Segurança para pequena rede de computadores

Num mundo de vírus, spyware e bugs nada como estar informado

Moderadores: Administradores, Moderadores

Segurança para pequena rede de computadores

Mensagempor Sniper PT » Sábado Ago 19, 2006 16:30

Olá a todos!

São 5 pc's ao todo (um deles é um pc "normal" a fazer de servidor).

Estava a pensar usar o Symantec AntiVirus Corporate Edition como solução de antivirus (não sei qual é o preço de 5 licenças, mas também coloco a possibilidade de ser um gratuito).

A nível de firewall não sei (como vou usar router se calhar nem uso).

O que acham?

Obrigado
Sniper PT
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Jul 08, 2003 12:07

Mensagempor Posturas » Sábado Ago 19, 2006 20:00

Penso que é importante, para alem da firewall do router, ter uma firewall em cada pc, nem que seja só para fazer o controlo de aplicações (a do windows faz isso, mas recorrer ou a kerio, ou a zone alarm, ou a jetico, não será nada má opção).

Ao nível de antivirus, as melhores soluções a nivel comercial são o nod32 e o kaspersky. Agora uma solução free poderá ser suficiente, dependendo do tipo de utilização do pc. Eu por exemplo só utilizo soluções grátis (avast, avg ou antivir) e até à data (já lá vão alguns anos) não tenho tido problemas [a firewall e dedo levo nos botões YES resolvem 99,9% dos problemas]).
Posturas
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 29, 2005 11:46

Mensagempor andyrock » Domingo Ago 20, 2006 14:11

Concordo com o Posturas, com software gratis em principio das conta do recado.
Para uma rede com vários utilizadores, o ideal é ter o sistema o menos intrusivo possivel! Isto é, os utilizadores que nada percebem do assunto não deverão passar a vida a clicar em avisos de segurança de modulos pro-activos de alguns antivirus, ou de gestão de programas de uma firewall. Convem ter segurança, claro, mas mantendo um nivel de sanidade mental nos utilizadores!

A firewall do XP serve para proteger o inbound na perfeição (ainda para mais dentro de uma rede com NAT).
Um antivirus free tambem dá conta do recado se os utilizadores não passarem a vida a sacar "free screensavers" da net. Nesta classe recomendo o Antivir pela sua capacidade de detecção ou o AVG pela leveza e por ser install and forget.

Se optares por um antivirus pago recomendo 100% o nod32, que facilmente se faz com que seja install and forget, e oferece uma detecção ao nível dos mais exigentes.

Recentemente apareceu o AOL active virus shield free, baseado no kaspersky 6. É excelente em termos de detecção, mas tou a passar por um problema que poderá ser de data loss... De alguma forma o kasperksy modifica o index ntfs levando a erros com o chkdsk. Isto deixa-me algo preocupado, tendo em conta que várias pessoas no forum kaspersky se queixam do mesmo e dizem que é necessária uma formatação completa (não a rápida) para resolver o problema criado no ntfs. Já fiz backups, mas espero não ter de os usar!!! :?
Em principio desactivar o ichecker e o iswift poderá evitar esse problema, mas como nada de oficial foi dito ou feito não posso garantir.
Toshiba A100-158 * Core Duo T2400 * 3 GB DDR2 * Mobility X1600
Windows 7 | Windows Firewall + KAV
andyrock
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Ago 25, 2005 12:54

Voltar para Segurança Informática

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes