principios basicos de bom funcionamento

Num mundo de vírus, spyware e bugs nada como estar informado

Moderadores: Administradores, Moderadores

principios basicos de bom funcionamento

Mensagempor XMAN » Segunda Mai 24, 2004 10:38

Criei este post com o intuito de fazermos uma lista de principios básicos, de maneira a ter um so mais optimizado, e mais seguro, a partir do principio que actualmente o so mais usado será o win xp (tanto o home como o pro).

1-utilizar formatação ntfs (é mais segura e mais perfomante)

2-criar pelo menos 2 partições (eu por defeito tenho uma com o windows e programas, e outra com dados, deste modo sempre que seja necessário formatar o so, poderemos manter os dados)

3-guardar installers na partição de dados (programas, aplicativos, patches de segurança, service packs etc), de maneira que não se tenha de fazer downloads outra vez, após formatações

4-criar restore points antes de instalação de programas, fazer defrags periodicamente (1 vez por mes).

5-configurar o tamanho da memória virtual de maneira a optimizar o desempenho (o aconselhavel será o dobro da memória fisica - ram)

6-activem os auto updates, (windows update, anti-virus update, firewall update, um anti-virus desactualizado pouco faz)

7-usem aplicativos para optimizar e defender o so, existem muitos e grátis, como:
-macfee stinger (detecta e limpa cerca de 40 virus/worms dos mais comuns w32,não substitui o uso de um anti-virus,apenas reforça a segurança)
-addware (limpa os spy ware que se apanha na internet e nos p2p)
-mbm5 (para monitorizar temperaturas dentro da maquina
-spam fighter (para bloquear spam mail)
-google toolbar (além de ter sempre o search disponivel, também bloqueia os pop-ups)

8-mantenham as drivers do hardware actualizadas (a perfomance do hardware está altamente dependente da driver utilizada), mas não actualizem mal as drivers saem (especialmente versões beta, deixem passar um mês, de maneira a serem detectadas incompatibilidades.

9-desinstalem sempre os programas/componentes da maneira certa (através do add/remove programs ou do uninstall do programa), não apaguem programas (vai deixar residuos no so, nos temp, dll , e pode vir a criar incompatibilidades, além de ocupar espaço desnecessariamente).

10-não ponham uma data de programas a arrancar quando o windows inicia (isto vai consumir recursos, e baixar a perfomance).

11-se varias pessoas usam o mesmo pc, criem contas para cada utilizador (evita-se "acidentes", do genero alguem ler email, ou ver pictures que não era suposto), configurem o mail, messenger etc para cada utilizador.

12- na internet, quando se registam em algum site, não usem sempre a mesma password (é desta forma que muita gente fica com as contas hackadas).

13-se usam softwares de P2P (peer to peer), como o kazza, emule etc, definam sempre um directoria especifica para a partilha (muitas pessoas partilham o c:, e isto é altamente perigoso, pois muitos dos registos que se fazem criam um ficheiro com o user e password, e assim qualquer pessoa tem acesso a esse dados assim como pictures e documentos pessoais).

14-nunca forneçam dados importantes via messenger (como nº de cartão de crédito,passwords etc), é muito fácil serem interceptados por alguém.

15-se querem fazer transações na internet, não usem o cartão de crédito, adiram ao serviço do Paypal e/ou Verysign (qualquer pessoa hoje em dia mete um site no ar com o aspecto mais profissional, só para a fachada e roubar numeros de cartão de crédito)

16-usem o help dos programas (hoje em dia, o help dos programas explica de uma forma acessivel, como fazer as variadas operações)

17-usem o google (e outros motores de busca), são das melhores ferramentas para adquirir conhecimentos e tirar duvidas, aprendam a usar as pesquisas avançadas para uma melhor eficiência

18-visitem este forum e outros regularmente, é a partilhar expriencias que todos evoluimos
Editado pela última vez por XMAN em Quarta Mai 26, 2004 8:44, num total de 1 vez.
ANTEC THREE HUNDRED | CORSAIR TX-650W | INTEL CORE 2 DUO E8500 | ASUS P5Q PRO | TEAM XTREEM DARK KIT 4GB DDR2 1066MHZ | POWERCOLOR HD4850 PCS+ 512MB | SEAGATE 500GB SATA II 32MB | ASUS DVD±R 20X DRW-2014L1T | VISTA HOME PREMIUM 32 BITS
XMAN
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Dez 04, 2003 10:32

Mensagempor Radeon Force » Segunda Mai 24, 2004 11:20

Tu tas lá.
Bom Post.
Radeon Force
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Dez 20, 2003 12:05

Mensagempor xgold » Segunda Mai 24, 2004 12:43

Sim senhor. Aprendam que eu tb aprendi
xgold
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Out 30, 2003 20:18

Mensagempor Virille » Segunda Mai 24, 2004 14:59

Ora ai está um excelente post...

No meu caso é bom ver só me falta começar a fazer os defrags uma vez por mes! Mas aquilo demora... uiiiiiiii

:D
Virille
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Out 03, 2003 14:08

Mensagempor Mr_CyBeRdOc » Segunda Mai 24, 2004 15:44

Bem eu queria contribuir, mas agora não me vem nada à ideia que não esteja já aí ! ... bem talvez isto: não terem pastas partilhadas excepto no caso de terem rede em casa .... e se tiverem rede não colocarem files importantes nessas pastas ... tenham cuidado com o msn e "configurem-no" correctamente, isto é, não o deixem iniciar sempre que tem a net ligada etc etc ....tenham uma boa firewall e bem configurada ... se me lembrar de mais algum eu escrevo ...
Mr_CyBeRdOc
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Nov 01, 2002 17:18

Mensagempor brainX » Segunda Mai 24, 2004 17:08

Por acaso até pratico os pontos todos... Um pouco por instinto, mas pratico... Eu só não sabia, e riam-se à vontade, que podiamos formatar uma partição sem formatar a outra... Pensava que quando se formatava ia tudo ao ar, alias isso é que me tem impedido de formatar a aprtiçao de ficheiros de sistema e programas que está uma big mess, por que a outra partic esta cheia de dados.

Mas assim sendo, ca vamos a isso...
brainX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Jul 08, 2004 13:46

Mensagempor ghost_matrix » Segunda Mai 24, 2004 17:13

inamovivel !
ghost_matrix
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Fev 16, 2004 20:29

Mensagempor ]cool[ » Segunda Mai 24, 2004 17:19

brainX Escreveu:Por acaso até pratico os pontos todos... Um pouco por instinto, mas pratico... Eu só não sabia, e riam-se à vontade, que podiamos formatar uma partição sem formatar a outra... Pensava que quando se formatava ia tudo ao ar, alias isso é que me tem impedido de formatar a aprtiçao de ficheiros de sistema e programas que está uma big mess, por que a outra partic esta cheia de dados.

Mas assim sendo, ca vamos a isso...

ñ me posso rir pk pensava o mesmo... eu a passar cenas pa cds e isso e no fim... ñ foi preciso... é um engano comum... penso eu... mas mt bom post...

Fikem bem!
]cool[
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Mai 04, 2004 19:13

Mensagempor fredl » Segunda Mai 24, 2004 17:42

Bom post, obrigado :D
fredl
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Mar 30, 2004 17:57

Mensagempor filipe_dias » Segunda Mai 24, 2004 17:52

excelente post.

Convem tambem limpar o registo do windows com alguma regularidade.
filipe_dias
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Fev 05, 2004 21:09

Mensagempor Dark_Harry_ » Segunda Mai 24, 2004 18:08

Exelente post, o Administrador deste site devia tornar isto Inamonivel!
AMD 64 3500+@2,5 | DFI Lanparty Ultra D | 2 GB GSKILL ZX DDR400 | WD 320GB SATA2 | Asus 7600 GT
Imagem
Dark_Harry_
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Abr 30, 2004 22:36

Mensagempor Speed Dragon » Segunda Mai 24, 2004 18:36

Aqui vai mais uma pergunta, fazer partições no disco, não o torna mais lento ?
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor N_G » Segunda Mai 24, 2004 18:40

Aqui vai mais uma pergunta, fazer partições no disco, não o torna mais lento ?

penso que nao, pois na realidade é so um disco, so o modo de apresentaçao dos fixeiros é diferente(corrijam-me se stiver enganado)
N_G
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Abr 04, 2004 21:51

Mensagempor brainX » Terça Mai 25, 2004 7:43

Já agora, bom post. Muito útil para newbies e mesmo para experientes mais descuidados :oops:
brainX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Jul 08, 2004 13:46

Mensagempor XMAN » Terça Mai 25, 2004 9:26

Speed Dragon Escreveu:Aqui vai mais uma pergunta, fazer partições no disco, não o torna mais lento ?

não, até pode tornar o sistema mais rápido, pois a alocação de ficheiros é feita à partição e não ao disco, como tal num disco particionado em 2, temos uma menor fragmentação de ficheiros, especialmente se usarmos uma partição para o so e programas e outra para dados.
ANTEC THREE HUNDRED | CORSAIR TX-650W | INTEL CORE 2 DUO E8500 | ASUS P5Q PRO | TEAM XTREEM DARK KIT 4GB DDR2 1066MHZ | POWERCOLOR HD4850 PCS+ 512MB | SEAGATE 500GB SATA II 32MB | ASUS DVD±R 20X DRW-2014L1T | VISTA HOME PREMIUM 32 BITS
XMAN
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Dez 04, 2003 10:32

Próximo

Voltar para Segurança Informática

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante