Configuração do SMTP Server para envio de mails

PHP, Java, JavaScript, XML, XHTML, HTML, CSS, ASP, Delphi, Assembly, LaTeX, C, UML, Flash, Perl, SQL, Python, Zope, Pascal, WML. Se conhece mais de 3 siglas referidas, este é o forum para si.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Configuração do SMTP Server para envio de mails

Mensagempor NetSynnas » Quinta Dez 30, 2004 19:01

Juventude,

Como configurar o IIS para enviar e-mails?

Segui estas instruções:
1.On your IIS computer, open the Microsoft Management Console (MMC).
2. In the left pane, expand the "Internet Information Server" section.
3. In the left pane, select and expand your IIS server.
Fernando Figueiras diz:
4. In the right pane, right-click "Default SMTP server" and select "Properties"
5. Select the "Delivery" tab.
6. In the "Fully Qualified Domain Name" text box, enter the IIS computer name.
7. In the "Smart Host" text box, enter the name of your SMTP server.

No entanto, se o nome do computador é "CLIENTE", o que colocar no smart host, sabendo que não pode ser o mesmo?

Já agora, o restante fica em default? Este procedimento é o bastante?
NetSynnas
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Nov 17, 2003 14:43

Mensagempor NetSynnas » Sexta Dez 31, 2004 17:41

Já consegui o que queria... Neste link:

http://www.microsoft.com/technet/script ... fault.mspx
NetSynnas
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Dr » Sexta Dez 31, 2004 20:52

Se tiveres algum tipo de problemas, avisa-me. Já dei tanta cabeçada com o servidor SMTP do IIS que agora consigo-o configurar de olhos fechados, lol.
Cumprimentos.
João Ribeiro
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jan 21, 2004 3:50

Mensagempor Tretabyte » Sábado Jan 01, 2005 5:55

Boas,
Dr Escreveu:Se tiveres algum tipo de problemas, avisa-me. Já dei tanta cabeçada com o servidor SMTP do IIS que agora consigo-o configurar de olhos fechados, lol.
Cumprimentos.

e com uma mao atras das costas? :P

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor ^DJ_Link^ » Segunda Jan 03, 2005 14:47

Isto é para termos um servidor de email no nosso pc não é?
^DJ_Link^
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Mai 23, 2003 13:33

Mensagempor Mercy_PT » Segunda Jan 03, 2005 14:51

Nao necessáriamente. pode ser no do teu vizinho. ou entao pra ocupar um bocado de espaço. SMTP não significa ter servidor de email. Significa capacidade de enviar email usando o "nosso" pc como servidor de saida. O que consideras "servidor de email no nosso pc" suponho que te refiras a teres o serviço de POP3 no pc. Esse sim permite receber os emails e juntando ao SMTP tens o serviço completo.

Fica a faltar o software pra tratar disso tudo. Geralmente Exchange uma batelada de RAM e um carradao de tempo pra configurar akilol tudo.

Misturas tudo e pronto. Servidor de email no nosso PC.
Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Mensagempor NetSynnas » Segunda Jan 03, 2005 18:12

Dr, obrigadinho pela disponibilidade, mas, afinal, foi fácil... Não tive de mexer em nada! :wink:

Estava era a introduzir os dados no meu código errados... :oops: Já funca perfeitamente!

P.S.: Não precisei de exchange! Pelo menos não configurei nada disso... Se ele o usa em background é outra história... :roll:
NetSynnas
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Dr » Quarta Jan 05, 2005 16:00

O Netsynnas veio perguntar-me por PM como configurar o SMTP de maneira a que os computadores fora da rede privada dele não consigam fazer relay. Portanto, não pensem que estou a armar-me em chico-esperto de vir para aqui dizer coisas sem ninguém me pedir nada, tá? ;-)
Aqui vai mais um testamento.........

Antes de mais nada, vou explicar o que é relay, para que não surjam confusões.
Relay é a capacidade que um servidor SMTP tem de enviar mensagens de e-mail para outras redes, ou seja, para servidores SMTP de outras redes.
O perigo de ter um servidor SMTP mal configurado é o de qualquer um poder usá-lo para enviar carradas de spam. Além de todo o tráfego que isso acarreta, pode ainda implicar problemas legais para o administrador desse servidor. Felizmente o cerco está a apertar os spammers, em vez de andar a meter em tribunal "apenas" quem faz umas cópias de uns filmitos ou de umas músicas, hehe.
Então, basicamente, o perigo reside em permitir o acesso anónimo ao servidor SMTP e ao mesmo tempo permitir que qualquer computador possa fazer relay. Mas para que é que se há-de permitir o acesso anónimo ao servidor SMTP? Boa pergunta, hehe.
Como já disse vagamente mais acima, quando se envia um e-mail, esse sai do cliente (Outlook Express, por exemplo - e não se lembrem de criticar o exemplo, dizendo que o Opera ou outro qualquer é melhor; isto é apenas um exemplo) e vai para o servidor SMTP especificado na secção correspondente da conta usada para enviar e receber e-mails. Aí, esse e-mail não vai directamente para um servidor POP3 na rede de destino; ele vai para o servidor SMTP dessa tal rede. Normalmente existe um registo no servidor DNS (registo MX) a indicar qual o host desse servidor SMTP, e é para lá que vai o e-mail. Posteriormente, o servidor POP3 acessa o servidor SMTP da rede (normalmente estão os dois serviços a correr no mesmo computador) e apanha o tal e-mail para o entregar novamente ao cliente (Outlook Express) do destino.
Adicionalmente, os servidores SMTP não usam autenticação para se comunicarem entre si. Aí está a resposta sobre o porquê de se permitir acesso anónimo num servidor SMTP: se não se permitir, não se poderá receber e-mails vindos de fora porque os servidores SMTP do resto do mundo não terão as credenciais para se autenticarem, certo?
Posto isto, se o servidor SMTP do NetSynnas for usado apenas para enviar e-mails e não para os receber, pode ser configurado de modo a não permitir acesso anónimo; apenas acesso básico (com ou sem TLS) ou acesso integrado ao Windows (que acho que só funciona com Microsoft Outlook ou Outlook Express).
De outro modo, para evitar que andem os spammers a usar esse servidor para enviar spam, é preciso ir às propriedades do servidor SMTP no IIS, escolher a guia Access, clicar no botão Relay e configurar da seguinte maneira:
- certificar-se que a opção Only the list below está seleccionada;
- adicionalmente, seleccionar a opção (lá em baixo de tudo) Allow all the computers which authenticate to relay, regardless of the list above se se quiser poder usar esse servidor SMTP de fora da rede a que o próprio pertence;
- clicar em Add;
- seleccionar a opção Group of computers;
- inserir o endereço IP da rede privada (192.168.0.0, por exemplo);
- inserir a máscara de rede (255.255.255.0 para o exemplo anterior).
Finalmente, dá-se OK em tudo o que surgir pela frente e... voilà! Já se tem um servidor SMTP minimamente seguro.

Espero que isto te seja útil, NetSynnas. Qualquer esclarecimento adicional que precises, avisa. Se souber responder, fa-lo-ei com muito gosto.

Outra coisa: para ter o serviço completo, como o Mercy_PT lhe chamou, o Windows 2003 vem com o serviço POP3. É muito básico, mas serve perfeitamente para "apenas" receber e-mails.
Cumprimentos e sorry pelo testamento.
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor NetSynnas » Quarta Jan 05, 2005 18:47

Dr, muito obrigado! :P
NetSynnas
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Tretabyte » Quarta Jan 05, 2005 22:38

Boas,
Sticky com isto :)

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Mensagempor Dr » Quinta Jan 06, 2005 0:26

Sticky? lol
Não gozes com os pobres ;-)

De nada, NetSynnas. Sempre às ordens.
Abraços.
João Ribeiro
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Tretabyte » Sábado Jan 08, 2005 5:53

Boas,
Dr Escreveu:Sticky? lol
Não gozes com os pobres ;-)

De nada, NetSynnas. Sempre às ordens.
Abraços.

gozar com os pobres pk? man tens ali muita informacao BASTENTE util pelo menos no meu ver.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Mensagempor Dr » Domingo Jan 09, 2005 22:23

Não leves a mal, Tretabyte. Pensei que estavas a brincar quando falaste em sticky. ;-)
Fico feliz por ter-te sido útil, porque também já me desenrascaste inúmeras vezes.
Por outro lado, acho que este tipo de informação que dei não é do interesse de muita gente. Eu, tu, o NetSynnas e mais meia-dúzia de users do fórum são as pessoas a quem isto interessa, acho. Não estou a ver a sair por aí uma febre de andar tudo a configurar servidores de e-mail, hehe.
Como acho que os stickies se aplicam a "matérias" que sejam do interesse global e não apenas de alguns "nerds" (como eu e tu, lol), achei que tinhas falado isso na brincadeira.
Um abraço.
João Ribeiro
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Tretabyte » Segunda Jan 10, 2005 15:36

Boas,
pah mudem o titulo de guru para nerd lolol

sem mais
Tretabyte
Tretabyte