Programa em C da Requisição de Bilhete de identidade

PHP, Java, JavaScript, XML, XHTML, HTML, CSS, ASP, Delphi, Assembly, LaTeX, C, UML, Flash, Perl, SQL, Python, Zope, Pascal, WML. Se conhece mais de 3 siglas referidas, este é o forum para si.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Programa em C da Requisição de Bilhete de identidade

Mensagempor tofas » Segunda Mai 16, 2005 16:31

ola pessoal, estou a inicializar C, tenho que fazer um programa em que uso memorias dinamicas,....,listas, ponteiros,.... e no final o programa tem k aceitar um pedido de renovaçao de BI,ou criar BI, pesquisar...e assim do genero...o que um programa deve ter sobre um BI....com menus simples....

por acaso alguem ja fez esse projecto?humm....era fixe se me conseguissem arranjar pra ter uma ideia... :wink:
tofas
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Mai 16, 2005 16:14

Mensagempor Linovski » Quarta Mai 18, 2005 1:18

tofas, andaste a ler tutorias brasileiros?
eles costumam falar em ponteiros mas vulgarmente denominam-se apontadores.

pah, não tenho assim à mão nada que te possa ajudar.

Já agora, e uma vez que estas a inicializar em C alguns conselhos que se concordares podes já aplicar neste projecto:
:arrow: Não queiras um solução final imediata. Vai fazendo as coisas por partes. Fazes uma e depois outra.
:arrow: Não cries o hábito de criar funções que fazem tudo: Eu costumo ter um função para cada coisa e o que fizerem que façam bem (sem exageros. dentro do seu propósito o mais genericas possiveis). E quando as fizeres, que fique feito (tipo, é frequente pensarmos "depois venho cá ver isto"), para não teres que pensar mais naquela função. A partir daquele momento só te vai interessar o cabeçalho da função.
:arrow: habitua-te a practicar uma programação robusta. Tipo, pensamentos do genero: "o programa aqui só pode receber numeros, mas eu como já sei só lhe dou numeros nunca palavras e já não há probs" em projectos pequenos podem até poupar-te tempo, mas se já envolver alguma complexidade podes vir a perder varias horas por erros estúpidos. Eu aprendi isso com os meus erros. Tipo fazia cenas "à pastor" pensando, "yha, serve" mas depois havia barraca e andava noutro lugar qualquer a procura. Outro exemplo tipico: se o teu programa só trabalha recebendo 2 argumentos o mesmo deve abortar a execução perante um numero diferente de argumentos. Pode-te parecer inutil, mas se hoje não ficares convencido disso, com o tempo e depois de dezenas de dores de cabeça lá te conformas com a ideia.
:arrow: isto já é mais birra pessoal, mas eu nem que a seguir lhe vá atribuir outro valor inicializo SEMPRE todas as variaveis a 0/NULL/'\0' no momento da declaração. sim, mais um trauma mediante horas perdidas. Estar inicializado não resolve o problema, mas se o teu programa é robusto testa se var!=NULL e voila, mais um erro fragado :P
:arrow: documenta o codigo. truques que se fazem, devem ser documentados explicando a estratégia usada. (porque um dia, podes ter que voltar a ver esse código)
:arrow: procura ter um código limpo, bem estruturado (não me refiro à identação mas sim à organização)
:arrow: eu não curto muito a ideia: "vamos ver se corre", sem ter o minimo de certezas. Temos que ter o controlo do que estamos a fazer
:arrow: tantos outros bons hábitos que devem existir, mas que agora não me estão a ocorrer e a maioria provavelmente não os devo ter :(

Bem, espero que isto te possa ajudar em algo.
abraço
Linovski
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Mar 06, 2003 2:58

Mensagempor Queen » Quarta Mai 18, 2005 9:21

Linovski Escreveu:tofas, andaste a ler tutorias brasileiros?
eles costumam falar em ponteiros mas vulgarmente denominam-se apontadores.

O quê? Nas aulas de IP no Técnico usavam o termo ponteiro, e toda a minha geração quando se referia a isso, eram sempre ponteiros para cá, ponteiros para lá. e não tinha profs brasileiros nem a literatura era brasileira.
a vara de apontar ao quadro também tinha o nome de ponteiro.

De resto 100% de acordo quanto à metodologia que referiste. Aplica-se a qualquer linguagem de programação. O que interessa é saber o que se vai fazer e ter a ideias arrumadinhas.
Queen
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Nov 26, 2004 8:57

Mensagempor Queen » Quarta Mai 18, 2005 9:30

eh pah, isso é bastante simples.
fazes uma implementação de uma lista, existem por aí imensas implementações de listas em C, umas mais genéricas que outras.

defines uma estrutura de dados que contenha os campos necessários do BI: datas de validades, nomes, naturalidade.
Depois para fazeres pesquisas percorres a lista à procura do que queres (não sei se é suposto implementarem ou usarem algoritmos de procura, quicksorts e companhias).
Criar é acrescentar um nó à lista. Remover é retirar um nó da lista.
coisas deste tipo. mas senão fores tu a fazer nunca irás aprender a programar, seja em C ou noutra linguagem qualquer.

Bom trabalho.
Queen
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor tofas » Quarta Mai 18, 2005 11:05

é pessoal obrigada....eu concordo com voces, mas co nao tenho tempo pra fazer o projecto...podia alguem ja ter feito...e estudava o codigo e alterava algumas coisas ... mas ontem acabei por desistir...no verao vou tentar fazer...depois se tiver duvidas pergunto!! Obrigada! :wink:
tofas
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Linovski » Quarta Mai 18, 2005 16:32

Queen Escreveu:O quê? Nas aulas de IP no Técnico usavam o termo ponteiro, e toda a minha geração quando se referia a isso, eram sempre ponteiros para cá, ponteiros para lá. e não tinha profs brasileiros nem a literatura era brasileira.
a vara de apontar ao quadro também tinha o nome de ponteiro.

heh he
acho o termo bue de estranho. :)
lá esta, sempre usei o termo apontadores.
Como tinha visto o termo apenas em apostilas brasileiros pensei que só se usasse
lá.
:)

De qq forma ponteiros/apontadores rulam. :P
Linovski
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Linovski » Quarta Mai 18, 2005 16:39

tofas, quando tempo ainda tens para entregar o trabalho?
Linovski
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor tofas » Quarta Mai 18, 2005 17:45

é pra dia3... :roll:
tofas
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Linovski » Quarta Mai 18, 2005 17:50

ui. então ainda tens muito tempo.
Faz o que puderes e vais ver que acabas por acaba-lo na boa. Desistir é sempre a ultima opção :))

Eu vou ver se encontro alguns trabalhos antigos para te mandar, para ver se ajuda..
Linovski
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Queen » Quarta Mai 18, 2005 18:00

Para entregar dia 3? Txiiii... tens mais que tempo para fazer isso.
se é para fazer procuras, alterar, inserir, remover BI's. isso faz-se num dia e meio. (isto se não colocares os APONTADORES a aPONTEIRAR ;) para o sitio errado) :D

se não o fizeres agora vais ter que o fazer noutra altura, por isso vale mais agora.

Não estás a tirar Eng. Info por não?
Queen
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor tofas » Quinta Mai 19, 2005 17:07

Nao ando em Eng. Informatica....sou de Matematica....desisti porque tenho +4 cadeiras pralem desta, prefiro fazer 4 e deixar 1 do que o contrario...um amigo continuou com o projecto...tem k usar listas ponteiros.... deixo aki os link's pra kem kiser ver...

http://www.mat.uc.pt/~amca/ED/Trabalho.pdf

http://www.mat.uc.pt/~amca/ED/Trabalho2.pdf

e o terceiro nao ta na net...mas é aplicar os anteriores a 1 processo de Bi, renovar criar pesquisar...

no verao " vou brincar" com isto agora nao tenho tempo...
tofas
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Queen » Sexta Mai 20, 2005 11:42

eh pah, desculpa que te diga mas isso é básico.
o da gestão de memória é básico: mallocs, memsets, e reallocs

o da lista também é muito simples.

boa sorte para as restantes disciplinas.
Queen
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor tofas » Sexta Mai 20, 2005 17:24

acredito k é basico...mas eu ainda peguei em nada disso, nunca estudei isso....no fim de estudar falamos :wink:
tofas
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Radeon » Quarta Mai 25, 2005 8:22

Tb ando em informática e dei á pouco tempo e também eram designados de apontadores. Realmente ponteiros só vi em sites brasileiros...
Radeon
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Jan 17, 2005 10:09

Mensagempor pagof » Quarta Mai 25, 2005 8:31

Na altura em que eu dei isso, no técnico eram chamados de ponteiros...
Imagem
pagof
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Mar 08, 2005 0:29

Próximo

Voltar para Programação

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes