PHP, Java, JavaScript, XML, XHTML, HTML, CSS, ASP, Delphi, Assembly, LaTeX, C, UML, Flash, Perl, SQL, Python, Zope, Pascal, WML. Se conhece mais de 3 siglas referidas, este é o forum para si.
Moderadores: Administradores, Moderadores
por deathseeker25 » Sábado Fev 18, 2006 23:34
Boas,
Acabou de ser lançada pela comunidade
Portugal-a-Programar a primeira edição da revista PROGRAMAR, dedicada exclusivamente á programação. A comunidade esteve vários meses a preparar a primeira edição e espera que esta traga mais gente pronta a contribuír para o desenvolvimento da programação em Portugal.
Espero que gostem da comunidade (no caso de não a conhecerem, fiquem a saber que tem um ambiente 5 estrelas) e da revista.
Download:
Revista PROGRAMAR - 1ª edição Março 2006
-
deathseeker25
- Membro de Prata

-
- Registado: Terça Set 20, 2005 14:09
por alfatek » Domingo Fev 19, 2006 1:08
Dei a minha leitura de 1m e achei bastante interessante. A capa está atractiva mas tenho de criticar um bocado a "paginação"/design da revista, nomeadamente a pagina 10 que tá uma confusão

No geral, deixem os artigos "respirar": white space is your friend.
O conteúdo está bom e se o tempo permitir talvez possa contribuir para as próximas edições

-
alfatek
- Administrador

-
- Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28
-
por PsicoPete » Domingo Fev 19, 2006 2:40
De programação sei pouco, muito pouco mesmo, por isso vou deixar o conteúdo para quem sabe e comentar apenas a forma.
Como disse o alfatek devia haver aí mais cuidado no espaçamento dos textos e imagens de forma a não se tornar tão "maçudo". Além disso tenho de referir dois pontos que considero fundamentais:
1 - Normalmente quando se lança um projecto desta natureza ele é sempre encabeçado pelo Editor da revista e não pelo responsável do Design! Por isso se chama um editorial!!! Não que ser responsável pelo design seja uma posição menos importante no caso concreto mas normalmente o editor está lá para alguma coisa...
2 - Neste tipo de edições não é aconselhável escrever na 1ª pessoa do singular. Quanto muito "nós" mas nunca "eu". Página 8, tutorial de Makefiles, "Não pretendo que isto seja nenhuma "biblia"(...)Por isso não vou aprofundar(...)" Neste artigo podia haver também mais algum cuidado no tipo de linguagem utilizada pois acaba por dar mais a ideia de ser uma conversa de café do que própriamente um artigo.
Ok, não espero que quem começa nestas lides seja jornalista ou editor profissional (nem eu sou) mas fica aqui a minha opinião para o que quiserem fazer com ela!
Cumps. e as maiores felicidades para o projecto. Pode ser que ainda aprenda alguma coisa convosco.
"Some men see things as they are and say why - I dream things that never were and say why not." - George Bernard Shaw
-
PsicoPete
- Membro Vitalício

-
- Registado: Sábado Ago 14, 2004 12:22
por deathseeker25 » Domingo Fev 19, 2006 11:58
PsicoPete Escreveu:1 - Normalmente quando se lança um projecto desta natureza ele é sempre encabeçado pelo Editor da revista e não pelo responsável do Design! Por isso se chama um editorial!!! Não que ser responsável pelo design seja uma posição menos importante no caso concreto mas normalmente o editor está lá para alguma coisa...
Tens toda a razão. Foi algo que não pensamos da melhor forma. Seja como for, da próxima vez corrigiremos esse aspecto.
PsicoPete Escreveu:2 - Neste tipo de edições não é aconselhável escrever na 1ª pessoa do singular. Quanto muito "nós" mas nunca "eu". Página 8, tutorial de Makefiles, "Não pretendo que isto seja nenhuma "biblia"(...)Por isso não vou aprofundar(...)" Neste artigo podia haver também mais algum cuidado no tipo de linguagem utilizada pois acaba por dar mais a ideia de ser uma conversa de café do que própriamente um artigo.
Vou fazer com que essas opiniões cheguem ao nosso fórum de modo a que na próxima versão possamos aperfeiçoar o que falhou na primeira edição.
-
deathseeker25
- Membro de Prata

-
por 5had0w » Domingo Fev 19, 2006 19:37
epa isso traz pouco ou quase nada sobre C++ que e o que me interessa...eu vi sobre C mas, o que eu quero mesmo e C++. Pode ser que ponham para a proxima edição! Ja agora se este topico for actualizada regularmente, neste caso mensalmente visto que a revista sai de mes em mes, este topico devia ficar inamomivel. Bem e tudo
Fikem bem!
Meh
-
5had0w
- Membro de Prata

-
- Registado: Domingo Fev 05, 2006 13:38
por gimbras » Domingo Fev 19, 2006 23:43
O PsicoPete disse tudo. Atenção aos erros ortográficos e de estruturação das frases. Com calma tudo se endireita. Em relação design está profissional só precisa do conselhoo do Alfa (que eu já aprendi) o espaço em branco é tão importante como o resto.
-

gimbras
- Membro Diamante

-
- Registado: Quarta Fev 02, 2005 21:55
-
por Gocho » Quarta Fev 22, 2006 17:21
1ª edição?.. humm, ainda não vi, mas desde já, mostro o meu agrado pelo projecto.. existe mais algum semelhante em portugal?
-

Gocho
- Membro de Prata

-
- Registado: Sexta Set 10, 2004 0:37
por siklas » Quarta Fev 22, 2006 18:22
Excelente, vou ver se aprendo alguma coisa com essa revista aquando de proximas ediçoes avisa o pessoal por aqui.
-
siklas
- Membro Diamante

-
- Registado: Sábado Dez 17, 2005 21:51
-
por xmidt » Quarta Fev 22, 2006 21:37
eu vi a 1ª edição e akilo tinha dezenas de erros ortograficos. claro k eu n sou nenhum exemplo de boa escrita em portugues, mas akilo tinha muitas grafas. metam online 1 errata
cumps
Intel E2180 @ 2500Mhz 1.3V :: Gigabyte GA-P31-DS3L :: Corsair 675 @ 806 4-4-4-12 @ 2.0V
Connect3D 3850 512MB :: LC Power SG 550W Green :: Coolermaster Elite 331
Seagate 500GB + WD 640GB:: Asus VW222S :: Creative 5.1 P580
-
xmidt
- Membro Vitalício

-
- Registado: Domingo Jul 17, 2005 2:38
por deathseeker25 » Sábado Fev 25, 2006 23:20
xmidt Escreveu:eu vi a 1ª edição e akilo tinha dezenas de erros ortograficos. claro k eu n sou nenhum exemplo de boa escrita em portugues, mas akilo tinha muitas grafas. metam online 1 errata

cumps
Não deixa de ser mais uma boa ideia. Vou comunicar ao resto do pessoal da organização e vamos tratar de disponibilizar uma página a servir de errata...
-
deathseeker25
- Membro de Prata

-
por gimbras » Quinta Mar 02, 2006 18:13
Gocho Escreveu:1ª edição?.. humm, ainda não vi, mas desde já, mostro o meu agrado pelo projecto.. existe mais algum semelhante em portugal?
Existe sim .... (olha a minha sig) e tmb já andámos a pensar numa revista sobre FLash. Mas ainda andamos a ... pensar. O tempo é que é curto.
-

gimbras
- Membro Diamante

-
- Registado: Quarta Fev 02, 2005 21:55
-
por deathseeker25 » Sábado Mar 04, 2006 12:02
gimbras Escreveu:Gocho Escreveu:1ª edição?.. humm, ainda não vi, mas desde já, mostro o meu agrado pelo projecto.. existe mais algum semelhante em portugal?
Existe sim .... (olha a minha sig) e tmb já andámos a pensar numa revista sobre FLash. Mas ainda andamos a ... pensar. O tempo é que é curto.
Do pensar ao executar ainda vai uma distância relativamente grande (e eu que o diga...).
Portanto, este projecto é único...ainda.

-
deathseeker25
- Membro de Prata

-
Voltar para Programação
Quem está ligado:
Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante