Livros de programação

PHP, Java, JavaScript, XML, XHTML, HTML, CSS, ASP, Delphi, Assembly, LaTeX, C, UML, Flash, Perl, SQL, Python, Zope, Pascal, WML. Se conhece mais de 3 siglas referidas, este é o forum para si.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Livros de programação

Mensagempor major_jb » Segunda Set 14, 2009 15:01

Olá a todos!

Gostaria que vocês me dessem sugestões de livros de programação das principais linguagens (java, c, c++, c#, etc).
Dou preferência a livros escritos em português e que sejam indicados tanto para quem se está a iniciar na linguagem, bem como já tem alguns conhecimentos e quer melhorar.

Já agora agradecia igualmente se me indicassem algum site que conheçam onde o preço dos livros + portes fique mais em conta do que ir a uma loja fisica.

Desde já muito obrigado pelas vossas sugestões :wink:

Fiquem bem!!!
major_jb
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Jul 31, 2005 14:07

Mensagempor bvmzinho » Segunda Set 14, 2009 17:07

Olá!

Pessoalmente, acho que o melhor livro de C que podes comprar, em português, é o "Linguagem C" do Luís Damas.
Para Java, tenho o "Programação em Java 2" do Pedro Alexandre Coelho, mas não sei se haverá melhor.

Acho que são bons livros para começar.
Experimenta ver na página da editora de Livros de Informática que lança este de Java que referi. Também têm para C#, C++, etc...

Cumps
MacBook Pro 2.2GHz
bvmzinho
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Jan 15, 2005 17:25

Mensagempor MetalFatigue » Segunda Set 14, 2009 18:44

Pa se estás a pensar seriamente pegar em programação os melhores são em inglês. Os tugas, normalmente são bons para te introduzirem na coisa mais facilmente. Perceberes conceitos chave, etc.

Se já sabes algumas coisas (abstracção procedimental, algoritmos, heranças, objectos...) então acho que não te serve de muito comprares em português. É a minha opinião
*-ASUS P5K-PRO
-Intel Core 2 Duo E8200
-2x2GB PC6400 Team Elite
-RAID0 2xSeagate SP 500GB + WD Green 1TB
-GF 9600GT
-MSI TV @nywhere Master
*-Toshiba A200-21T

http://souprimeiroministro.pt.vu
MetalFatigue
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Out 20, 2004 14:31

Mensagempor major_jb » Terça Set 15, 2009 13:44

Obrigado pelas vossas respostas :wink:

Eu já programei nas linguagens que referi, o problema é que já foi há muito tempo e acho que me fazia bem uma "reciclagem". Daí o facto de querer livros que tanto dessem para iniciados como para pessoas com conhecimentos médios/avançados.

@bvmzinho
Esse livro de C a que te referes acho que é muito bom mas só para iniciação.
Quanto ao de Java, penso que já é um pouco antigo pois já existe o Java 6.
A editora a que te referes deve ser a FCA, correcto? Tem lá muita variedade de livros, só que o problema é mesmo esse. Como os livros não são tão baratos como isso, tenho que saber quais devo escolher.

@MetalFatigue
Tens alguma sugestão de bons livros em inglês?

Mais uma vez obrigado pelas vossas opiniões 8)

Fiquem bem!!!
major_jb
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor MetalFatigue » Terça Set 15, 2009 19:51

Há vários e vai depender um pouco do que queres.

Só posso te aconselhar para C# que são os que tenho lido:

Este é bom para uma aprendizagem mais inicial e é divertida porque começas a programar cedo e através de jogos simples (linha de comandos): http://www.amazon.co.uk/C-Programming-A ... 502&sr=8-1

É já de 2002 portanto não é muito actual, mas para começar é bastante bom e divertido.

Depois para algo mais completo tens este: http://www.amazon.co.uk/product-reviews ... Descending

ou este:

http://www.amazon.co.uk/product-reviews ... Descending

Este último é mais sobre o .NET 3.5, a versão mais recente. O outro foca-se no 2.0 e 3.0.

Espero que isto não seja considerado pub, porque eu só acho que o amazon é um bom sitio para ler comentários sobre livros. Nunca lá comprei nada e por isso não sei se é bom ou não.
*-ASUS P5K-PRO
-Intel Core 2 Duo E8200
-2x2GB PC6400 Team Elite
-GF 9600GT
-MSI TV @nywhere Master
*-Toshiba A200-21T

MetalFatigue
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor major_jb » Quarta Set 16, 2009 14:40

Obrigado pelas sugestões, MetalFatigue :wink:

O meu objectivo era ter um livro em português que tanto fosse bom para um nível de iniciante como para avançado mas já vi que isso não é fácil.

Por isso sou capaz de investir nos livros em inglês.

Já agora mais umas perguntas, comprastes esses livros pela internet ou numa loja fisica? E em termos de preços? Devem rondar entre os 30 e os 40€, não?

Mais uma vez obrigado pelas sugestões 8)
major_jb
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor MetalFatigue » Quarta Set 16, 2009 18:33

Enviei-te uma MP.
*-ASUS P5K-PRO
-Intel Core 2 Duo E8200
-2x2GB PC6400 Team Elite
-GF 9600GT
-MSI TV @nywhere Master
*-Toshiba A200-21T

MetalFatigue
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor sopra_ti » Domingo Set 27, 2009 18:55

Boas...

Tenho alguns conhecimentos a programas em Matlab e Fortran. No entanto, este semestre tenho que programar em Java e confesso que estou um bocado à "nora".

Onde posso arranjar uns tutoriais básicos sobre Java? Só preciso de perceber o básico para não ficar na aulas como um burro a olhar para um palácio.

Obrigado..
sopra_ti
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Out 15, 2004 15:43

Mensagempor JoaoRosa » Domingo Set 27, 2009 20:55

Boas.

Qualquer coisa como isto... :D
Portátil: LG LW65-P4XP c/ upgrade: Seagate Momentus 7200.1 (2.5" IDE 7200rpm 80Gb) & 2x1GB Kingston PC 4200 533 MHz DDR2
Disco Externo: Caixa Point of View Hdd Enclosure 2.5" & Disco Fujitsu MHV2080AT (2.5" IDE 4200rpm 80Gb)
JoaoRosa
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Nov 03, 2005 21:38

Mensagempor LMX » Quarta Set 30, 2009 15:22

sopra_ti Escreveu:Boas...

Tenho alguns conhecimentos a programas em Matlab e Fortran. No entanto, este semestre tenho que programar em Java e confesso que estou um bocado à "nora".

Onde posso arranjar uns tutoriais básicos sobre Java? Só preciso de perceber o básico para não ficar na aulas como um burro a olhar para um palácio.

Obrigado..

A linguagem java nada tem a ver com MathLab, fourtran duvido, e embora seja uma linguagem de alto nivel, quanto a mim de mais facil aprendizagem, tem ainda muitas coisas que nao são obvias.
Mathlab tem por baixo uma implementação em C(pudera o core é uma "cópia" do GNUOctave).
Requer alguma atenção sobre ela, java2 nunca aconselho, a não ser que se refiram a versões a partir da tiger 1.5, ou muitas vezes designada como 5 apenas, pois anteriores a esta existe uma disrupção se nao total a nivel de compatibilidades pelo menos muito grande.
so de notar por exemplo que ainda nao existia antes Swing so AWT, entre tudo o resto, o java é uma linguagem quase ilimitada a nivel de tamanho.
Eu não incluiria nas boas praticas de programação tuturiais, pois estes são para desenrascar a malta no dia a dia de trabalho, quando não se está a ter "unhas" para a coisa...

Do meu ponto de vista o melhor livro Java do mercado, embora talvez não o mais completo/Barato.Mas tem o esencial, so os contentores mais complexos e ligações a bases de dados e comunicação com perifericos é que nao aborda, de resto de uma forma geral aborda tudo, e de uma forma, quantoa mim, fantastica.

Java: An Introduction to Problem Solving and Programming, 4/E
Walter Savitch
Prentice Hall

Cumprimentos
Editado pela última vez por LMX em Segunda Fev 08, 2010 21:28, num total de 1 vez.
De pé mas...Cansado!!!
LMX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Out 20, 2004 21:16

Mensagempor MetalFatigue » Quinta Out 08, 2009 21:52

Ok. Vou aproveitar o tópico.

O que aconselham para ASP.NET?

Se possível algo que meta algum AJAX pelo meio. Mas não é fulcral. depois pode-se aprender AJAX por outro livro (eu sei que não é uma linguagem, é uma técnica).
*-ASUS P5K-PRO
-Intel Core 2 Duo E8200
-2x2GB PC6400 Team Elite
-GF 9600GT
-MSI TV @nywhere Master
*-Toshiba A200-21T

MetalFatigue
Membro de Ouro
Membro de Ouro