Iniciação

PHP, Java, JavaScript, XML, XHTML, HTML, CSS, ASP, Delphi, Assembly, LaTeX, C, UML, Flash, Perl, SQL, Python, Zope, Pascal, WML. Se conhece mais de 3 siglas referidas, este é o forum para si.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Iniciação

Mensagempor sagardipak » Segunda Ago 06, 2007 15:25

Boas!

Antes de mais, gostava de dizer que sou um novo por aqui. No entanto o ambiente parece bom, pelo que virei ca muitas vezes :P

Agora a minha questão é a seguinte. Eu queria iniciar-me na programação, mas não sei que linguagem escolher. Nestas andanças, a única linguagem que conheço é o pascal (alguem se lembra? :D) que fiz uns programitas quando andava prai no 6º ano... Ou seja, sei definir variaveis, fazer uns Ifs Thens e Elses, mas pouco mais que isso.

Qual a linguagem que acham melhor? Sei que cada uma tem os seus pros e contras, que umas servem mais para umas coisas que outras. MAs toda a gente tem uma preferencia :P
sagardipak
Novato
Novato

Registado: Segunda Ago 06, 2007 15:14

Mensagempor kugasthelast » Segunda Ago 06, 2007 15:36

Bom o pascal é muito parecido com o PHP (a linguagem, penso)...ja nao me lembro muito bem mas o PHP mexe mais com webpages eheh se kiseres iniciar-te em CRIAÇÃO de pagina web e mexer com base de dados MYSQL tens o PHP é muito bom... isto é a minha opçao para ti é claro... :)
kugasthelast
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Jul 19, 2007 14:31

Mensagempor CoolMaster » Segunda Ago 06, 2007 16:13

Não, o pascal não é parecido com o PHP.. nem a nivel de sintaxe+semantica nem a nivel interno.
CoolMaster
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Dez 25, 2006 0:54

Mensagempor kugasthelast » Segunda Ago 06, 2007 16:15

lololol sorry my bad :) fiz confusao com outra linguagem..... mas a minha opção perante sagardipak é a mesma eheh
kugasthelast
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Jul 19, 2007 14:31

Mensagempor sagardipak » Segunda Ago 06, 2007 16:29

LOL

na criaçao de paginas web so sei mesmo HTML (css incluido), o que ja da jeito, para n depender da m**** d frontpage que ensinam neste 10º ano...

mas o que eu queria era uma linguagem d programaçao, sem ser de web.
(se bem que o bichinho d querer aprender php ja ca ande ha algum tempo... :P)
sagardipak
Novato
Novato

Mensagempor CoolMaster » Segunda Ago 06, 2007 16:36

Vou dar a opinião que dei noutro forum:

O mais facil talvez seja mesmo PHP, no entanto não acho que seja a mais aconselhada. Talvez o Pascal e o C é sempre importante, e não venham dizer que não!

Eu posso falar da minha experiência.
Começo em 99:
- HTML (que não é programação, mas pronto);
- mirc scripting (haha, é uma linguagem má, no entanto eu gostava daquilo e permitiu-me ficar com conceitos de muita coisa, desde a logica toda, até a construção de windows e dialogs (GUI), a sockets, etc etc, foi importante até);
- TCL (onde desenvolvia scripts para o eggdrop) e PHP (mas os sites que ia construindo para publicar os meus trabalhos e documentos);
- Shell scripting (bash);
- C (a minha linguagem preferida);
- SQL;

Isto foi de 99 até 2002-2003 algumas dessas linguagens ainda uso hoje (de momento trabalho como web developer numa empresa do ramo).

De 2003 para ca meti-me em:
- Python;
- Pascal;
- Javascript;
- Java, Perl, Scheme, Ada, Cobol, VB6 (andei a brincar durante uns tempos);

E neste momento estou a continuar a aprender Java que tinha deixado algures em 2004.

Pode parece que quem se dedica a tanta coisa acaba por não ser muito bom em 1 ou 2 em especifico, e é verdade, por isso é que grande parte das que estão aí foram apenas "fases", como por exemplo o TCL e o Perl que me deram um background interessante em muita coisa no entanto já não deve valer a pena se aprender TCL.

Considero-me um bom programador, e tenho facilidades em aprender novas linguagens e dou graças a todo o background que tive para trás, mesmo que hoje em dia já nem use 1/3 dessas linguagens.

In a nutshell:
Convém te dedicares a uma ou duas linguagens em especifico durante um periodo longo, no entanto deves ir experimentando novas coisas nem que seja durante umas semanas só para te abrir novas perspectivas.

O meu conselho para te dedicares a serie durante longos anos é (a ordem interessa):

- Pascal (não percas muito tempo nesta, uns meses chegam para adquirires bases fortes, se não quiseres mesmo podes passar para o C que não faz mal);
- C e/ou C++;
- Python e/ou PHP;
- Java e/ou C#;
- Perl, Scheme;

É obvio que isto é a minha opinião com base na minha experiência, não significa que seja uma verdade absoluta nem quer dizer que vai resultar contigo.

Boa sorte
CoolMaster
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Dez 25, 2006 0:54

Mensagempor sagardipak » Segunda Ago 06, 2007 16:49

Bem... entao secalhar começo mesmo com C!

Daqui a um pouco ja começo a fazer printf e a dizer Hello world :P (vi isto algures)

Alguem conhece bons manuais de C?
sagardipak
Novato
Novato

Mensagempor SkylineGTR » Segunda Ago 06, 2007 17:10

sagardipak Escreveu:Bem... entao secalhar começo mesmo com C!

Daqui a um pouco ja começo a fazer printf e a dizer Hello world :P (vi isto algures)

Alguem conhece bons manuais de C?

Linguagem C de Luís Damas. É em Português, é muito bom, e aprendes C muito bem com ele ;)
i7 920 | ASUS P6T Deluxe V2 | 6GB Corsair Dominator PC3-12800 | BFG GTX285 OC2 | 2x WD 640GB + WD 750GB + Seagate 750GB + Samsung F1 1TB | Corsair HX-620 | HP w2207 | Lian Li PC-V1110B
SkylineGTR
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Dez 28, 2004 22:26

Voltar para Programação

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante