culpa nem é dos míudos nem muito menos das Editoras, é o ganha-pão de muita gente fazer jogos, não se podem julgar editoras e seus trabalhadores por isso. Comprar um jogo, oferecê-lo a um filho é sempre uma decisão dos pais ou dos familiares. Só que claro assiste-se muito em Portugal que basta um miudo fazer birra e a mamã dá. A culpa aqui, e isto é na minha opinião, é única e exclusivamente dos pais, pois já nem é devem, têm de obrigatoriamente ver o conteudo seja de um filme um cd de música e neste caso de um jogo antes de o porem na mão de um miudo.

Cumprimentos.
Ricardo.JQC
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Jul 07, 2007 10:20

Mensagempor pagc » Terça Jan 22, 2008 22:40

É muito dúbio.

Tenho 3 filhos (10 e 7 anos) e simplesmente proibi o uso de alguns jogos, embora o mais violento que por cá passou e emprestado fosse o WWE, que de imediato foi devolvido. Concordo por um lado que, que a culpa é dos pais ao permitirem certos jogos, até porque dessa maneira é fácil criar filhos: Basta metê-los em frente à televisão e dizer que sim a tudo o s meninos querem.

Agora, afirmar que as editoras não tem culpa, por favor, é como dizer que os traficantes de droga não têm culpa, afinal é o ganha pão deles. Há limites para o que se pode pôr

Li recentemente um livro extraordinário "Tudo o que faz mal é bom", em que o autor defende que sob o bom senso na sua utilização, os vídeos jogos contribuem e muito para o desenvolvimento intelectual. Altamente recomendável.

Estou sem tempo para expor quais os argumentos, mas se for caso disso coloco-os.

Cumps
Imagem
Software livre é uma questão de liberdade, não de dinheiro
pagc
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Out 06, 2006 9:53

Mensagempor AddIcTeD » Terça Jan 22, 2008 23:55

eu acho que cada um sabe o filho que tem, o meu irmão tem 10 anos e n tenho problema nenhuma que ele jogue GTA, eu sei o irmão que tenho, eu com a idade dele nunca me foi posta nenhuma restrição, mas há muitos miúdos que n têm simplesmente capacidade para distinguir realidade de ficção, mas ai os pais é que sabem, muitos de vocês possivelmente restringem o uso de jogos violentos, mas esquecem-se de tudo o resto, especialmente da TV, os jogos n têm culpa de nada, os pais é que têm, lembro-me de ler um estudo em que testaram o comportamento de muitas crianças antes de depois de jogarem um jogo violento, e só uma muito pequena percentagem foi afectada, a meu ver a maioria das pessoas que criticam os jogos têm uma mente fechada e diminuída que precisa de arranjar um culpado para que se sintam melhor e livres da responsabilidade de serem os culpados pelo comportamento dos filhos, não são as editoras nem nada mais ligado há industria dos jogos.
AddIcTeD
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jun 17, 2004 21:11

Mensagempor pedrolm » Quarta Jan 23, 2008 10:03

Boas pessoal, acho piada que um pais como o Brasil com todo um largo historial de violencia e corrupção, e os EUA onde qualquer pessoa pode possuir uma arma, culpem os videojogos. É muito mais fácil acusar os videojogos dos problemas de violencia do que assumir responsabilidades sociais no assunto.
Eu quando era pequeno via o Dragon Ball, entre outros desenhos animados que continham violencia, tal como acontecia com certos filmes, e a polémica era a mesma, que esses filmes e/ou desenhos animados não eram para crianças ver... Mas por isso mesmo tem classificação para maiores de 16 ou mesmo 18... A partir dai a responsabilidade é de quem compra, e dos encarregados de educação... Existem poucas crianças que sejam realmente influenciadas pelos jogos, mas nessas crianças caso não sejam os videojogos será outra coisa qualquer o catalisador para a violencia que lhe está intrinseca (musica, filmes, seitas, ódio á sociedade...) qualquer coisa que servira como desculpa para se comportar violentamente, as outras caso tenham uma educação minimamente adequada não terão problemas em diferenciar o que se passa num jogo da vida real.

O link abaixo contem uma noticia, que representa bem o quanto isto é ridiculo, a avó compra um jogo para maiores de 17 para o neto de 14 na boa e quando descobre que tem cenas de sexo, decide pedir indeminização e dizer que foi enganada...LOL De notar que o tribunal decidiu negar, pois ela comprou o jogo para o neto de 14, sendo o jgo para maiores de 17.
http://ciberia.aeiou.pt/gen.pl?p=storie ... ories/3110
pedrolm
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Mai 11, 2005 17:51

Mensagempor jluisfer » Quarta Jan 23, 2008 11:00

Este é mais um caso em que quem tem a obrigação de educar se esquece de fazer o seu papel e deixa os putos jogarem a tudo e mais alguma coisa e depois qd há azares a culpa é dos desgraçados dos jogos que são violentos,alguns são sem duvida mas é por causa disso que cada um tem uma classificação.Eu por exemplo arranjei para a ps2 um bem violento(não me lembro agora o nome)e nunca deixei o meu sobrinho jogar aquilo pq achei que não era para a idade dele,agora se eu fosse como muitos pais se calhar nem me importava com isso.Acho que vivemos é uma epoca de total desresponsabilização do que é ser-se educador,qd acontece algum problemas é os jogos que são os culpados,as tvs que passam coisas violentas,etc....
Core 2 Duo @ 2.4 / 2GB Ram a 667Mhz / 2 X 320GB Sata / Geforce 8800 320 MB / Audigy 2 / Theater Pro 550

http://www.fotodoze.blogspot.com -o meu foto blog
http://acidentesdodesporto.blogspot.com -videos de acidentes de desportos motorizados e não só
jluisfer
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Fev 02, 2004 10:42

Mensagempor alexey78 » Quarta Jan 23, 2008 11:12

Não faço nenhum quote porque concordo com vocês todos, os pais é que têm que "regular" se os filhos têm a capacidade de perceber os jogos/filmes/música e não o contrário.

Eu sempre tive pistolas de brincar (cheguei a ter + de 15 diferentes), sempre joguei jogos violentos, vi filmes violentos, etc e nunca me deu pra imitar essas cenas, isso depende de cada miúdo...

Claro que às vezes um gajo tá f*dido e só apetece "rebentar" com tudo e pregar meia dúzia de headshots, aí sim, pego num jogo violento e farto-me de "matar"....

Mas pensando bem se calhar... um simulador é sempre melhor que arcade... Oh que se lixe, vou ali comprar uma UZI e já volto...
alexey78
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Mar 31, 2005 19:42

Voltar para Jogos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante