Administrador suspeito

Num mundo de vírus, spyware e bugs nada como estar informado

Moderadores: Administradores, Moderadores

Administrador suspeito

Mensagempor johnnybravo » Terça Fev 07, 2006 13:56

Ajuda precisa-se!

Estou desconfiado que o administrador do meu sistema anda a ler os meus mails e a ver os documentos que tenho no computador. :?

Há alguma maneira de confirmar isso? Posso enconder alguma coisa num mail ou ficheiro que me permita ver isso depois?

Todas as dicas são úteis. Obrigado.
johnnybravo
Novato
Novato

Registado: Terça Fev 07, 2006 13:51

Mensagempor Subversiveagent » Terça Fev 07, 2006 14:37

Limpa a caixa de correio frequentemente, compra uma drive externa e guarda a informação lá (mete password). Opcionalmente, mete password na BIOS.. assim se quiser entrar só entra quand tu tens o PC ligado ;)
"Há nos confins da Ibéria um povo que nem se governa nem se deixa governar"
Gaius Julius Caesar
Subversiveagent
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Nov 06, 2003 11:10

Mensagempor PsicoPete » Terça Fev 07, 2006 14:55

Subversiveagent Escreveu:Opcionalmente, mete password na BIOS.. assim se quiser entrar só entra quand tu tens o PC ligado ;)

Isso não ajuda muito se a rede dele funcionar com "drives remotas" (não sei se é este o nome).

O melhor mesmo é limpar tudo e comprares uma pen como diz o Subversiveagent.
Guardas o que queres e limpas tudo do pc onde trabalhas inclusivamente ficheiros temporários e recycle bin.

Cumps.
Imagem
"Some men see things as they are and say why - I dream things that never were and say why not." - George Bernard Shaw
PsicoPete
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 14, 2004 12:22

Mensagempor soreal » Terça Fev 07, 2006 15:23

eu uma vex tive aki um programa k usava de vex em kuando... era algo invisivel no sistema, so aparecia kd carregavas numa combinaçao d teclas k tu mesmo definias... nao me lembro bem do nome... kk coisa como spyeye. procura no downloads.com. eu tirei d la. é fixe. akilo regista tudo o k s escreve, tudo o k s abre e ate faz screenshots de x em x tempo.
Intel CoreDuo E6600 / Asus P5B Deluxe WiFi / PowerColor X1900XTX / WD 250Gb / 2Gb DDR2 / Aerocool Baydream
soreal
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Segunda Out 17, 2005 17:58

Mensagempor NePTeR » Terça Fev 07, 2006 18:10

soreal o que te referes são keyloggers que registam todas as teclas pressionadas no computador.. existem centenas deles.. alguns como referiste que ficam totalmente invisiveis e aparecem através de uma configuração especificada pelo utilizador. Uma pequena pesquisa pelo Google, encontras muitos..

Cumps
Imagem
NePTeR
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Jul 23, 2005 16:00

Mensagempor Subversiveagent » Terça Fev 07, 2006 18:16

Mas se o admin te controla agora, depois é que vai ser um fartote se ele descobrir o teu keylogger... até sabe quando espirras :D
"Há nos confins da Ibéria um povo que nem se governa nem se deixa governar"
Gaius Julius Caesar
Subversiveagent
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Nov 06, 2003 11:10

Mensagempor soreal » Terça Fev 07, 2006 20:42

Subversiveagent Escreveu:Mas se o admin te controla agora, depois é que vai ser um fartote se ele descobrir o teu keylogger... até sabe quando espirras :D

lool... nao tinha percebido que ele nao era admin... nessa caso, faz como ja foi aki aconcelhado! pen com password.
Intel CoreDuo E6600 / Asus P5B Deluxe WiFi / PowerColor X1900XTX / WD 250Gb / 2Gb DDR2 / Aerocool Baydream
soreal
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Segunda Out 17, 2005 17:58

Mensagempor SuckThis » Sexta Fev 10, 2006 23:41

Se o teu mail for da empresa, ou seja, a empresa tem um servidor de mail para os seus funcionários então não à nada que possas fazer, pois as mensagens estão guardadas no servidor e que claro só ele, os destinatários e outras pessoas a quem o admin der permissões tem acesso às mensagens.

Isso é um problema de bom senso, nenhum administrador deve quebrar a privacidade de ninguém, mas o que é certo é que o pode fazer sempre que queira.
SuckThis
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Fev 02, 2006 17:10

Mensagempor Mercy_PT » Sábado Fev 11, 2006 20:50

Ora bem, se como o Suckthis mt bem refere estiveremos a falar de uma email da empresa então o Administrador tem e terá sempre caso assim o entenda acesso as mensagens que envias e recebes, no entanto por óptica profissional e sem motivação para tal não deveria aceder aos mesmos. Se fosse a ti preocupava-me em saber/analisar porque razão haveria ele de andar a fazer isso. Certamente terá mais que fazer. Por outro lado, e mesmo que instales key-loggers e afins se for um administrador de rede que minimamente se preze vai dar com isso facilmente e depois terás bem mais que suspeitar.
Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Mensagempor johnnybravo » Quinta Fev 16, 2006 16:11

Olá,

Obrigado pela ajuda.

Estamos a falar de um administrador de rede que controla o servidor de mails e as pastas privadas de rede.

Naturalmente que ele não deveria ler, mas lê pois já deixou escapar. O que que queria era provar o ele o faz.

Assim, queria por exemplo armadilhar um mail ou um ficheiro qq que ao abrir me enviasse um sinal qualquer que me deixasse ver que este foi aberto. Ou então que registasse nesse mesmo ficheiro se foi copiado o ficheiro ou aberto para eu poder mais tarde confirmar se alguém o andou a cheirar...

Se isto for possível, para mim já excelente.
johnnybravo
Novato
Novato

Registado: Terça Fev 07, 2006 13:51

Mensagempor Goldstrk » Quinta Fev 16, 2006 17:24

O meu conselho é pega na legislação existente para o "mail privado" e espeta-lhe com isso nas trombas! :twisted:

Como sysadmin que sou, sou totalmente contra a violação da privacidade nos emails (excepção feita a quanto o colaborador anda sob suspeita).

Abraço,
Gold
Goldstrk
Novato
Novato

Registado: Quinta Fev 16, 2006 10:40

Mensagempor SuckThis » Domingo Fev 19, 2006 23:28

Se fosse a ti e no caso se seres apenas tu a ter problemas com o administrador é ficar calado e utilizar o computador da empresa apenas para trabalhar ou usar recursos que estejam na Internet e que não implicam guardar informação no teu posto de trabalho. Digo isto porque o administrador tem poder para fazer o que quiser (o que é mais que lógico) e como tal pode restringir ao máximo aquilo que podes fazer com o computador da empresa, o que seria uma mer**, por exemplo teres sempre o mesmo fundo do ambiente de trabalho ou nem sequer teres acesso ao menu iniciar.

Se tiveres um número considerável de colegas de trabalho que se queixam do mesmo problema, então o melhor é exporem o problema à direcção da empresa, mas antes informa-te dos direitos que tens. :roll:
SuckThis
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Fev 02, 2006 17:10

Mensagempor lourenco_89 » Quarta Abr 12, 2006 12:33

Existe alguma maneira de saber se temos algum keylogger no nosso pc??????
E que precisava de saber

obrigado
lourenco_89
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Mar 20, 2006 18:04

Mensagempor bikemag » Quarta Abr 12, 2006 13:04

É fácil: envia um mail para a tua caixa de correio (de uma outra caixa) com aviso de leitura. Assim recebes uma alerta quando ela for lida, ou seja, ficas a saber se ele a leu ou não. :)

Em relação aos direitos que tens: não tens o direito de usar o pc da tua empresa para fins pessoais nem o direito de manter conteúdo privado no mesmo.
O administrador de sistemas tem sempre autoridade para gerir o conteúdo do teu pc como ele entender.
Claro que em tudo se deve aplicar a regra do bom senso, e o uso abusivo da autoridade que um administrador de sistemas tem pode sempre ser punido pela administração da empresa. A única politica que se sobrepõe à politica técnica é a politica hierárquica da empresa.

Expõe o problema ao teu chefe/director por exemplo...
bikemag
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Out 06, 2005 17:51

Mensagempor Nmensis » Quarta Abr 12, 2006 13:35

Numa empresa, o patrao nao pode mecher no PC de um trabalhador sem autorizaçao! Isso é ilegal, e pode ser acusado de "violaçao de dados pessoais".
Nmensis
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Fev 18, 2006 12:11

Próximo

Voltar para Segurança Informática

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes