Invasão da Telepac

Num mundo de vírus, spyware e bugs nada como estar informado

Moderadores: Administradores, Moderadores

Invasão da Telepac

Mensagempor topic » Sábado Mar 20, 2004 20:28

isto, cá estou eu, sem nada pa fazer e vejo que o ícone da Sygate Personal Firewall ta a piscar... e, como o ser humano comum, carrego e pronto... tentaram invadir-me o pc... 4 vezes... o mesmo ip...

faço backtrace e whois dos ip's que me aparecem e aonde vão dar eles? Telepac, claro está...

ora, não é que me preocupe muito, mas não é a primeira vez que me acontece (ja foram muitas aliás) e sei que não é so a mim pq ja aconteceu a amigos meus... alguém me sabe dizer pq raio é k a telepac está a tentar invadir-nos os pc's?

ja agora, eu ja soube isto, mas não está muito claro na minha mente: alguma alma caridosa me sabe dizer o que são 'hops'?
topic
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Mar 12, 2004 2:13

Mensagempor alatakontigu » Sábado Mar 20, 2004 21:01

axo k n precisas d te preocupar c a "invasao" da telepac lol devem ser procedures normais... isso dos hops n é do irc k fazes hop num canal e sais e voltas a entrar d repente...n sei s é nesse contexto!
Imagem
alatakontigu
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 21:46

Mensagempor Kareka » Sábado Mar 20, 2004 21:42

Como tb n sabia o que eram os "hops" chamei o nosso amigo google e... voilá:

http://isp.webopedia.com/TERM/H/hop.html

Penso que será a isto que te referes.

Quanto à dita invasão, eu tb acho que para simples "pings" é tralha a mais. Ás vezes são uma dúzia deles no espaço de tempo entre 2 ou 3 minutos, o que dá para desconfiar que não será a telepac, mas sim um user da telepac.

Também há empresas a fazer publicidade usando uma vulnerabilidade qquer do tcp/ip que permite enviar mensagens para qquer pc vulnerável. Neste ponto posso estar errado. Alguém sabe esclarecer um pouco mais?
Editado por Kareka
Kareka
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Fev 25, 2004 19:47

Mensagempor blackspawn » Domingo Mar 21, 2004 0:43

Tens de ter tb atenção se acabaste de usar ou estas a usar programas de p2p... depois de usar o blubster a minha Sygate fica a dar "active responses" devido a scans (os outros blubster's ainda pensam que eu estou online e por isso toca a mandar querys e whatnot...) ate eu mudar de IP...

Muitas vezes alias a maioria das vez esses scans são inofensivos, se achas mesmo que isso é uma possivel "invasão" podes sempre mandar um mail a telepac com os logs da firewall e perguntar o que se passa.
"The only laws of matter are those which our minds must fabricate, and the only laws of the mind are fabricated by matter."
James Clerk Maxwell
blackspawn
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Dez 08, 2003 19:51

Mensagempor Mr_CyBeRdOc » Domingo Mar 21, 2004 0:50

Lê isto: http://www.hardware.com.pt/forum/viewtopic.php?t=679 ,mas não tenhas em conta tudo o que se diz por lá !
Mr_CyBeRdOc
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Nov 01, 2002 17:18

Mensagempor topic » Domingo Mar 21, 2004 11:19

brigado Kareka! como podes ver a preguiça atacou outra vez!
ora, depois de ver esta informação acerca do que são hops, tive a ver a firewall outra vez e vi os bactraces... ora bem, eu ainda n percebi mto bem qual é o hop original, pq um aponta pà telepac e outro pa microsoft... hipótese: é a microsoft k ta a ver se recolhe dados e fez um último hop pela telepac visto ser o meu ISP... assim, a telepac fica isenta de culpa...

ja agora, blackspawn, p2p eu uso o e-mule mas ja me recomendaram a usar 1 firewall de jeito (a.k.a. que não seja a do xp) e arranjei a SPF e também me recomendaram o ProtoWall, que é um bloqueador de ip's...

isto tem andado a dar-me voltas à cabeça pq, pelos vistos, tem acontecido a Telepac entrar no computador dos utilizadores dos seus serviços e enviarem mensagens a dizer k eles tinham files ilegais... se bem me lembro, ainda não foi aprovada uma lei que autorizasse hacking, ou foi?
topic
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor blackspawn » Domingo Mar 21, 2004 11:36

Isso da telepac entras dentro dos PC das pessoas deve ser treta... que eu saiba isso não é feito em lado nenhum. Isto é não é preciso entrar no teu computador para ver que estas a partilhar ficheiros, basta usar o emule (no teu caso) procurar uma file que tu tenhas e gravar o teu IP. Se de facto a telepac tivesse essa pratica de "avisar" os p2pers axo que seria por correio dos CTT ;)
"The only laws of matter are those which our minds must fabricate, and the only laws of the mind are fabricated by matter."
James Clerk Maxwell
blackspawn
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Dez 08, 2003 19:51

Mensagempor topic » Domingo Mar 21, 2004 11:44

ok... realmente o correio azul era capaz de ser + eficaz...

detalhes: o relatado aconteceu a um utilizador do fórum apoiante do e-mule aki em portugal (nem sei se posso dizer aki o nome mas kem sabe da mula sabe do fórum) e ele enviou uma mensagem pa lá a dizer que a telepac lhe tinha enviado um mail a dizer que ele tinha fixeiros ilegais e que, se não respondesse em dois dias prometendo que nunca mais os partilharia ou sakaria, ela teria de tomar medidas drásticas (vá-se la aber quais seriam essas)... infelismente não consegui confirmar a notícia (foi um amigo qe me disse) porque nesse mesmo dia o fórum foi abaixo e ta em reconstrução. :?

mesmo assim, fui ao canal do IRC (que também não divulgo aqui pq não sei até que ponto é k eles metem a censura, mas utilizadores da mula sabem, e se não sabem deviam saber, considerando que a mula só por si ja suporta IRC) e falaram-me do protowall, o dito bloquador de ip's... memo assim, sinto-me um bokado a leste destas invasões..
topic
Aprendiz
Aprendiz

Voltar para Segurança Informática

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante