PC desliga-se (detesto dizer isto mas...é Urgente, sorry)

Mostre aqui o seu sistema e/ou tire dúvidas sobre a compra do seu próximo sistema (completo!)

Moderadores: Administradores, Moderadores

PC desliga-se (detesto dizer isto mas...é Urgente, sorry)

Mensagempor jpedro30 » Quarta Abr 20, 2005 22:48

Olá a todos, tenho um AMD 3000+, Ati Radeon AIW 9600 pro, Asus A7N8X2.0 ACPI Bios Rev 1013 AC (adaptada pela TARGA, marca do PC), 512 DDR PC 3200/400.

O PC, desde ontem, e apenas ontem reparei quando tentava passar uns avi para dvd com o AVIXDVD, que o PC desligava e depois tinha de esperar um pouco, antes de novamente conseguir ligar, pois se tenta-se logo não ligava, sem sequer chegava ao sinal sonoro, desligando-se novamente.

Pensei que fosse de algum driver/codec que tivesse instalado, e desinstalei a maioria, mas apesar de demorar mais algum tempo do que da vez anterior tb aconteceu o mesmo.

Hoje, não tive nenhum problema, e para testar, joguei o Driv3r, com tudo no máximo das definições, e com a imagem do jogo a 800/600, joguei sem problema, mas quando parei (e não joguei mt, só 15 m) deixei o jogo na mesma, e passados uns 15/20 m desligou-se tudo novamente mas desta fiquei com um maldito ecran azum sem nada escrito, e para ligar novamente tive de aguardar pq desliga-se.

O que será? Poderá ser dos drivers Catalyst 5.40, ou das definições que tenho deles, uma vez que está tudo para a qualidade máxima o q faz o pc aquecer mais? Ou sendo um problema de temperatura virá de outro factor?
Podera ser um problema de memória? da Fonte? Drivers? das definições que dei para os drivers?

Já agora as temperaturas que me dá o AsusProbe passados que estáo 25/30m desde o ultimo erro quando jogava Driv3r são as seguintes:
64c CPU Temperature e 28c MB Temperature

Agradeço desde já a vossa ajuda, e caso seja necessária mais
informação digam algo.

ps. o meu pc fica por vezes ligado consecutivamente alguns dias a "pastar", so espero que isto n seja alguma congestão....
Obridado
Editado pela última vez por jpedro30 em Quinta Abr 21, 2005 17:07, num total de 1 vez.
jpedro30
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Jan 12, 2005 15:47

Mensagempor Lycan » Quarta Abr 20, 2005 23:01

esses 65ºC são bastante elevados já....cuidado com esse cooling...

ps:que fonte tens?
ps2: descreve de forma mais pormenorizada o teu sistema

[]´s
.Opteron 165@2.8Ghz / Abit AN8 Ultra / Aerocool II+SE - 550W
.WaterCooling
.2x512 TCCD
.GeCube X850XT@PE
.TFT Samsung 226BW
.2x80Gb Hitachi Sata II raid0 + WD Caviar 120Gb Sata + Hitachi 320Gb externo
Lycan
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quarta Fev 11, 2004 18:35

Mensagempor santalico » Quarta Abr 20, 2005 23:04

pois os 65º não são acinsekhaveis.
mas experimenta actualizar a bios pois as temperaturas(plo - nas asus) nc são de fiar..
Tb pode ser a fonte.. só com mais detalhes do pc mm..
santalico
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Fev 16, 2005 22:32

O meu sistema

Mensagempor jpedro30 » Quinta Abr 21, 2005 8:07

Obrigado desde já pelo vosso interesse.
Fui ao site do fabricante, e retirei de lá estas informações:

Model Targa® Visionary 3000+ Multimedia PC
Processor AMD Athlon™ XP3000+ (400 MHz FSB) with super silent-cooler
Case Midi-Tower full-size ATX
Motherboard A7N8X (Targa Edition) with latest chipset-technology (NVidia nForce2 Ultra 400)
5 x PCI, 1 x AGP, 3 x DIMM exp. up to 3 GB DDR-RAM, 2 x EIDE
RAM 512 MB DDR-RAM PC3200 (400 MHz)exp. up 3 GB DDR-RAM
Hard disc 160 GB Western Digital® UDMA-100 (7200 rpm)
CD-ROM/DVD TOSHIBA DVD-ROM
Toshiba DVD-Writer and CD-Writer
Incl. VOB Instant CD/DVD software
Graphics ATI® Radeon® AIW 9600 PRO
- 128 MB DDR-RAM
- DirectX9
- AGP 8x
- TV / Radio card
- remote control
Time Shifting and multifunctional teletext
Soundboard Asus 6 Channel Dolby 5.1 Digital Sound with digital und analog in and out.
Dimensions (WxHxD) mm 180 x 435 x 500
Power supply 300 watts Fortron Source - PFC
Slot 5x PCI (2 free)/1x AGP (8x)
Interfaces 7-in-1 Multimedia-card-reader, 2x USB 2.0, FireWire,
S-Video IN, Composite IN, micro, audio IN, audio OUT
Back:
2 x PS/2, 1 x parallel, 1 x serial, center and subwoofer, rear speaker, front-Speaker, LAN RJ 45, 2 x USB 2.0, line-in, line-out, 1 x microphon, FireWire 4 pin, FireWire 6 pin, audio-digital IN (SPDIF), audio-digital OUT (SPDIF), 2x VGA (analog monitor), S-Video OUT incl. adapter for Composite OUT, TV-antenna-/cable-port, radio-antenna-/cable-port, RJ 11 for modem
Chipset Nvidia® nForce2
Communication 7-in-1 Targa® Card Reader
(56K V.90 analog modem, 10/100 MBit ethernet (DSL ready)

Para mais esclarecimentos, devo dizer que a motherboard já foi actualizada para a rev. 1013, uma vez que inicialmente esporadicamente o pc desligava-se (sem conseguir definir uma causa) e da assistência técnica, resolveram-me o problema com a actualização da bios (comprei o PC em Setembro de 2003,e logo tive aquele problema, mas que tb logo ficou resolvido com a actualização), outra coisa, é que tendo a bios uma revisão por parte do fabricante eu não posso fazer qualquer actualização, pois a placa teve alterações especificas para este PC, e caso o fizesse e aquilo desse raia está escrito na garantia que seria motivo para a perder.

Quanto às temperaturas, a motherbord parece não estar mt elevada (agora que acabo de ligar o pc e que apenas entrei no browser para escrever esta msg, tenho a temperatura a 24c, e o CPU a 57c mas esta temperatura do CPU é a temperatura que está dentro da caixa correcto?.

Eu recentemente tb instalei os drivers 5.14 da ATI, e coloquei aquilo no máximo, será que não o deveria ter feito?, já voltei a colocar tudo como normal, apenas forçando a sincronização vertical, para jogar PES4 sem falhas nas linhas do meio-campo (vamos é ver se consigo jogar...).

O facto do PC ficar por vezes muitos dias ligado 24 sobre 24 horas provoca um maior desgaste, mas por aquilo que li, o desligar e ligar constantemente ainda faz pior, por isto espero que não seja resultado do facto de estar em excesso de trabalho e que deu cabo de alguma coisa.

Por ultimo, queria apenas perguntar o seguinte, se o pc desliga (ou como no ultimo caso que tive, deu o som de desligar e fiquei com um ecran azul), mas quando tentava de novo ligar tive de esperar, pois logo a seguir ele desligava-se automaticamente ainda no arranque (não chegava a ouvir a "buzina" do PC), o facto de conseguir passados 2m, não quererá dizer que é temperaturas, e que apenas quando estas baixam é que me deixa reeiniciar? ou ainda assim poderá ser memoria ?
ou (e esta talvez fosse a solução que mais me agradava, ser da fonte, e assim eu já poderia trocar por outra com mais capacidade e mais silenciosa. (mas só troco tendo a certeza que o problema vem daí).

Um abraço, e mais uma vez obrigado (e desculpem este sermão...)
jpedro30
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Diltiazem » Quinta Abr 21, 2005 8:21

57ºC para quem acabou de ligar o PC e está apenas na net é uma temp demasiado alta. A mim parece-me que tens um problema de temperaturas, já que além da temp alta logo após ser ligado, tinhas temps de 60s e muitos 1/2 hora após teres tido o problema quando voltaste a ligar o PC.

Tenta arrefecer isso. Qtas fans tem a caixa? A fan do cooler está a funcionar bem?

Cumps.
Diltiazem
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Ago 26, 2004 21:06

Mensagempor vik_formil » Quinta Abr 21, 2005 9:17

Isso deve ser as tmps.
se tens garantia vai a loja e eles que resolvao. senao tens abre a caixa pra arejar isso. ve se a fan do cpu esta a funcionar.
vik_formil
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Mar 03, 2005 15:18

Mensagempor jpedro30 » Quinta Abr 21, 2005 9:47

Vcs têm toda a razão.....
Hoje até cheguei tarde ao trabalho por causa desta porra.... :evil:

Através do programa da Asus para ver as temp. , verifiquei, após utilizar novamente o programa AVIXDVD para converter 2 AVI para 1 DVD, que as temp. subiram, ou por outra os valores relativos à temperatura do CPU (o relativo à motherboard manteve-se estável) sendo que passados 10/15 m disparou o alarma deste programa da Asus a avisar do excesso de temperatura (já estava a chegar aos 70º :cry: :cry: :cry: ).

Perante isto, e apesar do PC estar dentro da garantia (embora o fabricante não seja de cá mas na garantia diz que enviam alguem a minha casa), gostava de saber qual será para vcs o problema, ou seja o que poderá estar a falhar, pois este sistema está igual desde que o comprei (Setembro de 2003), sem que alguma vez tenha tido este problema de excesso de calor, o que me leva a supor que não terá a ver com falta de coolers que o pc estoura.

Outra coisa, eu tenho uma especie de turbina que vai até ao processador, tenho na placa gráfica o cooler de origem.

Estou mt desanimado com isto, nunca tinha tido tal problema, mas caso conseguisse determinar a causa, e esta fosse relativa à fonte (que devido ao tempo a que passa ligado pode estar a dar o berro) eu até não ia para a garantia e comprava uma nova fonte de alimentação (mas só se tiver a certeza que o problema vem daí, para não estar a €€ fora).

Espero que não seja da placa ou da board :roll: espero mesmo que não....tudo menos isto. 8O

HELP ME!!!!! :cry: :cry: :cry: (Obrigado mais uma vez pela vossa atenção e diponibilidade)

PS- Para lançar ainda mais confusão, vi que o processador AMD Athlon XP 3000+ pode trabalhar até 85º ???????? De que forma poderei saber de onde vem este problema? Como determinar a causa? Valerá a pena formatar, poderá ter sido de drivers/codecs que andei a instalar?!?!
jpedro30
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor jpedro30 » Quinta Abr 21, 2005 19:27

mais uma dica:

Limpei o interior do PC com uma lata de ar comprimido, limpei a fonte por fora mandei ar lá para dentro, fiz o mesmo à turbina e junto ao encaixe do processador.

Inicialmente andei com a temp.49 cpu e 24º motherboard.

Utilizei o AVIXDVD, e já estou à um bom bocado, mas notei logo que as temp começaram a subir

56º CPU -27º Motherboard (CPU Fan 1470)
58º CPU -28º Motherboard
60º CPU -28º Motherborad (CPU Fan 1486)

Neste momento está em 61º, ou seja parece que vai sempre a subir.

Estas temperaturas a correr o AVIXDVD parecem mt altas, não é?

Ainda por cima o pc está afastado da parede, num local mais arejado, e já são 20.30 da noite, e não é um dia de verão daqueles torridos....

Será que a turbina não está a funcionar bem? O PC foi comprado em Set. de 2003, e desde aí nunca teve qq problema, por isto, apesar de se colocar um cooler ou mais uma fan o sistema fique mais fresco, este problema parece estar a rusultar de alguma coisa que não está a funcionar bem. (a temperatura continua a 61º e a fan está a rodar a 1473.
jpedro30
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Corsa_GT » Quinta Abr 21, 2005 19:38

Epah isso é problema de temperaturas.
Atao eu com o mm processador a trabalhar a 2,2 em vez dos tradicionais 1,8ghz k tu tas a correr neste momento tenho temperatura do processador a 39ºC e da board a 38ºC isto Stock.
Tenho aki as outros coolers do procesador e do chipset k inda n montei outra x pq tive problemas no pc a desligar-s tb e nos jogos a crachar m é prob do monitor por incrivel k pareça!! Monitor com 7 anos é o k da.. lol
Com outro monitor ta bom e como o pc ta todo novo d cima abaixo so pode ser disso.
Mas no teu caso é temperaturas..vai à "garantia" e ve la isso pq n é nd normal, podera a ventoinha ter parado devido a pó dou mm problema electrico...
S puderes abre isso e ve se n tens ou mta pó na ventoinha ou se n ta parada.

Cumpz
MSI Neo4 Platinum Socket 939
AMD Athlon 64 3000+ @ 2200Mhz @Zalman Ultra Quiet CPU Cooler 7000B-AlCu
Asus eXtreme AX600XTTD 128mb PCI-Exp.
2x256 Kingston HyperX CL2
250GB+80Gb HD
Be-Quiet 470W P5 S1.3
Corsa_GT
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Abr 14, 2005 11:37

Mensagempor jpedro30 » Quinta Abr 21, 2005 19:47

Obrigado pela tua resposta (estou mesmo a ficar passado)

Antes de ter dado estes valores limpei o pc todo com uma lata de ar comprimido, e agora já n tem pó (esta tb n foi a 1ª vez que limpei o po por dentro)

Quanto às pás das ventoinhas estarem paradas eu apenas consigo ver a da gráfica que roda e a da fonte que tb roda, pois a outra é uma turbina, embora eu sinta o ar frio o que me parece que ela está a trabalhar....

O que fazer???? Será que isto vai mesmo dar o berro???? Acho estranho tudo parecer funcionar e no entanto as temperaturas estão assim, sendo que a mais estranha é a do CPU, pois a outra acho que está nos niveis habituais.

Poderá ser de algum driver?????que me faz aquecer/puxar mais pelo CPU?
jpedro30
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor HidEaL » Quinta Abr 21, 2005 19:47

Corsa_GT Escreveu:Epah isso é problema de temperaturas.
Atao eu com o mm processador a trabalhar a 2,2 em vez dos tradicionais 1,8ghz k tu tas a correr neste momento tenho temperatura do processador a 39ºC e da board a 38ºC isto Stock.

Ele tem um athlonXP, tu tens um A64 :wink:

jpedro30, como já não será preciso repetir, as temps estão de facto muito altas... A limpeza da caixa, ao que parece, já ajudou. Agora o que poderias era reforçar a ventilação ambiente, e também verificar a fonte (vê as voltagens no asus probe). Em último caso, a troca do cooler do cpu e/ou re-colocaçao da pasta térmica é a solução, e neste caso, deixava os técnicos da Targa fazerem o trabalho, já que podes anular a garantia (dado que acaba por ser um sistema OEM).

Cumps.
Editado pela última vez por HidEaL em Quinta Abr 21, 2005 19:53, num total de 1 vez.
HidEaL
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Abr 14, 2004 10:05

Mensagempor santalico » Quinta Abr 21, 2005 19:50

julgo ke 1400 rpm n serão poukas para o stock cooler?? n tens nenhuma controladora d ventoinhas? poderia estar no minimo....
o melhor mesmo e comprasres cooler novo, pk se essas temps são reais podes tar prestes a keimar isso...
1 caixa com fans ajuda smp..!

cumps
santalico
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Fev 16, 2005 22:32

Mensagempor jpedro30 » Quinta Abr 21, 2005 20:05

Gracias pela vossa ajuda.

O AVIXDVD já converteu os dois avi para um dvd, e eu que estive a controlar as Temp, verifiquei que após terminar o programa, a temp foi baixando (tb estou com a caixa aberta, mas mesmo assim aquilo chegou aos 60º), sendo de agora 50º CPU 24º MB, e vi tb que a fan começou a rodar nos 1500/1520.

Ou seja, parece que quanto mais memoria usa, afecta a fan e consequentemente aumenta a temperatura.

Sendo um problema de Temperaturas, estas parecem ter a ver com a maior utização do PC(processador e memoria) que diminui a rotaçao da CPU Fan, sendo assim poderá ser software?.

(Em todo o caso vou adaptar uma ventoinha (fan ou cooler?? já nem sei do que falo :oops: ), para melhorar o sistema, mas no entanto o que se esta a passar é uma novidade pois já tenho o pc de origem desde Setembro de 2003, e nunca tinha passado por nada igual.)

Desculpem estar a ser chato, mas além de utilizar imenso o PC, gosto mt dele pois foi pago com o meu €, e assim custa-me mais....(agora já tenho as temperaturas as 49ºCPU e 24º MB e a CPU Fan a 1506.
jpedro30
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor sOlDier » Domingo Abr 24, 2005 22:47

compra fans para teu pc ou mesmo uma fonte que tire mais calor.....tens OC no pc?pois tem cuidado dom isso o OC altera muito as temps do pc....
CUMPS
sOlDier
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Abr 22, 2005 15:24

Voltar para Sistemas Completos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes