jogos

PHP, Java, JavaScript, XML, XHTML, HTML, CSS, ASP, Delphi, Assembly, LaTeX, C, UML, Flash, Perl, SQL, Python, Zope, Pascal, WML. Se conhece mais de 3 siglas referidas, este é o forum para si.

Moderadores: Administradores, Moderadores

jogos

Mensagempor joaocsampayo » Sábado Jul 09, 2005 22:55

venho aki fazer uma pergunta n sei s complexa..lol
os jogos sao baseados em alguma linguagem de programacao...certo??em kual/kuais em comcreto??
se e assim como eu digo, um amador kualker pode fazer um jogo tipo gta san andreas (s tiver muita paciencia) com um programa k trabalhe c essa linguagem...certo??

comentem pff as coisas certas e erradas deste post pk agora veiome esa curiosidade toda de repente...
joaocsampayo
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Abr 17, 2005 18:20

Mensagempor Speed Dragon » Domingo Jul 10, 2005 1:32

Normalmente são baseados em C + OpenGL ou DirectX, mas a quantidade de informação processada é ENORME e a quantidade de linhas de comandos dava para fazer uma autoestrada em volta do mundo (joking ;))

Para saber programar asério é preciso mesmo ser profissional.
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor johnzz » Domingo Jul 10, 2005 2:46

Nao é qualquer um q faz um jogo como o GTA....sao precisos muitos analistas/programadores para fazer softwares/jogos mais robustos, cada um com a sua tarefa muito definida.
... And Justice For All
johnzz
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Fev 27, 2004 23:10

Mensagempor alfatek » Domingo Jul 10, 2005 14:54

Dá p fazer jogos em quase todas as linguagens. Jogos profissionais acho que normalmente é à base de c++ e c. Mas por exemplo o Java, tem o Java 3D que do pouco q vi dá p fazer jogos ao nivel dos melhores, com performance boa...

um gta san andreas são anos a programar, para além que te faltam os artistas e tudo o mais... mais vale começar por um space invaders ;)
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor capricorn » Domingo Jul 10, 2005 18:38

Já programei em C++ com OpenGL e fiquei com a ideia que é bastante acessível fazer um jogo "porreiro". concerteza que não estás à espera de fazer o jogo antes de aprender a linguagem, tudo isso demora o seu tempo mas se precisares de ajuda posta praí que eu ajudo no que poder
capricorn
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Ago 20, 2004 13:03

Mensagempor joaocsampayo » Domingo Jul 10, 2005 23:35

lol...eu n tou a pensar em fazer nda...tas maluco???eu tava mm curioso...tipo...fzer um programa de edicao de imagem...a medida k iamos trabalhando k o prog(depois de o fazermos)ia acrescentando coisas...e uma SUGESTAO aki pa este forum...
uma pessoa arrisca fazer uma coisa simples, tipo selecionar uma imagem e colar noutro sitio(coisas basicas)..e partilhava os "bastidores" do programa aki no forum...a medida k as pessoas viam, (kem precebesse, n e o meu caso)ia acrescentando funcoes ou assim...podiamos fazer um prog mt complexo e personalisavel...
e uma ideia mt vaga mas axo k kom tt pessoal aki no forum ia funcionar...k axao??
joaocsampayo
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Creative Byte » Segunda Jul 11, 2005 9:38

Boas,

Como já deves saber a linguagem de eleição é o C++.

Bom para um jogo tipo GTA são necessários vários programadores com muita experiencia, designers para o jogo, modeladores 3D, musicos, .... É muita gente a trabalhar durante mais de um ano.
Creative Byte
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Mar 30, 2005 15:55

Mensagempor capricorn » Segunda Jul 11, 2005 10:01

joaocsampayo Escreveu:lol...eu n tou a pensar em fazer nda...tas maluco???eu tava mm curioso...tipo...fzer um programa de edicao de imagem...a medida k iamos trabalhando k o prog(depois de o fazermos)ia acrescentando coisas...e uma SUGESTAO aki pa este forum...
uma pessoa arrisca fazer uma coisa simples, tipo selecionar uma imagem e colar noutro sitio(coisas basicas)..e partilhava os "bastidores" do programa aki no forum...a medida k as pessoas viam, (kem precebesse, n e o meu caso)ia acrescentando funcoes ou assim...podiamos fazer um prog mt complexo e personalisavel...
e uma ideia mt vaga mas axo k kom tt pessoal aki no forum ia funcionar...k axao??

O problema é que a maior parte do pessoal aqui do forum é como tu, não percebe de programação nem quer perceber. já houve aí pessoal a postar programas, mas ninguém se interessa em pegar neles para os evoluir.
capricorn
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor joaocsampayo » Segunda Jul 11, 2005 10:56

ya...tou a ver....atao n da mm...lol...tb era so uma ideia...eu n percebo e axo mt dificil vir a preceber...mas axo isto uma ideia comcretisavel...lol..comentem
joaocsampayo
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor gimbras » Segunda Jul 11, 2005 11:13

eu penso q n seria concretizavel.

as pessoas precisam de ter uma ideia geral sobre aquilo que vai ser o jogo. Um script ou guiao da historia do jogo, enfim toda uma pre-produção para juntar tudo o que vai ser necessário para criar o jogo na fase de produção e terminar tudo na pos-produção.

para isso as pessoas estarão sempre em contacto privado e pessoal, ou pelo menos via telefone ou msn. Precisam de se encontrar para debater as cenas. Juntar uma equipa toda composta por mais de 10 pessoas, às vezes bem mais: músicos, guionistas, art director, $$$, grafistas, etc.

E equipamento n basta um PC de casa para fazer um GTA San Andreas e se fosse 1 pessoa a fazer esse jogo então haviam jogos aos pontapés e eram de graça.

Mais fácil seria um jogo em flash, facil como quem diz... cof..cof.. eu tirei esse curso de flash gaming mas n tirei, ou seja n percebi nada. Mta física, matematica, mecânica tudo numa semana, n deu.
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Fev 02, 2005 21:55

Mensagempor capricorn » Segunda Jul 11, 2005 11:29

joaocsampayo Escreveu:ya...tou a ver....atao n da mm...lol...tb era so uma ideia...eu n percebo e axo mt dificil vir a preceber...mas axo isto uma ideia comcretisavel...lol..comentem

Eu digo sempre a mesma coisa: não tomo a iniciativa mas tenho algumas bases e estou disposto a ajudar.
capricorn
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor MetalFatigue » Terça Jul 12, 2005 20:55

Por acaso isto é um tema interessante e é com este tipo de coisas que se aprende mais, com projectos que me despertem o interesse por fazer. E estava disposto a contribuir para um projecto que me parece-se com alguns pés e cabeça (algo do tipo GTA nao me parece, temos de ser realistas...).

A minha linguagem para já é só o VB .Net, tive uma leve passagem por C mas já nao me lembro de nada. tou disposto a trabalhar noutras linguagens.

Agora falta propostas pessoal, temos ter algo que chame um pouco a atenção. Como já disse projectos são a melhor forma de se aprender. deverá ser algo que se possa fazer de forma relativamente fácil e interessante, mas ao mesmo tempo com espaço para evoluções mais complicadas.

Um programa de edição de imagem não é má, mas pelo menos para mim acho a pouco aliciante, já existe muita coisa dessa por aí.

Se alguém tiver ideias postem aí e nunca se sabe se não se consegue iniciar aqui um bom projecto português.
*-ASUS P5K-PRO
-Intel Core 2 Duo E8200
-2x2GB PC6400 Team Elite
-RAID0 2xSeagate SP 500GB + WD Green 1TB
-GF 9600GT
-MSI TV @nywhere Master
*-Toshiba A200-21T

http://souprimeiroministro.pt.vu
MetalFatigue
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Out 20, 2004 14:31

Mensagempor capricorn » Terça Jul 12, 2005 23:14

Óptimo, apoio a tua ideia a 100%, e estou disposto a ajudar no que poder (dentro da minha disponibilidade).

Falta arranjar uma ideia, ou para um jogo ou uma aplicação gráfica.

Estou correcto quando digo q já somos 2 neste projecto?
capricorn
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor MetalFatigue » Quarta Jul 13, 2005 19:28

Pa não é bem assim porque na realidade ainda não há projecto, isto é só a gente a falar, neste momento somos zero

Quando tivermos (se viermos a ter), algo concreto em mente passaremos a ser nós os 2 e quem mais se mostrar interessado.

Para já não há nada e como parece que este tópico ta quase morto...não sei se irá haver algum projecto. espero que apareça alguém com uma ideia.
*-ASUS P5K-PRO
-Intel Core 2 Duo E8200
-2x2GB PC6400 Team Elite
-RAID0 2xSeagate SP 500GB + WD Green 1TB
-GF 9600GT
-MSI TV @nywhere Master
*-Toshiba A200-21T

http://souprimeiroministro.pt.vu
MetalFatigue
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Out 20, 2004 14:31

Mensagempor Helldisplay » Quarta Jul 13, 2005 21:24

Bem, eu adoraria ajudar, assim que o projecto estiver definido. Programo ha 6 anos em c/c++, ha 4 em java e sei também programar em outras linguagens menos relevantes (haskell, prolog, tcl/tk, javascript...). Quanto aos jogos, gosto de os criar usando a biblioteca SDL (Simple DirectMedia Layer) : é simples e da-nos tempo para pensar no que realmente interessa.
Helldisplay
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Jul 05, 2005 6:58

Próximo

Voltar para Programação

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes