Nome: SW Republic Comando
Estúdio: Lucasarts (!?)
Motor: UnrealEngine2 (creio que o do UT2004)
Plataforma: PC (Acer Ferrari 3400) (ram de origem s/ oc, disco 7200 rpm)
Nota: ... ainda não completo ... mas já acabei o jogo!
História
Bom antes de mais,... de toda a série (conhecida) eu gosto muito e apenas do Império Contra Ataca e este jogo comete o erro impagável de não começar com o TCHAM TA TA TA TA TA mais as letras amarelas em perspectiva deslocando-se no espaço seguido de um planeta e de uma nave espacial (mais ou menos).
Era uma vez um clone chamado 38 (nós) que juntamente com as suas cópias 07 (benfica), 40 (sporting) e 62 (ou 52... sei lá... estoril) são colocados na Delta Team (uma espécie de SpecialOps) e largados no meio do conflito conhecido como Clone Wars. Qualquer coisa de estranha acontece e aí temos o nosso enredo. E lá vão eles pelo planeta cheio de insectos grandes, uma pre-destroyer-do-futuro-empire abandonada com lagartos e na floresta dos Wookies (sim... da família do Chewie).
Não,... o 38 não é azul, de facto, não sei qual é a cor dele... temo que branca, deve ser do Real.
Crítica
Em termos gráficos o jogo está muito bom, a história está mais ou menos bem contada (eu ainda não percebi se no jogo estou a jogar pelos bons ou pelos maus, inicialmente pensava que jogava pelos maus e estava muito contente, mas a meio do jogo fiquei na dúvida), o funcionamento em equipa é um conceito engraçado (mas ainda muito jovem na sua implementação), embora cada membro da equipa tenha algumas funções como sniper, demolitions expert e o outro é um "ácaro" que manda umas piadas, estas funções são complicadas de atribuir no jogo (experimentem) às vezes o sniper vai rebentar com os computadores, outra vez é o hacker que rebenta com as portas. Nunca se morre no jogo, isto é, apenas quando toda a equipa fica KO é que precisamos de reiniciar, caso contrário eles seguem as ordens e quando acham que tem uma "janela de oportunidade" no meio do ataque inimigo podem chegar ao pé do colega KO e recarregar-lhe as baterias - "cute". Outros efeitos bonitos são os constantes "splats" no visor, carregando na tecla "E" o 38 desfaz o inimigo e todo o sangue, óleo, e demais vísceras são literalmente espalhadas pelo ecrã, felizmente o limpavidros entra rapidamente em funcionamento e alivia a situação.
PROS: Gráficos (mas não é nenhum DOOM3), ambiente (música) Star Wars e dá vontade de jogar até ao fim (coisa rara hoje em dia). Extras, gostei muito, apelou bem aos extras normalmente encontrados nos DVDs)
CONTRAS: Muito curto 10 a 15h (tipo Max Payne ou menos ainda), alguns encravamentos (pathfinding) da equipa em pontos cruciais deixando-me sozinho no combate, a IA dos inimigos deixa a desejar, o arsenal à nossa disposição não é do melhor.
Ainda não me decidi na classificação... mas deve rondar os 80%.