Duvidas na criação de um site!!

PHP, Java, JavaScript, XML, XHTML, HTML, CSS, ASP, Delphi, Assembly, LaTeX, C, UML, Flash, Perl, SQL, Python, Zope, Pascal, WML. Se conhece mais de 3 siglas referidas, este é o forum para si.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Duvidas na criação de um site!!

Mensagempor J4rc » Segunda Mar 06, 2006 11:13

boas...

tenho varias duvidas para criar um site:

1-nao entendo mt bem a diferença entre dominio e alojamento...o k significa e quais as diferenças??

2-keria kriar uma pagina, e depois de ela tar feita como é k publico na net??

3-depois de ela estar publicada eu keria kriar um sistema em k só eu podesse inserir fotos no site através do proprio... cm é k faço isso??

agradecia k me ajudassem...obrigado.

cumps!! :lol:
J4rc
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Out 13, 2005 10:37

Re: Duvidas na criação de um site!!

Mensagempor Triple » Segunda Mar 06, 2006 12:42

J4rc Escreveu:boas...

tenho varias duvidas para criar um site:

1-nao entendo mt bem a diferença entre dominio e alojamento...o k significa e quais as diferenças??

2-keria kriar uma pagina, e depois de ela tar feita como é k publico na net??

3-depois de ela estar publicada eu keria kriar um sistema em k só eu podesse inserir fotos no site através do proprio... cm é k faço isso??

agradecia k me ajudassem...obrigado.

cumps!! :lol:

1- o o dominio é .com .pt .net .org etc o alojamento de um site é colocar o mesmo num servidor pago ou free.

2- Para a publicares na net tens de ter um alojamento para a pagina eu uso o www.orgfree.com é free e suporta php que vai ser perciso no proximo passo.

3- o sistema de fotos podias fazer da seguinte maneira, arranjares o sctipt para publicares as fotos (em php dai o servidor ter de suportar php) e protejeres a area onde ele está com uma password que só tu sabes.

Toturial de upload de imagens (não fui eu que fiz o toturial).

"Vamos la criar, um sistema de upload de imagens :)
primeiro vamos fazer o plano a minha maneira.. depois passamos ao codigo..

1- A form.. onde se submete o ficheiro
2- codigo base, submit, erros.. etc
3- a parte do upload do ficheiro ...
:)

form:

// a parte do $PHP_SELF, e para ele enviar os dados, para este ficheiro, para si mesmo..
<form name="uploader" method="post" action="<? echo $PHP_SELF; ?>" enctype="multipart/form-data">
<input type="file" name="imagem">
<input type="submit" name="submeter" value="Submeter">
</form>

codigo base:

if($_POST['submeter']) {
//se a form foi submetida, a variavel upload do button submeter, passa a existir.. logo a form foi submetida

if ($_FILES['imagem']['name'] == "") {
//aqui verificamos se a imagem nao tiver nome .. e porque alguem nao escolheu imagem para fazer upload...
echo "Escolha uma imagem, para o upload";
exit;
}
//pasta para os uploads, vamos lhe chamar images, a directoria que vamos usar e baseado em sistemas unix ..
$pasta = "/home/user/public_html/images";
//tipos de ficheiros permitidos, aqui temos de por muitas maneiras, pois podem haver incompatibilidadees com os browsers..
$tipos_ext = array("image/gif","image/pjpeg","image/x-png","image/jpeg","image/jpg","image/png");
//extensoes dos ficheiros,penso que assim cobre todos os browsers.. se nao, pelo menos nos IE garanto-vos que corre..

if (!in_array($_FILES['imagem']['type'], $tipos_ext)) {
//a parte do codigo de cima e simples, SE o tipo da imagem nao estiver na array $types_array, entao , este tipo de ficheiros nao e aceite..
echo "Ficheiro nao permitido :)";
exit;
}

DAQUI ATE A PROXIMA PARTE, ESTE CODIGO E PURAMENTE OPCIONAL

Imaginemos que queremos tamanho maximo da imagem 10k, muito bem .. isso em bytes é 100 x 1024 = 102400
//variavel com o valor em bytes, 10 kb passa para 102400 bytes ...
$tam_maximo = 102400;
//se o (size da imagem) tamaho da imagem e maior que o valor em cima defenido por $tam_maximo.. entao mto grande..
if ($_FILES['imagem']['size'] > $tam_maximo) {
echo "Tamanho muito grande, maximo de tamanho permitido 10 k";
exit;
}
//vamos guardar as dimensoes(pixels) da imagem .. na $dimensoes, e depois guardamos o tamanho em 2 variaveis..
//sendo tmp_name, uma pasta temporaria, para o ficheiro.
$dimensoes = getimagesize($_FILES['imagem']['tmp_name']);
$dim_width = $size[0];
$dim_height = $size[1];
//as variaveis de baixo, sao a resolucao maxima , imaginando que o limite seja 250 x 250...
$dim_max_width = 250;
$dim_max_height = 250;
//verificamos se e maior ou nao...
if($dim_width > $dim_max_width || $dim_height > $dim_max_height) {
//se for muito grande...
echo "A imagem tem 1 resolucao muito grande";
exit;
}

fazer o upload ao raio do ficheiro:

//funcao do php para mover ficheiros.. nada de novos como voces veem .. a pasta para onde vai ja foi defenida em cima..
move_uploaded_file($_FILES['imagem']['tmp_name'], "".$pasta."/".$_FILES['imagem']['name']) or die ("NAO FOI POSSIVEL COPIAR FICHEIRO");
}

//ja esta.. esperem que tenham gostado, o codigo aproveitar .. copiar, watever .. e o que esta a bold, mas leiam os meus comentarios com atencao, e por favor.. tentem compreende-lo.. façam o vosso proprio codigo..
//todo o codigo está a azul , para diferenciaram melhor :) (ou nao .. )
//nao e 1 sistema facil, com tantas opcoes, mas eu espero ter comentado bem, alias ate acho que exagerei .. qualquer burro percebe agora, nao?"

E o script para protejer a area do site: (também n fui eu que fiz):
"Caros amigos, em sistemas digitais nao existe segurança TOTAL (ponto 1), no entanto podemos dificultar a vida ao parceiro do lado com umas maroscas, e perguntem la como... simples podemos facilmente recorrer a sessao.
teoricamente as sessoes iniciao kdo a pagina e carregada e acabam kdo a janela e fechada, assim a sessao tem td a info trocada durante esse periodo COOL nao e? ok entao vamos ca ver...
keros uma area restrita limitando o acesso hummmmm deixa ver....
HAAAA s calhar posso por um login BOA IDEIA ..... e dps do login?
HAAAA mando para outra pagina a k so eles tenham acesso...hehe, e como e k limito o acesso, ai ta a kestao...
s formos so redireccionar sem fazer mais nada ta uma boa merd@ e o mm k na ter login pk kem souber o link xega la e nao e preciso ser nenhum expert ora vejamos imaginem k s o login tiver sucesso vamos mandar para a teste.htm e bonito pk dps do login ele abre essa page automaticamente mas um engraçadinho tb faz http://www.meudomain.com/teste.htm e acedeu a area reservada ;)
entao vamos encravar-lh o eskema e rir na cara desse estafermo....
vamos iniciar sessao na pagina k verifica os dados e em caso d sucesso vamos registar uma var, apenas registar, dps na pagina d destino inciamos sessao e verificamos s existe essa var, s exitir entao sim acede a area restrita sñ mandamos o gajo lavar o rabinho com agua das malvas :p entao vamos mas e ao code k e o mais bonito
uma form para login ja e a prata da casa e tds sabem fazer (sñ dedikem.s a pesca).parto do principio k temos um campo nickname e outro passworde e o action ta para a pagina actuar.php

<?php
//isto e para o actuar.php
session_start();
/*atenção, eu aki vou usar simplesmente um login do tipo user=teste pass=teste vcs dps podem por como kiserem, a ir a bd ou a um file txt como fiz atraz
so a vossa imaginação limita o vosso code por isso enjoy*/
if($_POST['nickname']=="teste" && $_POST['password']=="teste"){ session_register("logado"); echo "<script&gtwindow.open(http://www.weblook.org/modules/tutorial ... ertos.php', '_self')</script>";}else[echo "o login ta errado, ve s deixas d brincar com isto!";}
//atenção k tou a usar $_POST[] suponto k tb o usaram como method da form
//tb usei js para redireccionar para na ter probs com os headers pk na testei o code ;)
?>

<?php
//isto e para o area_espertos.php
session_start();
//agora vamos lixar o gajo ;)
if(session_is_registered("logado")){echo "passas-te pela alfandega...";}else{echo "vai mas e lavar o rabinho com agua das malvas!";}
//foi simples mandá-lo pastar :p
?>

epa na testei o code, mas s houver e erro d sintaxe um search no php.net e ja ta a logica ta ai e vejam como s pode codar a brincar e fazer da vida um mar d rosas :p
enjoy"

Espero ter ajudado.

Cumps
Triple
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Jun 24, 2005 14:27

Mensagempor J4rc » Segunda Mar 06, 2006 13:50

eu gostava de saber tb cm é k crio um dominio, tipo tenho a pagina criada em casa e cm é k a posso publicar num site tipo www.123.pt

obrigado pelas ajudas...

cumps :lol:
J4rc
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Out 13, 2005 10:37

Voltar para Programação

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes