bem tantas duvidas... comparar um amd a intel é uma discussao que vai ficar acessa nos proximos tempos e tens aki um tpico onde está a ser discutido. nas linhas mais baixas podes ver pelos numeros do amd. um amd 3000+ ekivale a um intel 3.oghz na teoria, na pratica é superior em jogos e inferior em video. o opteron 144 será melhor que ambos quer em jogos ker em video. os opterons sao por isso bons para ediçao de video e melhor que os intel no desempenho/preço.
as boards vêm por reviews. com os mms componentes (memorias, processador, disco, etc.) umas têm melhor desempenho (mais fps nos jogos, menos segundos em encodding, etc) que outras. a asrock é uma boa board e estavel mas lembrei-me agora que nao tem firewire, coisa que para ti parece-me fundamental. caso nao tenhas nenhuma placa firewire pci ou uma placa se com essa porta teremos que trocar d board. asus a8r-mvp é a melhor qualidade preço, ainda assim carita (120€). se poders ir pos esta diz, se nao poders diz tambem que se arranjam outras soluçoes.
as graficas é uma coisa confusa. a serie x1xxx apareceu com tecnologias novas e entre elas akela que eu citei no topico anterior. fala-se que as outras graficas ati, e mesmo as nvidia suportam as mms features por software. nao sei mais se foram boatos sem fundamento ou nao, na que te referi funciona de certeza. permite-te cdificar o video recorrendo à placa, o que torna o encodding 5x mais rapido.
diz qq coisa em relaçao À board.