Problemas com a máquina... Ajudem Por Favor!

Mostre aqui o seu sistema e/ou tire dúvidas sobre a compra do seu próximo sistema (completo!)

Moderadores: Administradores, Moderadores

Problemas com a máquina... Ajudem Por Favor!

Mensagempor Spearhead » Segunda Abr 19, 2004 13:37

Boas tardes, primeiro gostaria de felicitar a gente que deu origem a um forum tão espectacular quanto este.
Seguidamente gostaria de expor o meu problema, então aqui vai; Sempre que corro uma aplicação o rato pára por momentos, as janelas abrem com um delay pequeno mas mesmo assim significante, ou seja o meu sistema está lento demais...
O que me preocupa é o facto de apesar de usar drivers actualizados e ja ter formatado o disco por várias vezes mesmo depois de o actualizar todo
(Windows XP Pro Pt) continuo a ter os mesmos problemas.
Devo dizer que desconfio que seja da memória...
Aqui vão os timmings da RAM 3,8,3,3 (CL3)
Apesar ter alterado os timmings da mesma 2.5,7,3,3 e até ter dado + 0,1 volts continuo a ter o mesmo problema...
Sempre que estou a aceder ao disco parece-me k tudo pára...

Bem, agradeço desde já a todos o que se mostrarem interessados em ajudar-me, obrigado.

Motherboard: Albatron PX875P Pro

Processador: Pentium 4 Northwood 3.0Ghz HT

Cooler: Thermaltake Volcano 7+

Memoria: 2*512 DDR PC3200

Disco: Wester Digital 80Gb 7200RPM 8Mb Cache

Unidades de Leitura Optica:
DRW TDK 40*12*48
DVDRW Pionner A06
DVD Asus 16x

Gráfica: Asus Geforce TI 4800SE
Spearhead
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Abr 19, 2004 12:38

Mensagempor hfilipe » Segunda Abr 19, 2004 14:09

Uhm.. assim de repente ocorrem-me várias coisas:

1. Problemas com virus: deves correr um anti-virus e ver como está o teu PC (Norton, Mcaffe, ... qq um serve desde que bem actualizado)

2. Spyware e processos em background: corre o Ad-Aware e procura spyware no teu PC.. podes tb ver que processos tens a correr em background no teu PC (Task Manager; ou faz Run->msconfig e vê os processos)

3. Problemas no disco... pode ser o disco a pifar... se tiveres SMART ve o que ele diz... uma ferramenta de diagnostico da marca do disco pode ajudar nisso.

4. Problemas de memórias: uhm.. pode ser... mas acho pouco provável.. experimenta substituir as memórias por outras (emprestadas dum amigo)... ou... limpa as memórias e volta a metê-las.. podem estar apenas oxidadas... mas eu continuo a achar pouco provável ser disso.. mas com PCs nunca se sabe.. :-)
H.F.
hfilipe
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Fev 16, 2004 15:56

Mensagempor JotaM » Segunda Abr 19, 2004 14:16

Só umas coisitas:

As ligações IDE estão bem feitas ??? Tentás-te com outros cabos ????

No windows o disco não estará em PIO?? (eu sei que esta é lixada mas não é o 1º que apanho com isso)

A DRAM Command Rate tá a 1T ou 2T ???

Já tentáste essas mems noutro PC ????

Já tentáste usar só um stick de memória ??

Já tentáste baixar a velocidade das memórias ???

Como estão as voltagens na tua fonte ???

Deves igualmente, como foi dito atrás, testar o disco e as mems com software próprio (disco normalmente a marca tem e para as mems tens o memtest)
A64 3000+ @ 2304 (9x256 - 1.45 Vcore) | XP-90 + Enermax 90
2x512 Patriot 3200LL @ 2.5-3-3-8 (460@2.85 Vdim)
MSI K8N Neo2 Platinium
Asus X800 PRO/TD @ 500/1000 | ATI Silencer 5 Rev 2
LG 4167B | Coolermaster Cavalier III Silver | LC Power 550
JotaM
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sexta Abr 09, 2004 13:26

Mensagempor scrat » Segunda Abr 19, 2004 15:16

já experimentaste isto tudo q te disseram?

continuas a ter o mesmo problema?

experimenta colocar so uma placa de memoria e faz alguns testes depois troca de memoria e faz mais alguns testes.
scrat
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Mar 21, 2004 0:22

Mensagempor ClyssaN » Segunda Abr 19, 2004 16:07

Alem do que ja foi dito nos topicos acima, so venho acrescentar que duvido muito que seja dos timings das memorias, em principio nao deve ter nada a ver com isso , de qualquer das formas experimenta um dimm de cada vez e a mudar de slot como ja foi dito pelo scrat.
ClyssaN
Novato
Novato

Registado: Sexta Abr 16, 2004 2:15

Já tentei varias processos e ainda n dei com o "gato&qu

Mensagempor Spearhead » Segunda Abr 19, 2004 21:50

Bem corri o ad-aware actualizado, nada!
Corri norton actualizado e nada!
Se bem que n faz muito sentido, pois visto eu ter acabado de formatar e estar a fazer a mesma cena?!
Mas nunca se sabe pois existem softwares tirados de fontes equizitas neste PC hehehe... sabem como é! Spyware é danado...

Quanto ao disco vou verificar...
Já sakei o software da Western, ja vos dou noticias.
valeu a dica... Hfilipe.

Por norma verefico sempre configurações do bios, e verefiquei os Direct Memory Access de todos os dispositivos, o do disco estava em (ultra DMA modo 5) portanto correcto, e os das unidades de leitura optica ultra DMA 2 excepto o da asus 16x (DMA 5) o que esta certo tb.

A voltagens estão como deve ser tb as verefiquei excepto 0.1 de aumento nas RAM, como alterei os tempos dei-lhe + 1 bocadinho de paparoca 0.1 volts. Até mesmo BySPD o problema é o mesmo.
E apesar de o fabricante ter determinado +/- o CAS Latency Time, CAS Timing Delay para 3 eu alterei pra 2.5 e elas arrancam na boa, e como o problema era o mesmo antes e depois acho que não é dai... Command Rate, MA 1T/2T Select é igual a 3 e devia ser 2 0u 1 mas o fabricante aki n me deu hipoteses tem que ser 3 se n elas penduram...
Mas obrigadinho JotaM és um bacano... Mas de certa forma vou averiguar!

Tanto antes como dps destas alterações a vidinha deste pc era a mesma
malandro... hehehe

Até agora a unica coisa que n tentei foi msm pegar na memoria e exprimentar noutro pc, mas n tenho essa hipotese..

Só pelas duvidas devo dizer-vos que a RAM n é ECC Registada

Scrat, vou fazer o que disses-te vou mudar os modulos de bancos a ver...

Clyssan obrigadinho pela ajuda também...
Spearhead
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Lycan » Segunda Abr 19, 2004 22:48

isso já me aconteceu e só resolvi formatando...mas visto que já formataste eu aponto para as memórias...n creio que seja o disco...dizes que com as memórias em default nada se resolve...aponto mesmo para incompatibilidade das memórias...vê tb a gráfica, drivers (se bem que n deve ser disso)...tipo: AGP8x ou 4x...
Lycan
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quarta Fev 11, 2004 18:35

Mensagempor Spearhead » Terça Abr 20, 2004 16:29

Bem malta dps de bem analisado e testado concluo que deve ser de facto das memorias, simplesmente tds os testes que fiz são perfeitos...
Segui mtos dos vossos concelhos e, acredito plenamente que o problema sejas realmente das memorias...
Depois de correr memtest e nem um erro?! fiquei um pouco aborrecido mas dps surgiu o sandra 2004 a sugerir que deveria realmente direccionar a minha atenção para as memorias...
Substitui por uma ddr PC 2700 Samsung e.... PERFECT!
Obrigado malta.
Lycan tu sabes das cenas... hehe
Um obrigadão ao resto da malta!
Spearhead
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Monte_Cristo » Quarta Abr 21, 2004 11:40

As tuas memorias eram mto fracas mesmo... Problema resolvido e mais um cliente satisfeito! 8)
Monte_Cristo
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Fev 29, 2004 11:48

Mensagempor Lycan » Quarta Abr 21, 2004 18:59

"cliente", pois n se paga nada... ;)
.Opteron 165@2.8Ghz / Abit AN8 Ultra / Aerocool II+SE - 550W
.WaterCooling
.2x512 TCCD
.GeCube X850XT@PE
.TFT Samsung 226BW
.2x80Gb Hitachi Sata II raid0 + WD Caviar 120Gb Sata + Hitachi 320Gb externo