Sinceramente, uso tanto um como outro, e não noto diferenças de velocidade MAS... não noto diferenças desde que fiz o tweak às network settings do Firefox. Sim, porque antes disso, o Opera era bastante mais rápido; agora estão ela por ela.
Se as comparações forem com as settings originais de um e de outro, o Opera é superior. Para equipar o Firefox ao Opera é necessário instalar umas quantas extensões. E mesmo aí, o Opera será sempre superior, porque vem tudo integrado e é desenvolvido de forma optimizada para tal. As extensões do Firefox são criadas por terceiros, não pela equipa de desenvolvimento do Firefox.
De resto, só não uso mais o Opera porque a barra de publicidade é desagradável. Um gajo a instalar skins todas pipis e depois leva com aquele mamarracho lá em cima. E como não estou para pagar por mais um browser (por muito bom que seja e tendo em conta que um gajo já paga o IE mesmo sem que muitos dêem por isso) e não sou fã de soluções ilegais, quando me incomoda, uso o Firefox.
Engraçado é que as extensões que uso são quase sempre para o tornar mais Opera-like
Outra coisa, parece-me que a integração das skins é mais bem conseguida no Firefox. A 1400x1050 os botões da maioria das skins do Opera ficam minúsculos, e se aumentarmos o tamanho dos mesmos estes ficam pixelizados.
Por muito fanático que o discurso do PapaGigas pareça, ele tem alguma razão. O Opera é um browser mais evoluído, mas não se esqueçam que já cá anda há uns anitos. O Firefox para um browser com tão tenra idade já apresenta alguns aspectos muito promissores, mas são de facto incomparáveis.