SvChost... o quebra cabeças

Num mundo de vírus, spyware e bugs nada como estar informado

Moderadores: Administradores, Moderadores

SvChost... o quebra cabeças

Mensagempor RuiTeixeira » Sexta Abr 11, 2008 23:39

Não reparei se ja algum post foi criado acerca deste teimoso ficheiro, mas pelo que pesquisei nos motores de busca paginas referentes a este ficheiro não falta.

desde ja peço desculpa se este n é o sitio adquado para falar sobre isto, mas gostava que me dessem alguma informaçao acerca do assunto.

Eu tenho um portatil, relativamente recente, 1 ano, no qual tenho o sistema operativo Vista, e nos ultimos dias tenho tido problemas de sobreaquecimento do PC, simplesmente passado alguns minutos de o ligar ele já está a ferver e automaticamente se desliga.

Resolvi entao ver que processos estavam a correr, crtl-alt-del..., e adivinhem, montes de processos SVchost a correr.

Ja tinha ouvido falar deste problema no Windows, mas fui tentar saber mais, pelo que reparei nem a propria microsoft que criou este ficheiro tem a soluçao para ele, em todo o caso diziam para fechar os serviços associados a cada svchost que nós achassemos estranhos (eu até percebo um bocado de computadores... mas 95% dos windows é estranho para mim...).

Em acto de desespero la comecei a fechar serviços ligados ao svchost, e o pc ainda n se desligou, e por isso ainda continuo a escrever este post :).

Gostava de saber se alguem partilha deste meu problema, e que soluçoes encontraram ou se ha algum programa fornecido pela microsoft para corrigir isto.

Para ja o meu problema parece ter sido resolvido com um pouco de teimosia e sorte a mistura, mas gostava de uma opiniao mais tecnica.

abraço e obrigado pela atençao
RuiTeixeira
Novato
Novato

Registado: Sexta Abr 11, 2008 23:23

Mensagempor sparxxx » Sábado Abr 12, 2008 14:12

btw muito resumidamente, svchost é um conjunto de serviços que a Microsoft criou. Normalmente, são serviços inofensivos a que o sistema operativo "recorre" para funcionar normalmente, ou para conseguires a ligaçao à internet por exemplo. No entanto, também há virus q usam o svchost.exe para se ligarem à net como é o caso do "conhecido" Blaster.
Verifica senão é realmente algum virus.

cumps
tuturutu
sparxxx
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Jan 09, 2005 13:19

Mensagempor PauloJorge » Sábado Abr 12, 2008 18:38

Boas , tenta assim abre o gestor de tarefas procuras o svchost e clicas com o botão direito e vais onde diz " ir para serviços " e depois e só verificar se conheces o que esta a correr e se não e nada de mal , podes e dever fazer e um scan por vírus spyware adware e afins e sempre podes correr o hijackthis .
PauloJorge
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jan 25, 2006 0:41

Mensagempor joaozx » Quarta Mai 14, 2008 13:05

Eu tenho um portátil, relativamente recente, 1 ano, no qual tenho o sistema operativo Vista, e nos últimos dias tenho tido problemas de sobreaquecimento do PC, simplesmente passado alguns minutos de o ligar ele já está a ferver e automaticamente se desliga.

Talvez necessite de ser aberto para uma boa limpeza... 8). Relativamente aos processos svchost é como o colegas referiu, serviços do windows para o funcionamento deste. claro que convém ver se não há virus ai a "passear", mas penso que nao terás que te +reocupar muito com isso a não ser que realmente tenhas mesmo esse serviço a ser executado em grande numero. eu mesmo tenho alguns a serem executados nesse momento e nao tenho virus nem grandes comsumos de memoria/cpu.
Cumps.....
Windows 7 Ultimate 64 bits
joaozx
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Fev 11, 2006 17:45

Mensagempor LuisFilipe » Quarta Mai 14, 2008 14:10

podes sempre usar o seguinte

Tasklist /SVC
pause

colocas estas 3 linhas num ficheiro de texto e alteras a extenção para bat ou cmd
ou abres a linha de comandos
START -> RUN [cmd] enter
e escreves
Tasklist /SVC
enter

e dá o seguinte
Código: Seleccionar todos
Image Name                   PID Services
========================= ====== =============================================
System Idle Process            0 N/A
System                         4 N/A
.
.
.
svchost.exe                  948 DcomLaunch, TermService
svchost.exe                 1036 RpcSs
svchost.exe                 1124 AudioSrv, Browser, CryptSvc, Dhcp, dmserver,
                                 EventSystem, FastUserSwitchingCompatibility,
                                 ...
                                 W32Time, winmgmt, wscsvc, wuauserv, WZCSVC
svchost.exe                 1312 Dnscache
svchost.exe                 1400 LmHosts, RemoteRegistry, SSDPSRV, WebClient
.
.
.

daí a quantidade de svchost.exe que correm

E correm separadamente porque estão organizados em grupos.

http://www.howtogeek.com/howto/windows- ... t-running/
Those services are organized into logical groups, and then a single svchost.exe instance is created for each group. For instance, one svchost.exe instance runs the 3 services related to the firewall. Another svchost.exe instance might run all the services related to the user interface, and so on.

Para 'matar' um serviço basta
NET STOP Dhcp
Lá se foi o Dhcp se tems ip fixo não é grave e de qualquer maneira podes
NET START Dhcp
ou fazer um reboot porque isto apenas mata o serviço que está a correr não altera a configuração do arranque dos serviços.

por ultimo http://www.theeldergeek.com/services_guide.htm

"estou cheio de paciencia" :roll:
LuisFilipe
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 22:12

Mensagempor Vtech » Quarta Mai 14, 2008 14:56

o PC deve ter arrefecimento adequado, e por isso entendesse que estar a usar 100% do CPU o dissipador seja capaz de o arrefecer convenientemente, como tal como alguém já referiu deves limpar o cooler do CPU, normalmente tem umas palhetas em cobre na saída de ar que ficam tapadas com pó do lado de dentro, alguns portáteis são de fácil acesso, outros como o Toshiba Tecra A9 que limpei hoje devido a sobreaquecimento não o são (tive de o desmontar todo).
P35-Neo2FR | Q6700 | 4GB D2 800 | 8800GT |
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 08, 2005 9:12

Voltar para Segurança Informática

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes