Descoberta nova geração de spyware mais eficaz e perigosa

Num mundo de vírus, spyware e bugs nada como estar informado

Moderadores: Administradores, Moderadores

Descoberta nova geração de spyware mais eficaz e perigosa

Mensagempor SuperMocho84 » Sexta Ago 12, 2005 19:18

O SRV.SSA-keylogger juntou dados de milhares pessoas num servidor misterioso. A investigação está ainda no início, mas a empresa que o descobriu, a Sunbelt, dos EUA, afirma estar perante uma nova geração de spyware. O código malicioso instala-se na área protegida de arquivo de dados do Windows XP (Protected Storage area) e poucos antivírus conseguem removê-la, informou hoje a PC World.
Segundo os responsáveis da Sunbelt, o SRV.SSA-keylogger está incluído num pacote de cookies, adware e outros programas que permitem seguir de perto a navegação que os utilizadores fazem em computadores infectados.

Entre estes programas, encontra-se o spyware CoolWebSearch que se auto-instala, sem avisar o utilizador, em computadores com sistemas operativos Windows não actualizados ou que têm lacunas nos sistemas de segurança.

Ao contrário dos tradicionais keyloggers que gravam todo o tipo de informação dactilografada pelo utilizador, o SRV.SSA-keylogger especializou-se em captar apenas informação relativa a senhas e identidades utilizadas na banca electrónica.

Para isso, o código malicioso instala-se na Protected Storage area do Windows, cujo objectivo primordial é guardar precisamente dados mais sensíveis do utilizador, como passwords, historial de sites visitados ou de pesquisas, informação inserida em formulários electrónicos, entre outros itens.

O novo spyware é de tal modo recente que poucas produtoras de antivírus o têm já classificado – pelo que são poucas também as soluções de segurança que permitem eliminá-lo.

Utilizadores que recorram a browsers alternativos ao Internet Explorer (IE) ou que tenham o Windows XP com Service Pack 2 estão mais protegidos desta ameaça.

O SRV.SSA-keylogger foi detectado esta semana num ensaio, em que uma “máquina cobaia” da Sunbelt recebeu um pedido de envio de informação para um servidor desconhecido.

Os investigadores da empresa americana seguiram a pista e, assim, deram de caras com um servidor com dados sensíveis relativos a milhares de pessoas. Desconhece-se quem gere o servidor e que utilização teve até ao momento.

A PC World adianta uma solução para este problema, através do recurso à aplicação Protected Storage Passview, que permite saber tudo o que está instalado na zona de arquivo protegida do Windows XP.

Para proceder à limpeza desta área, é necessário abrir o IE, clicar no menu das ferramentas (tools), e posteriormente escolher as Opções da Internet (Internet options).

Posteriormente há que entrar na secção dos conteúdos (contents) e clicar no botão AutoComplete.

Para eliminar a ameaça, o utilizador tem apenas de apagar passwords e formulários.

Fonte: http://exameinformatica.clix.pt/noticia ... 12125.html
AMD Athlon64 3500+ Winchester
ASUS A8N-SLI Deluxe
ASUS Nvidia GeForce 6800GT 256MB DDR3
4x512MB DDR400 Kingston
Western Digital 250GB SATA II + 200GB SATA + 60GB IDE
Logitech X-230 + Audigy 2
Pioneer 120S + Optiarc 7173AD
LC Power Hyperion 700W
SuperMocho84
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Dez 21, 2004 11:48

Re: Descoberta nova geração de spyware mais eficaz e perigos

Mensagempor SuperMocho84 » Sexta Ago 12, 2005 19:21

SuperMocho84 Escreveu: Utilizadores que recorram a browsers alternativos ao Internet Explorer (IE) ou que tenham o Windows XP com Service Pack 2 estão mais protegidos desta ameaça.

Ah pois é!!! Não tenho o SP2, mas como aqui rula o Firefox, tá-se bem! 8)
ASUS A8N-SLI Deluxe
4x512MB DDR400 Kingston
LC Power Hyperion 700W
SuperMocho84
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor PapaGigas » Sábado Ago 13, 2005 15:37

SuperMocho84 Escreveu:Ah pois é!!! Não tenho o SP2, mas como aqui rula o Firefox, tá-se bem! 8)

Ah pois é!.. lol.. eu tenho o SP2.. e como aqui rula o Opera.. tá-se bem!.. 8)
If I offended you in anyway, please don't take it personally... it's not your fault you're an idiot!
PapaGigas
Gurus
Gurus

Registado: Sexta Out 22, 2004 2:54

Mensagempor NePTeR » Sábado Ago 13, 2005 20:54

LOL.. yah.. eu tb tenho o SP2 e o Opera 8) (Sim.. eu costumava usar o Firefox mas ja me convenceram e neste momento uso o Opera.. mt bom :wink: )
Imagem
NePTeR
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Jul 23, 2005 16:00

Mensagempor Pboavida » Sábado Ago 13, 2005 21:02

Opera

O browser dos Operarios e não só :lol:
Pboavida
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Dez 08, 2004 19:11

Mensagempor SuperMocho84 » Sexta Ago 19, 2005 12:17

A partir de hoje o meu browser também! Não sabia o que andava a perder! :)

- mais rápido que o Firefox
- mais seguro
- mais estável (o meu Firefox fechava-se normalmente sozinho duas vezes por dia, aparecendo aquela janela de erro para reportar à M$)
- muito mais personalizável
- Também permite fazer uma barra de atalhos para os meus sites favoritos como no Firefox
ASUS A8N-SLI Deluxe
4x512MB DDR400 Kingston
LC Power Hyperion 700W
SuperMocho84
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Triple » Sexta Ago 19, 2005 12:41

Como tenho o service pack 2 o Firefox e o Opera tá-se + - pk tenho medo na mema 8)
Triple
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Jun 24, 2005 14:27

Mensagempor PapaGigas » Sábado Ago 20, 2005 8:23

SuperMocho84 Escreveu:A partir de hoje o meu browser também! Não sabia o que andava a perder! :)

- mais seguro
- mais estável (o meu Firefox fechava-se normalmente sozinho duas vezes por dia, aparecendo aquela janela de erro para reportar à M$)
- Também permite fazer uma barra de atalhos para os meus sites favoritos como no Firefox

Estás a ver como eu sou chato.. mas até tenho razão para o ser?.. lol.. espero que mais como tu vão surgindo por ai.. é satisfatório.. ;)
If I offended you in anyway, please don't take it personally... it's not your fault you're an idiot!
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor SuperMocho84 » Sábado Ago 20, 2005 8:37

PapaGigas Escreveu:
SuperMocho84 Escreveu:A partir de hoje o meu browser também! Não sabia o que andava a perder! :)

- mais seguro

Estás a ver como eu sou chato.. mas até tenho razão para o ser?.. lol.. espero que mais como tu vão surgindo por ai.. é satisfatório.. ;)

Nesta questão admito que tinhas razão. Mas não quer dizer que tenhas sempre... 8)
ASUS A8N-SLI Deluxe
4x512MB DDR400 Kingston
LC Power Hyperion 700W
SuperMocho84
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor PapaGigas » Sábado Ago 20, 2005 8:42

SuperMocho84 Escreveu:Nesta questão admito que tinhas razão. Mas não quer dizer que tenhas sempre... 8)

Quando achares que não tenho razão.. well.. diz-me logo.. que eu "mostro" pq é que disse o que disse (seja lá o que for).. fica bem.. ;)
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor Tretabyte » Segunda Ago 22, 2005 10:12

Boas,
começa a ser bastante importante as pessoas terem a noção daquilo que fazem, so ai reduz-se n problemas.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor xibatix » Segunda Ago 22, 2005 20:20

PapaGigas Escreveu:
SuperMocho84 Escreveu:Ah pois é!!! Não tenho o SP2, mas como aqui rula o Firefox, tá-se bem! 8)

E mesmo isso PaPa
Pentium 4 2.8 2x512 Ram GeForce Fx5200 128mb
70Gb + 300Gb Targa 8Mb de Cache Externo
------------------------------------------------------
Intel Pentium 1.86 1Gb Ram ATIX300 128mg 80Gb SATA
xibatix
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Abr 26, 2005 23:19

Mensagempor Cr@sh_Ov3rride » Quarta Ago 24, 2005 8:51

PapaGigas Escreveu:

=

fikem bem
Imagem
Imagem
Imagem
Cr@sh_Ov3rride
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Jan 23, 2005 11:08

Voltar para Segurança Informática

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante