por jrodrigues » Sexta Jun 04, 2004 15:35
O Opteron é bastante mais rápido mesmo em aplicações 32-bit. O facto do Xeon ser mais barato é porque neste caso concreto está equipado com dois XEON a 3.2GHz c/ 1MB cache, existe de momento um Xeon acima deste que é o Xeon a 3.2GHz c/ 2MB cache ao passo que o Opteron está equipado com o mais recente processador (o melhor paga-se bem). O grande trunfo dos Opteron reside na largura de banda do bus da memória, outro facto curioso é que por exemplo do Opteron 240 (o mais baixo) até o Opteron 244 as memórias suportadas são as DDR333 (PC2700) ao passo que no Opteron 246, 248 e dentro em breve o 250, as memórias suportadas são as DDR400 (PC3200), tal facto deve-se aos Opteron terem no proprio CPU o controlador de memória. Como é obvio todos os programas que utilizam bastante a memória (programas gráficos, programas matemáticos, etc) só beneficiam com isto. Outra coisa bastante boa é que os Opteron já vêm equipados todos com 1MB cache e têm quatro canais de comunicação (hypertransport) a 800MHz por processador.
São muitas as pessoas que acham exagerada a politica de preços que a AMD está a praticas com os processadores Opteron mas se os compararmos com os Xeon vêmos que o melhor Opteron quando comparado com o melhor Xeon, não só é mais barato como francamente mais rápido.
Posso dizer que estou bastante bem impressionado com a performance dos Opteron, não sou fanático pelos AMD (tenho um Intel P4 a 3.0GHz) mas tenho que admitir que os Opteron são excelentes.
Recentemente emprestamos para testes numa universidade um sistema dual Opteron 244 e um sistema Dual Xeon 3.0GHz para testes com vista a aquisição de 14 máquinas. Pelos testes deles (testes de cálculo matemático), os Opteron em questão éram cerca de 30% mais rápidos que os Xeon. Em video o caso é identico como comprovou a revista PCGuia quando testou uma máquina nossa versus um Mac G5.
Se quiserem ter uma ideia de performance, um sistema Dual Opteron 240 tem sensivelmente a mesma performance em aplicações de 32-bit (não optimizadas para Intel ou AMD), que um sistema Dual Xeon a 2.8GHz.