grooman Escreveu:Em Java não existe herança multipla, existe herança simples... ou seja, cada classe apenas pode ter uma super classe. Ah, e nao, nao li o url, o que sei, aprendi-o na universidade, que me parece ser uma fonte bastante mais fiável...
Então acho que deves consultar os teus apontamentos da faculdade pq uma linguagem para ser 100% OO tem que suportar todas as caracteristicas de OO. A herança multipla é uma delas que o JAVA não suporta. Logo o JAVA não é 100% OO. Tem sim grande parte das caracteristicas, mas não tem todas. Talvez seja 80% ou 90% OO, mas 100% não o é. No entanto o C++ é 100% OO.
grooman Escreveu:A existência de maior mercado de trabalho a programar em Java deve-se a que na tua opinião? ...
Ao JAVA ser mais produtivo que o C++. Um programador em 8 horas gera mais código em JAVA que C++. No entanto para aplicações criticas de alta performance, ainda se prefere C do que JAVA.
Cada caso é um caso, e a faculdade prepara os alunos para as situações mais comuns. Hoje em dia as necessidades mais comuns do mercado de trabalho é programação em JAVA ou C#/.NET (com a necessidade de profissionais deste último a aumentar). Se fosse C++ a necessidade do mercado, seria C++ que a tua faculdade iria ensinar. O mesmo com Cobol, Fortran, Smalltalk, etc.
Ou achas que o curriculo da tua faculdade é determinado pela escolha de linguagens que sejam OO ou não?? se fosse assim ainda estarias a aprender Smalltalk em vez de JAVA
Eu trabalho com programação à uns 12 anos, e comecei com Pascal, depois foi C, VB, C++, etc etc etc. Hoje trabalho com C#/.NET às vezes quando calha JAVA ou VBScript. No entanto considero que a facilidade que tenho de aprender novas linguagens de programação foi devido a uma boa base que aprendi na escola. Essa base foi lógica de programação com o Pascal. Também poderia ser com C. No entanto não considero que tenha sido prejudicado por começar por Pascal em vez de C.
Se o PaiDaMorte quiser aprender deve começar por uma linguagem não OO. Seja ela Pascal ou C. No entanto o que ele deverá dar mais enfâse no inicio do seu estudo em vez de linguagens, seria sim a lógica de programação. Com isto bem deglutido e dominado, ele consegue "papar" qualquer linguagem.
Abraços