Anti-Virus Avira: como eliminar ficheiro com "Deny acce

Num mundo de vírus, spyware e bugs nada como estar informado

Moderadores: Administradores, Moderadores

Anti-Virus Avira: como eliminar ficheiro com "Deny acce

Mensagempor major_jb » Quarta Ago 05, 2009 14:52

Olá a todos!

Há poucos dias o meu AV Avira 9.0 free edition detectou-me 2 trojans no sistema de restauro. Por defeito esses 2 ficheiros foram "blindados" de modo a que não pudessem ser acedidos, ou seja, com a opção "Deny access".
Apaguei todos os pontos de restauro do sistema e corri o AV e alguns anti-spywares e parece estar tudo em ordem.

A minha dúvida é a seguinte: como é que eu consigo eliminar um ficheiro que está com a protecção de Deny access" por parte do Avira? Já andei a ver todas as opções e não encontro nada :?

Mesmo que neste caso especifico os ficheiros já tenham sido eliminados (por ter eliminado os restauros de sistema. Ou será que não foram??? :? )
queria saber como é que posso eliminar ficheiros com este tipo de protecção.

Desde já muito obrigado pela vossa ajuda :wink:

Fiquem bem!!!
major_jb
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Jul 31, 2005 14:07

Mensagempor net_shark » Terça Ago 11, 2009 11:02

No mundo windows, nenhum ficheiro que esteja a ser usado por outro processo pode ser alterado/apagado, sem a remoção dos locks.
Isto inclui ficheiros de virus e trojans.
Para contornar isto, os antivirus fazem scan durante o boot do sistema, ou logo apos entrarem no windows, quando os ficheiros de virus ainda não tem locks de uso.
Tens que dizer ao avira para fazer precisamente isso.

Alternativamente podes elimina-lo á bruta recorrendo a programas que retiram os locks e eliminam os ficheiros, como o Unlocker for windows. As consequencias são imprevisiveis, pois podes eliminar mais do que desejas.
net_shark
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Ago 03, 2004 9:08

Mensagempor major_jb » Terça Ago 11, 2009 11:24

Antes de mais obrigado pela resposta net_shark :wink:

Os ficheiros em questão são do restauro do sistema por isso não há problemas em eliminá-los.
A minha grande questão é como é que os consigo eliminar. Não vejo lá nenhuma opção no Avira :?

Fico a aguardar que algum utilizador deste AV me saiba esclarecer...
major_jb
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor PsicoPete » Terça Ago 11, 2009 14:12

Agora não estou em nenhum pc com Avira mas se não me engano tens de seleccionar uma opção no "Scan on demand" que é "Boot time scan".
Se não for isso diz que eu logo quando chegar a casa vejo e digo-te.

Cumps.
Imagem
"Some men see things as they are and say why - I dream things that never were and say why not." - George Bernard Shaw
PsicoPete
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 14, 2004 12:22

Mensagempor major_jb » Terça Ago 11, 2009 14:35

Obrigado pela ajuda PsicoPete, mas não encontro essa opção :?
o problema deve ser meu porque uso este AV há pouco tempo e ainda não o "domino" bem :oops:

Agradeço então que quando puderes me expliques o que devo fazer para eliminar os tais ficheiros "bloqueados" através do "Deny Access"...

Fica bem!!!
major_jb
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor PsicoPete » Terça Ago 11, 2009 15:07

Retirado do forum de suporte do avira:
'in the Avira main GUI you can press the "Extras" button and select "Boot records scan".'
(No menu inicial do Avira clica em extras e selecciona algo como "verificar ficheiros no arranque(?)" - Não sei se o menu tem esse nome.)

Cumps.
Imagem
"Some men see things as they are and say why - I dream things that never were and say why not." - George Bernard Shaw
PsicoPete
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor major_jb » Quarta Ago 12, 2009 13:48

PsicoPete Escreveu:Retirado do forum de suporte do avira:
'in the Avira main GUI you can press the "Extras" button and select "Boot records scan".'
(No menu inicial do Avira clica em extras e selecciona algo como "verificar ficheiros no arranque(?)" - Não sei se o menu tem esse nome.)

Cumps.

Antes de mais obrigado pela ajuda :wink:

Fiz esse procedimento e reparei que ele não fez o scan a nada, ou seja, seleccionei as drives a verificar mas no relatório não aparece nada :?

Outra dúvida que tenho é como é que este procedimento me ajuda a desbloquear e eliminar um ficheiro "bloqueado" pelo Avira? :?
major_jb
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor PsicoPete » Quarta Ago 12, 2009 15:41

Por partes:

1 - O resultado do que fizeste não é imediato por assim dizer...
O procedimento faz com que da próxima vez que reinicies o pc o Avira faça um scan antes de ser carregado o windows o que vai permitir que quaisquer ficheiros contaminados sejam apagados sem limitações de "locks" por parte do SO.

2 - Isto em nada contribui para desbloqueares directamente os ficheiros em causa mas irá provavelmente dar-te a oportunidade de os apagares durante esse "scan" pois já/ainda não estão bloqueados pelo SO.

Cumps.
Imagem
PsicoPete
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor major_jb » Quinta Ago 13, 2009 11:38

PsicoPete Escreveu:Por partes:

1 - O resultado do que fizeste não é imediato por assim dizer...
O procedimento faz com que da próxima vez que reinicies o pc o Avira faça um scan antes de ser carregado o windows o que vai permitir que quaisquer ficheiros contaminados sejam apagados sem limitações de "locks" por parte do SO.

2 - Isto em nada contribui para desbloqueares directamente os ficheiros em causa mas irá provavelmente dar-te a oportunidade de os apagares durante esse "scan" pois já/ainda não estão bloqueados pelo SO.

Cumps.

Mais uma vez obrigado pela explicação :wink:

Fiz o que tu dissestes e como o Avira não me alertou para nada parto do princípio que os ficheiros infectados já lá não estão.

Quando isto me aconteceu, reparei que a opção por defeito do AV era que o ficheiro infectado fosse "bloqueado" (Deny Access) e que passado 8 segundos ele aceitava essa opção. Mas se eu na altura não estivesse em frente ao computador como é que sabia que tinha 1 ficheiro infectado visto que não me deixou nenhum alerta visível? É certo que se for ver ao log está lá nos eventos mas o utilizador deve ser alertado na hora e não ter que estar a ver regularmente os logs :?

Há hipótese de mudar a opção, por defeito, de quando ele detecta uma virose a mandar para a quarentena e não fazer o tal "Deny Access"?

Obrigado pela tua paciência a explicar-me isto :)

Fica bem!!!
major_jb
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor PsicoPete » Sexta Ago 14, 2009 18:12

Desculpa a demora mas só agora consegui ver o que me pediste.

Então é assim:
Abres o Avira, clicas em "extras", "configuration", pões um check na opção "expert mode", vais a "scanner" -> "scan" -> "Action for concerning files" -> "Automatic" e escolhes a acção que pretendes.

:wink:

Cumps.
Imagem
PsicoPete
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor major_jb » Sábado Ago 15, 2009 14:29

PsicoPete Escreveu:Desculpa a demora mas só agora consegui ver o que me pediste.

Então é assim:
Abres o Avira, clicas em "extras", "configuration", pões um check na opção "expert mode", vais a "scanner" -> "scan" -> "Action for concerning files" -> "Automatic" e escolhes a acção que pretendes.

:wink:

Cumps.

Pela milésima vez obrigado :wink:
Melhor explicado do que isto é impossível :)

Escolhi como "primary action" -> "repair" e como "secondary action" -> "quarantine". Achas que é o ideal? E já agora, o Avira avisa sempre que fizer isto ou faz em modo "silencioso"?

Fica bem!!!

ps: não tens nada que pedir desculpa pela demora... importa é a vontade de ajudar 8)
major_jb
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor PsicoPete » Sábado Ago 15, 2009 15:16

major_jb Escreveu:Escolhi como "primary action" -> "repair" e como "secondary action" -> "quarantine". Achas que é o ideal?

Sim, penso que é a melhor opção.

major_jb Escreveu:E já agora, o Avira avisa sempre que fizer isto ou faz em modo "silencioso"?

Faz em modo silencioso. Por isso dez vez em quando (quando terminas um scan por exemplo) convém dar uma olhadela no Log e nos ficheiros da quarentena para ver o que por lá anda.

Cumps.
Imagem
PsicoPete
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor major_jb » Domingo Ago 16, 2009 13:37

O facto de não avisar quando encontra uma virose não é nada bom :(

E estar a ir ver os logs regularmente não é prático... mas pronto, o AV é grátis e muito bom a cumprir a sua função por isso não se pode pedir tudo :)

Fica bem e obrigado pelas tuas opiniões e esclarecimentos :wink:
major_jb
Membro de Prata
Membro de Prata

Voltar para Segurança Informática

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante