Tem uma comparação relativamente bem feita aqui:
http://worldofstuart.excellentcontent.c ... tohead.htm
Está um niquinho desactualizada, mas pronto. Não vejas só os scores, lê o artigo e considera os pontos prós e contras (alguns são mais ou menos pesados por preferência pessoal).
Eu tenho um DS lite, pessoalmente, e estou muito satisfeito. Para jogos "normais" tenho o PC (e outras consolas), enquanto que há coisas no DS que não há em mais lado nenhum semelhante.
Se gostas de jogar jogos de carros "on the go", provavelmente a PSP é a escolha certa (a não ser que gostes bastante de Mario Kart). Por outro lado, se tencionas ir para emuladores, e queres emular Megadrive ou SNES, o DS não é indicado (pelo menos de momento) - mas se queres emular talvez uma GP2X seja a melhor opção em vez das duas outras.
A GP2X tb tem ports de codigos que agora sao open source (Doom e Quake, creio que incluidos) pelo que para FPSs talvez te sirva. E há uma versão do GP2X que tem touch screen também.
Especificamente ao que dizes: futebol, inclino-me para que a PSP seja melhor; FPS, quase de certeza que o DS é melhor pq tens o Metroid, feito pela Nintendo, de alta qualidade.
Ir a net e MSN, vantagem DS lite (ha um homebrew que da pra ir ao MSN, e touch screen permitir-te-à escreveres com facilidade como se tivesses um tablet PC).
As baterias pelo que sei são ela por ela. A da PSP é provavelmente mais potente porque consome mais, e acaba por dar na mesma. Comprei um cabo muito portátil que carrega o DS Lite ligando a uma porta USB, deve haver semelhante pra PSPs (?) e é porreiro não ter que trazer o carregador e quase em todo o lado há portas USB pra carregar (o do DS é pequeno, mas mesmo assim).
Ivo.