desculpa que te diga, mas andas um bocadinho equivocado em relação a algumas coisas:
- o problema dos preços serem mais caros lá fora do que cá não é dos editores, não percebo porque veio isso à baila. se queres culpar alguem pela difrença de preços culpa quem deves: os importadores/distribuidores e vendedores tugas. sao os unicos intervenientes que existem cá e não existem lá.
- tu não fazes ideia do tempo/trabalho que leva fazer um programa informático nem de quanta gente está envolvida, pois não?
claro que os designers têm de ganhar, os programadores têm de ganhar, os editores têm de ganhar, os distribuidores têm de ganhar e os vendedores têm de ganhar. todos ganham, do inicio ao fim da cadeia. eu dei-te o exemplo do lineage para establecer que a NCSoft não é o mar de rosas que tu disses-te. o guild wars é uma excepção e, para o tornarem sustentável, têm que lançar packs de expansão para tudo e mais alguma coisa. o jogo saiu em 2005 e, com as expansões todas que se vendem online, fica para cima de 100€, quando o simples jogo custa 20€. imagina quem o comprou por 50 que tem nesta altura 150€ investidos em 3 anos no jogo. será assim taaaaanta difrença para o wow?
até o linux que é gratuito, opensource e tudo mais, custa rios de dinheiro às empresas que investem nele e dá muito dinheiro a ganhar aos responsáveis pelo seu desenvolvimento.
- não parece que tenhas noção do preço de um servidor de jogos nem das particularidades necessárias. epah ter um server de cs é simples, aquilo vai ao ar e perdes o que? estatisticas de jogadores? mapas? agora imagina um server de um mmorpg ir ao ar e malta perder anos da vida em segundos.. já vi gente a suicidar-se por menos..
e no caso do fm, um dual core demora quanto tempo a processar uma base de dados nacional (4 divisoes e algumas centenas de equipas, usando IA propria)? imagina que server ou cluster é necessário para processar 3000 equipas em instantes de tempo muito próximos com interacção dos jogadores. queres mesmo comparar isso ao live que tem meia duzia de servers de jogos e o resto é storage? e que ainda por cima partilha infraestruturas da maior empresa informática do mundo? sabes que quanto mais GB, menor o preço por GB.. isso tambem conta.
- o wow tem o
recorde do guiness para jogo mais popular e
em abril deste ano tinha 62.2% das assinaturas de mmorpgs. como é que não é o mais famoso e mais jogado? porque uns tops dizem? desculpa, mas acredito mais nestas duas fontes do que um top onde só alguns votam.
- portugal, infelizmente, nao é o centro do mundo. para grande parte dos gamers mundiais 15$ por mes nao é muito nem 50$ por um jogo.
- a india, apesar de ser um país com muita pobreza, tambem tem bastante mão de obra capaz e especializada. têm um grande numero de cientistas, doutorados, etc. ter lá um suporte técnico não quer dizer que seja ao desbarato, pode simplesmente ter uma melhor relaçao qualidade/preço.
eu compreendo o teu ponto de vista, tambem me interessava a mim. mas não acho possivel, simplesmente isso. isto é uma industria e quem acha que não anda enganado. ninguem faz jogos para divertir ninguem, sim para ganhar dinheiro.
eu nao digo que o wow ou o fm nao sejam caros, porque sao. só nao acho que seja possivel pagar hoje 30-40€ e jogar a vida toda simplesmente com isso. até porque é preciso ir inovando e portanto ir pagando o investimento futuro.
quanto à pirataria, somos portugueses.. a unica maneira de pagarmos por algo que podemos ter gratuitamente é tendo contrapartidas. "sad but true". e as empresas já perceberam isso.
para mim o grande problema é haverem muitos jogos com má qualidade. epah eu dou 50€ por um jogo que vou jogar 4-5-6 meses.. nao tenho problemas nenhuns com isso. mas nem 10 dou por um que chego a casa, instalo, acabo em 3-4 horas e nunca mais jogo. nao tem a ver com o preço, tem a ver com a qualidade. a maioria dos jogos que aí andam nem valem o dvd em que estão gravados. antes tivessem pr0n.