PC de Sonho

Mostre aqui o seu sistema e/ou tire dúvidas sobre a compra do seu próximo sistema (completo!)

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor ghost_matrix » Sexta Jun 04, 2004 15:31

Tipo inda mais dinheiro é pk kem ker um dual, poem lhe kuase sempre 2GB de ram

jrodrigues
Mas para ke servem os duais afinal ?

Tipo um xeon (em single) comparado com um P4 normal com os mesmos mhz é mto melhor ?

cumps
ghost_matrix
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Fev 16, 2004 20:29

Mensagempor jrodrigues » Sexta Jun 04, 2004 15:35

O Opteron é bastante mais rápido mesmo em aplicações 32-bit. O facto do Xeon ser mais barato é porque neste caso concreto está equipado com dois XEON a 3.2GHz c/ 1MB cache, existe de momento um Xeon acima deste que é o Xeon a 3.2GHz c/ 2MB cache ao passo que o Opteron está equipado com o mais recente processador (o melhor paga-se bem). O grande trunfo dos Opteron reside na largura de banda do bus da memória, outro facto curioso é que por exemplo do Opteron 240 (o mais baixo) até o Opteron 244 as memórias suportadas são as DDR333 (PC2700) ao passo que no Opteron 246, 248 e dentro em breve o 250, as memórias suportadas são as DDR400 (PC3200), tal facto deve-se aos Opteron terem no proprio CPU o controlador de memória. Como é obvio todos os programas que utilizam bastante a memória (programas gráficos, programas matemáticos, etc) só beneficiam com isto. Outra coisa bastante boa é que os Opteron já vêm equipados todos com 1MB cache e têm quatro canais de comunicação (hypertransport) a 800MHz por processador.

São muitas as pessoas que acham exagerada a politica de preços que a AMD está a praticas com os processadores Opteron mas se os compararmos com os Xeon vêmos que o melhor Opteron quando comparado com o melhor Xeon, não só é mais barato como francamente mais rápido.

Posso dizer que estou bastante bem impressionado com a performance dos Opteron, não sou fanático pelos AMD (tenho um Intel P4 a 3.0GHz) mas tenho que admitir que os Opteron são excelentes.

Recentemente emprestamos para testes numa universidade um sistema dual Opteron 244 e um sistema Dual Xeon 3.0GHz para testes com vista a aquisição de 14 máquinas. Pelos testes deles (testes de cálculo matemático), os Opteron em questão éram cerca de 30% mais rápidos que os Xeon. Em video o caso é identico como comprovou a revista PCGuia quando testou uma máquina nossa versus um Mac G5.

Se quiserem ter uma ideia de performance, um sistema Dual Opteron 240 tem sensivelmente a mesma performance em aplicações de 32-bit (não optimizadas para Intel ou AMD), que um sistema Dual Xeon a 2.8GHz.
jrodrigues
Novato
Novato

Registado: Sexta Mai 28, 2004 15:40

Mensagempor Lycan » Sexta Jun 04, 2004 15:44

obrigado pla explicação...foi mt clara...com esta tua explicação fikei a gostar ainda mais da AMD... 8)
.Opteron 165@2.8Ghz / Abit AN8 Ultra / Aerocool II+SE - 550W
.WaterCooling
.2x512 TCCD
.GeCube X850XT@PE
.TFT Samsung 226BW
.2x80Gb Hitachi Sata II raid0 + WD Caviar 120Gb Sata + Hitachi 320Gb externo
Lycan
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quarta Fev 11, 2004 18:35

Mensagempor jrodrigues » Sexta Jun 04, 2004 15:55

Os sistemas dual CPU só têm interesse para que usa programas ou sistemas operativos que tirem partido deles. Se compararmos por exemplo um sistema com um processador Opteron de 1 via - Opteron 140 com um sistema com dois processadores Opteron de duas vias - 240, o ganho em performance é cerca de 60% ao contrário dos 100% de aumento que muita gente poderia pensar. Se pensarmos fizermos a comparação deste sistemas com o funcionamento das memórias:

Um sistema single cpu = memórias single channel
Um sistema dual cpu = memórias dual channel

O grande trunfo é que um sistema dual cpu acede simultaneamente aos dois cpus dando assim o tal aumento de 60% de processamento. Um sistema single cpu só acede a um CPU e está limitado pela velocidade de processamento deste.

Mesmo com o famoso Hyperthreading da Intel (simular dois processos simultaneos) a velocidade nunca é tão elevada quando realmente comparada com um sistema de duplo processamento genuino.

Respondendo à tua questão do Xeon em single, sim um P4 neste caso concreto é mais rápido ou pelo menos é mais económico para a mesma velocidade de processamento, é claro que se compramos uma motherboard de duplo processador não faz sentido ter apenas um processador instalado a não ser que o objectivo seja a quisição mais tarde do segundo processador (por razões económicas).

O Windows NT/2000 e XP já tiram partido do duplo processamento, assim com diversas versões do Linux mas tambem é preciso que os programas o façam para que se aproveite a 100% o aumento de processamento. As aplicações gráficas na grande maioria tiram partido do duplo processamento (3D MAX, Autocad), e começam mesmo a aparecer jogos que directamente (por código inserido no próprio jogo) ou indirectamente (devido ao suporte de duplo processamento do sistema operativo) tiram partido dos dois processadores e são bastante mais rápidos quando comparados com sistemas com 1 processador.

É tudo uma questão de aplicações e dinheiro.

No meu vêr, actualmente o rei dos desktop são os P4 e o Athlon 64, dependo do orçamento de cada um.

O rei das workstations e servidores são os Opteron.

Um abraço
jrodrigues
Novato
Novato

Mensagempor MoonWalker » Sexta Jun 04, 2004 16:11

Jrodrigues a brilhar!!!
Mto bem!!!
Gostei. E parabéns
MoonWalker
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Mar 19, 2004 11:40

Mensagempor Dr » Sexta Jun 04, 2004 16:11

Fantásticas respostas, jrodrigues. Realmente deve ser um prazer trabalhar com esses componentes e andar a testá-los, configurá-los e, melhor de tudo, vendê-los, hehe. Gostava apenas que me respondesses a uma questão, por favor. O que é feito do Itanium da Intel. Há 1 ou 2 anos atrás eram os melhores processadores para servidor/workstation que havia no mercado. Saíram de produção ou os preços exageradamente elevados relegaram-nos para 2º plano?
Cumprimentos.
João Ribeiro
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jan 21, 2004 3:50

Mensagempor jrodrigues » Sexta Jun 04, 2004 17:24

Os itanium "brilharam" muito devido à custa do marketing que se fez na altura. Actualmente o Itanium já está disponivel na sua segunda geração Itanium 2 (tambem com suporte para instruções 64-bit). Julgo que é um processador que já estava morto mesmo antes de nascer. Tal como dizes acho que os preços exagerados relegaram-nos para 2º, 3º e talvez mesmo ultimo plano. Não quero com isto dizer que a Intel não saiba o que está a fazer, eles têm excelentes processadores: os P4 e os Xeon, mas os itanium não foram de forma alguma de encontro às expectativas. De tal modo isto é verdade que a Intel prepara-se para apostar na nova vaga de Xeons (os itanium foram esquecidos) já com instruções de 64-bit e front side Bus a 800MHz (à semelhança dos P4). Já tenho inclusivamente "roadmaps" da TYAN com motherboards para estes CPUs cuja designação dos XEON passa a ser: XEON NOCONA (os homens da Intel deviam ter mais cuidado com os nomes que dão aos processadores), e onde as memórias suportadas serão as novissimas DDR2 a 400MHz, alem do mais a slot AGP desaparece dando lugar à novissima slot PCI Express Graphics (x16) que dizem ter uma largura de banda 4x superior à actual AGP8x. O mesmo se vai passar (ao nivel de memórias e slot PCI para gráficos) com as novas motherboards P4 para os processadors P4 Tejas e Prescott.

Como podem vêr a intel não está adormecida mas tambem (devido a estes esforços) reconhece que tem que alterar a sua estratégia para poder combater a AMD.

Mais uma vez um Abraço e bom Fim de Semana.
jrodrigues
Novato
Novato

Mensagempor Speed Dragon » Sexta Jun 04, 2004 19:29

jrodrigues, xi, fikei impresionado, mas n tive tempo de ler tudo, ... mas ja vou ler.

Realmente os Opteram são maquinas, e maquinas maquinas tb são o FX, que a meu ver, tb tem quase tudo o que o opteron tem :D
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor Dr » Sexta Jun 04, 2004 22:19

Muito obrigado pelo esclarecimento, jrodrigues.
Não gostei nada desse processador XEON NOCONA. É como diz o ditado (que acabo de inventar): NOCONA, NO POWER.
Apenas mais uma última observação, jrodrigues:

Os meus pêsames. A partir de agora és o guru com quem toda a gente vai querer esclarecer as dúvidas, hehe.

Grande abraço.
João Ribeiro
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jan 21, 2004 3:50

Mensagempor Dr » Sexta Jun 04, 2004 22:26

FUI PROMOVIDO!!!

QUE LOUCURA!!!
:mrgreen: PARABENS, EU! :mrgreen:
Dr
Membro de Ouro