Multiplos acessos php+mysql

PHP, Java, JavaScript, XML, XHTML, HTML, CSS, ASP, Delphi, Assembly, LaTeX, C, UML, Flash, Perl, SQL, Python, Zope, Pascal, WML. Se conhece mais de 3 siglas referidas, este é o forum para si.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Multiplos acessos php+mysql

Mensagempor Ronin » Domingo Nov 07, 2004 14:22

Ola a todos!

Estou a dar os meus primeiros passos em php e mysql.

No entanto vou desenvolver uma aplicação que permita a interacção com uma base de dados. Esta aplicação deverá prever a execução simultânea de múltiplas instâncias. No fundo o sistema deverá estar preparado para execução simultânea/concorrente por parte múltiplos utilizadores.

Parece-me que esta deva ser a parte mais complicada. Gostaria e ouvir a vossa opniao sobre isto. Conselhos e ajudas sao bem vindas. Ando em leituras no site do php e hostscripts mas se alguem estiver dentro do assunto pode ser mais facil.

portem-se.
Ronin
Novato
Novato

Registado: Segunda Abr 19, 2004 17:28

Mensagempor metralha761 » Segunda Nov 08, 2004 10:32

O k keres fazer é fazer acesso com utilizadores na basedados? É pa fazer algo tipo permissoes de acesso?

Se for pa permissao de acesso acho k tens outras alternativas do que tares a criares varios users na basedados :P
Passei por uma loja (Worten) vi la um samsung 171s tao lindinho e bonitinho :) a sorrir pa mim :D e não resisti .....

www.metralha761.net

Malta toca a ir po irc.ptnet.org po canal #HCP
metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 17:18

Mensagempor bcunha » Segunda Nov 08, 2004 13:35

Por o q percebi estás preocupado com o acesso concorrencial de vários users aos mesmos registos de uma BD, certo ? Normalmente a propria BD gere isso, acredito que o mysql tb o faça, usam locks a nivel de registo ou da propria tabela, existem bds em que isto pode ser alterado.

Cmps.
AMD64 2800+ || ASUS A8V || 2x256 OCZ 3500 || ATI 9800SE 128MB @ 9800XT || 2xSeagate 7200 80 GB sata Raid 0 || Sony DRU-500A || LG 1710S Adoro o cheiro de napalm por a manhã.
bcunha
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Out 02, 2002 9:26

Mensagempor metralha761 » Segunda Nov 08, 2004 15:41

Sim o mysql suporta varios utilizadores ao mesmo tempo, tb permite defenir os tipos de acessos ás bases bados e acho k até ás tabelas.

Agora era importante saber o objectivo dele, pk s for pa trabalhar em sessões, acho k nao é o melhor metodo.
Passei por uma loja (Worten) vi la um samsung 171s tao lindinho e bonitinho :) a sorrir pa mim :D e não resisti .....

www.metralha761.net

Malta toca a ir po irc.ptnet.org po canal #HCP
metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 17:18

Mensagempor alfatek » Segunda Nov 08, 2004 16:27

Caso estejas a falar de transações o mysql versão actual n as tem... Correcção: ou então tem mas só em alguns casos... gaita já estou confundido.. eu sei k aquilo n tinha mas estava p ser feito, agora n sei em qual versão 4, 4.1 ou 5... googla 1 bocado :D

Isso das transações tem a ver com o projecto de bases de dados e apenas tens d usar se tiveres acessos à base de dados que queres k sejam atómicos. O exemplo classico é: tirar dinheiro duma conta, meter dinheiro noutra. Isto são 2 queries à BD que têm d ser atómicas, isto é, n pode haver nada no meio, senão os dados n estão consistentes.

Se tiveres apenas várias queries ao mesmo tempo e apenas queres é k 1 query seja atómica, isto é, n pare a meio d ser executada, isso é feito pelo SGBD, pelo mysql, sem qualquer problema.

Isto é... só t tens d t preocupar se houver transações, se o acesso for concorrencial mas n tenhas de garantir atomicidade entre 2 queries então n tens k fazer nada d especial para além d optimizar o código e as queries ao máximo p serem bem rapidinhas.

klk coisa sobre base de dados avisa... ainda m lembro bem do que estudei e é um assunto que gosto :D
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor Ronin » Sábado Nov 13, 2004 7:34

Como ainda estou a começar por aprender a linguagem e não sei bem o melhor caminho fiz os seguintes planos de trabalho (para fazer nos tempos livres!!).
Este plano foi fruto de pesquisa na net e vi um plano parecido e gostei (tinha a ver com gerir horarios penso eu) 8O

1)Construção de uma base de dados que administre a informação necessária ao sistema. (aqui acho que nao existe problema porque vou fazer algo simples).

2) Aplicação Cliente. Desenvolvimento de uma aplicação que permita a interacção com a base de dados. Esta aplicação deverá prever a execução simultânea de múltiplas instâncias.

3) Criação de uma aplicação capaz de administrar o funcionamento de todo o sistema.

Embora isto va servir apenas para treino quero fazer uma coisa "porreirita" porque quando estou a aprender algo gosto logo de fazer algo para me dar pica.

Desculpem o atraso da minha resposta mas por vezes a vida não permite.

Obrigado pela ajuda :wink:
Ronin
Novato
Novato

Registado: Segunda Abr 19, 2004 17:28

Voltar para Programação

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes