PHP, Java, JavaScript, XML, XHTML, HTML, CSS, ASP, Delphi, Assembly, LaTeX, C, UML, Flash, Perl, SQL, Python, Zope, Pascal, WML. Se conhece mais de 3 siglas referidas, este é o forum para si.
Moderadores: Administradores, Moderadores
por sagardipak » Segunda Ago 06, 2007 15:25
Boas!
Antes de mais, gostava de dizer que sou um novo por aqui. No entanto o ambiente parece bom, pelo que virei ca muitas vezes
Agora a minha questão é a seguinte. Eu queria iniciar-me na programação, mas não sei que linguagem escolher. Nestas andanças, a única linguagem que conheço é o pascal (alguem se lembra?

) que fiz uns programitas quando andava prai no 6º ano... Ou seja, sei definir variaveis, fazer uns Ifs Thens e Elses, mas pouco mais que isso.
Qual a linguagem que acham melhor? Sei que cada uma tem os seus pros e contras, que umas servem mais para umas coisas que outras. MAs toda a gente tem uma preferencia

-
sagardipak
- Novato

-
- Registado: Segunda Ago 06, 2007 15:14
por kugasthelast » Segunda Ago 06, 2007 15:36
Bom o pascal é muito parecido com o PHP (a linguagem, penso)...ja nao me lembro muito bem mas o PHP mexe mais com webpages eheh se kiseres iniciar-te em CRIAÇÃO de pagina web e mexer com base de dados MYSQL tens o PHP é muito bom... isto é a minha opçao para ti é claro...

-
kugasthelast
- Aprendiz

-
- Registado: Quinta Jul 19, 2007 14:31
por CoolMaster » Segunda Ago 06, 2007 16:13
Não, o pascal não é parecido com o PHP.. nem a nivel de sintaxe+semantica nem a nivel interno.
-
CoolMaster
- Membro de Prata

-
- Registado: Segunda Dez 25, 2006 0:54
-
por kugasthelast » Segunda Ago 06, 2007 16:15
lololol sorry my bad

fiz confusao com outra linguagem..... mas a minha opção perante sagardipak é a mesma eheh
-
kugasthelast
- Aprendiz

-
- Registado: Quinta Jul 19, 2007 14:31
por sagardipak » Segunda Ago 06, 2007 16:29
LOL
na criaçao de paginas web so sei mesmo HTML (css incluido), o que ja da jeito, para n depender da m**** d frontpage que ensinam neste 10º ano...
mas o que eu queria era uma linguagem d programaçao, sem ser de web.
(se bem que o bichinho d querer aprender php ja ca ande ha algum tempo...

)
-
sagardipak
- Novato

-
por CoolMaster » Segunda Ago 06, 2007 16:36
Vou dar a opinião que dei noutro forum:
O mais facil talvez seja mesmo PHP, no entanto não acho que seja a mais aconselhada. Talvez o Pascal e o C é sempre importante, e não venham dizer que não!
Eu posso falar da minha experiência.
Começo em 99:
- HTML (que não é programação, mas pronto);
- mirc scripting (haha, é uma linguagem má, no entanto eu gostava daquilo e permitiu-me ficar com conceitos de muita coisa, desde a logica toda, até a construção de windows e dialogs (GUI), a sockets, etc etc, foi importante até);
- TCL (onde desenvolvia scripts para o eggdrop) e PHP (mas os sites que ia construindo para publicar os meus trabalhos e documentos);
- Shell scripting (bash);
- C (a minha linguagem preferida);
- SQL;
Isto foi de 99 até 2002-2003 algumas dessas linguagens ainda uso hoje (de momento trabalho como web developer numa empresa do ramo).
De 2003 para ca meti-me em:
- Python;
- Pascal;
- Javascript;
- Java, Perl, Scheme, Ada, Cobol, VB6 (andei a brincar durante uns tempos);
E neste momento estou a continuar a aprender Java que tinha deixado algures em 2004.
Pode parece que quem se dedica a tanta coisa acaba por não ser muito bom em 1 ou 2 em especifico, e é verdade, por isso é que grande parte das que estão aí foram apenas "fases", como por exemplo o TCL e o Perl que me deram um background interessante em muita coisa no entanto já não deve valer a pena se aprender TCL.
Considero-me um bom programador, e tenho facilidades em aprender novas linguagens e dou graças a todo o background que tive para trás, mesmo que hoje em dia já nem use 1/3 dessas linguagens.
In a nutshell:
Convém te dedicares a uma ou duas linguagens em especifico durante um periodo longo, no entanto deves ir experimentando novas coisas nem que seja durante umas semanas só para te abrir novas perspectivas.
O meu conselho para te dedicares a serie durante longos anos é (a ordem interessa):
- Pascal (não percas muito tempo nesta, uns meses chegam para adquirires bases fortes, se não quiseres mesmo podes passar para o C que não faz mal);
- C e/ou C++;
- Python e/ou PHP;
- Java e/ou C#;
- Perl, Scheme;
É obvio que isto é a minha opinião com base na minha experiência, não significa que seja uma verdade absoluta nem quer dizer que vai resultar contigo.
Boa sorte
-
CoolMaster
- Membro de Prata

-
- Registado: Segunda Dez 25, 2006 0:54
-
por sagardipak » Segunda Ago 06, 2007 16:49
Bem... entao secalhar começo mesmo com C!
Daqui a um pouco ja começo a fazer printf e a dizer Hello world

(vi isto algures)
Alguem conhece bons manuais de C?
-
sagardipak
- Novato

-
por SkylineGTR » Segunda Ago 06, 2007 17:10
sagardipak Escreveu:Bem... entao secalhar começo mesmo com C!
Daqui a um pouco ja começo a fazer printf e a dizer Hello world

(vi isto algures)
Alguem conhece bons manuais de C?
Linguagem C de
Luís Damas. É em Português, é muito bom, e aprendes C muito bem com ele

i7 920 | ASUS P6T Deluxe V2 | 6GB Corsair Dominator PC3-12800 | BFG GTX285 OC2 | 2x WD 640GB + WD 750GB + Seagate 750GB + Samsung F1 1TB | Corsair HX-620 | HP w2207 | Lian Li PC-V1110B
-
SkylineGTR
- Membro Vitalício

-
- Registado: Terça Dez 28, 2004 22:26
Voltar para Programação
Quem está ligado:
Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante