Football Manager Live

Para que serve todo o hardware senão para uma bela sessão de XXX (inserir jogo preferido)

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor MetalFatigue » Sábado Nov 29, 2008 2:36

Concordo com tudo o que disseste, aliás o meu post anterior disse que também achava exagerado os preços. Mas a verdade é que as empresas não querem ganhar 20 a 25milhoes ao ano qd podem ganhar 65. É tudo um negocio como outro qualquer para eles. Era isso que eu queria dizer.

E voltas a ter razao que a pirataria era muito menos se os preços fossem ate 30€. seriam preços mais justos...aliás os preços dos jogos têm vindo a subir. É esta a resposta à pirataria? Ridiculo a meu ver. No entanto queixa-se toda gente (tanto emrpesas como cunsumidores), mas a verdade é que a industria dos video jogos parece que não tem crises, com crescimentos de cerca de 50% ao ano....deve ser a pirataria que provoca isto...
*-ASUS P5K-PRO
-Intel Core 2 Duo E8200
-2x2GB PC6400 Team Elite
-RAID0 2xSeagate SP 500GB + WD Green 1TB
-GF 9600GT
-MSI TV @nywhere Master
*-Toshiba A200-21T

http://souprimeiroministro.pt.vu
MetalFatigue
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Out 20, 2004 14:31

Mensagempor DarkJR » Sábado Nov 29, 2008 2:49

MetalFatigue Escreveu:Concordo com tudo o que disseste, aliás o meu post anterior disse que também achava exagerado os preços. Mas a verdade é que as empresas não querem ganhar 20 a 25milhoes ao ano qd podem ganhar 65. É tudo um negocio como outro qualquer para eles. Era isso que eu queria dizer.

E voltas a ter razao que a pirataria era muito menos se os preços fossem ate 30€. seriam preços mais justos...aliás os preços dos jogos têm vindo a subir. É esta a resposta à pirataria? Ridiculo a meu ver. No entanto queixa-se toda gente (tanto emrpesas como cunsumidores), mas a verdade é que a industria dos video jogos parece que não tem crises, com crescimentos de cerca de 50% ao ano....deve ser a pirataria que provoca isto...

tava agora a ler o extenso testemunho da Ubisoft sobre o Assassins Creed 2 e a situação financeira deles.. e aumentaram quase para o dobro o valor do capital deles em 1 ano.. é a crise a abater-se sobre eles.. a EA que o diga..

darkJr
DarkJR
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Jan 10, 2006 14:13

Mensagempor Bad_Cop » Sábado Nov 29, 2008 2:59

desculpa que te diga, mas andas um bocadinho equivocado em relação a algumas coisas:

- o problema dos preços serem mais caros lá fora do que cá não é dos editores, não percebo porque veio isso à baila. se queres culpar alguem pela difrença de preços culpa quem deves: os importadores/distribuidores e vendedores tugas. sao os unicos intervenientes que existem cá e não existem lá.

- tu não fazes ideia do tempo/trabalho que leva fazer um programa informático nem de quanta gente está envolvida, pois não?
claro que os designers têm de ganhar, os programadores têm de ganhar, os editores têm de ganhar, os distribuidores têm de ganhar e os vendedores têm de ganhar. todos ganham, do inicio ao fim da cadeia. eu dei-te o exemplo do lineage para establecer que a NCSoft não é o mar de rosas que tu disses-te. o guild wars é uma excepção e, para o tornarem sustentável, têm que lançar packs de expansão para tudo e mais alguma coisa. o jogo saiu em 2005 e, com as expansões todas que se vendem online, fica para cima de 100€, quando o simples jogo custa 20€. imagina quem o comprou por 50 que tem nesta altura 150€ investidos em 3 anos no jogo. será assim taaaaanta difrença para o wow?
até o linux que é gratuito, opensource e tudo mais, custa rios de dinheiro às empresas que investem nele e dá muito dinheiro a ganhar aos responsáveis pelo seu desenvolvimento.

- não parece que tenhas noção do preço de um servidor de jogos nem das particularidades necessárias. epah ter um server de cs é simples, aquilo vai ao ar e perdes o que? estatisticas de jogadores? mapas? agora imagina um server de um mmorpg ir ao ar e malta perder anos da vida em segundos.. já vi gente a suicidar-se por menos..
e no caso do fm, um dual core demora quanto tempo a processar uma base de dados nacional (4 divisoes e algumas centenas de equipas, usando IA propria)? imagina que server ou cluster é necessário para processar 3000 equipas em instantes de tempo muito próximos com interacção dos jogadores. queres mesmo comparar isso ao live que tem meia duzia de servers de jogos e o resto é storage? e que ainda por cima partilha infraestruturas da maior empresa informática do mundo? sabes que quanto mais GB, menor o preço por GB.. isso tambem conta.

- o wow tem o recorde do guiness para jogo mais popular e em abril deste ano tinha 62.2% das assinaturas de mmorpgs. como é que não é o mais famoso e mais jogado? porque uns tops dizem? desculpa, mas acredito mais nestas duas fontes do que um top onde só alguns votam.

- portugal, infelizmente, nao é o centro do mundo. para grande parte dos gamers mundiais 15$ por mes nao é muito nem 50$ por um jogo.

- a india, apesar de ser um país com muita pobreza, tambem tem bastante mão de obra capaz e especializada. têm um grande numero de cientistas, doutorados, etc. ter lá um suporte técnico não quer dizer que seja ao desbarato, pode simplesmente ter uma melhor relaçao qualidade/preço.

eu compreendo o teu ponto de vista, tambem me interessava a mim. mas não acho possivel, simplesmente isso. isto é uma industria e quem acha que não anda enganado. ninguem faz jogos para divertir ninguem, sim para ganhar dinheiro.
eu nao digo que o wow ou o fm nao sejam caros, porque sao. só nao acho que seja possivel pagar hoje 30-40€ e jogar a vida toda simplesmente com isso. até porque é preciso ir inovando e portanto ir pagando o investimento futuro.

quanto à pirataria, somos portugueses.. a unica maneira de pagarmos por algo que podemos ter gratuitamente é tendo contrapartidas. "sad but true". e as empresas já perceberam isso.
para mim o grande problema é haverem muitos jogos com má qualidade. epah eu dou 50€ por um jogo que vou jogar 4-5-6 meses.. nao tenho problemas nenhuns com isso. mas nem 10 dou por um que chego a casa, instalo, acabo em 3-4 horas e nunca mais jogo. nao tem a ver com o preço, tem a ver com a qualidade. a maioria dos jogos que aí andam nem valem o dvd em que estão gravados. antes tivessem pr0n.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor DarkJR » Sábado Nov 29, 2008 15:34

Bad_Cop Escreveu:desculpa que te diga, mas andas um bocadinho equivocado em relação a algumas coisas:

- o problema dos preços serem mais caros lá fora do que cá não é dos editores, não percebo porque veio isso à baila. se queres culpar alguem pela difrença de preços culpa quem deves: os importadores/distribuidores e vendedores tugas. sao os unicos intervenientes que existem cá e não existem lá.

- tu não fazes ideia do tempo/trabalho que leva fazer um programa informático nem de quanta gente está envolvida, pois não?
claro que os designers têm de ganhar, os programadores têm de ganhar, os editores têm de ganhar, os distribuidores têm de ganhar e os vendedores têm de ganhar. todos ganham, do inicio ao fim da cadeia. eu dei-te o exemplo do lineage para establecer que a NCSoft não é o mar de rosas que tu disses-te. o guild wars é uma excepção e, para o tornarem sustentável, têm que lançar packs de expansão para tudo e mais alguma coisa. o jogo saiu em 2005 e, com as expansões todas que se vendem online, fica para cima de 100€, quando o simples jogo custa 20€. imagina quem o comprou por 50 que tem nesta altura 150€ investidos em 3 anos no jogo. será assim taaaaanta difrença para o wow?
até o linux que é gratuito, opensource e tudo mais, custa rios de dinheiro às empresas que investem nele e dá muito dinheiro a ganhar aos responsáveis pelo seu desenvolvimento.

- não parece que tenhas noção do preço de um servidor de jogos nem das particularidades necessárias. epah ter um server de cs é simples, aquilo vai ao ar e perdes o que? estatisticas de jogadores? mapas? agora imagina um server de um mmorpg ir ao ar e malta perder anos da vida em segundos.. já vi gente a suicidar-se por menos..
e no caso do fm, um dual core demora quanto tempo a processar uma base de dados nacional (4 divisoes e algumas centenas de equipas, usando IA propria)? imagina que server ou cluster é necessário para processar 3000 equipas em instantes de tempo muito próximos com interacção dos jogadores. queres mesmo comparar isso ao live que tem meia duzia de servers de jogos e o resto é storage? e que ainda por cima partilha infraestruturas da maior empresa informática do mundo? sabes que quanto mais GB, menor o preço por GB.. isso tambem conta.

- o wow tem o recorde do guiness para jogo mais popular e em abril deste ano tinha 62.2% das assinaturas de mmorpgs. como é que não é o mais famoso e mais jogado? porque uns tops dizem? desculpa, mas acredito mais nestas duas fontes do que um top onde só alguns votam.

- portugal, infelizmente, nao é o centro do mundo. para grande parte dos gamers mundiais 15$ por mes nao é muito nem 50$ por um jogo.

- a india, apesar de ser um país com muita pobreza, tambem tem bastante mão de obra capaz e especializada. têm um grande numero de cientistas, doutorados, etc. ter lá um suporte técnico não quer dizer que seja ao desbarato, pode simplesmente ter uma melhor relaçao qualidade/preço.

eu compreendo o teu ponto de vista, tambem me interessava a mim. mas não acho possivel, simplesmente isso. isto é uma industria e quem acha que não anda enganado. ninguem faz jogos para divertir ninguem, sim para ganhar dinheiro.
eu nao digo que o wow ou o fm nao sejam caros, porque sao. só nao acho que seja possivel pagar hoje 30-40€ e jogar a vida toda simplesmente com isso. até porque é preciso ir inovando e portanto ir pagando o investimento futuro.

quanto à pirataria, somos portugueses.. a unica maneira de pagarmos por algo que podemos ter gratuitamente é tendo contrapartidas. "sad but true". e as empresas já perceberam isso.
para mim o grande problema é haverem muitos jogos com má qualidade. epah eu dou 50€ por um jogo que vou jogar 4-5-6 meses.. nao tenho problemas nenhuns com isso. mas nem 10 dou por um que chego a casa, instalo, acabo em 3-4 horas e nunca mais jogo. nao tem a ver com o preço, tem a ver com a qualidade. a maioria dos jogos que aí andam nem valem o dvd em que estão gravados. antes tivessem pr0n.

eu sei bem o que é criar um jogo.. o tempo perdido.. o nº de pessoas envolvidas.. e afins.. secalhar até sei bem demais essa realidade infelizmente.. o preço de PT versus la fora veio a baila no sentido da conversa do abuso praticado nos valores, quanto ao WOW não vou falar porque simplesmente acho aquilo fora do comum.. o Linux é 100% free e o dinheiro que fazem é em assistencias tecnicas é completamente proibido fazer software para linux pago! só podem cobrar pela assistencia praticada ao mesmo.. digas o que disseres no fundo eu não vou ter paciencia para ler tudo porque já entendi o teu ponto de vista mas nao entendeste o meu e por isso nao me vou dar ao trabalho de continuar uma batalha inutil e não disse que os indianos eram burros só disse que custam 10€ ao mes.. na questão pagar 50€ por um bom ou por um rasco continuo a não comprar ambos.. se me disseres 25€ por um GTR2 (algo que considero formidavel) e dar 25€ por um jogo qualquer cuja qualidade tá longe de ser boa.. acho que era mais fácil todos quererem dar os 25€ tanto num como no outro.. que dar os 50€ em ambos.. tu não pagas a qualidade tu pagas um monte de coisas que por vezes é absurdo mas cobram-te isso num jogo.. um exemplo disso tens naquele anuncio dos seguros que por muito ironico que seja tu pagas aquilo tudo.. a pirataria só vai acabar no dia que os preços cairem para valores reallistas.. e já agora.. a antiga lei sobre os downloads era bem melhor que esta.. a antiga lei tinhas 72h para desinstalar\apagar o jogo que tinhas sacado.. era como ter um demo completo do jogo em que podias testar e ver se realmente compensa ou não comprar.. aqueles demos de 1 nivel.. ou de 1 hora em que só viste o que eles querem não me serve para nada a maioria das vezes porque nem é a versão final do jogo na maioria.. e chega disto que é um topico FM Live e não politicas financeiras

darkJr
DarkJR
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Jan 10, 2006 14:13

Mensagempor MetalFatigue » Sábado Nov 29, 2008 19:02

Pa, neste ponto vou ter de concordar com o darkJR. Nós temos consciencia que os jogos são caros de fazer, mas que também somos muito explorados, somos. Em Portugal ou em qualquer outro país...nós notamos mais porque cá, além de muitas vezes serem mais caros que no estrangeiro temos um nível de vida inferior.

Um exemplo...ha cerca de 10 anos ou mais, em que a pirataria era minima comparada com hoje, os preços nunca ultrupassavam os 10.000$ (50€) e estes eram os grandes jogos, como o Civ2, starcrafts e outros "blockbusters" que tinham acabado de sair. hoje vende-se mais no entanto os preços são mais altos (COD4 a 60 e tal €, vao pentear macacos). Desculpa das empresas...."é a pirataria a culpada". A pirataria serve de desculpa para eles controlarem os preços e as vendas (para que raio serve os DRMs se não para te obrigar a gastar mais €, nunca impediram a pirataria e nunca vao), para maximizar lucros.

Falam muito que a industria dos video jogos está a passar o mesmo que a discografica, no entanto muitas empresas de venda de musica já estão a mudar estratégia (itunes plus, radiohead...). Mas parece que poucas empresas aprenderam alguma coisa disto (excepção lembro me agora da stardock). Acho que lhes rende mais estes ter estes preços e manter a pirataria, deve ser isso...ou entao sao um bando de burros.

Eu compreendo que jogos como wow e FML tenham de ser pagos, mas em termos razoáveis. Olhem o hattrick. Não é assim tão diferente (a diferença maior deve ser no motor dos jogos, mais leve provavelmente no HT) do FM a meu ver...comunidade pequena? com quase 1 000 000 de utilizadores activos (ou seja sem contar com os bots) e mais de 1 000 000 de jogos disputados por semana. Não me parece que seja pequeno. Tomará o FM vir a ter uma comunidade destas. No entanto jogas a borla e podes é ser "VIP" que podes personalizar melhor a tua equipa (equipamentos, estadio) e ter acesso a estatisticas.

Entao um grupo de gajos fez isto e uma grande empresa não consegue? E não me venham com a assistencia técnica, porque ja tive um problema e responderam me em menos de 1 dia. O que não é nada mau. Somos explorados, isso não tenho duvidas...porque o FM tem tantos seguidores que eles vão lucrar mais com esses preços e modelo de negócio.
*-ASUS P5K-PRO
-Intel Core 2 Duo E8200
-2x2GB PC6400 Team Elite
-GF 9600GT
-MSI TV @nywhere Master
*-Toshiba A200-21T

MetalFatigue
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Bad_Cop » Sábado Nov 29, 2008 23:54

o Linux é 100% free e o dinheiro que fazem é em assistencias tecnicas é completamente proibido fazer software para linux pago! só podem cobrar pela assistencia praticada ao mesmo..

não é nada proibido, nem nada que se pareça. isso é mito, há vário software pago para liux. por exemplo o kaspersky, cedega, crossover, matlab, vmware e alguns jogos tipo quake 3 arena, unreal tournament (vários), doom 3.. ve na wikipedia por linux proprietary software e linux games que encontras as listas detalhadas.. até tens linux vendido, por exemplo o caixa mágica e muitas outras distros que podes comprar através de websites do genero. algumas até bastante caras.

digas o que disseres no fundo eu não vou ter paciencia para ler tudo porque já entendi o teu ponto de vista mas nao entendeste o meu e por isso nao me vou dar ao trabalho de continuar uma batalha inutil e não disse que os indianos eram burros só disse que custam 10€ ao mes..

é dificil compreender um ponto de vista que é fundamentado por meias verdades. tu dizes que fazes ideia das coisas mas depois dizes "iverdades" como a de cima e outras que já citei atrás. uma opinião fundamentada vale por duas (sig do alfatek) mas uma mal fundamentada vale por quantas?
pensa o que quiseres mas eu não escrevo só para ti, muito menos para contrariar. sempre que vir coisas com que não concordo escritas vou intervir, foi o que fiz.

na questão pagar 50€ por um bom ou por um rasco continuo a não comprar ambos.. se me disseres 25€ por um GTR2 (algo que considero formidavel) e dar 25€ por um jogo qualquer cuja qualidade tá longe de ser boa.. acho que era mais fácil todos quererem dar os 25€ tanto num como no outro.. que dar os 50€ em ambos..

isso é a tua maneira de estar, eu tenho a minha. eu não me importo de pagar quando obtenho retorno do que pago. é como a roupa, não me importo de dar 50€ por umas sweat se durar 2 anos ou mais como algumas que tenho, mas fico lixado de dar 15€ por uma que é lavada duas vezes e tá uma bosta.

MetalFatigue, que estamos a ser chulados sei eu. mas o que queres fazer? somos chulados em todo o lado e pagamos intermediários em todo o lado e pagamos bem. é mesmo assim e as coisas não mudam.
é normal que o que dantes custava 50€ hoje seja ligeiramente mais caro, é a inflacção. mas eles abusam ns aumentos e bem, eu compreendo o que queres dizer. lembro-me dos fifas que custavam 6 contos, entre bastantes outros jogos. não se via este tecto estupidamente alto, isso não.

as coisas no pc tambem mudam, porque as empresas já perceberam isso. tens um bom exemplo, a plataforma steam. compras jogos novos por 25€ lá (o left 4 dead por exemplo) e outros jogos mais baratos noutros sitios do estrangeiro (tive ontem a ver e em principio vou comprar o pes2009 da amazon por menos de 25e com portes). na minha opinião o problema é gastarem rios de dinheiro a desenvolver jogos de trampa. depois compensam nos outros, que são bons e vendem. dantes não se via a quantidade de jogos inuteis que se vê agora.

o motor do hattrick é bem mais leve e a base de dados mais complexa, não vale a pena comparar (assumindo que o fmlive usa o motor de calculo do fm 2009). once again, eu não digo que não sejam caros, são. simplesmente não acho que seja possivel ter jogos deste tipo sem que existam contrapartidas: uma mensalidade, "extras" pagos, ou publicidade em excesso como normalmente se vê por aí. mas os extras são partes do futura da internet, hoje em dia encontra-se em todo o lado, até em foruns de pirataria (ironia para alguns). e depois claro, tens a difrença entre o grupo de gajos e uma grande empresa.. no grupo de gajos sao menos a comer. :)
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor MetalFatigue » Domingo Nov 30, 2008 0:52

Exacto, era o que eu queria dizer, as empresas só pensam em maximizar os lucros tão se a cagar se vão vender em maior quantidade se baixarem os preços. Para muita gente (parece ser o caso de nós os 2/3) so vai gastar dinheiro em jogos que valem mesmo a pena e mesmo esses ou se vai ao estrangeiro ou se espera que fiquem mais baratos.

Mas volto a dizer que o FM tá um bocado exagerado. Está a apelar aos hardcore players e não aos casuais. Porque o preço por dia como eles têm até parece atractivo, mas para isso precisavas de usar todos os dias e durante algum tempo, para sentir que valia a pena.

Acho que também eles em vez de mensalidade deviam vender tempo online, era mais justo para toda a gente a meu ver. isto para qualquer jogo com mensalidades. Mas pelas razões do lucro (assim o € tá lá, vás ou não jogar) como ja o referi não fazem.

É preciso aparecerem empresas que demonstrem que o modelo de negócio actual não é o melhor e mudem o panorama, como em qualquer outra área de negócio.

Em relação ao steam, tenho a dizer que normalmente os jogos lá até são mais caros que em Portugal nas lojas, o Left 4 Dead pode ser uma expção por ser da propria valve, dona do steam. A grande vantagem é que não tens cá DRMs com comedias de so puderes instalar em x PCs e desde que tenhas net podes o instalar quando quiseres onde quiseres.

O sitio mais barato é provávelmente mesmo o amazon
*-ASUS P5K-PRO
-Intel Core 2 Duo E8200
-2x2GB PC6400 Team Elite
-GF 9600GT
-MSI TV @nywhere Master
*-Toshiba A200-21T

MetalFatigue
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Bad_Cop » Domingo Nov 30, 2008 19:05

Sim, quando falei em steam falo dos jogos da valve que percebeu que o futuro é o online e vende os seus jogos quase exclusivamente para esse fim ou com esse fim em vista: CS:S, L4D, Team Fortress 2, DoD, etc..

O futebol vende muito, em todo o lado.

Há outras lojas a praticar preços do genero do amazon. Até há uma loja tuga a vender FM 2009 por 20€, por exemplo.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Anterior

Voltar para Jogos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante