LIMPA COMPLETAMENTE O TEU PC !!!! (Trojans,Worms,Virus)

Num mundo de vírus, spyware e bugs nada como estar informado

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Azarael » Sábado Nov 20, 2004 14:08

K k? low level format podes sim senhor fazer em casa... cenas nessa n faltam.... googla um bocadinho Azarel.

"What does "low level formatting" an ATA (IDE) drive mean?

Actually the term "low level" is a bit of a misnomer. The low level process first used years ago in MFM hard drives bears little resemblance to what we now call a "low level format" for today's ATA (IDE) drives. "

fonte: www.seagate.com

"Low Level Format
The first step in preparing a drive to store information after physical installation is complete. The process sets up the handshake between the drive and the controller. "

Isto só é feito na fabrica.

O que podes fazer em casa é um zero fill, q é o mais perto q podes chegar a um low level format.

Para mais duvidas: http://www.pcguide.com/ref/hdd/geom/formatUtilities-c.html

"no utility that a user can run on a PC can LLF a modern drive"
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor alfatek » Sábado Nov 20, 2004 19:42

Bom tópico, + 1 candidato a sticky ou a entrar no faq :D cuidado é com as discussões off topic ;)

de qualquer forma, podias descrever melhor o k essa iso faz?
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor Azarael » Sábado Nov 20, 2004 23:23

Bem no ultimo link q dei têm já algo resumidamente a descrição do que o programa faz, mas pronto posso tentar escrever um texto mais organizado.

Nos antigos discos era possível, até necessário de vez em quando, fazer um LLF (low level format). O controlador do disco normalmente incluia num chip ROM no hardware uma utilidade para fazer LLF. Claro que também estavam disponiveis programas mais sofisticados capazes de fazer low level format, estes normalmente carregavam apartir de disquetes. O processo era extrememente dificil.

Agora nos discos modernos as coisas são diferentes. Além de já não ser mesmo necessário fazer LLF de vez em quando, tal não é possível devido à complexidade dos discos modernos, a não ser é claro que o disco seja enviado de volta à fábrica, que é o único sítio aonde poderá ser feito um LLF.

Os fabricantes de discos duros ao longo dos anos criaram substitutos para as velhas ferramentas de LLF. Estas ferramentas geram alguma confusão porque continuam a ser frequentemente chamadas de "low-level format utilities". Isto é incorrecto, já que não há nenhuma utilidade que um utilizador possa correr que faça um LLF a um disco moderno. O que as utilidades costumam fazer na realidade, além de um teste de diagnóstico, é encher todos os sectores do disco com zeros, destruindo qualquer informação contida, Zero-Fill.

Resumidamente, quando alguém fala em fazer um "low-level format" está na realidade a falar em fazer um zero-fill. Que devolve o disco ao estado em que estava ao sair da fábrica.

Uma excelente ferramenta de zero-filling é o Dban (Darik's Boot and Nuke), muito bom mesmo. É a mesma ferramenta que centro de pesquisa nuclear dos EUA usa para limpar os discos.

Zero-Fill - destrói toda a informação no disco ao encher todos os sectores com zeros. Um teste de diagnóstico é normalmente efectuado ao mesmo tempo.

Low Level Format - O primeiro passo para preparar um disco para armazenar informação. O processo cria a ligação entre o disco e o controlador. Nos discos modernos isto só é feito e só pode ser feito na fábrica.

Nota: Só em casos muito esporadicos é que é mesmo necessário fazer um zero-fill ao disco. Deve ser feito em ultimo recurso e não em primeiro.
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Re: LIMPA COMPLETAMENTE O TEU PC !!!! (Trojans,Worms,Virus)

Mensagempor nunopsantos » Sexta Nov 26, 2004 2:04

[PT]CableGuy Escreveu:Olá ppl:

Como adminstrador de redes que sou , vivo constantemente a limpar PCs de virus , trojans e worms.
Normalmente são necessários vários programas para limpar com sucesso todos os "problemas" dos PCs.
Programas como o Ad-Aware , Spy-Bot , CWShered , AntiVirus , etc...completam-se para uma "limpeza total". :wink:
A verdade é que à medida que o número de PCs aumenta...aumenta também o tempo para a "limpeza total" da rede.

Não desistindo desta "odisseia" , continuei à procura de uma solução simples e eficaz.
Assim sendo , o nosso amigo google , indicou-me uma nova ferramenta , de nome Public AntiVirus CD.
O ficheiro está disponível para fazer o download e está no formato ISO.
O que têm de fazer é "queimar" um CD com esse ISO e arrancar o PC apartir desse mesmo CD.
Depois é só seguir os passos indicados e executar a "limpeza".
Foi (de longe) a melhor ferramenta que encontrei e também a mais fácil de usar.

Download Public AntiVirus CD

Usem e abusem desse CD , pois está muito bom !!!! 8)

Ola, ja fiz o download do programa, ja descompactei e gravei o ficheiro ISO para um CD, como tou a iniciar a minha odiceia no mundo dos PC's e das redes informaticas, preciso de ajuda. O k faço agora? nao tenho a certeza se ja fiz asneira, mas ja descomprimi o ficheiro ISO e apareceram algumas pastas e um ficheiro "indexlite" que ao executar aparece uma pagina parecida com as da net com varias opçoes, mas ja carreguei em algumas dessas opçoes e faz o link com as pastas que estao descompactadas e dentro dessas pastas e k tao os "executaveis" desses programas. Nao sei se e isto k era suposto acontecer. Ajudem-me. Abraço
nunopsantos
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Nov 22, 2004 14:43

Mensagempor alfatek » Sexta Nov 26, 2004 3:18

Azarael Escreveu:Bem no ultimo link q dei têm já algo resumidamente a descrição do que o programa faz, mas pronto posso tentar escrever um texto mais organizado.

eu estava a falar para o [PT]CableGuy :) Mas obrigado na mesma, tá aí uma descrição mto boa :D
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor PapaGigas » Sexta Nov 26, 2004 16:48

nunopsantos Escreveu:Ola, ja fiz o download do programa, ja descompactei e gravei o ficheiro ISO para um CD, como tou a iniciar a minha odiceia no mundo dos PC's e das redes informaticas, preciso de ajuda. O k faço agora? nao tenho a certeza se ja fiz asneira, mas ja descomprimi o ficheiro ISO e apareceram algumas pastas e um ficheiro "indexlite" que ao executar aparece uma pagina parecida com as da net com varias opçoes, mas ja carreguei em algumas dessas opçoes e faz o link com as pastas que estao descompactadas e dentro dessas pastas e k tao os "executaveis" desses programas. Nao sei se e isto k era suposto acontecer. Ajudem-me. Abraço

Boas..

Já te respondi aqui:

http://www.hardware.com.pt/forum/viewto ... 7503#97503

alfatek Escreveu:eu estava a falar para o [PT]CableGuy :) Mas obrigado na mesma, tá aí uma descrição mto boa :D

Aqui fica o link desejado em relação ao "Public AntiVirus CD v3.81":

http://nyquil-kid.dyndns.org/AntiVirusGuide.htm
PapaGigas
Gurus
Gurus

Registado: Sexta Out 22, 2004 2:54

Mensagempor Subversiveagent » Sexta Nov 26, 2004 17:43

[PT]CableGuy Escreveu:Olá ppl:

Como adminstrador de redes que sou , vivo constantemente a limpar PCs de virus , trojans e worms.
Normalmente são necessários vários programas para limpar com sucesso todos os "problemas" dos PCs.
Programas como o Ad-Aware , Spy-Bot , CWShered , AntiVirus , etc...completam-se para uma "limpeza total". :wink:
A verdade é que à medida que o número de PCs aumenta...aumenta também o tempo para a "limpeza total" da rede.

Não desistindo desta "odisseia" , continuei à procura de uma solução simples e eficaz.
Assim sendo , o nosso amigo google , indicou-me uma nova ferramenta , de nome Public AntiVirus CD.
O ficheiro está disponível para fazer o download e está no formato ISO.
O que têm de fazer é "queimar" um CD com esse ISO e arrancar o PC apartir desse mesmo CD.
Depois é só seguir os passos indicados e executar a "limpeza".
Foi (de longe) a melhor ferramenta que encontrei e também a mais fácil de usar.

Download Public AntiVirus CD

Usem e abusem desse CD , pois está muito bom !!!! 8)

Não digo que não seja um bom programa [PT]CableGuy, mas só parece ser eficaz em termos de antivirus... "limpar" completamente não limpa.
Subversiveagent
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Nov 06, 2003 11:10

Mensagempor [PT]CableGuy » Sexta Nov 26, 2004 17:49

Desculpem a "demora"...

Vou preparar um post (bem feito) para colocar aqui....explicando (tudo) o que faz este CD de arranque.
Desculpem , uma vez mais... :oops:
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor serrano » Terça Dez 21, 2004 0:16

Boa noite.
"Corri" o "Public AntiVirus CD" e neste momento estou sem acesso à net no PC onde foi "corrido".
Alguém tem pistas?
Desde já agradeço.
Bons bytes,

José Ribeiro
serrano
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Out 26, 2004 20:11

Mensagempor Turbinas » Terça Dez 21, 2004 0:31

Azarel, essa ferramenta para formatar e limpar o disco todo seduziu-me muito ;) mas olha lá, aquilo suporta discos SATA? E é seguro fazer, ou tenho a probabilidade de ficar sem disco? E no fim tenho de voltar a formatar usando o CD do windows, né?

Lol, V~e lá se sabes responder ;)

Cumprimentos

PS: mais uma vez, gostei muito disso....nada como ir ao básico dos básicos, por tudo com zeros, é de facto uma grande ideia !
"Never interrupt your enemy when he is making a mistake."
- Napoleon Bonaparte (1769-1821)
Turbinas
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Ago 31, 2004 14:19

Mensagempor [PT]CableGuy » Terça Dez 21, 2004 9:32

Oppss...duplo post.

DELETE ME !!!
Editado pela última vez por [PT]CableGuy em Terça Dez 21, 2004 10:52, num total de 1 vez.
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Mensagempor [PT]CableGuy » Terça Dez 21, 2004 9:33

serrano Escreveu:...estou sem acesso à net no PC onde foi "corrido"...
Depois de correres os CD são criados os seguintes ficheiros:

-RESULTS.TXT
-VIRUS.HTM

Coloca aqui o resultado do TXT , por favor.Deve estar no disco C: , dentro de uma pasta de nome VIRUS.

PS: Estou a demorar mais tempo do que o previsto pois estou a traduzir este manual para Português. :wink:
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Mensagempor PapaGigas » Terça Dez 21, 2004 9:38

Turbinas Escreveu:Azarel, essa ferramenta para formatar e limpar o disco todo seduziu-me muito ;) mas olha lá, aquilo suporta discos SATA? E é seguro fazer, ou tenho a probabilidade de ficar sem disco? E no fim tenho de voltar a formatar usando o CD do windows, né?

Lol, V~e lá se sabes responder ;)

Cumprimentos

PS: mais uma vez, gostei muito disso....nada como ir ao básico dos básicos, por tudo com zeros, é de facto uma grande ideia !

Boas..

Fazes assim:

- Realizas um zero-fill no HD (não vejo pq não o possa fazer numa drive sata)..

- Montas as partições.. e formatas cada uma individualmente..

- Instalas o SO em C: (no caso do windows é a melhor partição a utilizar).. e passas a formatação á frente.. hehehe.. ;)

PS - Penso ter esclarecido a tua duvida.. ou não??? :?
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor PapaGigas » Terça Dez 21, 2004 9:41

[PT]CableGuy Escreveu:
serrano Escreveu:...estou sem acesso à net no PC onde foi "corrido"...
Depois de correres os CD são criados os seguintes ficheiros:

-RESULTS.TXT
-VIRUS.HTM

Coloca aqui o resultado do TXT , por favor.Deve estar no disco C: , dentro de uma pasta de nome VIRUS.

PS: Estou a demorar mais tempo do que o previsto pois estou a traduzir este manual para Português. :wink:

Boas..

Não demores muito.. que o ppl daqui tá a ficar impaciente.. lol.. ;)

PS - Não podes postar o link em que te estás a basear.. ou tens isso em papel??? hehehe.. :P
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor [PT]CableGuy » Terça Dez 21, 2004 10:51

Tu próprio já o tinhas colocado...hehe. :wink:
PapaGigas Escreveu:http://nyquil-kid.dyndns.org/AntiVirusGuide.htm
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

AnteriorPróximo

Voltar para Segurança Informática

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante