Mapa para virtualizar....ate 1000€

Mostre aqui o seu sistema e/ou tire dúvidas sobre a compra do seu próximo sistema (completo!)

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor net_shark » Segunda Mai 18, 2009 16:07

winstroll Escreveu:boas

Não é possível aceder por modulo web.

A aplicação funciona em IIS mas é completamente fechada.

tenho 2 tipos de posto/licenças -> administração e ....

ao mesmo tempo poderei ter, num dia de loucura, 15 users ao mesmo tempo. mas tenho cerca de 45 postos....de cada vez que 1 posto faz o primeiro login ele regista-se no server e ocupa uma licença.
IDEIA: criar as 15 maquinas (algumas delas são locais pois são de uso continuo). As virtualizadas seriam usadas consoante necessidade/uso por outro user.

Não pretendemos gastar tantos €, nem podemos comprar portateis de forma a movermos as maquinas de sala pra sala.

saludos

Poder até podes. Eu tenho 3 clientes XP+2 servidores Windows, todos embutidos num ESXi. Esses 3 xps são de facto todos para aceder ao mesmo serviço web, sem ter de estar a instalar 3 maquinas fisicas.
O teu problema é pior, porque ao fazeres isso, estás a cometer crime de overlicensing. Tens de ter tantas licencas quanto aquelas que estas a usar simultaneamente, seja em maquina real, ou virtual.
Porque legalmente, geralmente uma maquina virtual conta como uma licença.
net_shark
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Ago 03, 2004 9:08

Mensagempor net_shark » Segunda Mai 18, 2009 16:22

alr_tech Escreveu:aviso que desde já, que 4 CPUs, não é mau, mas no max apenas permite 4 SOs a funcar ao mesmo tempo, isto sem ninguém desesperar...(no caso de se usarem serviços que ocupem pouco CPU, mais algum, tudo vai depender do consumo de CPU por MV)
e muita memória... (isso, já tens... que para um exemplo de treino serve..)

cumps

Depende muito, mas mesmo muito do que as maquinas virtuais fazem e daquilo que precisam. Tenho servidores vmware que não aguentam mais do que 3 maquinas, e outros que já vão em 6 com 30% de carga media total :)
Se as maquinas virtuais consumirem muito CPU/memoria e a real for fraca, pode nem valer a pena virtualizar.

De longe, o ESXi ou o vmware server 2.0 64bit em linux 64bit, oferecerem muito melhor desempenho que o vmware para windows server.
net_shark
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Ago 03, 2004 9:08

Mensagempor alr_tech » Segunda Mai 18, 2009 16:35

boas
winstroll Escreveu:boas

Não é possível aceder por modulo web.

A aplicação funciona em IIS mas é completamente fechada.

tenho 2 tipos de posto/licenças -> administração e ....

ao mesmo tempo poderei ter, num dia de loucura, 15 users ao mesmo tempo. mas tenho cerca de 45 postos....de cada vez que 1 posto faz o primeiro login ele regista-se no server e ocupa uma licença.
IDEIA: criar as 15 maquinas (algumas delas são locais pois são de uso continuo). As virtualizadas seriam usadas consoante necessidade/uso por outro user.

Não pretendemos gastar tantos €, nem podemos comprar portateis de forma a movermos as maquinas de sala pra sala.

saludos
Bém, temos um servidor IIS...
significa que o acesso é por web...

logo não estou a ver o problema...
tens 15 licenças, como só alguns são permanentes, ou outros partilham a chave para aceder na altura necessária...
isso é algo que tens de definir...

estou a imaginar que todos os users tem maq. e tudo se encontra em rede...

a menos que o programa "fixe" a maquina, mas isso é algo que nunca vi...

tanto quanto sei, paga-se (limita-se) por nº de utilizadores logados, não por clientes instalados..

o mesmo se passa por aqui...
tenho 20 licenças, 10 são permanentes, as outras são partilhadas...
se há algum esquecido que se esquece de fazer logout, leva nas orelhas...
embora, desde que cá cheguei tenha obrigado a uma passagem de todas as aplicações correntes BO e FO para web...
algumas iniciei eu.... outras os fornecedores fizeram upgrade...
só uma coisa me irrita, o nº de licenças mínimas...
porquê 10, se só necessito de 4 ou 5!!

estamos em Portugal, as empresas são pequenas..

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor winstroll » Segunda Mai 18, 2009 16:53

boas

Mudei o install do ESXI e a verificação de hardware compatível dá sempre positiva..sei que posso ter problemas mais tarde mas como é só para testes...

Temos 1 HP Proliant, que está a ser usado para funcar como servidor da aplicação...também pomos a hipótese de utiliza-lo mais tarde, mas como só tem 4 núcleos...talvez se compre um novo....

A aplicação guarda o nome netbios da maquina que se liga ("Fixa"), consumindo 1 licença.

Não temos possibilidade de negociar o modulo web com a empresa.....

saludos
Asus G1-AK005G
winstroll
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Fev 19, 2005 10:16

Mensagempor winstroll » Segunda Mai 18, 2009 16:58

boas

A questão do overlicensing.

Penso que não cometo essa infracção, e porque se tivesse 6 portáteis e os mudasse de sala, acedia a aplicação de 6 salas diferente, com a mesma maquina, em tempos do dia diferentes.

Basicamente é isso que pretendemos fazer...sem gastar é os € dos portáteis.
Nada de sobrepor licenças.

saludos
Asus G1-AK005G
winstroll
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Fev 19, 2005 10:16

Anterior

Voltar para Sistemas Completos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante