Cursos Informática - Bases de dados

PHP, Java, JavaScript, XML, XHTML, HTML, CSS, ASP, Delphi, Assembly, LaTeX, C, UML, Flash, Perl, SQL, Python, Zope, Pascal, WML. Se conhece mais de 3 siglas referidas, este é o forum para si.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Cursos Informática - Bases de dados

Mensagempor Mr_CyBeRdOc » Segunda Mar 19, 2007 11:38

Boaz,

Bem este certa/ não será o melhor local para abrir este tópico, no entanto visto que vejo por aqui algumas pessoas c/ formação e entendidos na máteria aqui vai.
Pretendo fazer um curso de gestão de bases de dados, no entanto não estou minimamente dentro do assunto, isto é, já lá vai o tempo em que trabalhei com o access a fazer bases de dados simples, mas o que procuro é primeiro de tudo saber qual será o melhor curso a fazer no caso da gestão de bases de dados de uma farmácia e/ou de um armazém na indústria farmacêutica.
Ou seja, como podem ver não faço se quer ideia que tipo de bases de dados são usadas nestes casos, sei que numa farmácia são programas simples, uma vez que, pessoas sem formação em informática trabalham com o programa, no segundo caso já não deve ser assim tão simples, penso eu.
Portanto será que alguém dentro do assunto e pode dar umas luzes sobre os cursos em que poderei pensar e já agora, onde os poderei tirar? Isto na zona do Porto.

Desde já obrigado pelo vosso tempo.
Mr_CyBeRdOc
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Nov 01, 2002 17:18

Mensagempor Mr_CyBeRdOc » Segunda Mar 19, 2007 20:50

É no mínimo engraçado como num fórum de informática ninguém me consegue responder a esta pergunta, de qq forma já me responderam noutro fórum.

Thanks anyway.

Over'n'Out
Mr_CyBeRdOc
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor JoaoRosa » Segunda Mar 19, 2007 20:54

Mr_CyBeRdOc Escreveu:É no mínimo engraçado como num fórum de informática ninguém me consegue responder a esta pergunta, de qq forma já me responderam noutro fórum.

Thanks anyway.

Over'n'Out

aí é que está! é um forúm de informática, não de programação!!!

cps
Portátil: LG LW65-P4XP c/ upgrade: Seagate Momentus 7200.1 (2.5" IDE 7200rpm 80Gb) & 2x1GB Kingston PC 4200 533 MHz DDR2
Disco Externo: Caixa Point of View Hdd Enclosure 2.5" & Disco Fujitsu MHV2080AT (2.5" IDE 4200rpm 80Gb)
JoaoRosa
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Nov 03, 2005 21:38

Re: Cursos Informática - Bases de dados

Mensagempor Mercy_PT » Terça Mar 20, 2007 12:39

Mr_CyBeRdOc Escreveu:Boaz,

Bem este certa/ não será o melhor local para abrir este tópico, no entanto visto que vejo por aqui algumas pessoas c/ formação e entendidos na máteria aqui vai.
Pretendo fazer um curso de gestão de bases de dados, no entanto não estou minimamente dentro do assunto, isto é, já lá vai o tempo em que trabalhei com o access a fazer bases de dados simples, mas o que procuro é primeiro de tudo saber qual será o melhor curso a fazer no caso da gestão de bases de dados de uma farmácia e/ou de um armazém na indústria farmacêutica.
Ou seja, como podem ver não faço se quer ideia que tipo de bases de dados são usadas nestes casos, sei que numa farmácia são programas simples, uma vez que, pessoas sem formação em informática trabalham com o programa, no segundo caso já não deve ser assim tão simples, penso eu.
Portanto será que alguém dentro do assunto e pode dar umas luzes sobre os cursos em que poderei pensar e já agora, onde os poderei tirar? Isto na zona do Porto.

Antes de mais acho que estás ligeiramente confuso com a questão da gestão das bases de dados (usar/programar) ou então eu não atingi o que pretendes.

Em todo o caso o conhecimento dos utilizadores das aplicações em nada está relacionado com o tipo,genero ou modelo da motor de base de dados utilizado. Estará sim relacionado com a necessidade de simplificação necessária nos processos implementados e disponibilizados pelas aplicações.

Pelo que entendo pretendes implementar uma aplicação de gestão de farmácias ou relacionado com a indústria farmaceutica. Ora dependendo da dimensão do projecto que tens teras várias opções e ao contrario do que pensas a gestão dessa área de negócio é tudo menos simples. Passo a exemplificar-te

1 principio activo -> N medicamentos -> M fornecedores -> N principios activos

Logo por ai tens que ter uma base de dados com capacidade de processamento alargado para que sejam fornecidos dados em tempo útil.

Para não complicar mais a coisa e assim da ponta da cabeça tens 3 opcoes:

1- Bases de Dados MySQL (totalmente grátis, leve para o sistema, funcionalidades q.b.)
2- Bases de Dados SQL Server (gratis para pequena dimensão, paga a partir dai, funcionalidades avançadas de performance e gestão)
3 - Oracle (gratis para pequena dimensão, considerada a melhor BD do mercado para grandes dimensões e performance)

Obviamente a melhor será a Oracle ainda que mais complicado e provavelmente dispendioso em obter formação para a mesma, dado que exige mais conhecimentos para que funcione com o devido proveito.

Quanto a locais onde podes obter formação, são mais que muitos, especialmente SQL Server e Oracle (por exemplo Rumos, CESAE, etc) já MySQL geralmente vem incluido em pacotes de formação de Web, criação de Sites ou Administração de Linux dado que por base foi pensado para linux apesar de poder ser usado em ambientes Windows.

Espero ter ajudado,

Fiquem bem...
Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Mensagempor pagc » Terça Mar 20, 2007 13:14

Para além da escolha da base de dados e do curso, tens de considerar seriamente a curva e o tempo de aprendizagem até conseguires criar algo.

O sucesso de um programa baseado em bases de dados relacionais depende muito do desenho inicial das tabelas, pelo que erros nessa fase pagam-se muito caro Esses erros evitam-se com a experiência e sem ninguém a ajudar é dificil.

Passei por um processo desses e foi uma das experiências que não volto a repetir. Eventualmente consegui mas fora de tempo e a oportunidade perdeu-se. Não te estou a demover mas só a alertar para o facto ser um processo longo de aprendizagem e desenvolvimento e as empresas actualmente já não dão esse tempo, até porque não o têm.

Existem no mercado, diversos softwares para esse fim já testados e que te resolvem o problema.

Cumprimentos
Imagem
Software livre é uma questão de liberdade, não de dinheiro
pagc
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Out 06, 2006 9:53

Mensagempor Fresh_fruit » Terça Mar 20, 2007 14:58

JoaoRosa Escreveu:

cps

WTF 8O 8O quem te vir falar pensa que nao temos uma secção de programação ...
Board Intel Workstation S5000XVN
2 x Processador Intel Xeon Dual Core 5160 8MB@6Ghz
4 x 2GB Memoria HP DDR2 667 C/ ECC REG
PNY Nvidia Quadro FX 4600 PCIE 768 MB GDDR3
2 x 300GB 15000 Rpm SAS 3.5 SP - Raid 0
Monitor TFT HP 24" LP2465
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Abr 26, 2005 15:29

Mensagempor Mr_CyBeRdOc » Terça Mar 20, 2007 21:39

JoaoRosa Escreveu:
Mr_CyBeRdOc Escreveu:É no mínimo engraçado como num fórum de informática ninguém me consegue responder a esta pergunta, de qq forma já me responderam noutro fórum.

Thanks anyway.

Over'n'Out

cps

Simplesmente como os da tua idade respondem: LOL ...

Mercy_PT Escreveu:
Mr_CyBeRdOc Escreveu:Boaz,

Antes de mais acho que estás ligeiramente confuso com a questão da gestão das bases de dados (usar/programar) ou então eu não atingi o que pretendes.

Em todo o caso o conhecimento dos utilizadores das aplicações em nada está relacionado com o tipo,genero ou modelo da motor de base de dados utilizado. Estará sim relacionado com a necessidade de simplificação necessária nos processos implementados e disponibilizados pelas aplicações.

Pelo que entendo pretendes implementar uma aplicação de gestão de farmácias ou relacionado com a indústria farmaceutica. Ora dependendo da dimensão do projecto que tens teras várias opções e ao contrario do que pensas a gestão dessa área de negócio é tudo menos simples. Passo a exemplificar-te

1 principio activo -> N medicamentos -> M fornecedores -> N principios activos

Logo por ai tens que ter uma base de dados com capacidade de processamento alargado para que sejam fornecidos dados em tempo útil.

Para não complicar mais a coisa e assim da ponta da cabeça tens 3 opcoes:

1- Bases de Dados MySQL (totalmente grátis, leve para o sistema, funcionalidades q.b.)
2- Bases de Dados SQL Server (gratis para pequena dimensão, paga a partir dai, funcionalidades avançadas de performance e gestão)
3 - Oracle (gratis para pequena dimensão, considerada a melhor BD do mercado para grandes dimensões e performance)

Obviamente a melhor será a Oracle ainda que mais complicado e provavelmente dispendioso em obter formação para a mesma, dado que exige mais conhecimentos para que funcione com o devido proveito.

Quanto a locais onde podes obter formação, são mais que muitos, especialmente SQL Server e Oracle (por exemplo Rumos, CESAE, etc) já MySQL geralmente vem incluido em pacotes de formação de Web, criação de Sites ou Administração de Linux dado que por base foi pensado para linux apesar de poder ser usado em ambientes Windows.

Espero ter ajudado,

Fiquem bem...

Sim, ajudaste, mas quanto a locais onde possa ter a devida formação e certificação podes indicar-me os melhores, isto é, os mais reconhecidos e que valham msm o dinheiro pedido (seja lá qual for)?

O objectivo é ter + um trunfo na manga para o CV, visto que me dou bem em programação WEB e informática no geral, decidi que vou tentar. Percebes a ideia?
O que disses-te foi +/- o que me disseram noutro fórum.
Obrigado !
Mr_CyBeRdOc
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Voltar para Programação

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante