PHP, Java, JavaScript, XML, XHTML, HTML, CSS, ASP, Delphi, Assembly, LaTeX, C, UML, Flash, Perl, SQL, Python, Zope, Pascal, WML. Se conhece mais de 3 siglas referidas, este é o forum para si.
Moderadores: Administradores, Moderadores
por barezi6 » Segunda Jul 27, 2009 12:16
É o seguinte gostava de saber por ordem da primeira até á ultima a linguagem de programaçao que se tem em todo o curso de enganharia informatica.
E tambem se alguem andar neste curso que me diga a sua opiniao sobre ele se é mt complicado o que é mais dificil mais facil etc.
Obrigado
-
barezi6
- Membro de Prata

-
- Registado: Quarta Dez 24, 2008 0:43
por pedrolm » Segunda Jul 27, 2009 13:09
Boas,
o melhor seria consultares o plano do curso onde prentendes "tira-lo".
O curso não é propiamente fácil, Matemática, Fisica etc são sempre quebra cabeças, mas tambem nada que com trabalho não se faça...
A nivel de programação tive as seguintes cadeiras:
Pascal
Assembly
C
C++
C++ .NET
Possivelmente mais alguma que não estou a recordar no momento. Se bem que de momento me encontro numa área de programação em Cobol...

e esse não faz parte de nenhum plano curricular ... Se informática é o que queres, aconselho o curso, e não te preocupes com dificuldades, até porque há cursos que se fazem de uma assentada e com perna as costas, mas depois o desemprego é muito provavel.
-
pedrolm
- Membro de Prata

-
- Registado: Quarta Mai 11, 2005 17:51
por JoKeR} » Segunda Jul 27, 2009 13:37
Ui, quanto a dificuldades... isso depende de cada um.
Eu no ISEL tive:
C
C++
C#
Java (J2SE)
Java3D
JavaScript
Micro Java (J2ME)
HTML
ASP.NET
A51 (assembly)
IA32 (outro assembly)
Matlab
SQL
Assim de repente, é do que me lembro...
Mas depois há N cadeiras (disciplinas) em que se usam essas programações, desde coisas mais simples, tipo fazer aplicações de janelas, até como aprender controlar processos e tarefas no Windows.
-
JoKeR}
- Membro de Prata

-
- Registado: Terça Dez 27, 2005 3:43
por Bad_Cop » Segunda Jul 27, 2009 15:47
Normalmente nos cursos superiores não aprendes programação por linguagens, aprendes por paradigmas.. Deves usar uma linguagem iterativa, uma imperativa, uma orientada a objetos, deves aprender baixo nível (assembly, um ou mais), depois linguagens web e bases de dados.. Se tiveres inteligência artificial também vais usar uma ou mais linguagens para o paradigma lógico e funcional.
Agora quais exatamente, isso depende mesmo do curso e da universidade para onde fores.
Até agora, na UA:
- Pascal (primeira cadeira, serviu só para explicar conceitos)
- C
- C++
- Java
- Assembly (MIPS e Intel x86)
- Caml
- Matlab (uma introdução muito ligeira)
- Prolog
-
Bad_Cop
- Membro Vitalício

-
- Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19
por alr_tech » Segunda Jul 27, 2009 16:22
boas
tal como foi dito...
java, C#, vb .net -> OO (classes, Objectos)
embora a primeira cadeira onde dei objectos, fosse com C...
só mais tarde tive Java...
HTML, e mais tarde PHP - conceitos de pag. internet, ...
Lisp, prolog - IA....
não esquecer que o SQL é uma linguagem... e todos os SGBDs as usam..
fora aquelas que já foram indicadas...
de qq maneira com os cursos agora com apenas 3 anos...
não vais ter todas as cadeiras que tivemos...
cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
-
alr_tech
- Gurus

-
- Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01
por JoKeR} » Segunda Jul 27, 2009 17:03
alr_tech Escreveu:de qq maneira com os cursos agora com apenas 3 anos...
não vais ter todas as cadeiras que tivemos...
cumps
Caro alr_tech, todas as linguagens que mencionei são dadas no ISEL em 3 anos... lol.
Mas eles são explicitos: Não nos ensinam linguagens de programação, ensinam-nos é a pegar na documentação de uma linguagem e a termos a autonomia de a aprendermos sozinhos.
E graças a esse conceito já aprendi PHP e MySQL fora do ISEL, e o meu projecto final de curso é em Silverlight, que não é ensinado.
[Edit1] Ah, e ainda me esqueci de mencionar, que na primeira cadeira de SQL damos também XML (que também estou a usar no PFC)[/Edit1]
[Edit2]E isto foram só as que EU dei, que não escolhi como optativas as cadeiras de IA, senão também daria Lisp e Prolog, e mais outras que não sei/não me lembro[/Edit2]
-
JoKeR}
- Membro de Prata

-
por barezi6 » Segunda Jul 27, 2009 22:13
muito obrigado a todos pela resposta agora gostava de vos pedir uma dessas linguas que axam que aprendendo essa lingua que me irá ajudar a aprender outras por exemplo sei que o C é uma lingua que tem uma linguagem parecida a outras linguas como o C++ etc....neste momento estou a aprender python através de um tutoriais e exercicios num site da universidade de coimbra agora qual é a linguagem que axam que devia começar a aprender?
-
barezi6
- Membro de Prata

-
- Registado: Quarta Dez 24, 2008 0:43
por Bad_Cop » Terça Jul 28, 2009 0:49
Essa é uma pergunta para qual não vais encontrar consenso. Na minha opinião, devias optar por seguir um guia que tenha alguma teoria, i. e. que explique o que estás a fazer em dado programa e depois a aplicá-lo independentemente da linguagem. Tens o livro de C do Luis Damas que é razoável para self-study em português.. Eventualmente terás outros, mas o importante seria mesmo perceberes o contexto em que se usa determinada operação e não simplesmente a linguagem..
Eu comcei em Pascal, actualmente na minha univ já ensinam em java, colegas de outras univ's aprenderam em C e C++.. Depende mesmo muito.. Mas para aprender a programar a linguagem acaba por ser o menos importante.
-
Bad_Cop
- Membro Vitalício

-
- Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19
por JoKeR} » Terça Jul 28, 2009 11:20
Talvez o mais facil para compreender seja o Java... Há muitos manuais por aí e muitas coisas intrinsecas que vais ter de saber, nomeadamente objectos.
Como o Java é uma linguagem Orientada a Objectos (OO), assim que a compreenderes, torna-se mais facil perceberes o resto.
-
JoKeR}
- Membro de Prata

-
por LMX » Sábado Ago 01, 2009 14:08
boas..
concordo, o java é defacto um standard, de facil aprendizagem e a nivel de metodologias, quanto a mim a melhor linguagem de alto nivel ate hoje.
De notar que ela é a evolução do C++, que por sua vez é a evolução do C, no que a alto nivel diz respeito obviamente.
Depois de saberes java quando começares com C e mais tarde c++ vais perceber o porque do boom que foi o java quando saiu e as dificuldades inerentes á programação em C/C++, relativamente ao designado alto nivel moderno(o c++ é designado de alto nivel tb, mas...).gestões de memória, referencias, criação de objectos etc.
Eu Aconselho o Java como 1ª linguagem de programação e nunca c/c++.
Cumprimentos
De pé mas...Cansado!!!
-
LMX
- Membro de Ouro

-
- Registado: Quarta Out 20, 2004 21:16
Voltar para Programação
Quem está ligado:
Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante