Pagina web: duvida

PHP, Java, JavaScript, XML, XHTML, HTML, CSS, ASP, Delphi, Assembly, LaTeX, C, UML, Flash, Perl, SQL, Python, Zope, Pascal, WML. Se conhece mais de 3 siglas referidas, este é o forum para si.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Pagina web: duvida

Mensagempor bluepower » Sexta Nov 26, 2004 15:42

Como é que posso fazer para colocar uma pagina on-line mas que não descobram o ip onde esta está alojada.
bluepower
Novato
Novato

Registado: Sexta Nov 26, 2004 15:31

Mensagempor Dr » Sexta Nov 26, 2004 18:58

Impossível

Cumprimentos.
João Ribeiro
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jan 21, 2004 3:50

Re: Pagina web: duvida

Mensagempor Tretabyte » Sexta Nov 26, 2004 20:38

Boas,
bluepower Escreveu:Como é que posso fazer para colocar uma pagina on-line mas que não descobram o ip onde esta está alojada.

nao da.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor etienne » Sexta Nov 26, 2004 23:35

boas, + 1 que quer ser invisivel ..... :lol: "ganhem juizo brincalhões"

....CADA VEZ SOMOS + :D AINDA BEM Q É ASSIM... 8)

O felizardo dos 41...milhões de euros, do euro milhões, deve ter a lua aos seus pés!!!!!!! :D 8O :roll: :!: :!: :!: 8)
Imagem
etienne
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Set 29, 2004 1:39
Localização: Algueirão Velho/Serra das Minas/Rio do Mouro/Mem Martins/Mercês( Linha Sintra)

Mensagempor Tretabyte » Sábado Nov 27, 2004 5:46

Boas,
so a lua? fdx esse gajo agora ate marte pode ter, cagao !!!

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Re: Pagina web: duvida

Mensagempor [PT]CableGuy » Sábado Nov 27, 2004 15:23

bluepower Escreveu:Como é que posso fazer para colocar uma pagina on-line mas que não descobram o ip onde esta está alojada.
Ora bem , para te responder e remover qualquer dúvida tenho de explicar o que é "DNS system".

A internet é "baseada" no protocolo TCP/IP e os computadores comunicam entre si atravéz dos IPs !!!
Só à alguns anos atrás é que inventaram um sistema de nome DNS para "facilitar a vida" aos utilizadores.
Este sistema DNS (Domain Name System) é baseado na associação dos "domain names" com os IPs.
A sua estrutura é "tipo àrvore" e vou tentar exemplificar nesta simples imagem: (perdoem a falta de "arte")
Imagem
Ou seja...o que acontece é o seguinte:
1º - Colocar o link no broswer http://www.netcabo.pt
2º - O browser envia um "pedido" aos TLDs (Top Level Domains) (.com , .pt , .net , .org....etc)
3º - O TLD responsável pelo .pt , envia o pedido para o servidor seguinte: .netcabo (neste exemplo)
4º - Finalmente o pedido é enviado para o ùltimo servidor que é o servidor web: www
5º - Ao encontrar o ùltimo servidor a página é enviada para o IP do PC que a requesitou

Resumindo , a ICANN é responsável pela atribuição de IPs aos "domain names" da internet.
É essa "entidade" que controla e organiza todo o sistema de DNS no qual a internet se baseia.
Sem o DNS seria práticamente impossivel decorar os IPs dos websites que costumamos visitar diáriamente.
Essa é a vantagem e a desvantagem é não ser possivel "esconder" os IPs dos servidores , pelo mesmo motivo.
Espero que tenha ajudado a compreender melhor o sistema DNS. :wink:
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor Dr » Sábado Nov 27, 2004 18:15

Caraças, [PT]CableGuy:
Parece resposta de um exame, hehe.
Está quase perfeito.
O único senão é o facto de o computador cliente não perguntar directamente ao TLD qual o IP de determinado servidor. Imaginemos que é um cliente netcabo. Primeiro pergunta aos servidores DNS da netcabo se sabe qual o IP do servidor www.sony.pt . Se o servidor DNS da netcabo não souber, apresenta-lhe uma resposta do género "olha, eu não sei, mas este gajo (um servidor DNS qualquer acima deste último, que resolva os nomes DNS para os domínios portugueses) é capaz de saber ou então conhece quem saiba". Estes são os forwarders.
Acima dos TLD ainda há a raíz de todo o sistema DNS. São 13 servidores que vêm pré-definidos em todos os servidores DNS.
Basicamente, estes servidores indicam quais os servidores encarregues de cada TLD. Em termos práticos, se o teu ISP pertencer ao TLD .pt e quiseres visitar uma página qualquer num servidor qualquercoisa.com, um desses 13 servidores é consultado para indicar o servidor DNS dos domínios .com.
Mas já me estou a alongar demais. O que eu queria dizer, basicamente, é que as consultas aos servidores DNS são de baixo para cima (primeiro consulta o servidor DNS local, se houver, depois o do próprio ISP, e por aí fora até encontrar o IP desejado). Mas nem sempre são consultados os servidores DNS dos domínios ou os servidores da raíz, esses 13 que mencionei.
Aqui fica a lista destes 13 servidores que falei, para brincarem um bocadinho com o tracert e o nslookup ;-):

a.root-servers.net 198.41.0.4
b.root-servers.net 128.9.0.107
c.root-servers.net 192.33.4.12
d.root-servers.net 128.8.10.90
e.root-servers.net 192.203.230.10
f.root-servers.net 192.5.5.241
g.root-servers.net 192.112.36.4
h.root-servers.net 128.63.2.53
i.root-servers.net 192.36.148.17
j.root-servers.net 192.58.128.30
k.root-servers.net 193.0.14.129
l.root-servers.net 198.32.64.12
m.root-servers.net 202.12.27.33

Cumprimentos.
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Tretabyte » Sábado Nov 27, 2004 21:48

Boas,
falta ai umas coisas na explicacao mas assim para leigos a nivel basico chega perfeitamente AGORA a estrutura de DNS nao é so isso, falta coisas la pelo meio :P
Dr, agarra nos teus livros do MCSE sobre a parte dos DNS e vais ver a historia toda completa.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Mensagempor Dr » Sábado Nov 27, 2004 22:01

Tenho melhor que os livros MCSE: uma p*#@ duma bíblia de 1500 páginas do Mark Minasi a falar do Server 2003, traduzido para português... do Brasil... :-| Não se pode ter tudo.
De qualquer das maneiras, é um livro excelente para candidados a MCSE que explica, entre muitas outras coisas, a estrutura do DNS detalhadamente. Mas não achei necessário estar a cuspir esses detalhes todos, pois era estar a bater no ceguinho. O que está aqui chega perfeitamente para a maioria ter uma ideia boa de como o DNS funca.
Fica bem e bom fds pra todos.

off - Já alguma vez instalaste uma CA em Server 2003, Tretabyte?
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Tretabyte » Domingo Nov 28, 2004 4:37

Boas,
Dr, ja, andei a brincar com isso enquanto preparava um projecto para um rede wireless mas depois acabei por nao acabar as coisas, foi uma bela dor de cabeca mas estava a funcionar lindamente e tinha o 2003 instalado em VMWare, funcionar lindamente.
Dr, tens msn? manda-me pm com isso se tiveres.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Mensagempor TeC_TeRaByTe » Segunda Dez 06, 2004 23:05

OIx
aki o pessoal todo ja da pra ver k sao do topo,

ou seja a minha pergunta vai cair memo mal.. mas enfim ..."kem nao xora nao mama"

eu kero ver se entro nisso dos sites.. mas keriasaber se e possivel alojar o site no meu proprio pc... sem ter k ir aos sites fulanos tais e delcranos memo k.. eles sejam a borla!
podem me ajudar?

thanks

Tec
DQ6
Intel Core 2 Duo E6600
2 Gb Team Xtreme
320 GB Seagate
TeC_TeRaByTe
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Mai 06, 2004 18:24

Mensagempor Tretabyte » Segunda Dez 06, 2004 23:48

Boas,
instala o IIS na tua maquina e montas o webserver.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Voltar para Programação

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante