Bom, acabei de fazer este teste e... decepcionou-me. Quer dizer, não esperava outra coisa da Microsoft, mas cheguei a iludir-me por breves instantes.
Instalei um XP Home Ed com SP2 e tentei aceder às permissões NTFS e nada.
Tentei instalar o IIS pelo método convencional (adicionar/remover componentes do windows) e nada.
Tentei colocar este pc num domínio AD e nada; não tem opção para acrescentar o pc a um domínio, só a opção de mudar o nome ou colocá-lo num grupo de trabalho.
Finalmente, tentei abrir o snap-in gpedit.msc e ele não consta na pasta system32. Talvez o Tretabyte tenha conseguido aceder às group policies por outro método que não este, e até estou curioso para saber como ele o fez, mas eu não consegui.
Fui ver a versão do SO nas propriedades do sistema (Painel de Controlo - Sistema) e dá-me um XP Home Ed com SP2.
Portanto, caros amigos, falso alarme.
Continua a haver distinção entre o Home e o Pro, sendo que o ecran do iniciamento é igual em tudo ao do XP Pro, visto que desapareceu a designação da versão em ambos e a cor daquela barra que fica a mexer-se enquanto inicia passou de verde para azul, igual à do XP Pro.
Vou deixar esta porcaria aqui instalada mais uns dias para o caso de alguém querer colocar-me alguma dúvida. Por enquanto vou voltar ao bom velho Server 2003, que é onde me sinto em casa.
Cumprimentos e fiquem bem...