Configurar firewall do router

Num mundo de vírus, spyware e bugs nada como estar informado

Moderadores: Administradores, Moderadores

Configurar firewall do router

Mensagempor Sinn3r » Terça Mar 08, 2005 23:30

Olá a todos. Antes de ter o router usava a Sygate como firewall (também já utilizei o Outpost). Entretanto, arranjaram-me um router da Matrixx (nunca tinha ouvido falar desta marca) de 4 portas. A rede funciona às mil-maravilhas, mas quando fui a www.grc.com ao Shields Up, verifiquei que só a porta 80 estava stealth, e as restantes estavam closed.
A única maneira de as portas estarem todas em stealth era em bloquear todas as portas, excepto algumas que tenho de especificar para serem abertas, num campo que diz "Forwarding the following port only".
Ora, aqui vai a minha dúvida: que portas devo abrir? Abri a porta 80 e a range 6881-6999, mas, por exemplo, os sites d'A Bola e do Record não abrem, bem como uma data delas. No caso do Google, o site abre, mas não consigo fazer pesquisa. Como erro diz sempre o mesmo: "(o site) could not be found. Please check the name and try again". Erro este que aparece quando tenho a largura de banda toda ocupada ou quando nao encontra o site. Como browser uso o Mozilla. Logo, tenho de meter em disabled o port filter e usar a Sygate, pois não sei até que ponto estou protegido pela firewall do router. Quando faço as experiências não uso as duas firewalls ao mesmo tempo, desactivando a Sygate :D. Agradeço, desde já, toda e qualquer ajuda. Abraços.
Sinn3r
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Dez 02, 2004 11:23

Mensagempor Tretabyte » Quarta Mar 09, 2005 13:51

Boas,
escreveste tanto mas fiquei sem saber exactamente o que queres, queres meter as tuas portas do router a darem como stealth? sao poucos os que conseguem fazer isso como tal esquece, se tiveres a ligar-te atras de uma firewall, a outpost faz isso muito facilmente, consegues meter tudo em stealth ou entao closed consuante a opcao que escolhes agora atras de um router esquece.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor Sinn3r » Quarta Mar 09, 2005 14:39

Pois, escrevi um pequeno testamento :D .
É o seguinte: no Shields Up diz que tenho tudo como Closed, mas na porta 80 está como Stealth. Isto só com a firewall do router. Se meto a funcionar a Sygate o resultado é o mesmo. Logo, acho que a Sygate não está a fazer nada. A minha dúvida é se estou mesmo protegido só com a firewall do router.
Lembro-me dos tempos em que usava o Outpost sem o router. Na parte de inbound tinha cerca de 1000 e tal entradas por dia. Desde que meti o router, muitas vezes tinha 0 entradas durante várias semanas.
O que queria fazer era trancar as portas e só abrir as que eu queria, aumentando assim o nível de segurança (acho eu). Mas quero saber que portas os meus programas usam para as poder abrir.
Espero que este post seja menos confuso que o anterior (se calhar ficou na mesma :D). Abraços.
Sinn3r
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor [PT]CableGuy » Quarta Mar 09, 2005 15:09

Sinn3r Escreveu:...O que queria fazer era trancar as portas e só abrir as que eu queria...
"Trancar" , não precisas pois os routers encarregam-se disso.
Como pudeste verificar a router apenas tinha a porta 80 em "stealth"....e presumo que seja o "remote webmin".
Quanto à abertura de determinadas portas para as aplicações que usas...basta que uses o "Port-Forwarding".
Dessa forma , abres e redireccionas os pacotes necessários para um IP especifico da tua rede.
Voilá. :wink:
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor Sinn3r » Quarta Mar 09, 2005 16:09

[PT]CableGuy: então quer dizer que posso usar a firewall do router sem usar uma firewall por software? Eu sei usar o port-forwarding, mas não sei se o router as "tranca" por predefinição.
Na página do router tem um separador "Firewall". Depois tem "Port Filter". Aí tem 3 opções: "Disabled" (como eu tenho agora e já vinha como predefinição), "Blocking the following port" e "Forwarding the following port only". Eu quis usar a 3ª opção, mas tenho de indicar que portas quero abrir.
No 1º post eu escrevi que usei as portas 80 e a range 6881-6999 (para o btuga), mas assim não consigo aceder a sites, e no caso do google ele abre, mas não consigo fazer pesquisa.
A questão é que queria saber se há alguma maneira de descobrir que portas são usada por determinados programas. Se não houver necessidade de usar o port-forwarding, não uso. Mas não sei se se estiver como "disabled" estou protegido.
Infelizmente saiu outro testamento :oops: . Abraços.

P.S.: Como já deu para reparar eu não percebo muito, se não mesmo nada, de firewalls e routers :P .
Sinn3r
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor [PT]CableGuy » Quarta Mar 09, 2005 16:27

Sinn3r Escreveu:...quer dizer que posso usar a firewall do router sem usar uma firewall por software?...
Sim !!! :wink: Em principio , todas as portas são fechadas pelo router.

Sinn3r Escreveu:...há alguma maneira de descobrir que portas são usada por determinados programas...
Podes usar uma firewall , um sniffer ou então o TCPView , para descobrir as portas usadas pelos programas.
O meu conselho é usares o Google. :wink:
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Mensagempor Sinn3r » Quarta Mar 09, 2005 17:56

[PT]CableGuy: muito obrigado pelo esclarecimento. Já desinstalei a Sygate e arranjei o que me parece um bom sniffer: Ultra Network Sniffer.

Sim !!! Wink Em principio , todas as portas são fechadas pelo router.

Deve ser por isso que as portas estão como "Closed" :lol: .

Lembrei-me de uma coisa: sem o router, quando instalava o XP aparecia logo "bicho"(o Blaster acho eu) e agora já instalei o XP em 3 máquinas e nenhuma teve o tal bicho. De referir que as 3 máquinas estão ligadas em rede pelo router. É por ter o router ou é coincidência? Abraços.
AMD Athlon 64 3200+ @ 2 GHz
Asus A8V Deluxe Wireless Edition Rev.2
2*512Mb Patriot PC3200
Sapphire X1650 Pro AGP
Maxtor 80Gb SATA
Sound Blaster Audigy SE
Eurotech 400W
Sinn3r
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor PapaGigas » Quarta Mar 09, 2005 23:39

Sinn3r Escreveu:Deve ser por isso que as portas estão como "Closed" :lol:

Desde que não estejam "open".. tás bem.. lol.. não passas despercebido.. mas tás bem.. ;)
If I offended you in anyway, please don't take it personally... it's not your fault you're an idiot!
PapaGigas
Gurus
Gurus

Registado: Sexta Out 22, 2004 2:54

Mensagempor [PT]CableGuy » Quinta Mar 10, 2005 9:27

Sinn3r Escreveu:...sem o router, quando instalava o XP aparecia logo "bicho"(o Blaster acho eu) e agora já instalei o XP em 3 máquinas e nenhuma teve o tal bicho...
Não é coincidência....é o router a fazer a sua função. :wink:
O "Blaster" usa a porta 135 (epmap) para infectar os PCs....e essa porta é barrada pelo router , conforme confirmaste com o ShieldsUp. :wink:
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Mensagempor osiris » Quinta Mar 10, 2005 9:41

podes sempre fazer ou pedir a alguem que te faça um portscan com o nmap (tb há para windows) ou outros programas que facilmente se encontram por aí, como o lannetscan, para ter a certeza que está tudo fechado.
osiris
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Ago 10, 2004 13:47

Mensagempor Sinn3r » Quinta Mar 10, 2005 12:56

Pessoal, muito obrigado pelas vossas dicas. Agora estou muito mais elucidado. E espero que, com este tópico, muitos outros users também tirem as suas dúvidas. Abraços.
AMD Athlon 64 3200+ @ 2 GHz
Asus A8V Deluxe Wireless Edition Rev.2
2*512Mb Patriot PC3200
Sapphire X1650 Pro AGP
Maxtor 80Gb SATA
Sound Blaster Audigy SE
Eurotech 400W
Sinn3r
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Tretabyte » Quinta Mar 10, 2005 15:51

Boas,
por defeito tudo o que sejam portas estao fechadas num router, é esse o criterio de segurança, se precisas de uma porta visivel na internet tens de as abrir, tudo o resto esta mm closed, precisas de uma boa firewall por software (caso da outpost) para poderes mete-las em stealth, somente assim é que da.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Voltar para Segurança Informática

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante