Duvidas Apache MySql Php

PHP, Java, JavaScript, XML, XHTML, HTML, CSS, ASP, Delphi, Assembly, LaTeX, C, UML, Flash, Perl, SQL, Python, Zope, Pascal, WML. Se conhece mais de 3 siglas referidas, este é o forum para si.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Duvidas Apache MySql Php

Mensagempor LMX » Segunda Fev 22, 2010 16:41

Boas..
gostava de ter um dominio e de ter un site de compras na net, com login de usuarios etc.
lembrei-me de escolher apache + Mysql+PHP pelo que li e ate porque posso aluja-lo em linux(LAMP).
as minhas duvidas prendem-se com o facto de também querer introduzir AJAX no meio disto mas talve mais tarde...
será que posso trabalhar com php ajax e isto tudo?será mais facil trabalhar em Jsp, presumo que seja java para a net?
bom não percebo disto mas ja encomendei um livro sobre php,apache e mysql, não gostava de utilizar uma plataforma proprietaria!
Será que a licença LAMP(GPL, e afins) me obriga a divulgar o meu codigo do meu site?isto também não queria pois isso divulga vulnerabilidades, e será um site de um homem so e não de uma equipa de desemvolvedores o que nesse caso ja faria sentido, neste caso não.
O que acham?e conselhos para me introduzir na coisa?
desde ja o meu obrigado.

Cumprimentos
De pé mas...Cansado!!!
LMX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Out 20, 2004 21:16

Mensagempor MiguelZ » Segunda Fev 22, 2010 17:10

ola!
Porque nao usas o WAMP?
http://www.wampserver.com/

permite teres o teu servidor apache mysql e php no windows! pelo menos ate aprenderes!

Aconselho-te a começar pelo básico em php! ha uns quantos livros bons, mas para iniciares aconselho-te este que é barato e bem porreiro!

http://www.centroatl.pt/titulos/tecnologias/dreamweavercs3.php3
é bem explicativo e é em português!

Se fores tendo duvidas coloca aqui que a malta ajuda-te! Boa sorte para o teu projecto!
Imagem
MiguelZ
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Dez 13, 2005 11:33

Mensagempor cesar1 » Terça Fev 23, 2010 9:37

Boas!

Para trabalhar no windows com apache, mysql e php eu prefiro o XAMPP ao WAMP
http://www.apachefriends.org/en/xampp-windows.html
Porquê? Mais simples com a mesma funcionalidade.
Ok, o WAMP permite ter muitos mais servidores e de diferentes versões, mas isso importa mais a uma equipa de programadores que não sabe onde a plataforma vai correr, do que a uma pessoa que sabe qual será o único destino. E com o XAMPP, 2 cliques chegam para ter os serviços todos a funcionar.

Quanto a se alguém vê o código php:
Não, ninguém vê o código php que tu escreves. o código php corre no servidor, e só manda para fora o que escreves - echo printf puts .... A coisa mais preocupante nem é as querys que podem ser apanhadas, é mais as mensagens de errro, que deviam ser controladas, e em muitos casos dão informações bastante importantes sobre base de dados e coisas assim.
Para mim, o que é realmente preocupante e importante é o SQL INJECTION

Quanto a se PHP e Ajax são bons amigos, sim, eles dão-se bem. Por umas brincadeiras que já fiz, não há problema com isso e é bastante fácil. Também só há um problema, é se o browser tem suporte para Ajax, mas isso resolve-se bem uns try catch :P

Eu acho que fazes bem em meteres a cabeça num projecto assim, é interessante. Um conselho, e é algo que eu gosto: fazer as coisas à unha, não gosto muito de wizards que implementam o código por nós. Acho que wizards ajudam para configurar coisas, mas para programação e implementação não são funcionais ( mas é só uma opinião )

Fica bem
cesar1
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Jan 22, 2009 13:43

Mensagempor alr_tech » Terça Fev 23, 2010 12:52

boas

só para juntar isto..
lá porque o código fonte dos produtos esteja sobre a sigla o GPL, tal não significa que o teu trabalho fique disponível para outros...
o GPL é apenas referente aos produtos e seu desenvolvimento...Apache, PHP, Mysql, etc...

em resumo o teu código em PHP ou nas suas extensões AJAX, é teu, não tens de mostrar a ninguém...

atenção, tal como foi referido, o código PHP corre no servidor...
o problema está nos cuidados que se tem de ter para não enviar código SQL para o servidor...
tu vais descobrir isso, existem pelo menos 3 ou 4 técnicas para enviar os dados para o servidor, a melhor é aquela que não mostra nada na barra de endereço..
ex. quando tens um form e executas o send, em que os dados introduzidos na pag tem de ser enviados para o servidor para serem tratados...

prepara-te para estudar, a curva de aprendizagem tem o seu tempo..
embora falem aí em wizards, a maior parte do código é feita á mão...
mas, só existe em alguns IDEs....
que tem diversas funcionalidades, tem uma interface gráfica que gera a maior parte do código e depois tens de criar o resto dos procedimentos....
depuradores de código, a capacidade de visualizar logo o efeito final, a capacidade de gerir projectos, etc...

que não vêm com o LAMP, XAMP, WAMP, etc...

o pessoal que te indique dois ou três para testares...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor MiguelZ » Terça Fev 23, 2010 13:13

Adobe Dreamweaver! Um bom IDE para iniciantes com integraçao de várias ferramentas para PHP HTML MYSQL AJAX etc.

Alem disso é o usado no livro que te aconselhei, que tem tutoriais passo a passo baseados nele.
Imagem
MiguelZ
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Dez 13, 2005 11:33

Mensagempor alr_tech » Terça Fev 23, 2010 13:20

boas

custa cerca de 400€...
nada tipo open source?

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor cesar1 » Terça Fev 23, 2010 13:36

MiguelZ Escreveu:Adobe Dreamweaver! Um bom IDE para iniciantes

Iniciantes? WOW... Dreamweaver é das ferramentas mais poderosas no ramo. Acho que o querias dizer mesmo era que o programa é facilmente utilizado por "iniciantes" e tem ferramentas poderosas para qualquer profissional. Consegue-se ir do nível mais básico ao nível mais alto com o Dreamweaver.
Mas, como já foi dito, 400$ doí um pouco. Há alguns editores free para isso, e já que o LMX falou numa possibilidade de JSP, porque não um NetBeans? Tem um editor muito bom para PHP, HTML, JSP, etc

E assim poupa-se mais uns 400$, estamos em crise :lol:
cesar1
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor LMX » Quarta Fev 24, 2010 0:01

boas..
obrigado pelas dicas, sim eu queria gastar o minimo, ou seja pouco dinheiro e ja sei que vou ter de despender algum tempo(muito...), adquiri um livro mas vai demorar uns tempos a chegar, vi-u numa loja mas a preços proibidos e mandei vir pela net, Beginning PHP 6, Apache, MySQL 6 Web Development, o que dizem?alguém conhece parece-me bem pena não abordar muito linux, pas ten nu apendix1 como instalar a coisa no pinguim, existe um lamp também da wrox, mas apenas fala do php5, não sei se as diferenças são muitas ou se é apenas markting.
será que não existe forma de apenas correr as querys no servidor, ou seja de elas não andarem para tras e para a frente, penso que é possivel fazer com que elas so corram no servidor(para que ninguém as veja)?outra coisa relativa a segurança, encriptação da informação por ssh, será preciso, tornará a coisa muito lenta?
Estava a pensar em fazer o design da pagina para ja em html+css, pelo que ja li acima tenho a ideia que utilizando um "template" será mais facil e mais bonito..?!
sim a curva de aprendizagem vai ser lenta e tenho pouco tempo disponivel, e a linguagem php, pelo que ja vi tem uma sintaxe estranha(para mim claro :? ), mas pronto pode ser que consiga....
para ja vou aguardar a chegada do livro e depois vou dar inicio a este projecto.
Obrigado pelas dicas e pelo esclarecimento em relação as licenças, assim fico mais descansado, e ja agora pela disponiblidade para ajudar :wink:

Cumprimentos
De pé mas...Cansado!!!
LMX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Out 20, 2004 21:16

Mensagempor cesar1 » Quarta Fev 24, 2010 0:21

Olá! Acho que fazes bem em ler e te informar, aliás, aprendizagem é um processo contínuo!

deixa só esclarecer umas coisas...

LMX Escreveu:não existe forma de apenas correr as querys no servidor, ou seja de elas não andarem para tras e para a frente, penso que é possivel fazer com que elas so corram no servidor(para que ninguém as veja)

As querys só correm no servidor. A partir do momento em que colocas a tag de PHP esse código só é lido no servidor, como já disse anteriormente:
cesar1 Escreveu:ninguém vê o código php que tu escreves. o código php corre no servidor, e só manda para fora o que escreves - echo printf puts ....

LMX Escreveu:Estava a pensar em fazer o design da pagina para ja em html+css, pelo que ja li acima tenho a ideia que utilizando um "template" será mais facil e mais bonito..?!

O design em CSS organiza muito mais os estilos da página, ajuda na orientação e poupa-te linhas de código.

É do gênero:
<div id='div1'>
ou
<div margin: 30px 0 20px 0; padding: 0; background: #D7D7BD url(../img01.png) repeat; text-align: justify; line-height: 20px; font-family: Tahoma, Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 11px; color: #4C4C4C;>

Aconcelho-te vivamente CSS =) e dá para fazer coisas bastante engraçadas com isso! Mas primeiro podias sacar um template, vês como funciona e vais modificando, aprendendo e usando conhecimentos. Depois, com o treino ate podes fazer uma nova CSS só com o teu estilo!

Espero que tenha ajudado um pouco mais.
Fica bem!
cesar1
Membro de Prata
Membro de Prata

Voltar para Programação

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante