Bom, julgo que a isto eu posso dar a minha opinião, como jogador dos dois jogos.
Vou tentar ser breve:
Comecei a jogar o FIFA desde o 94, mas jogar regularmente comecei desde o RTWC98, adorava aquilo, fiquei aficionado, veio o 99, que estrondo, espectacular, eram jogos e jogos sem fim adorava as estatísticas, o bota de ouro, o melhor em campo, o jogo em si. A partir do 2000 melhorou a nível gráfico quando mudaram de motor gráfico (em termos de bonecos mais polidos, embora eu não gostasse graficamente, os bonecos mais pareciam marionetas),2001 igual, 2002 idem ide, 2003 melhorou graficamente mas começou a perder uma componente que eu adorava que era isso mesmo das estatísticas e outras coisas, que destituiam o fifa dos outros jogos de futebol, o fifa era mais simulador e menos arcade. E por aí em diante até ao fifa06, que eu jogava, mas que não ja não me dava aquela "mistica", e eu esperava sempre que o proximo fifa fosse "bonito" como o anterior, mas com a filosofia do fifa99... e começou a ter uma coisa que me começou a fartar: os jogos eram todos iguais! os golos marcavam-se sempre da mesma maneira e as equipas portavam-se todas da mesma manreira, deixou de ser uma simulação. No entretanto ia experimentando o PES, mas sinceramente nunca lhe tinha achado muita piada, era muito, muito,mas muito arcade. basicamente era next, next, formar a equipa e jogar, e resumia-se a isso... muito japonês mesmo (tipo manga!)

e eu detestava mesmo os menus do pes, eram (e continuam a ser pouco melhores) horriveis! eu jogo no PC e detestava que aparacesse o "X","O","^","[]" nos menus, eu nao estava numa playstation, nem nunca tinha jogado numa!
Com o PES5, comecei a "tentar" joga-lo, porque ja estava fartinho do fifa por ser sempre igual, e uma coisa eu admito, em termos de jogo corrido, é mais viviante, fez-me lembrar o fifa99, desde aí adquiri o PES6 e é o que jogo, tenho o fifa07, mas joguei-o umas 7 ou 8 vezes (embora me pareça que está bastante melhor que os anteriores fifas, bem mais dificil que os ultimos. mas fiquei-me pelo PES.
Qual melhor? Um é melhor numas coisas, outro melhor noutras...
PES: mais viciante, melhor jogabilidade que os ultimos fifas, mais "bonito".
FIFA: melhor banda sonora, menus melhores, mais abrangente (mete mais coisas ao barulho, como carreira onde se pode ser contratado por outros clubes, mais estatisticas, mais ambiencia).
O fifa07 ja me parece muito melhor, mas agora jogo PES, converti-me...
Quanto à dificuldade? O PES exige um maior tempo de aprendizagem, mas isso tambem pode ser influencia de eu ter vindo do fifa e estar habituado ao outro jogo...
Final: tive que comprar um comando para conseguir jogar o PES... Os fifas sempre os joguei no teclado e até era um bom jogador, o PES nao consigo jogar com o teclado, precisei mesmo do comando e foi desde que o comprei que me viciei nele!
Peço desculpa pelo testamento, mas deixo aqui o testemunho de alguem que esteve em ambos os lados e que se acha num patamar que pode efectivamente falar dos dois jogos sem ser falacioso por gostar de um e defende-lo sem sequer ter jogado o outro.... Nenhum deles "trucida" o outro, sao diferentes e como tudo ambos têm pontos fortes e fracos...
Cumprimentos a todos.