Objectivo dos Trojans e Worms

Num mundo de vírus, spyware e bugs nada como estar informado

Moderadores: Administradores, Moderadores

Objectivo dos Trojans e Worms

Mensagempor Tiagão » Sábado Mai 19, 2007 9:15

Boas!

Como ja referi noutras mensagens, há uns anos que o meu pc com o sp1 é atacado, mesmo que mude o Modem.
Dizem que os trojans podem ser usados para roubar documentos, é verdade? De que forma têm eles acesso aos documentos do pc?

Fiz muitas operações (e outras bancárias), será que corro algum risco?

Mesmo depois de apagar o ficheiro, se ele continua em disco, eles conseguem ter acesso?

Help plz :(

tks [[]]
...
Tiagão
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Jan 27, 2007 15:17

Mensagempor lfernandes » Sábado Mai 19, 2007 10:43

duas sugestões, actualiza para o SP2 (se ainda não o tiveres feito) e usa um bom antivirus/antispyware. corre-os regularmente. não te esqueças de usar uma firewall.

Antivirus: AOL Active virus shield (freeware)
firewall: Comodo (freeware)
antispware: Spybot (freeware) e Lavasoft Adware personal (freeware)

e tem atenção aos sites que visitas.
é verdade que eles podem roubar informação do pc e permitir que outros acedam ao teu pc, por isso tem cuidado!!!
lfernandes
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Ago 26, 2006 2:19

Mensagempor Tiagão » Sábado Mai 19, 2007 11:11

E se tiverem acesso ao meu pc como o vêm?

Tipo explorador do windows?
...
Tiagão
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Kayn » Sábado Mai 19, 2007 12:28

Tiagão Escreveu:E se tiverem acesso ao meu pc como o vêm?

isso é um bocado irrelevante. desde que tenham acesso de alguma maneira, já é mau o suficiente...

anyway, os verdadeiros spyware ja nao sao os de agora. agora o proximo spyware nao ta muito preocupado em caçar info.
é mais um pro numero, para os fabricantes de antispyware conseguirem vender. ainda ninguem me tira da ideia que grande parte ate devem ser feitos pelas proprias companhias de antis.

é a solução perfeita.
Faz-se, espalha-se a doença e vende-se a cura.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor Tiagão » Sábado Mai 19, 2007 13:15

Aquela porcaria aparece cada vez que formato o pc (e fica com o sp1) e depois começa a trazer para aqui trojans (O original chama-se TrojanDownloader), e depois instala-me um antivirus, (que é o Sheriff nao sei quantos) e pede o número de cartão de crédito pa activar aquilo :evil: .
No meio desta porcaria toda nao sei se me roubaram documentos ou se o interesse era so mesmo o cartão de crédito :?
...
Tiagão
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Kayn » Sábado Mai 19, 2007 14:23

Isso sao mais stresses do que o necessario.

Eu dizia-te pra te mudares pra linux, mas nem toda a gente ta pra isso.

Se vais pro windows, instala logo o win com o sp2. Aproveita e antes de te ligares à net pela primeira vez, instala um bom antivirus (NOD32, Kaspersky, AOL Active Virus Shield, etc), um bom brower (Firefox, opera, etc Esquece Internet explorer, seja que versao for) e deves tar consideravelmente seguro para o daily use.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Mensagempor Tiagão » Sábado Mai 19, 2007 14:26

Conhecem mais alguém k ao ligar o pc a net fica logo com vírus se tiver o sp1?
Pk e k implicaram com o meu?
...
Tiagão
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Kayn » Sábado Mai 19, 2007 19:24

Toda a gente deverá ficar, nessas condicoes, não é especifico por seres tu.

Houve sérias correcoes no SP2 que o tornaram obrigatório antes de ir pra net.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Mensagempor lfernandes » Domingo Mai 20, 2007 8:28

Tiagão Escreveu:Conhecem mais alguém k ao ligar o pc a net fica logo com vírus se tiver o sp1?
Pk e k implicaram com o meu?
´
vá instala lá mas é o sp2, os antispywares, antivirus, e firewall (podes optar pelo conjunto que indiquei em cima, é tudo freeware e é o que uso, claro que há pessoas que gostam de outros programas, mas acho que para te desenrrascar no inicio é mais que suficiente) e depois vê se entra mais algum bicharoco. visto já teres o pc com bicharada faz o download dos programas, grava num cd ou pen, e reformata o sistema. desliga o modem antes de reinstalares e liga-o só depois de instalares tudo (não te esqueças do Sp2!!!! depois diz como correu.
lfernandes
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Ago 26, 2006 2:19

Mensagempor sergio.pontes » Quarta Jun 20, 2007 10:57

Kayn Escreveu:
Tiagão Escreveu:E se tiverem acesso ao meu pc como o vêm?

isso é um bocado irrelevante. desde que tenham acesso de alguma maneira, já é mau o suficiente...

anyway, os verdadeiros spyware ja nao sao os de agora. agora o proximo spyware nao ta muito preocupado em caçar info.
é mais um pro numero, para os fabricantes de antispyware conseguirem vender. ainda ninguem me tira da ideia que grande parte ate devem ser feitos pelas proprias companhias de antis.
é a solução perfeita.
Faz-se, espalha-se a doença e vende-se a cura.

Eu tenho como opinião pessoal a mesma coisa... até digo mais, que grande parte de worms e outros que tem como função o roubo de informação, partem de interesses cooperativos, do género de roubo de informação classificada valiosa para as empresas que ficarão lesadas... existe muita espionagem empresarial por ai...

e depois há os pseudo-hackers que andam por ai, que vão ao astalavista ou outros, buscar source codes... modificam umas linhas de código, e pumba! temos uma versão modificada de um virus/worm/routkit/trojan/etc que já alguem que realmente entende do assunto tinha feito antes...

e quem é que lucra com isso? as empresas de antivirus e as de recuperação de dados... portanto, tal como disse acima, concordo em pleno com muitas das viroses serem feitas por essa próprias companhias... pelo menos com spyware já existem relatos que apontam nesse sentido... companhias de anti-spyware que fabricam spyware, para incentivar a compra dos primeiros....
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Jun 03, 2007 23:02

Mensagempor SuperMocho84 » Quarta Jun 20, 2007 12:25

Eu não uso o SP2 no meu pc (mantenho-me com o SP1) e nunca apanhei nenhum vírus ou spyware. Já o meu irmão que tem o SP2 apanha tudo e mais alguma coisa. Por isso as coisas não são tão lineares assim. A maior parte das vezes somos infectados por culpa própria.

Claro que isto não invalida que concorde que o XP com o SP2 é mais seguro e aconselho vivamente as pessoas a instalarem-no. Mas também é preciso ter "cabecinha" a navegar, porque senão não há software nem actualizações de segurança que nos valham.

Se quiseres continuar com o SP1, instala um anti-vírus, uma firewall e corre o autopatcher para actualizares o teu Windows antes de te ligares à net. Se o fizeres não deverás ter problemas de maior.
Contudo se puderes instala o SP2.
AMD Athlon64 3500+ Winchester
ASUS A8N-SLI Deluxe
ASUS Nvidia GeForce 6800GT 256MB DDR3
4x512MB DDR400 Kingston
Western Digital 250GB SATA II + 200GB SATA + 60GB IDE
Logitech X-230 + Audigy 2
Pioneer 120S + Optiarc 7173AD
LC Power Hyperion 700W
SuperMocho84
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Dez 21, 2004 11:48

Mensagempor Tiagão » Quarta Jun 20, 2007 12:48

Se tiveres uma ligação directa ao modem, é ate levares com um ataque e o firewall nao se calar, ou apanhares com o sasser/blaster ou qualquer parecido que consegue desactivar a maioria dos antivirus.
Se nunca apanhaste é porque tens muita sorte.

Ja agora... quando levamos com um portscan tambem vem de mecanismos automaticos, ou sao alguns gajos a tentar descobrir portas pa hackear o sistema? :?
...
Tiagão
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor SuperMocho84 » Quarta Jun 20, 2007 13:08

Tiagão Escreveu: ou apanhares com o sasser/blaster ou qualquer parecido que consegue desactivar a maioria dos antivirus.

Se fizeres tudo o que eu te disse antes de ligares a net não és infectado pelo Blaster e o Sasser.

Tiagão Escreveu:
Se nunca apanhaste é porque tens muita sorte.

Não, não é sorte. É saber o que ando a fazer.
AMD Athlon64 3500+ Winchester
ASUS A8N-SLI Deluxe
ASUS Nvidia GeForce 6800GT 256MB DDR3
4x512MB DDR400 Kingston
Western Digital 250GB SATA II + 200GB SATA + 60GB IDE
Logitech X-230 + Audigy 2
Pioneer 120S + Optiarc 7173AD
LC Power Hyperion 700W
SuperMocho84
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Dez 21, 2004 11:48

Mensagempor Tiagão » Quarta Jun 20, 2007 13:12

Posso dizer também que o software da symantec faz alguns updates ao windows através do live update.... por isso os usuários de software symantec se disserem que usam o service pack 1 na boa, obviamente porque o live update ja veio corrigir aguns problemas. No service pack 2 há sempre uma actualização que falha, é a actualização do service pack 1...
Não sei quais sao os outros antivirus que o fazem, mas acaba por ir dar ao mesmo.
...
Tiagão
Membro de Prata
Membro de Prata

Voltar para Segurança Informática

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes