Detecção de rosto e olhos

PHP, Java, JavaScript, XML, XHTML, HTML, CSS, ASP, Delphi, Assembly, LaTeX, C, UML, Flash, Perl, SQL, Python, Zope, Pascal, WML. Se conhece mais de 3 siglas referidas, este é o forum para si.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Detecção de rosto e olhos

Mensagempor edomingos » Sexta Nov 06, 2009 16:18

Boas!
Após me ter apresentado na secção de apresentações, vou colocar o meu primeiro pedido de ajuda :oops:

Encontro-me a desenvolver um projecto, no qual na primeira fase tenho de realizar a detecção de faces em tempo real. Para isso estou a usar uma webcam, um pc :) . A nivel de software estou a usar o visual studio 2008 para escrever o programa em C++. A escolha de C++ prende-se com o facto de haver uma excelente biblioteca para este tipo de trabalho, desenhada para esta linguagem, chamada openCV.

Eu já consegui alguns progressos, mas estou ainda muito longe de obter um programa fiável. mas antes de vos massacrar com as perguntas queria primeiro saber se alguem daqui ja realizou este tipo de trabalho. :roll:
Algum de voces ja fez isto?

Obrigado desde já

Eduardo
edomingos
Novato
Novato

Registado: Sexta Nov 06, 2009 15:59

Mensagempor Danone » Sábado Nov 07, 2009 0:33

Hummm... se bem me lembro numa cadeira de mestrado fiz um em que tinha de reconhecer o período de oscilação de um pendulo.
Basicamente usei um pendulo preto num fundo branco, pelo que era só comparar as taxas de contraste. Lembro-me que usei Deplhi, pq sempre aprendia mais uma linguagem e tinha um bom suporte para dispositivos usb.
Basicamente o que te aconselho é usares uma alternativa semelhante. Começa por avaliar relações da geometria da cara - relação largura-altura, relação distancia entre olhos-largura, relação entre distancia olhos boca - altura, etc.
Como teóricamente é fácil distinguir este pontos por teres constraste mais baixos, deverá ser fácill estabecer estas relações.
Abraço e boa sorte
8086@8MHz com 768k de RAM e 20 MB de HDD
Danone
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Abr 22, 2004 23:55

Mensagempor edomingos » Sábado Nov 07, 2009 12:24

Obrigado pela dica. O problema é que para a cara não é assim tão fácil como para um objecto bem definido, como é o caso do pêndulo.
Isto porque a pele causa muitos reflexos e a estrutura irregular da cara causa inúmeras sombras. Mesmo assim, obrigado pela sugestao!

Abr
Eduardo
edomingos
Novato
Novato

Mensagempor Mercy_PT » Sábado Nov 07, 2009 20:29

Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Mensagempor edomingos » Domingo Nov 08, 2009 17:08

@Mercy_PT
Obrigado,o segundo link é interessante. Já tinha pensado que poderia tirar partido do efeito olhos vermelhos para fazer o tracking dos olhos. Contudo para isso precisaria de uma camara IV. Como estou a usar um webcam normal não poderei fazer isso.
O que eu terei de fazer é +- isto com um hardware identico (pc e webcam normal, para ser um sistema low cost):

http://www.youtube.com/watch?v=wDKE9tGVtu0

Para já ainda estou a trabalhar com a imagem com as cores RGB mas sei que o primeiro passo deverá ser passa-las para preto e branco, como está no vídeo.
Mesmo assim,e escrevendo poucas linhas de código já consigo detectar a face, mas por vezes basta alterar um pouco a posição da cabeça para perder logo o tracking. Como se ve nesse video do youtube, o tracking acompanha sempre a cara e é isso que vou tentar fazer durante esta semana.

Mais dicas são extremamente bem vindas! :D
Espero no final da semana ter coneguido alguns progressos.

Desde já agradeço
Abr
Eduardo
edomingos
Novato
Novato

Voltar para Programação

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante