Letal

Num mundo de vírus, spyware e bugs nada como estar informado

Moderadores: Administradores, Moderadores

Letal

Mensagempor Tonux » Terça Mar 22, 2005 13:31

1ª parte:

Da experiência que tenho vindo a ter com os mais recentes anti-vírus da marca McAfee e do Windows Me, posso afirmar que o anti-vírus é potencialmente letal para os sistemas Win 9.x, com estrutura de memória não protegida. Aconteceu-me tudo e mais alguma coisa quando instalei este produto (um pacote com várias aplicações ('suite')): primeiro foi o conflito com os drivers do modem, depois foi com os drivers da impressora (mais grave). Tanto conflito houve que o sistema foi todo abaixo, desconfigurando-se por completo. Não conseguia estar mais do que uns 5 minutos na net, após os quais o computador bloqueava. Tive que fazer, mais tarde, a formatação e nova instalação. O botão que eu mais passei a conhecer foi o do 'Reset'. As sessões do scandisk iniciais eram uma seca (uma delas demorou cerca de 1 hora 8O ). Ainda fiz uma instalação toda nova e, crente, instalei só o antivírus daquela 'suite'. Desastre! Logo nas primeiras sessão desconfigurou-se tudo. O restore não funcionava :cry: . Não desisti e reinstalei tudo de novo, mas agora com outro anti-vírus, o da Norton. Tudo está a correr bem, até agora. Ainda não reinstalei os drivers da impressora (uma HP Office). Tenho que arranjar coragem... Outra coisa que me sucedeu foi que, sempre que arrancava, o Me fazia a atualização de ficheiros, perdendo um tempo enorme. Eu até nem tinha instalado/removido/modificado nada que justificasse estas messagens iniciais 8O . Vou deixar o Win Me e passar para o XP, quando tiver um novo computador. O ideal era mesmo o Linux, mas não há drivers para os modems ADSL USB :cry: Alguém passou pela mesma experiência que eu?

2ª parte:

Em conversa com um amigo que tem dois SO instalados na mesma máquina, ele pôs a hipótese (muito credível) do MBR se corromper. É possível guardar o conteúdo do MBR em disquete e instalá-lo facilmente no caso de se corromper? Se sim, como é que se procede? Obrigado
Tonux
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Dez 22, 2004 21:16

Mensagempor Kayn » Terça Mar 22, 2005 14:12

para restaurar rapido o mbr de uma makina com o xp podes arrancar duma diskette de arranke e fazer:

fdisk /mbr

quanto aos modems adsl pra linux, dependendo do modem, ate pode haver drivers. o Speedtouch 330 é a 1a vitima pq nao tem drivers oficiais, mas ha mtos nao oficiais com bons tutorials pra meter isso a carburar no linux. eu ja xeguei a por o meu :)
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor Tonux » Terça Mar 22, 2005 19:59

Kayn Escreveu:para restaurar rapido o mbr de uma makina com o xp podes arrancar duma diskette de arranke e fazer:

fdisk /mbr

quanto aos modems adsl pra linux, dependendo do modem, ate pode haver drivers. o Speedtouch 330 é a 1a vitima pq nao tem drivers oficiais, mas ha mtos nao oficiais com bons tutorials pra meter isso a carburar no linux. eu ja xeguei a por o meu :)

Certo. Isto é para restaurar um arranque simples. Mas relativamente a um multi-arranque como é que se procede? É possível guardar em disquete esse ficheiro de muiti-arranque, para depois o restaurar, se necessário?
Tonux
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Dez 22, 2004 21:16

Voltar para Segurança Informática

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante