PHP com basedados

PHP, Java, JavaScript, XML, XHTML, HTML, CSS, ASP, Delphi, Assembly, LaTeX, C, UML, Flash, Perl, SQL, Python, Zope, Pascal, WML. Se conhece mais de 3 siglas referidas, este é o forum para si.

Moderadores: Administradores, Moderadores

PHP com basedados

Mensagempor metralha761 » Segunda Jul 14, 2003 20:27

Oi pessoal! 8) 8)
Estou no início da programação em PHP :oops: , e tenho um projecto a fazer, na qual pretendia avançar o mais depressa possível :roll: . Sei que é um caminho duro, mas mesmo assim quero continuar :!: :?

Não venho aki pedir que me ensinem a linguagem :wink: , mas que me dessem uma :idea: qual o caminho que ainda tenho que percorrer, será muito comlicado :?:

O projecto consiste no seguinte:
:arrow: Criar uma base de dados, provavelmente em SQL, com informação de clientes. Terá um motor de busca, pa procurar os clientes, terá um espaço de visualização e outro espaço de edição, algo parecido com programa de facturação, mas muito mais simples. :lol:

Obrigado
Passei por uma loja (Worten) vi la um samsung 171s tao lindinho e bonitinho :) a sorrir pa mim :D e não resisti .....

www.metralha761.net

Malta toca a ir po irc.ptnet.org po canal #HCP
metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 17:18

Mensagempor alatakontigu » Segunda Jul 14, 2003 21:10

vais pôr essa base de dados onde? na net? ou num pc tipo um posto de trabalho? se for um posto de trabalho faz em access que é muito mais fácil!!
se for para a net, n me perguntes que nunca me aventurei nisso! :?
Imagem
alatakontigu
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 21:46

Mensagempor alatakontigu » Segunda Jul 14, 2003 21:12

ah esqueci-me dum link n sei se ja viste http://www.php.net/
pode dar-te uma ajudinha 8)
Imagem
alatakontigu
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor metralha761 » Segunda Jul 14, 2003 22:04

alatakontigu Escreveu:vais pôr essa base de dados onde? na net? ou num pc tipo um posto de trabalho? se for um posto de trabalho faz em access que é muito mais fácil!!
se for para a net, n me perguntes que nunca me aventurei nisso! :?

Vai ser tipo estação de trabalho.

alatakontigu Escreveu:ah esqueci-me dum link n sei se ja viste http://www.php.net/
pode dar-te uma ajudinha 8)

Já estive nesse site.
Até já comprei 1 livro :) :lol: , mas queria ter uma ideia do caminho a percorrer. :?
Taks
Passei por uma loja (Worten) vi la um samsung 171s tao lindinho e bonitinho :) a sorrir pa mim :D e não resisti .....

www.metralha761.net

metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor alfatek » Segunda Jul 21, 2003 16:05

Caminho a percorrer... não te sei responder mas se tiveres alguma experiência de programação, género saber como funcionam as coisas o PHP é das coisas mais simples de aprender e está mto bem documentado na internet.

tlz o primeiro passo seja aprender a instalar apache+php+mysql no tal posto de trabalho e a partir de tutorials na net ir aprendendo coisas...

neste mesmo forum há um tópico com links para aprender

Não me parece é que o php seja a melhor escolha se não vais utilizar isso online mas dá para fazer e tlz seja a linguagem mais simples e que achas mais informação na net para o que pretendes.

n percebi o k keres dizer por caminho a percorrer mas não parece coisa muito dificil de fazer, pode não ficar mto "bonito" ou muito bem programado mas faz-se bem ;) E claro que um bom livro ajuda sempre, eu gostei deste.
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor alatakontigu » Segunda Jul 21, 2003 17:10

alfatek Escreveu:tlz o primeiro passo seja aprender a instalar apache+php+mysql no tal posto de trabalho e a partir de tutorials na net ir aprendendo coisas...

isso do apache não é um servidor de internet para linux? acho que já ouvi falar disso!!
Imagem
alatakontigu
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor metralha761 » Segunda Jul 21, 2003 21:50

alfatek Escreveu:Caminho a percorrer... não te sei responder mas se tiveres alguma experiência de programação, género saber como funcionam as coisas o PHP é das coisas mais simples de aprender e está mto bem documentado na internet.

tlz o primeiro passo seja aprender a instalar apache+php+mysql no tal posto de trabalho e a partir de tutorials na net ir aprendendo coisas...

neste mesmo forum há um tópico com links para aprender

Não me parece é que o php seja a melhor escolha se não vais utilizar isso online mas dá para fazer e tlz seja a linguagem mais simples e que achas mais informação na net para o que pretendes.

n percebi o k keres dizer por caminho a percorrer mas não parece coisa muito dificil de fazer, pode não ficar mto "bonito" ou muito bem programado mas faz-se bem ;) E claro que um bom livro ajuda sempre, eu gostei deste.

Obrigado pela ajuda, mas já tenho o apache, PHP e o mySQL instalados.
Já consigo fazer base dados simples e alguns comandos pa se trabalhar no PHP.

O caminho a percorrer era.
Como instalar o PHP
Os comandos básicos PHP (variáveis, operadores, controladores)
Os camandos essenciais pa aceder do PHP ao SQL
Instalar o SQL
Fazer tabelas e basedados no sql (não sendomuito importante, o PHP pode o fazer)

Utilizei o livro "Programação com PHP4", foram lidas 30 paginas pa inicar o PHP e o SQL.
Tirando a trabalheira e leitura e outras páginas pa instalar o PHP e o SQL.

Conclusão:
Penso que seja muito mais simples do que eu pensava, para quem nao sabia programar C/C++/pearl etc.

Abraço e obrigado

PS: alatakontigu (amén :D ) o apache está no Linux Windows, e penso k em outras plataformas.

www.metralha761.net

metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor ScOrPiOn » Terça Jul 22, 2003 14:12

Se eu o teu objectivo é teres um bd c tabelas de clientes e de produtos, isto é bastante simples de fazer. As procuras dentro das tabelas através do php, parece dificil, mas não é, uma vez q só necessitas de pesquisar dentro das tabelas com comandos do próprio SQL.
Se quisesses fazer pesquisas dentro de ficheiros .html isso é q já é bastante complicado... n estou a dizer q seja uma coisa do outro mundo, ms exige alguma programação.
Aquilo q queres fazer parece-me bastante acessível.

Procura no site http://www.cidadela.org, é um forum sobre mt linguagens, ms na área de php podem ajudar-te bastante. Se precisares de ajuda nalguma coisa é só dizeres.

Abraço
Intel P4 2.4GHz
MSI 648 MAX
512mb TwinMos DDR333
Ati Radeon VE

Se algum dia a pessoa que amas te trair e tiveres vontade de te atirar de um prédio abaixo, lembra-te: tens cornos, não tens asas!
ScOrPiOn
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Fev 07, 2003 20:08

Mensagempor metralha761 » Terça Jul 22, 2003 14:34

Conheces sites com linhas código?

Neste momento preciso de 1 motor de busca, mas nao sei como o fazer.

Abraço

www.metralha761.net

metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor alfatek » Quinta Jul 24, 2003 0:55

E que tal usar directamente os comandos do mysql para fazeres um motor de busca teu?

http://www.mysql.com/doc/en/Fulltext_Search.html

Senão:
http://www.hotscripts.com/PHP/Scripts_a ... index.html
http://www.scriptsearch.com/PHP/Scripts ... Searching/

Se puderes instalar programas externos no servidor então tens sempre o ht://dig: http://www.htdig.org/ que me parece ser do melhorzinho que se encontra, mas também não sei se é mto simples de trabalhar com ele ;)
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor Elohim » Quinta Jul 24, 2003 3:59

Boas! :)

Antes de mais, deves ter noções básicas de bases de dados, e desenhar as tabelas que pretendes.
Podes ver aqui a informação que precisas, nos primeiros acetatos.

Aqui tens exemplos práticos, tanto dos desenhos das tabelas, como da sua implementação em SQL.

O programa ERwin, da Computer associates permite transformar o desenho das tabelas directamente em SQL. Pode, inclusivé, exportá-los para a BD.

Outra coisa, se o sistema vai ser mono-utilizador, até é suficiente o Access, da Microsoft. O PHP, neste caso, torna-se completamente desnecessário, já que podes fazer queries em Visual Basic, Delphi, Borland C++, etc..., ou no próprio Access.
Elohim
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Mar 13, 2003 22:40

Mensagempor metralha761 » Quinta Jul 24, 2003 12:01

Eu tou a optar pelo PHP pelo facto que virá a ser necessário para outros trabalhaos.
2º Como isto é para uma empresa os produtos da m$ são pagante e nao é pouco, xulam na ronda dos 500/600 eur.

Como o SQL, PHP e apache é grátis, penso k seja a hepotese mais barata e fácil, já que pretendo fazer outras coisas com ligações a várias bases de dados.

Mas obrigado pelas dicas penso k vão ser muito uteis :)

Taks o abraços

www.metralha761.net

metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Voltar para Programação

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante