A firewall do XP SP2, substituí a tradicional?

Num mundo de vírus, spyware e bugs nada como estar informado

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor PapaGigas » Quarta Nov 10, 2004 14:28

Red_Beret Escreveu:ja usei a norton e considerei-a bastante eficaz, e bastante boa para kem nao percebe muito disto pois e bue user friendly

LOL.. para quem não percebe nada disto.. a nova do "SP2" não é má.. :P

E mer**.. mer** é a da norton.. lol.. ou tu tb não pescas muito de firewall's.. ou não percebo a tua opinião (na minha mais sinsera opinião).. ;)
PapaGigas
Gurus
Gurus

Registado: Sexta Out 22, 2004 2:54

Mensagempor Red_Beret » Quarta Nov 10, 2004 14:36

PapaGigas Escreveu:
Red_Beret Escreveu:ja usei a norton e considerei-a bastante eficaz, e bastante boa para kem nao percebe muito disto pois e bue user friendly

E mer**.. mer** é a da norton.. lol.. ou tu tb não pescas muito de firewall's.. ou não percebo a tua opinião (na minha mais sinsera opinião).. ;)

pa usei-a durante 3 anos e (nis pro 2002 e 2004) e nunca, mas nunca me deixou mal, por isso nao posso dizer que é ma, porqeu simplesmente nunca me deu nenhum prob. sempre bloqueou tudo o q era preciso bloquear, por isso nao posso dizer mal dela, certo.

ja agora, a FW do SP2 ja bloqueia o trafego de saida ou continua a ser so o de entrada?

Mas sinceramente a melhor e a sygate (a outpost tb, mas nao a sei usar) ou entao o kit Panda platinum internet security 2005 com um excelente AV, truprevent e firewall powered by sygate.
Red_Beret
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Set 17, 2004 11:13

Mensagempor Kayn » Quarta Nov 10, 2004 14:41

lol. qdo disse sp1 tava a referir-me ao service pack 1 completo. a firewall... perai. akilo tem firewall? :P

e a da norton pouco melhor é. ke nojo.

e a micro$oft pode sair-se com o ke kiser e mete-la nekela parte do corpo com 2 boxexas, um grand canyon, um buraco negro e algum pelo. pralem de xulos inda tem a lata de xamar as coisas o ke nao sao. tipo, firewall akela desculpa pobre pra uma parede de palitos... seja ela spX. se nao melhoram ao ponto de ser melhor q as outras ou pelo menos competitiva, pra ke é ke trabalham? pra akecer? pk pra fazer melhor servico nao é!

pra mim só sygate ou outpost!
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor PapaGigas » Quarta Nov 10, 2004 14:49

Red_Beret Escreveu:
PapaGigas Escreveu:

pa usei-a durante 3 anos e (nis pro 2002 e 2004) e nunca, mas nunca me deixou mal, por isso nao posso dizer que é ma, porqeu simplesmente nunca me deu nenhum prob. sempre bloqueou tudo o q era preciso bloquear, por isso nao posso dizer mal dela, certo.

ja agora, a FW do SP2 ja bloqueia o trafego de saida ou continua a ser so o de entrada?

Mas sinceramente a melhor e a sygate (a outpost tb, mas nao a sei usar) ou entao o kit Panda platinum internet security 2005 com um excelente AV, truprevent e firewall powered by sygate.

Boas..

Há quem use o IE com o mesmo orgulho que tu tens nessa porcaria da norton.. lol.. não te esqueças disso.. :P

PS - Panda??? da panda só recomendo mesmo o teste on-line.. lol.. ;)
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor Red_Beret » Quarta Nov 10, 2004 14:51

PapaGigas Escreveu:
Red_Beret Escreveu:
PapaGigas Escreveu:

Boas..

Há quem use o IE com o mesmo orgulho que tu tens nessa porcaria da norton.. lol.. não te esqueças disso.. :P

PS - Panda??? da panda só recomendo mesmo o teste on-line.. lol.. ;)

IE achas mesmo,fdx, so pa win update.

Falas, falas mas ja espermentaste?
O AV da panda neste momento e excelente, apanha tudo e mais alguma coisa e inda tem a vantagem de ter o truprevent. Ja agora que AV usas, deves usar Avast ou uma mer** desse genero, nao?
Red_Beret
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Red_Beret » Quarta Nov 10, 2004 14:56

ja agora deixo aki um quote a um teste feito por um user de outro forum a varias firewalls

Lord Paulu Cobris Escreveu:Boas...
Tendo em conta que cada vez mais os utilizadores se preocupam mais com a segurança dos seus PC´s, resolvi abrir este tópico para abordar a outra vertente de segurança... As Firewalls...

Posso dizer que como utilizador que se interessa pela segurança já testei e exprimentei alguns produtos no meu equipamento...

Snakeboy Concept PC: (updated)

Amd Mobile Barton Xp2500+ @ 2400mhz x12 - 200mhz
2x 256Mb OCZ DDR433 PC3500 EL 11 - 2 - 2 - 2 - 2
Epox 8rda+ Nforce 2
ATI Radeon 9800 Pro 128Mb
Placa de Rede Realtek
Cablemodem OCTAL - SuperLink 2800 Hard Ver. 17.1 / Soft Ver. 9.3.3
1x 160GB 7200RPM DiamondMax Plus 9 8mb Cache ATA 133
1x 60GB 7200RPM Samsung ATA 100
1x 40GB 7200RPM Seagate ATA 100
1x 40GB 5400RPM Maxtor ATA 100
SoundBlaster Audigy 2

Seviço de Internet: Netcabo Speed On 640

Desses Aponto os seguintes testados:

Norton Internet Security 2004 Pro e Personal Security 2004
Norton Internet Security 2003 Pro
Panda Internet Security 8.0 e o Platinum 7.07.02
Mcafee Internet Security 6.0
McAfee Personal Firewall Plus 5.0
Zone Alarm Pro with Web Filtering 4.5.594
Agnitum Outpost Firewall Pro 2.1.303.4009 (314)
Sygate Personal Firewall Pro 5.5.252
Zone Labs - Zone Alarm Security 5.0
Zone Labs - Zone Alarm Pro 5.0.590.015
Zone Labs - Zone Alarm Pro 5.0.590.015 With AntiVirus

Apos ter verificado que todos os programas estavam devidamente instalados e com os ultimos updates instalados, corri uma série de aplicações de acesso á internet, MSN, ICQ, Trillian, Emule BowlFish 7f2 com IpBlocking ON, Web Browsers (Opera, Firefox, IE, Avast), Outlook Express.

Esperei tb que fosse atacado por alguma tentativa de hacking no pc, trojans, back doors, etc....

Testei alguns dias ambos os programas, e constatei o seguinte.

=============================================
Norton Internet Security 2004 Pro e Personal Security 2004:

Basicamente ambos os pacotes são iguais, sendo a versão do NIS2004 Pro, mais completa pois trás o Antivirus 2004 Pro, e alguns extras (norton Recicle Bin... etc..). No essencial a Firewall (que é isto que se está a testar), é a mesma em ambos os pacotes.
Verifica-se que é estavel, e que protege bem a ligação e o pc, verifica-se tb que o interface é intuitivo, e de facil compreensão, tem pop up alets que nos avisam sempre que algum acontece.
Tem serviço online atraves do live update, ou automático.
No meu teste achei é que usa alguns recursos do pc, tornando a maquina algo lenta (no sentido que se arrasta...), aquando de muita ligação e transferencia a ocorrer... Ex: Mula.

Conclusão: Uma boa Firewall, que nada traz a mais que o spambloking em relação á versão 2003 Pro, mas que é mais pesada em recursos...

NOTA: 15 em 20

===============================================
Norton Internet Security 2003 Pro:

Muito do que foi falado na anterior análise é válido para esta...
tal como a versão 2004 este pacote tb trás o norton antivirus 2003 pro, mas não traz funções de antispam.
A primeira coisa que se nota nesta firewall é que é extremamente leve a correr no pc... sendo de igual interface que a versão 2004. Apos todos os updates feitos e instalados, verifiquei que o nivel de protecção é bastante bom, e que não sofre impacto por ter muitas aplicações a pedir e a autorizar acessos... Tem alguns níveis de segurança por onde escolher e tem um motor de aprendizagem de acessos. (tal como a versão 2004).

Conclusão: Uma Muito Boa Firewall que protege bem o pc, não tendo algumas das funções novas (que se devem adquirir atraves de outros programas...). Corre leve no pc (recomendado)

NOTA: 18 em 20

Panda Internet Security 8.0 e o Platinum 7.07.02

Tal como a Symantec também a Panda lançou no mercado os seus pacotes de segurança.
Tanto um como outro Trazem no seu conjunto um Antivirus e Firewall, tendo o Internet Security 8.0, mas um SpamBlocker, privacy protection, etc...

No Caso da Firewall, Verifiquei que está muito Associada com o antivirus, sendo algo complicado disassociar.
Verifiquei que o interface é algo confuso... e com alguns problemas... Verifiquei que por várias vezes bloqueiou o pc, tendo que reiniciar a maquina.. Mas outras vezes funcionava sem problemas... ou seja Instabilidades... Apos os ultimos updades instalados os problemas minoraram... Após verificação... verifiquei que é um software bastante leve no pc... tendo alguns problemas com alguns acessos que se dão aos programas... e que após ter autorizado a cedencia de passagem, o programa continuava a bloquear os acessos... Verifiquei que também existe alguma quebra de velocidade no Programa Emule Bowlfish 7f2, e que se verifica porque a Firewall Bloqueia demasiados Ips, tornando as fontes muito poucas...

(Updated 09-06-2004)

Depois de se ter detectado falhas graves de segurança na aplicação Symantec AntiVirus Corporate Cliente 9.0, resolvi voltar a dar uma volta pelos antivirus e testar de novo alguns que já andavam por ai... Dois destes foram os produtos da Panda Software que cá em portugal tem representação pela www.pcseguro.pt
Tendo em conta que este não é um topico de análise de Antivirus e que já existe um tópico sobre esse assunto não vou analisar aqui a versão 2004 do Panda Antivirus Titanium, posso apenas dizer, que é um excelente antivirus em todos os aspectos a que se propõe e que é uma excelente alternativa aos "grandes". Em relação á Versão Panda Antivirus Platinum, que já foi por mim testada, e visto ter havido alterações no software e novas correcções resolvi retestar a mesma.
Tal como já tinha sido dito este pacote consiste em Antivirus + Firewall Integrada. Após ter ficado um pouco ceptico com esta formula, resolvi instalar esta nova versão. E o resultado não podia ser melhor, pelos vistos a Panda andou a fazer o seu trabalho de casa e corrigiu quase todas as falhas que eu indiquei na anterior análise deste produto. Não tive desta vez qualquer tipo de bloqueio ou incompatibilidades com o software e a firewall funciona que é um charme... De tal modo bem que me levou a desconfiar da mesma... Após mais profundas inspecções sobre a mesma, verifiquei o porque de ela funcionar tão bem, é powered pelo motor da melhor firewall no mercado. A SYGATE. Pois é... este pacote usa o melhor de ambos. Ou seja um antivirus que é rápido, detecta com qualidade, e até dispõe um serviço chamado de "hospital" que não é mais que uma quarentena e que se pode enviar os ficheiros para a Panda para análise e ficar a aguardar os resultados. Para ver se isso realmente funciona, enviei um ficheiro que foi considerado suspeito pelo antivirus, e aguardei resposta, passa 30 minutos recebi resposta por parte da Panda Software a avisar que o ficheiro tinha sido sujeito a analise e que não tinha nada nele, e que poderia retirar com segurança do "hospital". Nada Mal!
Em Relação á firewall que já tem ou conhece a Sygate conhece a capacidade de filtragem da mesma. Vai reconhecer esta situação na Firewall da Panda. Com a diferença que é bastante mais "silent" e trabalha mais em background só avisando o user quando realmente é necessário. Isto pode ser algo incomodativo para utilizadores mais avançados que gostam de ter tudo sob controle. Posso dizer que existe um Log que é feito pelo software e que é integrado em relação ao Antivirus e a Firewall
Após o funcionamento com o software por algum periodo verifiquei que os problemas de cedencia de passagem, já não acontecem e que se consegue ter varios programas intensivos de utilização de ligação sem problemas e sem quase nenhum impacto no PC...

Conclusão: Sim senhor... a Panda Software está no caminho do topo e sinceramente acho que o vai conseguir. Usando para isso Baixos preços nos seus softwares (o que é uma boa noticia para todos!!!), e usando boas tecnologias com os seus parceiros (Sygate). O Seu software Antivirus tem vindo a melhorar de versão para versão e a currente é sem dúvida das melhores!!

NOTA Para PANDA INTERNET SECURITY 8: 15 em 20

NOTA Para PANDA ANTIVIRUS PLATINUM 7.07.02: 19 de 20

Mcafee Internet Security 6.0
McAfee Personal Firewall Plus 5.0

Ambos os programas são desenvolvidos pela Mcafee, sendo a diferença que a firewall faz parte do pacote que é o internet security 6.0 e o outro é a firewall em stand alone.
Estava com alguma expectativa em relação a esta firewall, visto que a mcafee é a principal competidora da Symantec, e que os produtos da mcafee florescem no mercado empresarial (e por alguma razão isso acontece...). Após instalação e configuração da firewall, fiz os updates que estão disponíveis no site deles. Não achei lá muito intuitivo a maneira como é feito os updates.... Após estar tudo instalado comecei o teste... Tal como as outras firewalls esta tb dispoe de varios pop up alarms que nos mostram o que se passa, e que atitudes temos de tomar perante o que nos aparece.... Verifiquei esta firewall pesa um pouco no sistema (menos que a symantec no entanto...), ficando pesado quando temos algums programas a passar pela verificação da firewall. Verifiquei no entanto que esta firewall tem um problema grave... Verifica-se instabilidades de ligação a quando de certas aplicações a correr simultaneamente....
Nomeadamentes estas: MSN Messager + Emule ou então Trillian Pro + Emule. A ligação está sempre a quebrar, e no emule torna-se difficil a fixação em servidor... Apos ter visto isto e ter verificado por alguma solução, verifiquei que até ao momento nada existe que se possa fazer... A solução é mesmo evitar estas combinações... o que é chato visto que normalmente são os programas mais usados... Se não for o caso tem aqui uma excelente firewall que protegeu bem o pc, não permitindo acessos não autorizados... e não pesando muito no sistema.

Conclusão: Uma Firewall Bastante sólida, que oferece uma boa Protecção, a custo de alguns recursos do pc, tem um problema que para quem use msn messager, trillian ou emule, deve de se afastar dela... causa problemas e instabilidades na ligação... se não for o seu caso, então recomendo esta firewall.

NOTA: 11 de 20 - se utilizar os programas acima indicados
NOTA: 17 de 20 - se não utilizar os programas acima indicados

Zone Alarm Pro with Web Filtering 4.5.594

Esta é uma firewall que já anda no mercado Web á algum tempo... é desenvolvida pela empresa ZoneLabs, e que eu tb já conheço de alguns anos.
Esta é a ultima versão disponível e tem filtros para a Web (privacidade, ad blocking, pop up blocking, etc...).
Após a instalação e configuração desta firewall, fiz os updates disponiveis atraves do auto-update do programa, que pode ser feito automáticamente ou então manualmente. Verifico que o interface desta firewall é bom e bastante intuitivo, apresentando o comum Pop Up Alarm, que nos avisa do que se passa, com uma diferença o Alarm Advisor que aparece, realmente serve para alguma coisa... Um Exemplo, existe um programa que quer aceder a determinado ip, mas não sabe que programa é... carregando no Alarm Advisor, é aberta uma pagina web com informação sobre esse ip, e sobre o que fazer.... é util !
Verifiquei tambem que a firewall é rápida e muito leve no sistema, mesmo com muita utilização de acessos á net.... Gostei da indicação em takbar dos acesso inbound e outbound... após algumas tentativas de intrusão, a firewall portou-se muito bem e avisando o que se passou e o que foi feito...

Conclusão: Globalmente uma excelente firewall, rápida, intuitiva e segura. todos os programas correram muito bem com esta firewall e não se notou impacto mesmo com grandes utilizações. Facil de utilizar. Exactamente o que eu pessoalmente espero de uma firewalll!

NOTA: 19 em 20

Agnitum Outpost Firewall Pro 2.1.303.4009 (314)

Outra Firewall tb muito usada e conhecida na web.
Após Instalação e configuração da Firewalll, descarreguei e instalei os updates disponíveis para a mesma.
Verifiquei, que em termos de interface esta firewall não é intuitiva, sendo um pouco confusa para quem não está á vontade com algumas opções mais técnicas... Achei que é um pouco complicado e que não se entende muito bem o que se está a passar a quando do funcionamento....
Verifiquei que os Popup Alarm são tb pouco intuitivos não indicando o que é que o programa está a fazer ou que pretende fazer....
Após utilização com alguns programas, verifiquei que é uma firewall extremamente leve e rápida, não notando impacto mesmo com muitas aplicações a correr ao mesmo tempo... Senti que tb é uma firewall bastante competente em termos de segurança, tendo bloqueado com sucesso todas as tentativas de intrusão... Requer no entanto alguma configuração prévia... Recomendo esta firewall a utilizadores avançados....

Conclusão: Uma boa firewall, para quem gosta e percebe dos meandros da configuração... Acho que o interface tem que ser revisto e tem que se tornar um pouco mais simples de ser utilizada... É leve, é Rápida, e protege bem!.

::: UPDATED :::

Após alguns tempos sem pegar neste software, resolvi ver como estava a ultima versão. Foi uma excelente surpresa!!.
Ao que parece a AGNITUM andou a fazer o seu trabalhinho de casa, e tendo em conta que tem rivais de peso, como a Sygate e a Zone Labs, resolveu aprimorar o seu software.
O seu interface foi melhorado, tendo agora uma leitura fácile explícita!! dos melhores no mercado, alia simplicidade de um interface em forma de explorador do windows, com a qualidade das suas descrições... tudo organizado, Impec!. Depois já vem incluida nesta versão funções importantes, como a auto-configuração de aplicações de acordo com uma base de dados actualizavel de softwares. E os seus Pop-ups bem mais raros e mais simples, e faceis de entender...
Corri a minha habitual bateria de testes para ver como se portava esta nova versão... e resultado não podia ser melhor...
Alem de leve e com pouco impacto no sistema (tal como a Sygate), este software é sólido. Todas as tentativas, de intrusão, port scan, back door Implement, Hacking, etc.. foram detactadas e bloqueadas. Isto sem ter aquele irritante icon a piscar... (tao comum nas Sygates) quando é actualizado o log de segurança. Todas as infos ficam guardadas em logs de fácil acesso. Em termos de segurança senti que este software é tão seguro como a Sygate. Mas tendo as vantagens de poder se adicionar novas funções através de plug-ins, de ter um melhor interface, menos chato, e tendo um excelente comportamento no PC. Actualmente já estou a usar esta firewall á mais de 30 dias, e sempre sem falhas, sem slowdowns, sem nada...
Realmente um excelente pedaço de codigo...

A qualidade e defesa profissional, que agora está acessivel a todos!!!

Conclusão Final: Uma firewall melhorada em todos os aspectos, que oferece a robustez de produtos profissionais, com um interface melhorado e simplificado que torna o uso de uma firewall uma tarefa facil, tecnologia de auto-configuração de aplicações, capacidade de extensão por plug-ins, leve nos recursos, baixo impacto no sistema, Seguro e estavel mesmo sob grande quantidade de ataques..

NOTA: 19,5 de 20

Sygate Personal Firewall Pro 5.5.252

Esta é a ultima versão disponível na Web, após algum feedback e info sobre o produto e a empresa, conclui que poderia ser uma boa aposta esta firewall. Após a instalação e renicio do sistema, a firewall apresenta-me varios Popups com pedidos de acesso á internet dos varios programas instalados. Tal como as anteriores firewalls esta apresenta popups de cada vez que acontece alguma situação de ataque, mas não tem nenhuma opção de aprendizagem é tudo mais puro e duro!, é de frisar que o interface é muito simples e sem grandes aparências, ao contrário de outras firewalls acima descritas, e pode não ser a melhor USER FRIENDLY interface que existe, mas a info que é apresentada pela firewall é consisa e de facil entendimento. Apresenta 3 graficos, um de upload, download e outro de progressão. Alem disto apresenta Logs que são bastante interessantes e que disponibilizam informação sobre o que se passou e que passos a firewall tomou. A falta de aspecto no interface pode ser considerado por alguns um ponto fraco, mas neste caso isto joga a favor da firewall, que de todas a que eu testei é mesmo a mais rápida e leve nos recursos, muito económica mesmo!!!. Apresenta tb algumas funções avançadas que estão muito bem explicadas atraves de balões de informação. Verifiquei que se dá bem com todas as aplicações e que não apresenta incompatibilidades com aplicações. A passemos ao mais importante a protecção. Foi uma agradavel surpresa ver que a firewall é rija como uma ROCHA!!! De todos os ataques simulados e do stress de aplicações a correr simultaneamente a firewall portou-se á altura não apresentando nenhuma falha de segurança, mais interessante ainda é que Sygate apresenta uma página de teste á segurança da firewall (teste que foi tb feito a outras firewalls), e onde é testado a segurança, a Port Scan, Intrusion, entre outros, e realmente não deixou ficar mal. Desta forma posso dizer que fiquei bastante surpreendido, e posso mesmo afirmar que esta firewall, pode não ser bonita, mas faz o que lhe é pedido e faz-o BEM, é rápida, estável, consome poucos recursos e tem muito boa defesa.

Conclusão: Sem duvida que esta é, ao lado da Zone Alarm Pro, a melhor deste teste, posso afirmar que em recursos é a que gasta menos, e a mais rápida. Protecção Excelente contra todos os ataques a que foi sujeita. Recomendo-a Vivamente

NOTA: 19,5 em 20 se for Power User
NOTA: 18,5 em 20 se não for um Power User

Zone Labs - Zone Alarm Security 5.0

Mais um pacote de segurança analisado por mim!
Após algum tempo sem actualizar o tópico devido a falta de tempo, resolvi e finalmente postar a analise dos novos produtos da Zone Labs, que foi muito recentemente adquirida pela empresa de segurança Check Point, para o bem ou para o mal...
Como resultado dessa compra, os produtos da Zone Labs foram ligeiramente alterados. O Resultado dessas alterações é lançado como a versão 5 do software, e o lançamento de 3 pacotes que vão ser analisados.
Começando pelo pacote mais completo deles.
Este pacote é muito semelhante aos: Mcafee Internet Security 2004, Panda Internet Secuty. Digamos que é um tudo em um, composto por vários componentes.
O Pacote inclui a famosa firewall Zone Alarm Pro na sua versão 5.0, vem com a novidade, que é o Antivirus propriedade da checkpoint e que é "powered" pelo motor da mesma empresa, vem com as protecções de Privacidade, que são as seguintes:
ID Lock - que evita que a informação pessoal seja enviada sem a aprovação do utilizador.
Ad Blocking- Que bloqueia automáticamente todos os pop-ups que vão aparecendo em alguns sites.
Security Scanner - que verifica no Disco Rígido por Ad-ware, Cookies, e que os remove de uma maneira inteligente.
Hacker ID - utilidade que serve para verificar o caminho de retorno do atacante atraves da morada de ip que é deixada após o ataque. Serve para quem quiser alertar as autoridades da origem do ataque....
Alem dessas funções, tem também uma função de controlo de emails que se envia e que se recebe e analisa o seu conteudo, para verificar se está limpo de trojans, virus, etc.
Novidade nesta versão é a protecção em relação aos Programas de Instant Messaging, que protege contra Spam, contra acessos ilegais e pode inclusivé encriptar as conversas entre users, desde que o outro utilizador tenha também esta versão do pacote.

Em termos de características este pacote está realmente muito completo e inclui tudo o que é necessário para uma navegação rápida e despreocupada.
Testei a versão de Avaliação que corresponde em 100% á versão de retalho.
Após a instalação, fui recebido por vários ecrans em geito de wizzards, muito bons e com uma apresentação excelente, muito claros de entender. Durante 9 quadros foi-me dado a primeira configuração, e definido os parametros de funcionamento. Nada a apontar neste aspecto pois realmente foi feito o trabalhito de casa. Após a configuração, o programa inicializa e põe o famoso icone ZA na barra de tarefas. Abri o Zone Alarm, e entrei no ecran principal. Quem já usa ou usou a versão 4.5 vai reconhecer o mesmo, visto estar muito semelhante. Em termos de interface esta versão recebe a mesma condecoração que a versão 4.5 pois é excelente em todos os aspectos. Muito intuitivo, com muitas opções que são bem explicadas, e tudo muito bem arrumadinho. Após ter reeniciado o PC, comecei então a correr as aplicações de teste e a por á prova todas as capacidades. Ainda não tinha começado a correr os testes, a minha maquina começou a ter freezes momentâneos... especialmente a quando dos acessos á internet. Verifiquei se estava tudo bem configurado, e estava. Verifiquei se estava algum parametro mal definido na firewall, mas não estava tudo ok e em modo de aprendizagem. comecei a testar a firewall e atraves de algum programas que remotamente testam os acessos e tentivas e captura de portas, verifiquei que a firewall realmente é muito boa em termos de segurança, defendeu com sucesso todas as tentativas e alertou de uma maneira perceptivel o que se estava a passar. Após ter ficado satisfeito com a firewall, fui verificar o antivirus... Instalei de propósito alguns worms, trojans e virus no equipamento e deixei o antivirus estar. Trabalhei normalmente no pc, mas nada foi detectado... Abri a consola e manualmente fiz o scan do sistema... Bem... só visto... o Antivirus ocupou todos os meus recursos... tornando impossivel abrir qualquer que fosse a aplicação... verifiquei que é dos motores mais lentos a scanear... causando grande impacto no PC. Normalmente e para se ter uma ideia, no Mcafee Entreprise 7.1 e no Panda 2004, um normal scan no sistema demora ceca de 10 minutos. O mesmo scan demorou 27 minutos no Zone Alarm!!!!. Mau trabalho!!!... Alem de que as opções do antivirus são muito poucas e pouco intuitivo. Nitidamente trabalho feito por outras pessoas e que foi integrado meu á pressa na Firewall para que pudesse sair já na versão 5.0. Verifiquei as restantes opções e todas de uma maneira ou outra funcionaram bem. Após algumas análises, descobri que os impactos que o pc estava a ter tinham a ver com a analise em tempo real que o antivirus estava a realizar ao sistema. Desliguei o antivirus e o sistema estabilizou!!... Mas alguns recursos continuavam a ser ocupados, após mais algumas análises, verifiquei que a própria firewall está a consumir muitos recursos... Após ter vasculhado nos logs, nos foruns da zone labs e em algumas tecnical releases, verifiquei que os meninos da zone Labs alteraram parte do código do motor da firewall, talvez numa tentativa de melhorar a capacidade de detecção do mesmo. Acho que mexeram no que era bom, e tornaram-no menos bom... Fiquei com uma impressão que é necessário ainda algum trabalho de aperfeiçoamento deste pacote e dos softwares.

Conclusão: Esperava mais desta nova versão, em termos de funções está bastante completo, mas a integração não é das melhores, é necessário limar ainda muitas arestas á volta da firewall, e BASTANTES á volta do antivirus. Com tanta escolha de software e pacotes de segurança torna-se dificil para a Zone Labs, conseguir impor este pacote. Penso que é necessário resolver primeiro estes problemas e tornar nitidamente o software mais leve e mais reactivo.

NOTA: 14.5 em 20

Zone Alarm Pro 5.0 & Zone Alarm Pro 5.0 With AntiVirus

Quem leu a anterior análise em relação ao pacote de segurança pode ficar desde já com uma ideia das funções do produto em questão.
Mas existem diferenças no funcionamento das aplicações.
As diferenças em relação a ambas as versões prende-se no facto de uma versão, vir já com o antivirus da Check Point incluido e a outra não.
Tendo em conta a má performance do antivirus eu PESSOALMENTE prefiro a versão que não o trás incluido, e visto que existem muito boas alternativas em termos de antivirus, acho que este facto nem se põe.
Em relação á versão que eu vou aprofundar nesta análise, o comportamento da firewall foi bastante melhor que a versão do Pacote de segurança (teoricamente serão as mesmas versões...).
Tal como a versão do pacote de segurança, esta após a instalação apresenta uns quadros em jeito de wizard, para uma primeira configuração, e onde indica as formas dos avisos de segurança e o que fazer aquando dos mesmos. Após a primeira configuração a aplicação inicia. E ao contrário da versão mais integrada, esta não aparesenta as paragens que outra versão apresentava. Porem descobri que através do FAQ no site da ZoneLabs que existem potenciais problemas com a firewall com alguns antivirus (Mcafee 2004 e o Norton 2004). Portanto se utilizar estes programas de antivirus é favor verificar se a firewall ou o antivirus bloqueia quando os 2 combinados. A firewall é em tudo muito semelhante á versão 4.5, tendo o mesmo interface, com algumas ligeiras diferenças nas opções. Tem agora uma função que para mim nada interessa para nada, mas que o pessoal da Zone Labs achou importante, que é um detector de antivirus, que detecta o antivirus que está presente no sistema, e que vai verificando se as definições dos updates estão actuais e avisa-nos que é preciso actualizar... isto é claro muito interessante se funcionasse correctamente... Testei 4 antivirus de topo: Symantec Antivirus Corporate 9.0; Mcafee VirusScan Entreprise 7.1; Panda Antivirus Titanium 2004 3.00.00 e Norton Antivirus 2004 Pro e o resultado foi o seguinte: Tanto o Mcafee como o Symantec e o Norton foram detectados, tendo o panda sido ignorado pelo programa afirmando que não existia nenhum antivirus no sistema... e estando sempre a alertar para o facto... Em relação aos detectados mesmo não tendo feito as actualizações das definições dos virus, ele dizia-me que o programa estava actual... Mas que raio !!! definivamente uma função inutil!!!! em Relação ao Norton 2004 Pro, aproveitei para verificar o que se passa entre o antivirus e a firewall em termos de incompatibilidades, e o que se passa é que o antivirus bloqueia alguns alertas da firewall, e por vezes chega a bloquear a firewall... que por sua vez cria instabilidade no sistema. A Zone Labs tem conhecimento desta situação e já está a preparar um fix para resolver estes conflitos.
Agora vamos á parte que mais interessa que é o funcionamento desta firewall no dia a dia... Testei esta firewall por um periodo de 3 dias, tempo mas que suficiente para ela se adaptar ás aplicações existentes. Corri os programas indicados em cima, e verifiquei que a firewall é ZONE ALARM! bastante robusta e intuiva. Protegeu bem o pc, mas verifiquei também que não é a versão 4.5... Causa algum impacto no sistema, e nota-se... as aplicações que mais causam impacto na firewall e por sua vez no sistema, são: Emule; MSN; ICQ, tendo em conta que são aplicações intensivas no uso da net. O problema é o mesmo da versão integrada no pacote. Penso que é necessário ainda limar alguns problemas.

Conclusão: Se pensam que esta versão é melhor que a 4.5, pensem melhor... não é superior á versão 4.5 e até acho que tem alguns problemas que me levam a dizer que é ligeiramente pior. Penso que em termos de segurança não existe problemas, e em termos de interface tb não, pois é para mim a melhor firewall em termos de interface. Mas enquanto não forem resolvidas as questões em causa e que o motor não seja optimizado para um menor impacto, a firewall não será a melhor escolha para um power user. Para uso normal do dia a dia, é uma boa escolha mas por enquanto é só mesmo para isso. De qualquer forma vou estar vigilante para os updates que forem saindo para este software.

NOTA: 17 em 20

Sumando e concluindo:

## Update 2 ##

Existem no mercado mais algumas Firewalls que não entraram. Preferi ficar pelas que são mais usadas e que eu sei que existe muito pessoal que está com duvidas no que deve de instalar e se proteger...
No conjunto e sempre melhor ter uma Firewall (mesmo a do XP), do que nada... pois como isto anda.... mas vale mesmo... Depois e em relação ás testadas, umas melhores que outras, todas fazem o seu papel, proteger de acessos ilegais os pcs!.

De todas as melhores do teste foram: a Agnitum Outpost Firewall Pro 2.1.303.4009 (314), a Firewall Sygate Personal Firewall Pro 5.5, a Panda Antivirus Platinum 7.07.02 e a Zone Alarm Pro 4.5 (Por esta ordem de classificação) a Agnitum, pelos motivos acima descritos e que a tornam a minha melhor opção para firewall de sistema. A Sygate pela qualidade da sua protecção, pela rapidez e mínimo impacto no PC, mesmo com muita utilização, A Panda Antivirus Platinum 7.07.02 pela Rapidez, por ser "powered" pela firewall da Sygate, pelo excelente motor do seu antivirus, pela simplicidade de utilização e do seu interface e por estar totalmente em Portugues e por fim a Zone Alarm Pro na sua versão 4.5 por ser tambem bastante segura, por ser Leve e por ter um excelente interface, dos melhores neste tipo de software. Como alternativas a estes 3 produtos indico estes:
Norton Internet Security 2003 Pro, McAfee Personal Firewall Plus 5.0 e a Agnitum Outpost Firewall Pro.

Agora a opção é toda vossa....

Este teste foi feito no meu equipamento num período alargado para cada uma das firewalls acima indicadas, e foram usadas aplicações de ataque ao pc e sites de testes de segurança.
Eles Reflectem os resultados na minha máquina, e que se irá traduzir na maioria dos equipamentos Desktop disponíveis no mercado.
As opiniões apresentadas são pessoais e reflectem o que se foi passando com um período de utilização do programa...

Espero que este Roundup Alargado sirva de alguma ajuda e que ajude a todos que tenham um PC a se protegerem de ataques e dos tão famosos WORMS SASSER, SkyBot, MSBlaster, Korgo, etc...

Agora a opção é toda vossa.... e lanço aqui o debate....

Todos estes software estão disponíveis no Forum da concorrencia (A mula da Cooperativa), Procurem...
Todos os softwares apresentados e testados foram versões de Avaliação e algumas mesmo pessoais!!!!
Quem quiser ou saca aqui na Mula para os avaliar ou então descarregam as versões de avaliaçao nos sites dos softwares...

Com os meus Sinceros Cumprimentos....
Red_Beret
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor PapaGigas » Quarta Nov 10, 2004 14:57

Red_Beret Escreveu:IE achas mesmo,fdx, so pa win update.

O AV da panda neste momento e excelente, apanha tudo e mais alguma coisa e inda tem a vantagem de ter o truprevent. Ja agora que AV usas, deves usar Avast ou uma mer** desse genero, nao?

Boas..

Queres saber as minhas escolhas no que toca a AV's???

Dou-te duas: kaspersky (pago).. e AVG (gratuito e mais leve é mentira)..

E falei no IE.. pq o termo de comparação é mesmo esse.. ou seja.. a symantec está para as firewall's.. como a microsoft para internet browser*s.. percebes??? :roll:
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor Red_Beret » Quarta Nov 10, 2004 15:00

PapaGigas Escreveu:
Red_Beret Escreveu:IE achas mesmo,fdx, so pa win update.

Boas..

Queres saber as minhas escolhas no que toca a AV's???

Dou-te duas: kaspersky (pago).. e AVG (gratuito e mais leve é mentira)..

E falei no IE.. pq o termo de comparação é mesmo esse.. ou seja.. a symantec está para as firewall's.. como a microsoft para internet browser*s.. percebes??? :roll:

kaspersky - bastante bom, ja usei, e é muito bom (a versao personal, a PRO e um nojo) . so nao gosto dos scans,por dois motivos sao bue pesadoes e quando chegam a pasta do ad-aware deixam uma data de files por scanar, porque estao protegidos, ou kualker cena do genero.

AVG - dispenso.
Red_Beret
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor PapaGigas » Quarta Nov 10, 2004 15:03

Red_Beret Escreveu:ja agora deixo aki um quote a um teste feito por um user de outro forum a varias firewalls

Hummm.. não preciso lá muito disso.. LOL.. eu próprio realizo testes com bases regulares a este tipo de software.. e acredita no que te disse anteriormente.. NORTON SUCKS.. e olha.. para quem não sabe configurar uma outpost.. é normal que goste de m****s dessas (sem querer ofender ninguem).. LOL.. :P
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor Red_Beret » Quarta Nov 10, 2004 15:04

ja agora a actualizacao ao Panda IS

Panda Platinum Internet Security 2005:

Mais um ano se passa desde que saiu a versão do Internet Security da Panda Software.
A Panda que este ano que passou, investiu milhoes em desenvolvimento de novas tecnologias e que se apresenta actualmente como das melhores empresas de segurança a nível da Europa. Nada mau para a empresa de Bilbao. :)
No inicio do ano foi dado a conhecer uma tecnologia de prevenção que pela primeira vez protege o pc de virus, worms e afins, que não estejam programados e inseridos na bd do antivirus. A tecnologia Tru-Prevent foi apresentada como um primeiro passo a sério de prevenção contra as epidemias. Integrado no Panda Titanum 2004 na Versão 3.02, e testado por mim, provou que realmente esta tecnologia é util e funciona. Agora passados alguns meses o TruPrevent dá novo salto e é integrado no novo pacote de segurança da Panda Software. O Panda Platinum Internet Security 2005. Houve uma alterações no portfolio da empresa para o ano de 2005, e vai passar a existir apenas 3 produtos. O Antivirus, o pacote de segurança, e o Tru-Prevent para outros softwares. Desaparece o Platinum, que é integrado agora no Internet Security 2005. Um Bom Passo ? ou um mau passo? Mais para frente iremos ver isso.
Após ter testado as novas versões beta durante algumas semanas, e já com a versão final em mãos, vou-vos falar da expriencia que é o funcionamento deste pacote.
A instalação corre de forma semelhante aos software anteriores da panda. Pergunta que tipo de instalação é que quer, se é a simples, se a personalizada, depois pergunta sequer fazer um scan á memoria antes de instalar o software, pergunta também se quer ou não activar a firewall que é incluinda. (a resposta será sempre sim, a não ser que já tenha outra firewall de outro fabricante.). E por fim se quer instalar as definições de privacidade, que de origem estão estão desactivadas, o que eu também recomendo. Após a instalação é pedido que o computador seja reiniciado. O que se deve de imediato fazer. E normal que depois do reinicio o windows demore um pouco mais a entrar. Visto que é o processo em que o Tru-Prevent entra em acção. O Tru-Prevent funciona em baixo nível, no inicio do arranque dos processos do windows, isso confere uma estabilidade e segurança muito maior. Após o reinicio o utilizador é prendado com um icone de uma cabeça de um panda, e se estiver ligado online o proprio programa se auto-actualiza. (Recomendo que assim que actualização esteja completa que se insira os códigos de registo nas zonas pedidas, afim de se registar a aplicação e não cortar o acesso aos updates.)
Carregando 2 vezes no icone faz abrir o interface e a consola central do Software. E é aqui que começam as novidades! Novo interface! com um aspecto mais limpo e mais profissional. Todas as opções são mostradas sob o aspecto de "perciana" que se abre e fecha quando lhe clicamos. Foram adicionadas algumas novas opções em todas as áreas, mas o feeling de facilidade e rapidez no controle e definições das versões anteriores (Titanium 2004), se mantem neste software. O interface é de facil navegação e é simples definir e configurar o programa em menos de 5 minutos. 2 funções que eu acho importantes estão presentem. O Agendamento de Scan´s e a Quarentena. Dá para defenir o funcionamento da protecção em tempo real e do scan total. Como já tinha sido referido o motor de análise do Panda é dos mais rápidos do mercado, e a tecnologia desse motor foi melhorada nesta nova versão, estando segundo testes feitos in house pela panda, 10 a 15% mais rápido e com uma maior eficácia de detecção e remoção detectando e removendo 99,89% dos virus no mercado. Numeros certamente impressionantes, e que eu pude confirmar no teste do antivirus. Em relação á Firewall a tecnologia é da Sygate e comprova mais uma vez que parceria da panda com a sygate tem tido frutos. A firewall está umas builds mais á frente que a versão anterior. e está ao nível da ultima versão da Sygate Personal Firewall. O interface da Firewall é limpo e bastante intuitivo, Intuitivos são os avisos que a firewall vai apresentado conforme vai sendo necessário tomar acções. Este firewall tem intrudizido nela uma base de dados que automáticamente cria as regras e controla os programas mais usados, deixando para o utilizador as tarefas mais simples. Mas não se iludam aqueles que pensam que não é possivel definir regras e protocolos. Esta firewall assenta na expriencia da de uma das melhores empresas de segurança do mercado. O AntiSpam, e provavelmente a peça mais fraca de todo o pacote. Não é muito abundante em opções, e tem embutido uma função de auto detecção e de aprendizagem. Sujeito aos testes do spam, ele com sucesso detectou e bloqueiou 70% do spam. o restante foi definido por mim como spam. Faz o que lhe compete mas sem grandes brilharetes. As opções de privacidade podem ou não ser interessantes para quem tem multiplos utilizadores no pc, incluindo crianças. As opções de privacidade servem para bloquear pub, e acesso a determinados sites. O controlo é feito pelo administrador da conta e permite por exemplo bloquear o acessso a sites de violencia, de conteudo extremista quer seja religioso e pornográfico, etc... A função funciona bem e consegue realmente bloquear esses sites. Para quem usa só o pc e não tem niguem a mexer no seu pc, a melhor escolha é desactivar esta função.
Pondo o Pacote sobre a lupa, puz o antivirus sob testes.
O Antivirus é extremamente rápido, e consegue fazer um scan total ao meu sistema em 38 minutos analisando cerca de 500.000 ficheiros. Incluindo os ficheiros comprimidos. Foi feito 2 analises para verificar se a velocidade afecta a qualidade de detecção. Na primeira foi feito sem virus no sistema. A resposta foi a esperada 0 Virus.
Na segunda coloquei os 50 virus espalhados pelos discos e com nomes variados. E deixei correr o antivirus. Após 3 minutos os virus começam a ser detectados... um atras do outro ... demorou mais um tempo até finalizar a tarefa cerca de 50 minutos, e no final a remoção foi de 49 virus!! o não removido, foi enviado para a quarentena (hospital). Carregando no hospital é possivel de enviar o virus para panda, e em 2 horas ter o ficheiro limpo. tudo com a maior discrição. E assim foi feito, enviei o virus e aguardei, ao fim de 1 hora (aproximadamente) recebo um email com o ficheiro desinfectado. Sei também que se for solicitado é enviado um pequeno cleaner para o virus e assim impedir o envio do ficheiro. Nada mau para o antivirus e serviço da panda. Uma das novidades do motor da panda prende-se com a capacidade de limpar tentativas de "phishing" que nos chegam por email. Coisa que não era detectada antes.
Em relação á firewall, é um mimo ver a mesma a trabalhar. A Firewall é simplesmente solida como uma rocha.... Testei tudo e mais alguma coisa... e nada passou... tudo sempre explicado em caixas de aviso de simples acesso e compreenção. Nada a apontar... Sygate é sem dúvidas das melhores por ai... e depois com interface adaptado pela panda, é do best.
Por fim deixei o melhor...
O teste ao Tru-Prevent. Sabendo que o tinha no sistema decidi correr 2 testes, um com o programa a simular um virus dentro do sistema e ligar o tru-prevent. e outro com o tru-prevent activo tentar infiltrar o programa.
O primeiro teste foi muito interessante pois apos a activação do tru-prevent recebi um aviso de que uma aplicação estava a tentar se infiltrar no sistema e que iria ser bloqueada... Depois aparece qual é o ficheiro e o sitio onde está. E não o deixa correr... a partir daqui pode ser removido! :) Muito interessante. O segundo teste foi uma comprovação da tecnologia. Assim que o tento aplicar, aparece logo o aviso que uma aplicação não identificada, está a ter um comportamento suspeito e que será bloqueada.
E mais nada... ! o programa é bloqueado e o utilizador informado... Realmente o Tru-Prevent é uma mais valia no sistema....
Verifiquei os consumos e ocupação de recursos no sistema, e constantei que mesmo com tudo a correr (antivirus, firewall e tru-prevent), o sistema se manteve super rápido, e com muito baixo impacto no sistema... mesmo após 4 dias com o sistema sempre a correr aplicações. Realmente impressionante.

Conclusão: A Panda realmente sabe o que faz, e se por um lado tem um muito bom departamento de marketing, tem também um excelente departamento de R&D, que nos vai deixando ter as tecnologias de segurança mais avançadas do momento. Segundo previsões da Panda, ele esperam atingir o topo em 2007 como a maior empresa de segurança do mundo. Batendo assim a Symantec e a Mcafee. Tem realmente objectivos ambiciosos, e acredito que estão no bom caminho para o conseguirem. O pacote é realmente muito bom e estavel. O tru-Prevent funciona muito bem, a estabilidade do software é excelente, o antivirus é rápido e eficiente, a firewall é das melhores do mercado, o interface funcional, pecando apenas pelo Anti-Spam que realmente não faz juz ao restante pacote, o valor também é um pouco alto 49,90 euros para uma versão com actualizações para 6 meses, e 79,90 para uma versão com 1 ano de actualizações, mas penso que para o que se tem é um valor que vale a pena se dar €€€. Quem tiver no entanto a versão anterior do software, pode obter esta por menos €€€. Tirando estes dois factores nada tenho a apontar.... Simplesmente suberbo.

NOTA: 19 em 20

O prob nao foi nao saber configurar a outpost, foi atrufiar co interface daquilo,lol.
Red_Beret
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Red_Beret » Quarta Nov 10, 2004 15:06

PapaGigas Escreveu:
Red_Beret Escreveu:ja agora deixo aki um quote a um teste feito por um user de outro forum a varias firewalls

Hummm.. não preciso lá muito disso.. LOL.. eu próprio realizo testes com bases regulares a este tipo de software.. e acredita no que te disse anteriormente.. NORTON SUCKS.. e olha.. para quem não sabe configurar uma outpost.. é normal que goste de m****s dessas (sem querer ofender ninguem).. LOL.. :P

pois, eu tb, mas nao tenho paciencia pa escrever os resultados. este quote e mais para o user que colocou a questao inicial, e para os mais noobs.
Red_Beret
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor PapaGigas » Quarta Nov 10, 2004 15:09

Bom..

Resumindo e concluindo:

GOSTOS NÂO SE DISCUTEM.. :P

PS - Desculpa.. mas tenho vários defeitos.. entre eles.. só gosto do que é bom (aliás.. só do que é "verdadeiramente" bom).. lol.. ou seja.. pandas.. nortons.. etc.. fiquem lá com eles.. e sejam felizes.. ;)
Editado pela última vez por PapaGigas em Quarta Nov 10, 2004 15:11, num total de 1 vez.
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor Red_Beret » Quarta Nov 10, 2004 15:11

PapaGigas Escreveu:Bom..

Resumindo e concluindo..

GOSTOS NÂO SE DESCUTEM..

PS - Desculpa.. mas tenho vários defeitos.. entre eles.. só gosto do que é bom.. lol.. ou seja.. pandas.. nortons.. etc.. fiquem lá com eles.. e sejam felizes.. ;)

Inda nao me deste uma razao valida para o panda nao prestar. o AV deles esta muito bom, muito leve e ate agora tem apanhado tudo. e a tal truprevent e muito boa. a firewall e sygate e sta tudo dito.
Red_Beret
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Mercy_PT » Quarta Nov 10, 2004 15:52

Não vou tecer comentários relativos as restantes firewalls, mas relativamente a firewall do SP2 deveria ser considerada meia-firewall, caso existisse tal conceito. Razão para isto -> a firewall do SP2 apenas analisa o trafego inbound (de entrada) ou seja basta receber-se um trojan ou uma porra kk mafiosa por mail ou outro meio kk e pimba temos casa aberta pra toda a gente.
Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Mensagempor Lycan » Quarta Nov 10, 2004 18:23

Sygate e Avast é o k rulla por aki...e pra já: sem problemas!
.Opteron 165@2.8Ghz / Abit AN8 Ultra / Aerocool II+SE - 550W
.WaterCooling
.2x512 TCCD
.GeCube X850XT@PE
.TFT Samsung 226BW
.2x80Gb Hitachi Sata II raid0 + WD Caviar 120Gb Sata + Hitachi 320Gb externo
Lycan
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quarta Fev 11, 2004 18:35

AnteriorPróximo

Voltar para Segurança Informática