AMD ou Intel...

Mostre aqui o seu sistema e/ou tire dúvidas sobre a compra do seu próximo sistema (completo!)

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor tozas1979 » Quinta Abr 21, 2005 21:00

eu curto bué intel...mas como acho que é mais para jogos penso que a melhor escolha seja o amd
Imagem
MB - Dfi Dk X48 LT T2r
CPU - Q9450@3.4Ghz
MEM - Corsair 4GB Dominator
PSU - TX750W Corsair
GPU - 2X Saphire HD3870 X2 1Gb
HD - 2X WDRaptor 150Gb / 1X WD320Gb / 1X WD640Gb
tozas1979
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Segunda Dez 27, 2004 22:31

Mensagempor ljbk » Sexta Abr 22, 2005 9:44

Neste momento convem comprar um CPU 64 bits, porque o XP 64bits esta ai a chegar entre outros ...
Mas que nao se preocupem os que como eu so tem um CPU 32 bits. As aplicacoes vao continuar a chegar para os sistemas 32 bits tambem que representam mais de 90% do mercado. Quem quer vender aplicacoes nao se vai restringir a 10% do mercado.
Isto e' a mesma historia do AGP/PCIe, DX9 para o Longhorn, das instrucoes SSE, SSE2, SSE3, etc ...
O HW evolui muito mais rapidamente que o SW e como as performances do passo seguinte nao sao muito maiores que as do modelo anterior, as pessoas obrigam as fases de transicao mais dilatadas no tempo => varios anos.
A generalidade das pessoas nao esta constantemente a mudar ou a fazer upgrade ao seu sistema ...

Voltando ao assunto, para que se prejudicar agora se ha CPUs 64bits baratos.
Entre AMD 64 bits e Intel 64 bits, basta olhar para o preco para decidir :roll:

No que toca a Intel, a passagem aos 90nm ainda nao foi bem digerida, os Prescott (P4C) sao mais lentos que os modelos anteriores a mesma frequencia, aquecem muito => precisam de coolers maiores e mais barulhentos.

Por isto tudo e neste momento => AMD64 3000+/3200+/3500+ sk939 90nm .
Quando chegarem ca os novos cores Venice lancados ha dias, entao esses passam a ser a melhor escolha.

Nota: eu tenho um P4B 2.53@2.55 e um P-M 1.6
ljbk
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Fev 09, 2004 17:45

Mensagempor Superavit » Sexta Abr 22, 2005 10:06

ljbk Escreveu:Por isto tudo e neste momento => AMD64 3000+/3200+/3500+ sk939 90nm .

Existe alguma indicação exterior se o AMD é 130nm ou 90nm? Creio que existem as duas versões...

Quanto à motherboard, optei pela Foxconn WinFast NF4UK8AA-8EKRS (NVIDIA nForce4 Ultra).

Cumprimentos
Editado pela última vez por Superavit em Sexta Abr 22, 2005 10:10, num total de 1 vez.
Superavit
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Abr 18, 2005 15:03

Mensagempor Corsa_GT » Sexta Abr 22, 2005 10:08

Ontem vi as specs dessa board e fikei com inveja. Pareceu-m mto boa. Uma marca pouco conhecida do publico geral m mto boa...
Ja agora o preço disso e onde a compras-t sff para dar uma olhadela nos preços. Tks

Cumpz
MSI Neo4 Platinum Socket 939
AMD Athlon 64 3000+ @ 2200Mhz @Zalman Ultra Quiet CPU Cooler 7000B-AlCu
Asus eXtreme AX600XTTD 128mb PCI-Exp.
2x256 Kingston HyperX CL2
250GB+80Gb HD
Be-Quiet 470W P5 S1.3
Corsa_GT
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Abr 14, 2005 11:37

Mensagempor Raudulfr » Sexta Abr 22, 2005 10:34

O Socket M2 vai ser só para os processadores que virão depois de 2006, quem é que vos disse que os Athlon 64 X2 vão ser no M2?? Vão utilizar o Socket 939 sim senhor. Está escrito em todo o lado, basta pesquisar.
Raudulfr
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Jun 29, 2004 19:10

Mensagempor gimbras » Sexta Abr 22, 2005 11:59

AddIcTeD Escreveu:
x3non Escreveu:AMD é muito mais fiável que Intel.

Se fosse eu optava pelo AMD 3000, até porque podes facilmente fazre oc de forma a tornar-se num 3200

é engraçado, mas em que é k te baseias para dizer isso?, que amd anda melhor que intel é uma certeza, mas em fiabilidade acredita, ambas as companhias produzem processadores fiaveis e estaveis, eu próprio tenho um prescott, com oc, e ele aguenta o tempo k kero ligado em full load sem reiniciar nem bsod, eu tb aconselho amd, mas esse fanatismo anti intel está a ser demais, a piada disto tudo é que há uns tempos atrás eu criticava o fanatismo pró intel( como o mundo muda), e os intel ainda são os melhores para edição de video por exemplo, por isso o dominio dos amd não é absoluto, e quanto ao oc, de certeza que um 3000 consegue bastante melhor que os clocks de um 3200

concordo inteiramente, ser fanático anti-intel está a ser demais, mais fiável a AMD k a intel? n sei nao.

e n concordo c essa cena de comprar um AMD 64 bits só para n ficar desactualizado, pq já vão sair aplicações para 64 bits. mesmo k ele compre o amd 64 bits, fica sempre desactualizado pq dps as aplicações passam logo a ser planeadas para processadores 64 bits mais modernos k os actuais por isso fica-se sempre desactualizado.
se bem k óbvio é melhor comprar o mais recente se houver guito. claro.

tmb n concordo em comprar uma motherboard k seja compatível c 1 processador 64 bits, para k? então comprava logo o processador em conj. n tou a ver uma pessoa comprar a motherboard compativel com o processador 64 bits e dps comprar 1 32 bits e dali a uns meses trocar o processador para 1 novo de 64 bits. isso seria gastar dinheiro a duplicar.

eu continuo intel apoiante, mas n fanatico.
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Fev 02, 2005 21:55

Mensagempor ljbk » Sexta Abr 22, 2005 12:48

Os 64 bits ja estao ai ha muito tempo.
O XP 64bits (nao e' uma aplicacao qualquer) sai na segunda feira ...
Os Intel 64 bits adoptaram as instrucoes 64 bits do AMD 64.

O fundamental da passagem de 32 bits para 64 bits e' o CPU poder processar o dobro dos dados internamente de 1 so vez. Nao ha ai nada de CPUs 64 bits mais modernos. O que podera haver mais tarde e' um acrescimo ao conjunto de instrucoes, tal como e' hoje o caso dos SSE, SSE2 e SSE3. Mas o extra que isso traz nao e' nada comparado com a passagem de 32 para 64 bits se as aplicacoes forem recompiladas para tirar partido dos 64 bits.
Achas que quem comprou recentemente os AMD64 esta preocupado por eles nao suportarem as instrucoes SSE3 ?

Tal como disse acima, quando chegar ca o core Venice:
http://www.xbitlabs.com/articles/cpu/di ... enice.html
este passa a ser o CPU que recomendo porque entre outras coisas ja inclui as SSE3.
Quem nao quiser esperar compre ja um 3200+, que vai muito bem servido.
ljbk
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor JotaM » Sexta Abr 22, 2005 13:09

Correcção as instruções 64 bits não são da AMD. :) O conjunto de instruções 64 Bits existentes nos AMD foi desenvolvido por um consórcio que integra todos os grandes nome da Informática (IBM e Microsoft incluidas). A Intel ao principio não integrou o consórcio pois tinha a sua plataforma de 64 bits (desenvolvida para os Itanium) contudo com o decorrer do tempo e o apoio claro da Microsoft ao consórcio da AMD/IBM e outros a Intel acabou por entrar no comboio.

O que o gimbras escreveu quanto ao facto de as aplicações serem planeadas para processadores de 64 bits mais modernos isso não existe :) a norma está definida e vai acompanhar os 64 Bits até ao fim da sua vida. De igual forma é relativamente fácil migrar aplicações para 64 bits com ganhos imediatos ao nível dos calculos efectuados, logo performance, pois os 64 bits permitem que existam um conjunto maior de primitivas (instruções executadas directamente pelo CPU sem conversão)

Como o ljbk disse o que irão sair são extensões adicionais para areas específicas como multimédia, jogos, etc... E isso sim é que irá demorar algum tempo a ser adoptado por isso já exige alterações profundas nas aplicações.

Resumindo :
Com a saida do XP 64 bits vai ser um instante até que a maioria das aplicações CPU intensive (jogos modernos incluídos) sejam migradas para lá. Com algum ganho de performance mas com margem para progressão via as novas instruções adicionais que estão a caminho.

Nesse campo a AMD está à frente por ter adoptado 1o a plataforma mas isso não quer dizer nada. A Intel, ao aderir ao consórcio pode usar as mesmas instruções e por isso só o futuro poderá dizer quais os melhores CPU's. Até porque os 64 Bits vão trazer uma coisa muito engraçada :) Ao terem sido desenvolvidas pelo tal consórcio elas irão ser aplicadas num leque muito maior de processadores o que irá acabar por tornar as aplicações mais compatíveis com máquinas que hoje só são usadas no mercado profisssional. Daí à sua massificação quem sabe ???? No final quem ganha até pode nem ser a AMD ou a Intel.
Editado pela última vez por JotaM em Sexta Abr 22, 2005 13:16, num total de 1 vez.
A64 3000+ @ 2304 (9x256 - 1.45 Vcore) | XP-90 + Enermax 90
2x512 Patriot 3200LL @ 2.5-3-3-8 (460@2.85 Vdim)
MSI K8N Neo2 Platinium
Asus X800 PRO/TD @ 500/1000 | ATI Silencer 5 Rev 2
LG 4167B | Coolermaster Cavalier III Silver | LC Power 550
JotaM
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sexta Abr 09, 2004 13:26

Mensagempor ljbk » Sexta Abr 22, 2005 13:16

Mas ninguem disse que as instrucoes 64 bits eram da AMD.
O que disse foi "Os Intel 64 bits adoptaram as instrucoes 64 bits do AMD 64".
Se calhar, nao me expliquei bem. :oops:
O que queria dizer era: os Intel 64 bits estao a usar o conjunto de instrucoes 64 bits ja em uso nos AMD 64.
ljbk
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor gimbras » Sexta Abr 22, 2005 14:29

ljbk Escreveu:Os 64 bits ja estao ai ha muito tempo.
O XP 64bits (nao e' uma aplicacao qualquer) sai na segunda feira ...
Os Intel 64 bits adoptaram as instrucoes 64 bits do AMD 64.

Achas que quem comprou recentemente os AMD64 esta preocupado por eles nao suportarem as instrucoes SSE3 ?
Quem nao quiser esperar compre ja um 3200+, que vai muito bem servido.

nenhuma alteração num processador se compara a passar de 32 para 64 bits, é claro. Estava só em desacordo com conselhos de comprar coisas a pensar em n estar desactualizado daqui a uns tempos, pq à velocidade q isto evolui as cenas mudam mto rapidamente e acaba-se por se ficar logo desactualizado. Mesmo comprando a última cena inventada.

E as últimas cenas são sempre bem caras, pq é nova tec.
É a minha opinião. Eu, como n vou mudar ainda pq n tenho $$$, vou deixar a cena começar a ser mais usual e dps baixar o preço para mudar.
:)

Lendo o k disse o boss da intel em Portugal, será o mercado k irá determinar qdo os 64bits vão começar o seu reinado.
Venha aí o Win64bits.(claro k n é uma appzinha)
mas e outros programitas todos? ainda vão demorar a nascer, só qdo os programadores virem k há bueda ppl com 64 bits.
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Fev 02, 2005 21:55

Mensagempor mavidoor » Sexta Abr 22, 2005 21:13

Correçao:
Passo a citar...

GOLIAS IMITA DAVID

Talvez o mais surpreendente nesta evolução dos 32 para os 64 bits seja o facto da Intel ter seguido a AMD e não o contrario.As extenções de 64 bits dos novos Pentium 4 foram feitas para serem compativeis com a arquitectura AMD64.Só assim,os Pentium 4 600 são capazes de correr o Windows de 64 bits e o software de 64 bits entretanto desenvolvido para a arquitectura AMD64.
Até agora,estavamos habituados que fosse ao contrario:a AMD é que era obrigada a implementar as tecnologias anteriormente desenvolvidas pela Intel.
Mais,tecnologias como o Enhanced SpeedStep e a protecção XD da intel são muito semelhantes,respectivamente,ao AMD Cool 'n' Quiet e ao AMD NX,que surgiram muito antes.O Enhanced SpeedStep e o Cool 'n' Quiet permitem diminuir a frequencia do processador quando o sistema não exige o desempenho maximo,o que leva à diminuição da velocidade de rotação da ventoinha e baixa o consumo energetico.Tanto o XD como o Enhanced Virus Protection servem para evitar que a grande parte do software maligno possa ser executado.
Esta tecnologia de segurança só esta disponivel quando a utilizar o Windows XP SP2 ou o novo XP 64 bits.Mais dois exemplos onde a AMD esteve na linha da frente.

FIM

Interpretem como quiserem,....

fikem
AMD64 4200+ X2 stk 939
MSI K8N Platinium NF3
2x512 Twinmos dual
CLUB 3D 7600GS
Ati Tul Theater 550 pro
Sata 160G Hitachi
Zalman 7000 Alcu
Aerocool 450W
HP W2007v
mavidoor
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Mar 12, 2005 10:55

Mensagempor Visitante » Domingo Mai 08, 2005 0:07

gimbras Escreveu:
AddIcTeD Escreveu:
x3non Escreveu:AMD é muito mais fiável que Intel.

Se fosse eu optava pelo AMD 3000, até porque podes facilmente fazer oc de forma a torná-lo num 3200 ou mais.

é engraçado, mas em que é k te baseias para dizer isso?, que amd anda melhor que intel é uma certeza, mas em fiabilidade acredita, ambas as companhias produzem processadores fiaveis e estaveis, eu próprio tenho um prescott, com oc, e ele aguenta o tempo k kero ligado em full load sem reiniciar nem bsod, eu tb aconselho amd, mas esse fanatismo anti intel está a ser demais, a piada disto tudo é que há uns tempos atrás eu criticava o fanatismo pró intel( como o mundo muda), e os intel ainda são os melhores para edição de video por exemplo, por isso o dominio dos amd não é absoluto, e quanto ao oc, de certeza que um 3000 consegue bastante melhor que os clocks de um 3200

concordo inteiramente, ser fanático anti-intel está a ser demais, mais fiável a AMD k a intel? n sei nao.

e n concordo c essa cena de comprar um AMD 64 bits só para n ficar desactualizado, pq já vão sair aplicações para 64 bits. mesmo k ele compre o amd 64 bits, fica sempre desactualizado pq dps as aplicações passam logo a ser planeadas para processadores 64 bits mais modernos k os actuais por isso fica-se sempre desactualizado.
se bem k óbvio é melhor comprar o mais recente se houver guito. claro.

tmb n concordo em comprar uma motherboard k seja compatível c 1 processador 64 bits, para k? então comprava logo o processador em conj. n tou a ver uma pessoa comprar a motherboard compativel com o processador 64 bits e dps comprar 1 32 bits e dali a uns meses trocar o processador para 1 novo de 64 bits. isso seria gastar dinheiro a duplicar.

eu continuo intel apoiante, mas n fanatico.

Desculpa Gimbras, axo ke me expressei mal.
Não era isto ke eu keria dizer. Continuo apoiante de AMD, embora axo ke tanto a Intel como a AMD produzem processadores bastante fiáveis. AMD é mais eficiente, mas Intel até nem é tão má como isso. Para dizer a verdade, neste momento, até gosto bastante das duas marcas. Mesmo para oc, tendo AMD o multiplicador desbloqueado, mesmo assim Pentium 4 é muito bom para fazer oc e conseguimos obter facilmente frequências bastante animadoras.

Axo ke me deixei influenciar um bocado pela onda gigantesca Anti-Intel ke anda aki no fórum. :roll:

Embora esteja mais inclinado para AMD, ainda estou em dúvida se vou escolher AMD ou Intel para o meu novo sistema. :wink:

by x3non
Visitante

Anterior

Voltar para Sistemas Completos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante