Opinião de possivel mudança de firewall

Num mundo de vírus, spyware e bugs nada como estar informado

Moderadores: Administradores, Moderadores

Opinião de possivel mudança de firewall

Mensagempor MetalFatigue » Domingo Mai 27, 2007 14:09

Uso já à muito tempo a Sygate, mas cada vez tenho mais receio que esteja a ficar desactualizada, já que foi descontinuada.

Gostaria de saber a vossa opinião se vale a pena mudar ou se continua a ser uma boa firewall.

Pelo pouco que tenho visto. A firewall que me atrai mais neste momento (se mudar) é a Comodo. Mas se tiverem outra opinião, por favor não hesitem em indica-las.
*-ASUS P5K-PRO
-Intel Core 2 Duo E8200
-2x2GB PC6400 Team Elite
-RAID0 2xSeagate SP 500GB + WD Green 1TB
-GF 9600GT
-MSI TV @nywhere Master
*-Toshiba A200-21T

http://souprimeiroministro.pt.vu
MetalFatigue
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Out 20, 2004 14:31

Mensagempor jotoa » Domingo Mai 27, 2007 14:33

A Comodo e a Outpost são muito boas.
Imagem
Capitão Moura: Justo! Honesto! Coerente! Imparcial!
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Registado: Sábado Jun 17, 2006 18:27

Mensagempor MetalFatigue » Domingo Mai 27, 2007 15:39

Mas será que neste momento a Sygate é uma firewall ultrupassada, mesmo por essas que sao free?
*-ASUS P5K-PRO
-Intel Core 2 Duo E8200
-2x2GB PC6400 Team Elite
-GF 9600GT
-MSI TV @nywhere Master
*-Toshiba A200-21T

MetalFatigue
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor lfernandes » Domingo Mai 27, 2007 15:46

comodo ou sunbelt kerio, são ambas muito boas, embora a comodo seja um pouco mais complicada de configurar "à la mano" que a sunbelt é melhor até pelo facto de ser freeware.
lfernandes
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Ago 26, 2006 2:19

Mensagempor Hardmotion » Domingo Mai 27, 2007 16:29

Devido ao facto de não possuir actualizações recentes penso que esteja um pouco desactualizada..
Hardmotion
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Mai 21, 2003 18:44

Mensagempor MetalFatigue » Domingo Mai 27, 2007 16:31

Será que vocês leem o que eu escrevo?

Não quero minimizar a ajuda que estão a tentar dar-me. Mas sinceramente parece-me que leem o topico e pensam que estou só a pedir uma firewall e despejam o que já têm interiorizado, ou seja as firewalls que para vocês são melhores.

A minha questão principal é se vale a pena mudar. visto que à uns tempos a Sygate era das melhores firewalls. Será que mudou muito as protecções necessárias, para se poder considerar a Sygate obsoleta?

É que já está habituado a ela e se não houver grandes mudanças a nível tecnologico continuarei a usa-la.
*-ASUS P5K-PRO
-Intel Core 2 Duo E8200
-2x2GB PC6400 Team Elite
-GF 9600GT
-MSI TV @nywhere Master
*-Toshiba A200-21T

MetalFatigue
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor MetalFatigue » Domingo Mai 27, 2007 16:35

Hardmotion Escreveu:Devido ao facto de não possuir actualizações recentes penso que esteja um pouco desactualizada..

Obrigado Hardmotion. Pela resposta que se deveu a uma leitura!

Essa é igualmente a minha ideia. Mas já me foi dito por uma pessoa, nao do forum, que as firewalls sao todas bastante semelhantes e que mesmo não actualizada a diferença é negligente. Gostaria de um parecer mais técnico, se possivel.

PS: Outra razao para gostar de a manter, é de que dificilmente encontro outra firewall tao boa e que gaste cerca de 10MB de ram
*-ASUS P5K-PRO
-Intel Core 2 Duo E8200
-2x2GB PC6400 Team Elite
-GF 9600GT
-MSI TV @nywhere Master
*-Toshiba A200-21T

MetalFatigue
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor siklas » Domingo Mai 27, 2007 16:58

jotoa Escreveu:A Comodo e a Outpost são muito boas.

A outpost ou a kerio sim, agora a comodo não gostei muito!
siklas
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sábado Dez 17, 2005 21:51

Mensagempor SuckThis » Segunda Mai 28, 2007 19:53

MetalFatigue Escreveu:Mas será que neste momento a Sygate é uma firewall ultrupassada, mesmo por essas que sao free?

Claro que sim. Não é por acaso que mesmo para as firewalls free são lançadas novas versões, de x em x de tempo.

Podes optar pela Kerio, Zone Alarm e Comodo Firewall. (eu uso a Comodo Firewall)
SuckThis
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Fev 02, 2006 17:10

Mensagempor Cr@sh_Ov3rride » Segunda Mai 28, 2007 20:02

MetalFatigue Escreveu:
Hardmotion Escreveu:Devido ao facto de não possuir actualizações recentes penso que esteja um pouco desactualizada..

Obrigado Hardmotion. Pela resposta que se deveu a uma leitura!

Essa é igualmente a minha ideia. Mas já me foi dito por uma pessoa, nao do forum, que as firewalls sao todas bastante semelhantes e que mesmo não actualizada a diferença é negligente. Gostaria de um parecer mais técnico, se possivel.

PS: Outra razao para gostar de a manter, é de que dificilmente encontro outra firewall tao boa e que gaste cerca de 10MB de ram

Eu concordo com o Hardmotion...

Embora a diferença possa não ser muita, uma actualização pode sempre revelar-se fulcral... Talvez aguentar durante algum tempo mais para verificar as possiveis vulnerabilidades da Sygate e fazer mais umas pesquisas para obter os resultados que pretendes a nível de consumo de memória não seja má ideia
Imagem
Imagem
Imagem
Cr@sh_Ov3rride
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Jan 23, 2005 11:08

Mensagempor sergio.pontes » Terça Jun 19, 2007 11:10

MetalFatigue Escreveu:Será que vocês leem o que eu escrevo?

Não quero minimizar a ajuda que estão a tentar dar-me. Mas sinceramente parece-me que leem o topico e pensam que estou só a pedir uma firewall e despejam o que já têm interiorizado, ou seja as firewalls que para vocês são melhores.

A minha questão principal é se vale a pena mudar. visto que à uns tempos a Sygate era das melhores firewalls. Será que mudou muito as protecções necessárias, para se poder considerar a Sygate obsoleta?

É que já está habituado a ela e se não houver grandes mudanças a nível tecnologico continuarei a usa-la.

Eu uso a sygate e tenho-me dado bem com ela! confio muito nela!
No entanto, nas actualizações do windows + office de há 2 meses atrás, desde que essas actualizações foram feitas, que no outlook de vez em quando parece que se engasga quando tem de retirar informações da net - tipo email com html, etc... mas só nos primeiros 10 a 20 minutos de uso... e depois passa e funciona tudo normalmente... tu que usas a sygate acontece-te alguma coisa semelhante? ou o problema estará no outlook propriamente dito?

na sygate já apaguei as "fingertips" dos programas, não fosse uma simples confusão da firewall devido aos programas terem sido modificados pelas actualizações...

ah, é verdade, uso o xp sp2 todo actualizado + office 2003 todo actualizado

no que respeita á sygate, fazendo bastantes port scans ao meu ip, em todos eles obtenho Stealth. Inclusive pra fazer as actualizações com o windows update, tenho de "baixar" a firewall senão nem o site da microsoft consegue detectar o browser que tou a usar - e por esse mesmo motivo não me deixa actualizar a máquina se eu não "baixar" as defesas da firewall...

se tentares um leaktest, desde que o antivirus te deixe utilizar-lo, tambem não consegue comunicar com o exterior sem autorização...

após tudo isso, tenho de assumir que a firewall da sygate continua segurissima! só tenho pena é que ela não funcione no vista!
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Jun 03, 2007 23:02

Mensagempor alr_tech » Terça Jun 19, 2007 11:46

boas

o único problema com as firewall, é que como tudo dentro de um SO são programas, que por sua vez se servem de outros programas ou bibliotecas de sistema.
voçês destacam muito os ataques vindos de fora.... sém dúvida, que são importantes.... e devem ser travados....
mas, e se o bicharoco já, entrou escondido em algum cavalo de troia.....
se esse bicharoco se servir de ulguma deficiência do sistema, a firewall não irá detectar, pois na altura do seu desenvolvimento ninguem conhecia a dita..
e determinadas portas poderão ser abertas, ou usados protocolos não comuns e lá se vai a nossa segurança...

como estão a entender, com os updates podem vir tb modificações nas funções e aquilo que a firewall ou outro programa de protecção está à espera , nunca aparece....

muitos dos updates nos sistemas de segurança, contemplam essas pequenas evoluções...

é claro, que o sygate, continuará aproteger a grande maioria dos ataques, software complementar, antivirus/antiadware, análise activa, etc são mais uma camada de protecção...
poderás é ter problemas futuros se algum protocolo ou programa mudar e interferir com as protecções existentes...

resumindo, mudar ou não...
tal depende do utilizador....
tens de ficar em alerta...
depende tb dos teus conhecimentos...
se tiveres conhecimentos médios sobre computação, segurança.... depende só de ti...

se for um outro utilizador, sem grandes conhecimentos... aí aconselho a mudar para uma firewall mais recente e em actualização... assim como a instalação de antivirus e antiadware e outro software complementar (actualizável )...
poderás ter menos problemas futuros...

atenção "poderás", infelizmente mesmo com todo o meu conhecimento e arsenal... às vezes passam...
:evil:

serviu para alguma coisa?
espero que sim

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Voltar para Segurança Informática

Quem está ligado: