Como proteger um disco externo de virus

Num mundo de vírus, spyware e bugs nada como estar informado

Moderadores: Administradores, Moderadores

Como proteger um disco externo de virus

Mensagempor Luisa Novo » Domingo Jul 20, 2008 22:20

Gostava de saber se alguém conhece algum programa para proteger um disco externo. Já faço cópias para um portátil e um PC (uso o allways sync) mas como sou professora e tenho necessidade de usar o disco em casa e na escola, estou farta de fazer limpeza ao disco, já que os portáteis e PC das escolas andam sempre infestados. Alguém tem alguma sugestão?

Peço desculpa se a questão já tinha sido colocada, mas as únicas que encontrei foi proteccção de discos com passwords.
"Devemos fazer o possível por deixar este mundo melhor do que o encontrámos" - B.P.
"A melhor forma de não perder nada não é guardar: mas compartilhar" - E.S.
Luisa Novo
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Mai 18, 2004 22:21

Mensagempor alr_tech » Segunda Jul 21, 2008 8:54

boas

que eu saiba não existe nada...
tens de pedir à escola que te instale, antivirus e antiadware nas máquinas que usas, além de colocar uma firewal como deve ser...
se não tiverem, instalas tu (não sei se necessitas de pedir autorização...)
de qq maneira, como sei que o problema são licenças, existem vários que são grátis...
depois, quando chegas activas logo os ditos... e fazes uma pesquisa...
pelo menos aos sitios comuns...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Luisa Novo » Segunda Jul 21, 2008 13:59

alr_tech Escreveu:boas

que eu saiba não existe nada...
tens de pedir à escola que te instale, antivirus e antiadware nas máquinas que usas, além de colocar uma firewal como deve ser...
se não tiverem, instalas tu (não sei se necessitas de pedir autorização...)
de qq maneira, como sei que o problema são licenças, existem vários que são grátis...
depois, quando chegas activas logo os ditos... e fazes uma pesquisa...
pelo menos aos sitios comuns...

cumps

O problema é que a escola tem portáteis e pc utilizados também por alunos. Não tem rede wireless, logo o software não é actualizado (ninguém tem paciência para actualizar "à pata" 24 portáteis). O outro problema é que sou contratada e muda de escola um ou 2 vezes POR ANO e o problema existe em todas as escolas. O virus que ultimamente aparece é um que ataca o autorun (eu nem consigo ver onde está esse ficheiro).
"Devemos fazer o possível por deixar este mundo melhor do que o encontrámos" - B.P.
"A melhor forma de não perder nada não é guardar: mas compartilhar" - E.S.
Luisa Novo
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Mai 18, 2004 22:21

Mensagempor alr_tech » Segunda Jul 21, 2008 14:59

boas

mas, essas máquinas estão ligadas a uma rede ou não?
é que se não estão, álguem devia ter desligado a capacidade de instalar programas pelos users...
aliás cada aluno apenas poderia aceder como user simples...

algumas pens tem um pequeno interruptor, que impede a gravação...
instala lá uns dois ou três antivirus

o autorun.inf
é um ficheiro de texto que é lido durante a fase de inicialização do device e permite correr determinados programas...
basta apagar o dito...
encontra-se na raiz de qq drive...
às vezes alguns instalers copiam-nos para as directorias dos programas, embora não funcionem lá...

de qq maneira o autorun pode ser desligado...
e deves o fazer pelo menos na máquina onde trabalhas....

cumps

PS -o meu record está em 100 PCs num fim de semana...
profiles, antivirus... limpeza de alguns...
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor DeD » Segunda Jul 21, 2008 17:43

Boas...

Relativamente ao vírus (TR/PSW.OnlineGames.NLE segundo a empresa AVIRA), basta fazer um scan com um antivirus actualizado que ele limpa. Eu uso o Antivir Premium e é para mim, o melhor actualmente, pois para além de leve detecta imensos vírus e spyware, cuja base é actualizada várias vezes ao dia e a licença está a ser oferecida legalmente por 6 meses.

Por fim, no que concerne à protecção contra esses ataques, tenho quase a certeza absoluta que não existe, pois não é possível ter um antivírus a funcionar em tempo real num disco portátil uma vez que este não tem sistema operativo para estar instalado. A única solução que me parece viável é ter um antivírus portable (exemplo ClamAV) no disco actualizado e ir correndo um scan no computador a que está ligado. Assim, sempre que se terminar a tarefa na escola faz-se um scan ao disco portátil para ver se entrou algum vírus...

Espero ter ajudado.
LG LW65-P4XP

Pentium-M 760J Dothan (2.0 Ghz)
1024 MB RAM (DDR2-533 Samsung)
LG LCD 15.4'' WXGA Fine Bright (1280x800)
Disco 80GB (4200 RPM Hitachi)
ATI Radeon X700 128 MB (Hyper Memory)
DeD
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Out 31, 2005 2:10

Mensagempor knife » Segunda Jul 21, 2008 19:57

DeD Escreveu:Boas...

Relativamente ao vírus (TR/PSW.OnlineGames.NLE segundo a empresa AVIRA), basta fazer um scan com um antivirus actualizado que ele limpa. Eu uso o Antivir Premium e é para mim, o melhor actualmente, pois para além de leve detecta imensos vírus e spyware, cuja base é actualizada várias vezes ao dia e a licença está a ser oferecida legalmente por 6 meses.

Por fim, no que concerne à protecção contra esses ataques, tenho quase a certeza absoluta que não existe, pois não é possível ter um antivírus a funcionar em tempo real num disco portátil uma vez que este não tem sistema operativo para estar instalado. A única solução que me parece viável é ter um antivírus portable (exemplo ClamAV) no disco actualizado e ir correndo um scan no computador a que está ligado. Assim, sempre que se terminar a tarefa na escola faz-se um scan ao disco portátil para ver se entrou algum vírus...

Espero ter ajudado.

onde posso exprimentar a licença por esses 6 meses?

gostava de exprimentar o av prem. eu tenho o free
knife
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Set 30, 2007 18:13

Mensagempor DeD » Segunda Jul 21, 2008 23:09

LG LW65-P4XP

Pentium-M 760J Dothan (2.0 Ghz)
1024 MB RAM (DDR2-533 Samsung)
LG LCD 15.4'' WXGA Fine Bright (1280x800)
Disco 80GB (4200 RPM Hitachi)
ATI Radeon X700 128 MB (Hyper Memory)
DeD
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Out 31, 2005 2:10

Voltar para Segurança Informática

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante